Microsoft confessa que vendeu todas as consolas Xbox com prejuízo
Como sabemos, a novela entre a Apple e a Epic Games parece estar longe de acabar, embora a polémica pareça ter desvanecido ligeiramente ao longo do tempo. Mas este género de processos deixa 'a nu' determinadas realidades que se tornam incómodas para algumas empresas. No caso em questão falamos da gigante Microsoft.
Assim, de acordo com a própria vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Xbox, Lori Wright, a Microsoft vendeu as suas consolas Xbox com prejuízo.
"Zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades" é um ditado popular que pode muito bem ser aplicado quando há processos legais entre empresas da tecnologia. Nestes processos há sempre a divulgação de determinados pormenores que, de outra forma, ficariam apenas na posse das entidades.
Microsoft diz que vendeu as suas consolas Xbox com prejuízo
No que respeita ao processo entre a Epic Games e a Apple, Lori Wright, vice-presidente da Xbox foi chamada a testemunhar. A executiva falou acerca do mercado gaming e revelou também que a Xbox nunca lucrou com a venda das suas consolas.
O advogado da Epic, Wes Earnhardt, questionou Wright acerca do lucro das consolas Xbox, colocando a questão "Qual é a margem que a Microsoft ganha com a venda das consolas Xbox?". Por sua vez, a vice-presidente respondeu o seguinte:
Não lucramos. Vendemos as consolas com prejuízo.
Contudo, e para tornar claro, Earnhardt reforçou a pergunta, dizendo "Só para clarificar, alguma vez a Microsoft lucrou com a venda de uma consola Xbox?". Ao que Lori Wright respondeu:
Não.
No entanto, a executiva explica que a empresa de Redmond continua a vender consolas com prejuízo uma vez que o seu modelo de negócio consiste na oferta de experiência gaming. Para além disso destaca que o hardware é "importantíssimo para darmos essa experiência". Ou seja, o negócio consiste sobretudo na venda de jogos, Xbox Live Gold e Xbox Game Pass.
De acordo com o canal Protocol, o objetivo destas questões da Epic é mostrar que as fabricantes de consolas têm uma justificação para cobrar os 30% da receita. Por sua vez, empresas como a Apple não têm uma razão tão significativa para este modelo de partilha de receitas.
Normalmente o hardware de videojogos é vendido com prejuízo
Por outro lado, salvo alguns casos, o hardware de videojogos é normalmente vendido com prejuízo. No caso da Nintendo, por exemplo, a marca tem tentado ao longo dos anos vender as suas consolas com lucro, como a Switch. E isso tem sido possível. Também a PS4 deu frutos para a Sony.
This isn't too unusual for the console space
The console is sold at a loss initially & usually for some time after
The platform holder recoups the investment in hardware via its own first party game sales + services + the cut it takes from third parties that sell games / DLC https://t.co/j1wDjoRac9
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) May 5, 2021
Mas, segundo os documentos agora revelados no julgamento, tanto a Sony como a Xbox apresentam perdas na venda de hardware. Já a Nintendo é das poucas que consegue ganhos, devido à sua estratégia a longo prazo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: IGN
Neste artigo: Apple, consola, Epic Games, Lori Wright, Microsoft, xbox
Qual o espanto?
Toda a gente sabe que a M$ bem como a Sony vendem sempre as consolas com prejuízo… Não é novidade nenhuma.
Exacto. Mas por aqui uma notícia destas é melhor do que falarem que já se pode jogar (versão beta) no Xbox Cloud no PC e IOS =)
Amigo, tudo muito lindo com xcloud, ps now e stadia, todos a apregoar que jogos via stream/cloud são o futuro. Não. Está muito longe disso. Não sejas fanboy, já agora, pois não é só a tua xbox que tem jogos via stream. Na concorrência há serviço melhor já há vários anos. Até o serviço via cloud da nvidia é melhor.
“Por outro lado, salvo alguns casos, o hardware de videojogos é normalmente vendido com prejuízo. No caso da Nintendo, por exemplo, a marca tem tentado ao longo dos anos vender as suas consolas com lucro, como a Switch. E isso tem sido possível. Também a PS4 deu frutos para a Sony.”
Parece-me que não leste tudo 🙂
Mas a própria Sony já admitiu há uns anos que também tem prejuízos, pelo menos nos primeiros anos lol. O que é normal
No mundo da tecnologia isso é normal desde sempre…”oferecem” o suporte para depois ganharem nos “acessórios”! A Google (quase) não tem serviços pagos…no Facebook é (quase) tudo de borla…a Apple “dá” o sistema operacional! Depois têm lucros astronómicos com os acessórios,lojas de apps,publicidade,etc! Não vejo onde é que a Microsoft comete algum “pecado”…
Vendem as consolas com prejuízo, ganham nos jogos.
Grande surpresa. É o mesmo que a HP perder dinheiro nas impressoras e ganhar nos tinteiros.
o artigo apesar de ser sobre a microsoft, foge ao ponto que a Epic quer provar, a Apple age um pouco como a máfia, sacando proveitos astronómicos, quando não tem gastos assinaláveis. Digamos que a tabela média na indústria é de 30%de fee por jogo , torna-se falacioso a apple aproveitarse disso porque na industria há produção, e a apple na store não produz.
a PS, XBOX, Nintendo cobram 30% nos jogos, porque providenciam o hardware com prejuizo. a Apple vende o hardware com lucro, logo não precisa dos 30%, pode ser menos.
se a Epic provar abuso de posição, pode bem ganhar o processo.
No mundo dos smartphones acontecem o mesmo, por exemplo, a Xiaomi com alguns modelos de baixa-gama têm prejuízo ou perto disso. Recuperam nos patrocínios embutidos dentro dos competentes do S.O. e nas nalgumas apps pré-instaladas.
Cá esta, mandei a critica e agora vem noticias, mas ainda não são as boas.
Mas e um bom começo.
Podem falar do xbox live gratuito para game free-play, fps-boost para 60 jogos( devem estar a espera que PS5 anuncie um jogo com o fps-boost para criar a ideia que foram os primeiros, como quase todas as notícias de consolas).
HAhaha olha que não, vê lá a tag xbox https://bit.ly/3vRvf3L e vê como estás enganado 😀
Alguém falou em “dumping”???