Quantcast
PplWare Mobile

Microsoft: 150 milhões de utilizadores já fazem login sem usar passwords

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Microsoft

Autor: Marisa Pinto


  1. Redin says:

    Isso parece-me um pouco falacioso visto que o MFA é um complemento ao uso de outro método de autenticação, seja ele por password, PIN, etc.
    A impressão digital, o reconhecimento facial ou quaisquer dados biométricos (espero não estar a conspirar) poderão servir para serem enviados ou explorados no equipamento da vitima.
    No meu caso já uso o MFA à muito tempo e permite-me sentir mais seguro.
    Pelo que eu entendo, a password vai continuar a ser necessária.

    • Pedro says:

      “Isso parece-me um pouco falacioso visto que o MFA é um complemento ao uso de outro método de autenticação, seja ele por password, PIN, etc.”
      Acho que eles falam do sistema que a MS usa em que introduzes o email e recebes uma notificação no telefone associado para autorizar, é assim que eu faço login na minha conta MS, nunca mais usei password. Esta autorização vai pela app “Microsoft Authenticator” que também funciona como MFA caso exista algum problema com a autorização.

  2. Guilherme says:

    Acredito que a MS deveria implementar o Windows Hello aos computadores de forma a permitir o uso com o Microsoft Authenticator. Para acessar meu e-mail, apenas confirmo uma notificação em meu telemóvel, mas para acessar o Windows preciso digitar pin/senha (meu dispositivo não comporta as opções do Hello atualmente disponíveis: câmera/biometria).

    • Pedro says:

      O Windows Hello já ha muito que está implementado.
      Mas por segurança requer métodos de autenticação biometricos, para tal uma camera web não funciona.
      Um exemplo simples é alguns androids que desbloqueiam por FaceID o que é mentira desbloqueiam por um reconhecimento facial mas não biometrico dai poder ser enganado por fotografias, já o da Apple e alguns Androids de gamas superiores têm o FaceID que requer muito mais para ser enganados.
      Para o Windows Hello estar disponível requer uma camera infravermelhos tal como já usava no Lumia 950 o que permite uma autenticação mais segura ou então um leitor de impressão digital como se vê nos Smartphones, MacBooks e alguns portáteis não Apple também o possuem.

      Uma simples pesquisa no Google levaria a este link da MS
      https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4028017/windows-learn-about-windows-hello-and-set-it-up
      Também pode ver no fundo da página o ponto 3 que menciona o que eu disse acima
      https://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-hello

      • Guilherme says:

        Sim, mas eu quis dizer que o Hello não funciona no Windows, estou dizendo que ele poderia funcionar associado ao Microsoft Authenticator para poder desbloquear o Windows por meio do celular (se esse tiver um hardware que garanta segurança suficiente). Por exemplo, tanto em meu iPhone, quanto no iPad utilizo o FaceID para tudo, inclusive associado ao Microsoft Authenticator para confirmar login em contas Microsoft

        • Guilherme says:

          Onde se lê: Sim, mas eu quis dizer que o Hello não funciona no Windows, estou

          Leia-se: Sim, mas eu não quis dizer que o Hello não funciona no Windows, estou

  3. Luís Henrique Silva says:

    Eu por enquanto passwords, facial não gosto, o que ainda gosto de usar é biométrico, uso no meu redmi note 5, mas como já deu um trambulhãozito ou outro, penso ser a causa de estar a falhar um pouco o sensor…..nos últimos tempos…….

    • Pedro says:

      Que não gostes de usar FaceID (o que designaste como facial) não discuto, mas o verdadeiro FaceID usado nos iPhones e alguns Androids, ênfase em alguns, também é considerado biometrico. Outros androids de facto usam reconhecimento facial mas não biometrico, esses conseguem ser enganados com fotos pois usam apenas uma camera normal.

  4. José Rodrigues says:

    O que no passado quando nos sentíamos ou parecíamos estar seguros anos depois foi o que se vê hoje atualmente privacidade exposta. Mas muitos não tiveram consciência, outros nunca estavam a contar que isto pudesse acontecer. E eram coisas insignificantes que eram banais na altura agora são uma dor de cabeça, assim como estas novas tecnologias que são implementadas para ajudar mais o utilizador das quais eu sempre tenho as minhas dúvidas. Contudo quando temos internet sempre algo em troca terá de existir, isto por mais insignificante que para muitos possam parecer. É verdade que temos sempre que nos resguardar por cada nova tecnologia que apareça. Como tudo na vida, coisas boas e coisas más a tecnologia traz, mas quando é incutido o bom senso e tudo o que nos rodeia é mais fácil as ser usadas. Resumindo por mais coisas novas em autenticação existirão outras que podem ser mais eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.