TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2016


Destaques PPLWARE

54 Respostas

  1. linux transmontano couve 2.0 says:

    debian jessie rules 🙂

  2. xico says:

    Como utilizador de arch linux recomendo o manjaro. Muito estável e fácil de usar com ferramentas que ajudam muito na instalação de drivers de gráficas por exemplo..

  3. Arkan says:

    Estranho, o linux mint ser a mais usada. Eu coloquei ele num i3 e tive umas dores de cabeça de drivers da intel, aí coloquei uma pv 1gb e mesma coisa…formatei, e coloquei uma versao nova do mint, e só depois no fim ao cansar do mint, que consegui solução.

  4. Hugo Freitas says:

    “O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013″…. terá sido copy paste de algum lado? 2013?

  5. Marcos says:

    openSUSE é ótimo, recomendo.

  6. osvander says:

    Ora, ora o mey querido PCLINUXOS Br não esta na relação?????

    • Pedro says:

      Esta questão só poderia vir de um brasileiro, isto é as top 10 distribuições mais populares e não as “top 10 distribuições que os leitores usam!”

      Se souberes ler, evitavas essas questões especialmente quando o título está bem a mostra lol.

  7. smmc says:

    Boas festas.

    Qual distro aconselham para instalar num eeepc 4g com 4g de disco?

    Penso que não dá para instalar num cartao de memoria.

    Cumps

  8. umi says:

    Qual distro para instalar num sd car de 64GB?

  9. daiquiri says:

    Boa lista.
    Destaco algumas features únicas do Fedora:
    – Usa Wayland por default
    – SELinux de raiz
    – Delta RPMs nos updates

  10. Cris says:

    Binary: Solus Linux
    Binary sem GNU/cancro: Void Linux
    Source/Hybrid: Gentoo

    • slblxs says:

      Instalei o Void Linux e simplesmente rápido o boot. DEpois de muita pancada instalei o Gentoo, mas não consigo colocar aquilo em pt-PT. Estou a instalar o Funtoo, já tem o kernel instalado, sempre se ganha mais uma meia-hora, no meu caso claro.
      Manjaro sem duvida a mais bonita, de base Arch e com algumas ferramentas importantes como o Manjaro-settings.
      Tenho instalado o Manjaro openrc num Asus com mais de 9 anos com os repositórios instáveis habilitados.

  11. Lucas says:

    Manjaro Deepin … Baseado no Debian, escreve direito isso aí u.U

  12. Nitroglycérine says:

    Para um EeePC Seashell com Atom DualCore N570 e 1Gb de Ram? Será que devo ficar-me pelo W10Home ou teria interesse ame mudar para o Linux? E nesse caso, optar por Mint ou Ubuntu?

    • Luís says:

      Com um Mint mate ou xfce até parecerá (e será) que tens um computador a sério (recomendo-to se quiseres mudar de OS com apenas 1GB RAM e teres um desempenho normal).

  13. jAugusto says:

    2016 não foi bom para versões de ubuntu e derivados…
    Mxlinux: debian fácil; Archlinux sempre!!

  14. Aguamenti says:

    No fixo tenho o Linux Mint KDE… tenho de trocar, não estou a gostar. No laptop corre o Ubuntu com tema é pack de ícones personalizados: muito fixe, mas os ícones ficam fanhosos em alguns programas. A ver se a coisa corre melhor com o meu regresso ao Manjaro XFCE no desktop: sem dúvida uma distro que adorei no passado.

  15. Joaquim says:

    Ubuntu 16.04 LTS, personalizado com CairoDock e um ou outro tweak. Nao me agrada o Unity mas tendo em conta a estabilidade, a facilidade de resoluçao de problemas, a ajuda da comunidade e o facto de haver uma versao com LTS, estou mais que satisfeito e assim me vou manter.
    Nada tenho contra o Windows mas….estou melhor com Linux.

  16. Victor F. says:

    Esqueceram-se do Elementary OS Loki :p

  17. Diogo says:

    Convém irem mudando o texto quando falam do elementary OS… Sempre a mesma frase, (… Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya).
    Não podem passar informações erradas para os leitores.

  18. Khidreal says:

    pelo que testei,
    – ubuntu parece preso no tempo. usei à varios anos ubuntu gnome remix, versao 13… mesmo agora na versao mais atual mal notei diferenças… embora seja um SO dos mais estaveis que já vi.
    – Mint é bom, embora os seus DE não sejam lá grande coisa, gosto de interfaces bonitas, faceis de usar e que têm estilo… só aquela barra de tarefas mete-me medo, lembra-me de certa forma o inicio do sec 21… o meu padrão minimo de “bonitez” é o gnome3, não passo disso para baixo.
    – O elementary OS é tudo escolhido a dedo, arranjar programas que combinem com a interface é um autentico ano de juizo, para além disso os desenvolvedores são do tipo “quem não doa à empresa não merece usar o OS”
    – Fedora foi a melhor distro que já usei, super estavel, como dito, tem updates de 6 em 6 meses, o que o torna dos OS mais atualizados do mundo linux. é super bonito e como usa gnome3 pode-se instalar gnome extensions e fazer dele ainda melhor. super recomendadissimo, até para quem nunca usou linux.
    – Zorin OS é excelente, exceto na parte de o instalar… este OS tem muitos problemas a instalar o Grub2, nas vezes que o tentei instalar, 90% delas a instalação do grub falhou. funciona de maneira diferente do Ubuntu por exemplo, se o grub nao instala, o OS não é instalado, ao contrario do UBuntu, que mesmo que o grub falhe, o ubuntu fica instalado à mesma… para instalar o Zorin sem falhas de grub, é preciso instalar outro OS linux primeiro de modo a que o PC já tenha grub instalado, só assim consegui instalar o zorin.
    – Deepin é bonito, estavel e facil de usar… o unico problema dele é que não tem servers na europa… ou seja, os updates chegam à europa através de mirrors espalhados no mundo, que não passam de computadores ligados à net 24h por dia que têm a função de enviar os updates… o problema é que os mirrors mais proximos estão em Inglaterra e Itália… boa sorte nas 4h de espera para sacar 700MB de atualizações…

    os outros não testei, só por um motivo: são feios pra caramba. a interface é muito importante para mim e não vou andar cá com essas tretas de instalar outros DE… ou o OS é bonito por defeito ou nao uso, ponto paragrafo xd.

    • Miguel says:

      Gnome3 até doi…

      • Khidreal says:

        pois eu acho que Gnome3 é dos DE ” mais standard” mais bonitos que andam por aí… KDE? tem de comer muita sopinha para ter uma interface agradavel, que se encontre nos padroes da segunda decada do seculo 21. Mate? XFce? cinnamon? LxQT? para além de alguns destes terem uma interface que me lembra os anos 90, outros como o cinnamon até têm uma boa interface e facilidade de uso… depois têm um menu… se é que me faço entender.
        gnome3, pantheon, dde… até podem não ser exatamente uns modelos de agilidade ou performance, mas pls, ao menos vivem na segunda decada do seculo 21…

    • slayer says:

      Espreita o Korora, Zenwalk, Pinguy OS, Antergos e LuninuX OS, depois diz o que achaste.

      • JonasTadeu says:

        Pinguy OS deixou de ser desenvolvido, se não me engano.

      • Khidreal says:

        O Korora por acaso n conhecia, mas está porreiro, a ver, para ser honesto, korora parece um Fedora com outro nome… tive a ver videos e Korora parece apenas um fedora com alguns tweaks e outros programas… teria de testar.
        zenwalk… não me parece lá muito moderno… lembra-me versões antigas do OSx e por alguma razão lembrou-me o windows vista…
        Antergos é baseado em Arch linux, o que já é um motivo para não o usar… toda a gente minimamente sabe que o Arch linux é necessário alguma dedicação para o manter a funcionar em condições…
        luninux até parece bonzinho, baseado em debian e ubuntu… mas parece que não tem imaginação nenhuma, fui ao site e lá em vez de meterem screenshots do que diferencia o OS dos outros meteram screenshots do gnome….
        Pinguy está extinto…

        para dizer a verdade não encontrei nada que disse-se porque razão iria alguem usar o Korora, o zenwalk ou qualquer um dos que disse em vez dos mais populares como o UBuntu, fedora, ou até mesmo o debian… falam todos que é estavel, robusto, bla bla bla… e apresentam screenshots do DE… não vejo razão nenhuma para sequer os testar, o proprio site não convida o utilizador a fazê-lo…

    • Joao Carvalhinho says:

      Tens assim tantos problemas a sacar os updates do deepin dos mirrors europeus? Eu vou buscar um cafezito e quando volto já tenho tudo atualizado…
      Houve uma versão que era completamente impossível seleccionar e usar um mirror europeu sem ser pelo terminal… por muito que escolhesses na interface gráfica, o mirror não ficava seleccionado… mas da última versão que testei já estava ok!

      • Khidreal says:

        Acredito João Carvalhinho… ele vai na versão 15.3, eu testei a 15… talvez volte a testar o deepin então, nunca pensei que corrigissem o problema dos updates tão rapido…

  19. Bruno Queiros says:

    Esta lista nao faz sentido sem o Solus

  20. camt says:

    Para mim sem dúvida é o manjaro com xfce, mas o meu portátil hp 6730s está a adorar o Litle Linux.

  21. Jbaf says:

    Meu Slackware 14.2 é e continua sendo o melhor de todos. Insubstituível!!

  22. Paulo says:

    Ja uso o Gentoo a mais de 10 anos. Tudo sempre compilado do código fonte otimizado para o meu hardware e kernel. Algo semelhante ao que a apple faz.

  23. Leandro says:

    Muito legal essa lista! Eu só adicionaria de alguma forma o próprio Arch Linux e quem sabe até mesmo o Antergos pela popularidade dentre as distros para usuários mais leigos. Abraço e sucesso!

  24. Eu says:

    Antergos, estou a gostar mas ainda ando as voltas com o pacman, muitas X acabo fazendo apt update… Velhos hábitos xD

  25. Tiago Órfão says:

    Protip: a lista do distrowatch não é, nem pretende ser, um ranking de popularidade das distribuições Linux…

  26. João Macedo says:

    Penso que tem um erro na hiperligação do Mint, vai para o Debian

  27. Arneiro'S says:

    que linux recomendam para:
    servidor ftp + nas/cloud

  28. clodoaldops says:

    Fedora-24-mate foi o melhor Linux que testei em 2016.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.