PplWare Mobile

Chegou o Debian 8.2 – Para quem gosta de um Linux a sério


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Tiago says:

    Muito bom 😉

    Aproveito o post para vos fazer uma questão, tenho uma mquina (UEFI) com windows 10 instalado, mas queria tentar fazer dualboot com Debian…mas quando coloco a pen para tentar arrancar com o linux e instalar o sistema bloqueia…

    ja testei com o ubuntu e com fedora e acontece o mesmo, a meio do processo inicial da pen aquilo bloqueia, mas a pen está com bastante actividade.

    que poderá ser??

    o iso foi montado com a ultima versao do rufus.

    • xploituga says:

      Boas, em vez de dual boot ja pensaste em utilizar uma VM. É mais fácil para trocares de S.O.
      É o método que estou a pensar colocar na minha maquina.
      Com SO origem Linux ganhas a segurança e possível encriptação e o Windows em VM para o uso que sentires necessidade 🙂
      Só um conselho claro

      • Tiago says:

        Boas o meu objectivo era mesmo esse a questão é que nao estou a conseguir colocar o meu pc a fazer boot por usb desde que fez o upgrade para o Windows 10.

        • Catarino says:

          Boas. Se tiveres com o mesmo problema que eu tive, deves estar a arrancar a tua pen em modo BIOS. O que tens que fazer é entrar no menu de configuração EFI e procurar uma opção que te abre um menu em que escolhes qual o dispositivo que vai arrancar. Poderá aparecer a tua pen em varias linhas, a que tens que escolher é a que diz EFI explicitamente.

    • Rui Castro says:

      Tens de ter a certeza que ao arrancar a pen USB seja mesmo em UEFI e não em legacy. Sei que muitos sistemas se arrancar em modo legacy e queres instalar num disco com UEFI não vais conseguir porque pensa que afinal o arranque é legacy e não UEFI. Mas há mais coisas a ter em conta:
      To make things easier, disable “Secure Boot”. (See near bottom of page for more info.)
      Disable Windows “Fast Startup” feature. (See near bottom of page for more info.)
      You NEED to boot your installation DVD/USB in UEFI/EFI-mode

      Aqui vai a dicas todas
      http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=42&t=163126

    • ney says:

      Caro amigo, estive com o mesmo problema para instalar diversas distribuições em conjunto com o windows 8, por incrivel que pareça, por erro e tentativa, descobri que o pen drive que eu estava utilizando(acredito que por algum modo) nao tinha velocidade suficiente para inicializar o sistema operacional e tb em conjunto, descobri que o UEFI so funciona mais facilmente em distribuições 64 bits – em 32 bits até funciona, contudo, é preciso alguns procedimentos para permitir a inicialização e posterior instalação!
      Obs.: todas as informações acima descritas, foram por mim vividas. Teste com outro pen drive e baixe uma versão 64bits. Sem mais e boa sorte. Por favor desconsidere os erros de português, pois apesar de lusofono, sou brasileiro. Boa sorte

    • José Silva says:

      Desative a opção “Secure Boot” na BIOS.

      Espero ter ajudado.

    • Nuno Nunes says:

      Eu tenhoo debian instalado em uefi e sem problema e corre bem 🙂

  2. irlm says:

    Um pouco desatualizado, gnome, kde, kernel, xfce….
    Prefiro rolling release distro.

  3. Kitamura says:

    Esta notícia soube a pouco, a mesma diz no início “Vamos conhecer todas as novidades.” E depois apenas diz o kernel que tráz e os ambientes gráficos… Pelo menos o título não enganha, mas aquele parágrafo descritivo prometia mais. Se fosse um smartphone xpto tinha uma review a sério. Não levem a mal, mas seria bom manter o equilíbrio, nem só de smartphones é feita a tecnologia hoje em dia. =)

  4. Tiago says:

    Boas, essa versão que está presente, é o kde’?

    Cumps

  5. david.pt says:

    Eu já experimentei mas o problema é que tem menos aplicações compatíveis. Para usar como servidor e media center acho melhor o ubuntu. Agora para uma empresa claramente o Debian é mais estavel

    • Marco says:

      nada como ativar repositórios exteriores, uma vez que esse tipo de coisas que queres vão contra a filosofia da Debian, mas nada te impede de ativar outros repositórios compatíveis.

      • David.pt says:

        Sim já tinha visto que alguns repositórios que funcionam no Ubuntu tb funcionam no debian. O problema é que uso o plex que não funciona no debian (pelo menos na altura não funcionava agora não sei) uso também outros repositórios de multimédia que tb não funcionava no debian

  6. redefoca says:

    Ainda não entendo sinceramente as grandes diferenças a nível técnico entre as várias distribuições e quais são as melhores para servidores etc… ou pelo menos as mais usadas…

    Ando a ler um livro e espero quando chegar ás 600 páginas saberei a resposta. Ainda vou na 100… Já aprendi muito e cada vez mais só penso em Linux. Quando vejo cursos de hardware, etc a insistir em usar o windows como ambiente dá-me a volta ao estomago.

    • Marco says:

      olha que vais ter uma surpresa, pq no final é tudo igual no linux. O que varia são os serviços e as optimizações do kernel.

    • Jonas says:

      Não fiques com o estomago já às voltas….ao longo da tua vida profissional vais perceber que não há S.O. perfeito. E onde falha o Linux, safa-se o Windows e vice-versa.
      Terás muitas oportunidades para teres o estomago às voltas com Linux também.

  7. Cris says:

    Systemd… que cancro. Estou bem com o meu gentoo. Super estável, com LibreSSL, nftables, e livre do cancro anti-unix do systemd.

  8. Anderson says:

    Debian 8 com XFCE; a melhor distro que já usei até agora!

  9. Filipe Moreira says:

    Ainda não há iso disponivel da 8.2?

  10. Jose cross says:

    Boas
    Da última vez que instalei o debian 8.0 não consegui configurar o wireless se alguém poder dar uma ajudinha agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.