Linux Mint: Um bom substituto para o Windows XP
A próxima terça-feira (8 de Abril) foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.
Depois do Lubuntu, hoje sugerimos o Linux Mint para quem pretender um bom substituto para o Windows XP.
São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.
Sobre o Linux Mint
A última versão do Linux Mint é a 16. O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander e é considerada uma das mais bonitas e estáveis distribuições Linux.
Aplicações
Ao nível de aplicações, o Linux Mint disponibiliza tudo o que precisamos. Há aplicações para produtividade, multimédia, Internet, ferramentas de sistema, etc, etc.
Internet
Dentro da categoria Internet, podemos encontrar:
- Browser: Firefox
- Cliente de mensagens: Pidgin
- Cliente de e-mail: Thunderbird
- Download de torrents: Transmission
- Cliente de IRC: XChat
Produtividade
No menu da produtividade, podemos encontrar a super completa suite de produtividade LibreOffice, que pode facilmente substituir o Microsoft Office da Microsoft.
Ferramentas de edição de imagem
Para edição de imagem, o Mint vem com o poderoso GIMP, que posso facilmente substituir o Paint. Mas está também disponível o LibreOffice Draw, Document Viewer, entre outros.
Áudio e Vídeo
Na categoria do Áudio e vidro, o Mint vem com o melhor aquele que é considerado um dos melhores players de áudio/vídeo… o VLC. Além disso, vem já pré-instalado o Banshee e o Brasero.
Como instalar aplicações?
Instalar aplicações no Mint é a coisa mais simples. Para isso basta executar o Software Manager e procurar pelo que pretende instalar. O Software Manager está organizado por categorias, o que facilita a interacção com o utilizador.
Linha de comandos
Melhor que o MS-DOS só mesmo a shell do Linux. Pouco mais há a dizer sobre a linha de comandos do Linux…
No geral…
Como referido, o Linux Mint é uma das distribuições Linux mais bonitas e estáveis. É baseada no Ubuntu, existindo muita documentação de toda a comunicação. Esta é sem duvida alternativa ao Windows XP, mas há muitas outras (ver aqui e aqui).
Para quem quiser saber tudo sobre as Verdades ou Mitos sobre a erradicação do XP, aconselhamos a lerem este nosso artigo.
Este artigo tem mais de um ano
Sem duvida uma das melhores distribuições linux.
Apos ter usado ubuntu até começar com o unity depois passei para debian 6, uma rápida passagem pelo debian 7 e lá acabei por ficar no mint versão mate, muito rápida e estavel aconselho.
Acho muito bem apresentar alternativas ao Windows XP mas se não mudaram para outros sistemas operativos mais recente por atrito, não creo que mudem para Linux só porque sim. Vejo constantemente em muitos sites sempre com isto, quando realmente não creio que seja a solução. Desde já um conselho para quem quer mudar para Linux, aprendam a viver com o ecossistema de aplicações que ha, deixem o Wine tranquilo, vejo constantemente gente que muda para Linux usarem o Wine para correr todo o tipo de aplicação, que é algo absurdo na minha opinião, uma coisa é correr uma outra coisa é basear o uso de Linux em Wine. Se querem usar wine a torto e a direito não estão preparados para a mudança.
+1
+1
Alias, ja cansa a mesma historia de substituir um XP por Linux.
Nao haverao tantas outras materias para discutir no Pplware???
kekes achas que linux nao e solucao? meu lamento informar te mas os utilizadores apenas usam o pc para ver videos escrever textos e pouco mais por isso digo que linux e a melhor solucao alias e bem mais pratico pois instala te os drivers o que no windows so ha ha uns anos sempre conheci assim o linux, mas la esta isso e como cada uma mas acho que linux alem de ser mais intuitivo tem um vitual muito mais bonito
E aqueles que “perdem” o seu tempo a jogar online?
A resposta é não.
Qualidade, velocidade e estabilidade, uma distro robusta e eficaz.
Acabo de trocar o Mint 15 (acabou o apoio) pelo Mint Debian com cinnamon, assim passei para uma rolling distro com o extra visual do Cinnamon.
Recomendo.
1h pra repor o sistema com todos as configuraçoes (drivers proprietarios) e todos os progs e add-ons q ja tinha.
Eu instalava sem hesitar! mas já uso linux ha uns bons anos 😉 , não quero nada a haver com a empresa malevola chamada microsoft.
Uso a versão 15 e gosto. A versão 16 tem os menus invertidos. Todas as outras serão invertidas? invertidas = clico no menu “iniciar”, vou no item e ele apresenta os subitens no lado esquerdo.
Sei que este Mint ainda não vem com as configs out of the box para uma utilização “correcta” com um SSD … Alguém de um modo sintetizado me pode dar umas luzes?
Obrigado.
Visto ser kernel 3.11, ao usares o sistema de ficheiros ext4, ele detecta automáticamente que está a trabalhar num SSD. Já no caso de Btrfs é melhor (não obrigatório), adicionar o parametro ssd às opções no ficheiro /etc/fstab.
Agora, a gestão de partições é que pode ser melhor ou pior no caso de também teres um disco mecanico. Podes por exemplo por a root (/) no SSD, e a /home no rotativo, mas vai depender exactamente do que queres (e se tens ou não 2 discos claro :P)
Para quem quer uma distro rápida, com os vários tipos de gestores de janelas (ambientes gráficos), e ainda rolling release, aconselho Manjaro linux. Como rolling release ganha ao Linux Mint Debian Edition (LMDE) por ter mais ambientes gráficos e por ter atualizações de software bem mais frequentes.
Muito rápida e fluida. Aconselho vivamente a iniciantes pois funciona tudo out of the box..
+1
P – Linux Mint: Um bom substituto para o Windows XP?
R – Não não é…
P – Linux Mint: Um boa alternativa para o Windows XP?
R – Estou muito confiante que sim.
Penso que apesar de tudo a dificuldade maior das pessoas será a adaptação a uma alternativa assim. O reaprender de identificação de programas a que nós utilizadores Windows temos de saber para Linux (e neste ponto vocês só se preocupam em propagandear o Linux em vez de sugerir as alternativas aos programas mais comuns com o até outro tipo de softwares), a todos aqueles que jogam em Windows gostariam de poder adaptar-se a um SO alternativo e que pudesse jogar sem problemas (sim o Wine ajuda mas como?).
Enfim uma maior abertura da vossa parte em apresentar sim alternativas onde possamos ir buscar informação seria mais que bem vinda do que propagandear vários SO seria de Mestre…
isto aqui é só fanboys de lunux a torto e a direito, cada um usa o que mais lhe convem e o que mais gosta, é o mesmo que comprar um carro…
Aqui ninguém está a obrigar ninguém a usar nada…
Eu tinha um computador velho com o windows xp que estava a ficar lento, era usado para navegar, documentos, impressões e pouco mais… meti o Kubuntu e serviu perfeitamente!
Muitos casos que o linux não serve… outros que serve ainda melhor que o próprio windows xp . cabe a cada um ter a capacidade de julgar
Portanto, vês algo a falar do linux para substituir o windows, a ti não te dá jeito, simples, não abras a publicação sequer..
@pt: “aqui é só fanboys do lunux a torto e a direito…”. Comentario estupido. Esta numa pagina de linux, estavas a espera que se fala de que??? HOME LINUX LINUX MINT: UM BOM SUBSTITUTO PARA O WINDOWS XP
Pedro Pinto, então porque não usas a interface cinnamon? Desde aqula vez em que andei “às turras”, veio uma atualização e está 5* 😉
Realmente uma otimo Distribuição Linux, eu uso em meu PC e meu UltraBook i7, Rapido, Estavel, e da baile no Windows XP, 7 e 8, brincando, fora o detalhe que voce fica livre de virus, spans e os famosos boots do windows, eu utilizo a versao LINUXMINT 16 Cinnammon 64 Bits, quem for utilizar nao ira se arrepender, ja trabalho com linux a 15 anos, so posso fazer elogios.
Já tive mint e actualmente tenho windows 8. Mint é muito bom, sem duvida, mas windows 8 é sem duvida um SO muito poderoso, com muitas novidades muito bem pensadas. A nível empresarial penso nao ter rival, a nível particular depende para o que usa o pc.
Substitui em meu mint Debian os repositórios do mint pelos do Teting e ficou muito bm, fiz o test instalando o kde-plasma-descktop e focou muito bom
Tudo depende… se quem ainda continua com o XP não fez upgrade para um Win 7 ou 8 devido aos custos do SO… sim o Linux Mint é recomendado, MAS, se o upgrade não foi feito porque a máquina não dava para mais, então penso que haverá melhores alternativas Linux para esse efeito, pois a meu ver o Mint 16 (mate) não é mais leve que o win 7.
Instalei o UBUNTU 12.04 a minha namorada, não vou mudar para já, porquê ela é de poucas mudanças…lol.
Mas, estamos satisfeitos!