Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (7)
Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.
Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?
Como ligar o elementary OS à rede?
Tal como outros sistemas operativos, o elementary OS também possui uma ferramenta para proceder às configurações de rede. No caso de existir um servidor de DHCP, o sistema ira obter automaticamente a configuração.
No entanto, caso pretendam configurar de forma estática os parâmetros de rede devem clicar no ícone de rede e depois escolher Definições de Rede.
Dentro da interface de configuração podem ver de imediato os endereços IPv4 e IPv6 atribuídos. É ainda possível ver a taxa de Download e Upload. Para configurarem um endereço IP estático devem carregar em Definições Avançadas
Em seguida selecionem o separador Definições IPv4 ou Definições IPv6 (se pretenderem configurar um endereço IPv4 ou IPv6, respetivamente) e no Método escolham Manual.
Na zona de Endereços indiquem o Endereço, Máscara de rede e Gateway. Não se esqueçam também de indicar os Servidores de DNS para traduzir os nomes em endereços IP.
E está feito! Como viram este tipo de configuração é muito simples. Dentro do Painel de Configuração estão ainda disponíveis outras opções ao nível da rede, como por exemplo autenticação 802.1x, Data Center Bridging (DCB), Wake on Lan, Ligação a VPN, etc.
Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.
Outros Tutoriais - elementary OS
Este artigo tem mais de um ano
Estou perfeitamente convicto que a mais valia de um Sistema Operativo reside nas aplicações/software que suporta, logo, enquanto o Linux não suportar MsOffice, aplicações da Adobe, … etc, infelizmente não vingará por muito bonito e funcional que seja.
No entanto existe uma pequena luz ao fundo do túnel com o suporte para jogos no Steam.
Esta é a opinião de quem adora o Linux!
Mesmo que suporta se o Office pu aplicações da adobe, pagavas para as ter?
Tau!
Aí está!
Pagava porque como graphic designer o meu emprego depende disso
Que eu saiba existem cracks tanto para o office como para o photoshop disponíveis para o utilizador de windows. Da mesma forma que há pessoas/empresas que têm o software todo licenciado. A questão do pagamento das aplicações não tem a ver com o sistema operativo mas sim com a mentalidade das pessoas. A ideia de que tudo que é para linux é gratuito está errada, até existem distribuições pagas e software/aplicações pagas. Eu como utilizador tanto de windows como Linux e na medida em que por exemplo tenho contas de office 365 Premium com direito a ter as aplicações de desktop não me importava de ter as mesmas a funcionar nativamente em Linux, até porque a meu ver ainda não há nenhum cliente de email para linux tão poderoso e intuitivo como o outlook.
Tau!
Que tem a ver o sistema operativo com a pirataria?
Porque haveria de não pagar?
Sou desenvolvedor e uso Linux, nem por isso deixo de pagar pela licença da coleção de IDEs da JetBrains que uso bastante em meu trabalho, nem todo mundo usa Linux por ser gratuito, ou por que não quer pagar por software melhor , existem pessoas que usam Linux por motivos de qualidade e produtividade mesmo.
Talvez seja a hora das pessoas começarem a largar a mão e a preguiça de usar os mesmos aplicativos, quando outros fazem a mesma função, quando não melhor.
Espero que a Microsoft deixe o Office cada dia mais caro e difícil se ser pirateado. Assim as pessoas se verão obrigadas a usar alternativas a força e deixar esse mimimi de não tem “Office”.
Quando você contrata alguém pra uma função, ela pode até usar o Paint pra fazer desenhos de alto padrão. Quem tem capacidade não precisa usar somente produtos da Adobe pra criar algo grande.
Microsoft Office funciona em modo offline, inclusive a distro Manjaro já traz ele junto com o LibreOffice.
Photoshop, se não me engano também tem versão offline e funciona via Wine no Linux. Mas o que o GIMP não faz em comparação com o Photoshop!
PS: Escrevi errado, não é versão “offline” é versão “online”.
Falha nossa!!
https://www.dedoimedo.com/computers/office-online-linux-better.html
Funciona offline? Nop
Vocês (utilizadores Windows) têm um grande mal em pensarem em nomes e não em funcionalidades.
Texto, folhas de calculo, pensam logo e obviamente em MS Office.
Eu uso o LibreOffice, não é pirateado, e faço tudo o que fazes com o MSOffice e mais posso ainda guardar num tipo de ficheiro que nem o MSOffice consegue decifrar (.odt)
Isto é apenas um exemplo. Photoshop??? Pra quê?
Temos o Gimp que é um programa de edição e criação de desenhos até em 3D, que é profissional e gratuito.
Animações 3D não precisamos de mais uma vez dos softwares da Adobe… temos o Blender, que já usei-o aqui -» v=siMV3xhcmXQ dos 0:12 aos 0:33
E agora pergunto, preciso de estar nas redes da Microsoft mais as empresas que trabalham exclusivamente para o monopólio da Microsoft?
– Nop!
PS.
Nem ando a ser vigiado…
eu consigo fazer lisboa-porto de bicicleta, mas prefiro fazer no meu BMW.
é obvio que ha mta coisa que se consegue fazer com softwares alternativos, mas nem tudo.
Dá pra você citar exemplos de coisas que por exemplo, o Office da Microsoft faz que o LibreOffice não faria? Dizer da pra boca pra fora que não faz, só pra seguir a onda anti-Linux é 10! Dê-me argumentos. Gostaria de analisar, se realmente houver coisas que o Office faz e o outros não, iria mandar diretamente aos devs e pedir uma solução.
Jogar.
Tás a brincar, não é? Falei do Office e você fala “jogar”.
Ah pois é… É verdade que hoje em dia temos acesso a programas gratuitos que fazem coisas semelhantes ou iguais que outros. Mas para quê caçar com gato se podes caçar com cão? Eu trabalho na área do design gráfico e não troco a Adobe por nada. Nada mesmo, e já tive experiência e trabalhei com outros programas (incluindo o GIMP).
São opiniões… Agora não queiram comparar um software pago com um software gratuito e dizer-me que fazem a mesma coisa ou até melhor… Pff
Nunca ouviram dizer que “Ninguém dá nada a ninguém”?
Pelo jeito você não sabe como funciona softwares opensource, acha que por ser de graça, não pode ser tão bom quanto um pago.
A Micro soft e a Ad obe é que não fazem os seus produtos para GNU/Linux.
Usei esta distro à cerca de 1/2 anos e na altura a bateria ia dos 100% aos 0% em cerca de 30 minutos. Ainda é assim?
Não sei dizer mas quando usava W10 à cerca de 1/2 anos o pc era uma torradeira. Ainda é assim?
+1
Tens distribuições funcionais e mais leves nos gráficos.
Porque não testar o Linux Mint que deriva também do Ubuntu?
Não aconselho. Está ainda em fase inicial e crasha imensas vezes.
Atenção que os erros e crashes estão omitidos por default mas os logs mostram imensos problemas “escondidos”.
A copiar, copiam bem, é muito familiar com a interface do macOS, a Microsoft devia ver isso é copiar também, já que a interface deles é a pior coisa que há!
A Microsoft podia era largar a bosta do Ntfs e passar para ext4 que é bem melhor e bem mais avançado. Isso é que podia.
Ou APFS 😛
É uma vergonha, a MS é a que tem o sistema de ficheiros mais atrasado do mercado.
Linux e tao bom que nem samba suporta, preciso andar com servidores para correr nfs e aceder aos discos em rede é vergonhoso
Nota-se mesmo que sabes o que falas.
SMB é um protocolo proprietário da Microsoft.
SAMBA é uma implementação open source desse protocolo fechado.
Por isso, é o Linux que suporta samba, o Windows não suporta samba.
Só que a Microsoft lixou-se, e agora eles é que têm de suportar o samba porque a quantidade de equipamentos de rede que usam a versão Linux é enorme.
Era bom se os teus restantes comentários aqui na pplware fossem construtivas/informativos como este…
alguma diferenca em velocidade entre smb1 e smb3?
Ainda não se cansaram deste tipo de artigos?!
Eu não.
Eu adoro e você que é o chato!
Pedro Pinto, posso fazer uma sugestão?
Poderiam fazer um tutorial de como correr Android (Remix OS ou Android-x86) permanente (e não Live) numa PEN USB/HDD USB/cartão SD?
Eu já tentei desses dois (gosto mais do Remix OS) mas só me funciona o “live”; para instalar permanente numa PEN USB os tutoriais que encontrei são muito complexos e pior ainda, criou-me na EFI/menu do Windows uma opção extra (sem eu ter escolhido fazer isso…) que tive que tentar eliminar.
Basicamente o que eu quero é poder ter instalado Android numa PEN (permanente) e correr apenas quando preciso, sem fazer alterações no SSD do pc. Até hoje as opções mudam sempre algo no SSD/Windows e/ou não funcionam em modo “permanente”.
UP
Okapa belmiro, a ver se consigo 🙂
Não corre VirtualDj Mamba 2 Freestyler Dmx drivers etc e como tal não tem tudo o que preciso. Agora acredito que como browser de web e editor de texto e para ouvir umas mùsicas e ver uns filmes chega. Infelizmente o Linux não tem suporte dos fabricantes de soft e hardware que devia ter… temos pena
Exacto.
Enquanto isso. Linux é usado como servidor e/ou usos pessoais especificos.
Como trabalho ou lazer é um limitador ENORME das potencialidades de uso.
Eu acho que o Elementary deveria ao menos trazer o LibreOffice e certas aplicações como padrão instaladas. Achei essa distro bem crua em aplicações. Parece que eles tem uma preferência por aplicativos curados, que passaram pela mão e design deles. Basta checar a loja deles e verá uma série de apps com aparência semelhante ao Mac OS.
Vocês do Pplware poderia fazer um guia de programas interessantes para serem instalados através da Loja deles. Programas necessários para o usuário final.
É só uma dica.
Concordo.
Se concordas entao porque dizes que tem tudo o que precisa no titulo? Artigo sem fundamento
Pois tem tudo o que precisa pra um usuário bem basicão, daqueles que só acessa a internet e quer algo mais cara de Mac OS.
Para mim o libreoffice não é fundamental no sistema. Uso a suite de produtividade da Google…
Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa parei na hora de ler vi logo que era PUB
Pub a quê? Open Source?
Linux e so pa nerds brincarem , quem trabalha so precisa de windows ou mac
Não sabe o que falas, como sempre falando bobagens em tudo quanto é artigo. Se não sabes usar ou não tens interesse de usar Linux, então não fique espalhando mentiras.
Se eu tivesse um € por cada vez que o ppware diz adeus ao Windows e macOS para promover uma distro de Linux, estaria rico ontem.
Isso te incomoda por que?
Quem é que falou em incómodo? É uma constatação.
O meu comentário incomoda-te?
Não me incomoda, perguntei se te incomodava o fato de eles criarem artigos desse tipo, só isso.