Sony diz que a aprovação do Reino Unido da compra da Activision Blizzard é irracional
Se parecia que o assunto da compra da Activision Blizzard pela Microsoft estava mais calmo, desengane-se. Recentemente a entidade CMA do Reino Unido aprovou temporariamente este negócio, mas agora a Sony reagiu e disse que esta decisão da autoridade reguladora é surpreendente e irracional.
A Microsoft já tentou de tudo para tentar garantir às marcas rivais da sua consola Xbox que os populares jogos da Activision Blizzard, nomeadamente o sucesso Call of Duty, se vão manter nas plataformas concorrentes.
A empresa de Redmond criou mesmo contratos com a Sony, Nintendo e Nvidia para garantir que os títulos vão permanecer nos serviços rivais por mais 10 anos. Para além disso, a empresa também adiantou que 10 anos é mais do que tempo suficiente para que a Sony crie o seu próprio Call of Duty.
Sony considera irracional a decisão da CMA
A compra da Activision está a ser investigada por vários países e entidades, nomeadamente no Reino Unido, Estados Unidos da América e Europa. Contudo, no final do mês de março, a Microsoft recebeu com alegria a decisão da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido CMA de aprovar temporariamente este negócio.
Como seria de prever, esta decisão não foi nada do agrado da Sony que a considera como surpreendente e irracional. Através de um documento enviado à CMA, a empresa da PlayStation 5 disse que "a reversão da CMA na sua posição da sua teoria de prejuízoa a consolas é surpreendente, sem precedentes e irracional".
A Sony diz que a entidade reguladora teve acesso a uma grande quantidade de dados que comprovam que a aquisição da criadora será prejudicial para o mercado dos jogos. Para além disso, acrescenta que esta conclusão da CMA é baseada "quase exclusivamente num único modelo económico no qual coloca um ‘peso significativamente maior’ do que nas outras evidências disponíveis".
A empresa japonesa referiu também que se a CMA usasse um modelo adequado, descobriria que a Xbox pode lucrar até três vezes mais com a exclusividade de Call of Duty em comparação com a manutenção da disponibilidade do jogo para a PlayStation.
A Microsoft já reagiu e voltou a afirmar que não tem intenções de tornar CoD num exclusivo para as suas plataformas, dizendo que "conforme a Microsoft explicou através da investigação da CMA, tal estratégia não faz sentido comercial e iria resultar na Microsoft a perder milhões do valor do acordo".
Espera-se que a entidade reguladora britânica divulgue a sua decisão final sobre a compra da Activision Blizzard no próximo dia 26 de abril de 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Videogames Chronicle
Neste artigo: Activision Blizzard, Call of Duty, cma, Microsoft, Playstation, reino unido, Sony, xbox
Coitada da sony.
parece que o monopolio vai acabar. e afimal a xbox tambem tem grandes jogos.
o pessoal da playstation ate esta contente, pelo que vejo nos foruns, a sony vai ter que criar bonsjogos mesmo, e nao comprar a lugar nos media.
Acho que não percebeste, é irracional porque a Microsoft está a comprar tudo, e aí sim vai existir um monopólio da Microsoft, isto é muito mau! Nunca existiu monopólio da Sony, existia sim exclusivos.
Quantos jogos são exclusivos para PS5 e a Sony mete sempre a sua influencia lá para nunca chegarem a outra plataformas?
A Sony que se f.
A Sony e um mete nojo tem 10 anos para cria um jogo idêntico mas não mais vale impedir estes jogos de evoluirem com a Microsoft parem de ser estúpidos a deixam a Microsoft melhorar estes jogos…
Melhorar? Quase todas as empresas de jogos que a Microsoft comprou foram à falência. A Activision Blizzard vai seguir o caminho da Ensemble Studios, da FASA Studios, da Remedy Entertainment, da Rare, da Lionhead Studios e da Press Play. Nem sequer vou falar da monstruosidade que a Microsoft fez com a Darkside.
Foram a falência!? Não fazia era sentido ter 20 estúdios a cada um fazer um jogo. Encerra 18 estúdios e coloca as pessoas a trabalhar todas em 2 ou 3 estúdios. O que importa é depois a qualidade dos jogos que saem.
E venha quem viver, conheço poucos jogos que estão da alçada da Microsoft, que tenham pouca qualidade, ao longo de varias décadas.
Mete nojo porque? Impedir este negocio é o melhor que pode acontecer aos fãs da Activision e Blizard…. A Microsoft apesar de ser uma grande empresa parece ter jeito apenas para Windows, Office e pouco mais.. ora vejamos as coisas boas que já deixou cair por terra ou está em vias de:
Windowsphone;
Knetic;
Hololens;
Gamepass a 1€;
Emular jogos na Xbox;
Para não falar que lançar jogos está escasso… preocupam-se mais em lançar comandos ás cores do que jogos… Xbox Séries S aparentemente não vai aguentar os próximos anos de lançamentos.. é pena mas está a ser a realidade.
Se a Sony quase obriga a que os jogos sejam seus exclusivos, fica difícil a XBox crescer. Por isso, a XBox cresceu com muito esforço da sua parte, mantendo a qualidade.
A Xbox entrou no mercado, numa altura em que a PS era a única grande consola, e assim que entrou a XBox, a Sony ameaçou os estúdios em que se não fizessem os exclusivos, deixariam de vender na PS. Então todos os grandes jogos na época, ficaram exclusivos da PS, na sua maioria até hoje.
Na altura não vi a Microsoft a ir para tribunais, nem as autoridades preocupadas com esse monopólio. Agora, estão com medo da Microsoft, de algo que a Microsoft já disse que não iria fazer nos próximos 10 anos. E sem duvida 10 anos é mais do que suficiente para montar um grande jogo.
Chora mais um bocadinho, anda lá.
Se fosse a Sony a fazer o mesmo nem te queixavas, quanto muito estavas aqui a gozar com o pessoal da Xbox.
És hipócrita até mais não.
Como o pessoal de Activision Blizzard está a fazer um trabalho de mer… espero que a Microsoft faça melhor
O que acho interessante no meio disto é que quem faz dinheiro a sério é a Nintendo e nunca ninguém fala deles
Título muito enganador.
A CMA ainda não aprovou nada, apenas deu um parecer prévio favorável.
Nada está decidido, ainda.