Utilizadores confiam mais na Google e Amazon que na Apple quando o tema é privacidade
A Apple tem estado numa verdadeira cruzada para garantir a proteção e a privacidade dos seus utilizadores. Esta não tem sido uma campanha fácil e a empresa tem enfrentado alguns gigantes da indústria para fazer valer a sua vontade.
Claro que a questão sobre o reconhecimento deste esforço surge e a resposta pode ter sido dada, ainda que possa ser injusta. Um questionário realizado pelo The Washington Post revelou que os leitores confiam mais noutras empresas quando o tema é privacidade.
A eterna questão sobre a privacidade e o que é feito com os dados dos utilizadores tem feito correr muita tinta. Apesar de muitas empresas garantirem que não processam e usam a informação dos utilizadores para proveito próprio, a verdade é que as provas apontam para o contrário.
Confiam mais na Google e Amazon que na Apple
Mesmo com todos estes elementos óbvios, a verdade é que isso acaba por passar ao lado dos utilizadores. A provar isso está um inquérito realizado pelo The Washington Post. OS dados mostram de forma clara que confiam mais em empresas como a Google ou a Amazon do que na Apple.
18% dos entrevistados disseram que "confiam fortemente" na Apple, enquanto a Google e a Amazon pontuaram 14% cada. Ao mesmo tempo, 26% deram a classificação "Eu confio" à Apple, enquanto 39% e 34% deram este voto à Amazon e à Google. A soma das avaliações positivas da Apple foi de 44%. A Amazon e a Google garantiram a confiança de 53% e 48% dos utilizadores.
Facebook arrasado na privacidade dos dados
Ao mesmo tempo, 40% dos entrevistados não confiam na Apple e na Amazon ou confiam pouco. A classificação de desconfiança é liderada pelo Facebook, com o qual 72% dos entrevistados têm medo de partilhar informações pessoais. Depois, temos o TikTok e o Instagram, que têm avaliações negativas de 63% e 60%, respetivamente.
O impacto negativo da maior rede social da Internet é de tal forma grande que apenas 10% dizem que o Facebook tem um impacto positivo na sociedade. 56% dizem que tem um impacto negativo e 33% dizem que o seu impacto não é positivo nem negativo. Mesmo entre aqueles que usam o Facebook diariamente, mais de três vezes mais dizem que a rede social tem um impacto negativo em vez de positivo.
Esta recolha de dados comportou respostas de 1.122 leitores do The Washington Post. Fica provado que nem sempre as medidas associadas à privacidade são percebidas pelos utilizadores e só os casos mais mediáticos, como é o caso do Facebook, têm um impacto direto e visível.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Washington Post
Neste artigo: Amazon, Apple, dados, Google, privacidade
lol, estas sondagens de opinião são hilariantes.
A Google sabe tudo sobre nós, costuma-se dizer que até sabe que uma mulher está grávida antes dos companheiro (devido às pesquisas que começa a fazer no Google).
A Google lê todos os emails, sabe tudo sobre nós, e influência as respostas das pesquisas e publicidade de acordo com o que sabe de nós.
Conclusão, a definição de privacidade das pessoas não é a mesma que nós.
A diferença é que a google assume e não esconde que recolhe os dados. Esse é o negocio deles.
A Apple diz que é tudo privado e que não recolhe nada e no final não é bem assim.
O que é recolher dados mesmo ? quando registas uma conta na apple achas que os dados evaporam ?
Ainda há uns tempos foram apanhados a ouvir conversas que a Siri envia para os servidores deles isto enquanto diziam que o que se passa no iPhone fica no iPhone. Existe outros muitos outros exemplos.
Prefiro uma camera de vigilância que está assinalada, que uma sala “privativa” com cameras ocultas.
Mas isso é obvio tal como o banco sabe o dinheiro que tens na conta, as pessoas confundem muitoprivacidade com emails guardados em base de dados, os servidores da google sim sabem tudo sobre ti agr existe algum borrego que esteja a ler os teus emails? não lamento não és assim tão interessante, a IA da google até pode saber que a tua mulher está gravida mas de certeza que o john que trabalha na google não quer nem saber se a anabela está gravida ou não
Mas para ti na privacidade só contam pessoas??
E depois quando a Anabela anda noutro sites e só aparece publicidade a acessórios/mobiliário de bebé (porque a Google fornece a pub), já não conta?
Privacidade já era.
Ora aí está, o vosso problema não é que as empresas tenham os dados porque isso todas têm, o vosso problemas é a maneira como os tratam, se eu coloco na minha conta do google que gosto de carros não me importo minimamente que me apareçam coisas se carros mas isto sou eu cada um sabe de si as vezes até facilita
Há uma coisa chamada ‘definições’
O Washington Post é propriedade do Bezos, grupo Amazon, só pra lembrar. Portanto inquérito e notícia com fiabilidade 0.
Eu confio na Amazon como vendedor, sei que estou sempre assegurado como cliente, e nada mais. Sei perfeitamente que recolhem todos os dados possíveis sobre mim, sobre as minhas preferências, etc.
Venha o diabo e escolha!
Cada uma pior do que a outra. É preciso ser-se muito inocente para acreditar em qualquer uma delas, digam elas o que disserem.
Quando tema é big techs não há como colocar “confiar” e “privacidade” numa frase.
Nos tempos onde Big Data é uma coisa que poucos entendem, mas que dá lucros às empresas, pois as publicidades precisamente posicionadas nas páginas com objetos, viagens que tencionamos comprar ou fazer, não vêm do ar.
As pessoas conseguem ser tão inocentes.
Gostava de ver abordado o tema web 3.0, a sua descentralização e aplicações.