Starlink: Musk está a negociar com companhias aéreas para instalar serviço nos voos
Até agora, o espaço alberga cerca de 1.700 satélites Starlink, disponibilizando o seu serviço de Internet a uma lista mais ampla de país, incluindo Portugal. Em breve, quando os 12.000 prometidos estiverem na órbita baixa da Terra, Elon Musk poderá garantir que o seu objetivo foi cumprido: fornecer uma rede global de Internet.
Agora, Musk anunciou que está em conversações com companhias aéreas para que a Starlink esteja disponível durante os voos.
Foi através da sua fonte de informação predileta que Elon Musk deu a conhecer que está em conversações com algumas companhias aéreas. Num tweet, o impulsionador da Starlink anunciou que está a trabalhar para que os utilizadores possam ter acesso a um serviço de banda larga por satélite durante os voos.
Além de não ter mencionado as companhias aéreas com as quais está a estabelecer contacto, Musk também não forneceu quaisquer detalhes – como o preço, por exemplo, embora a maioria dos pacotes de Internet disponíveis a bordo impliquem uma taxa de acesso. Para que possam apoiar a sua ideia, Musk incentivou os utilizadores que estiverem interessados no serviço da Starlink a sugeri-lo às companhias aéreas.
Yes, we are talking to airlines about installing Starlink. Please let them know if you want it on your airliner.
Low latency ~half gigabit connectivity in the air!
— Elon Musk (@elonmusk) October 14, 2021
Starlink já está disponível em alguns países do mundo
Recorde-se que Elon Musk está há vários meses a preparar o serviço de Internet com cobertura global. A ideia prende-se com a construção de uma constelação com 12.000 satélites, já tendo sido enviados cerca de 1.700. Portanto, e embora não esteja ainda no máximo em termos de velocidade e qualidade de ligação, a Internet Starlink já está disponível em alguns países do mundo, incluindo Portugal.
A SpaceX abriu as pré-encomendas para o nosso país, em fevereiro, e, há uns dias, o Pplware recebeu o seu exemplar. Conheça todos os pormenores aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Hoje vinha no avião e estava a pensar exatamente nisto
Lá se vai o 4G da NOS para os aviões. ah ah
Tenho usado a starlink por alguns dias e a única coisa que me deixa de pé atrás é a quantidade de packet loss.
A nivel de velocidades rondam numa média os 200mbps o mínimo 150mbps e o máximo que consegui foram 310mbps.
A latência consigo pra Frankfurt 55ms mas para Portugal é o dobro, rondam os 100ms. O que quer dizer que precisamos de uma antena terrestre em Portugal Pras latências serem a ronda os 20-30 como nos países onde existem as antenas.
De resto, estou a gostar, talvez porque venha de um 4G com 1mbps saturados.
Eu não consegui ainda chegar aos 300 Mbps. Já estive perto, mas a verdade é que rondam de facto os 150 Mbps. E de facto também tenho bastantes packet loss. Consegui de facto 62 ms na ligação a SYNLINK Frankfurt mas com um download de apenas 50 Mbps. MEO Lisboa consigo na casa dos 200 Mbps mas com 100 ms de ping.
Ainda precisa de melhorar um bom bocado, mas para muitas pessoas é a única alternativa.
Pelo que soube de fontes no Twitter nos últimos tempos, a SpaceX vai continuar a investir em estações terrestres e no próximo ano está previsto fazerem pelo menos uma estação terrestre na península Ibérica.
Fica aqui o meu antes e o meu depois.
https://vimeo.com/635203416
Talvez com esta demo, algumas pessoas entendam para quem o Starlink é direcionado.