Spotify anuncia funcionalidade HiFi e novidades para Portugal
O Spotify é o maior serviço streaming de música e conta com milhões de utilizadores. Seja com assinatura premium, ou não, o objetivo é sempre ouvir as melhores músicas ou outros conteúdos de áudio disponíveis. Aliás, com o confinamento, o recurso a plataformas de streaming aumentou nitidamente.
Agora, além de algumas novidades dedicadas a Portugal, o Spotify anunciou, no evento Stream On, o Spotify HiFi.
Novidades que chegam a Portugal
O Spotify está a apostar no progresso e, além de ter em vista a expansão para 80 novos mercados, pretende introduzir, nos próximos meses, os seus serviços noutras plataformas, como televisões e carros.
Numa apresentação online sobre os próximos passos a serem dados pelo serviço de streaming de música, Stream On, o Spotify anunciou, entre outras, várias novidades que chegarão, em breve, a Portugal.
Estamos no meio de uma explosão de criação [de conteúdo] áudio.
Disse Daniel Ek, fundador e presidente executivo da plataforma.
No nosso país desde 2013, os utilizadores poderão agora definir o idioma da aplicação para português de Portugal. Aliás, esta possibilidade deverá chegar aos dispositivos muito em breve.
Além disso, a parceira Anchor de podcasts do Spotify vai incluir ferramentas que permitam adicionar elementos interativos aos podcasts, como imagens e comentários, por exemplo. Assim, os criadores terão mais forma de ganhar dinheiro com os seus conteúdos.
Finalmente, o serviço de streaming de música dispõe agora de uma página de Instagram oficial, totalmente dedicada ao público português.
Spotify HiFi: Áudio com qualidade de CD
Conforme partilha o Spotify, os artistas e fãs têm vindo a revelar que a qualidade do som representa um elemento importante, na sua perspetiva. Portanto, o serviço de streaming ouviu os utilizadores e anunciou o Spotify HiFi.
A partir do final deste ano de 2021, em alguns mercados, os assinantes premium do serviço poderão atualizar a qualidade sonora dos conteúdos que vão ouvir. Ou seja, o áudio passará a estar disponível com qualidade de CD. Ainda que não seja certo, poderá implicar um aumento do custo base da assinatura premium.
Posto isto, a plataforma revelou quatro coisas que o utilizador precisa de saber sobre esta novidade:
- A transmissão de música de alta qualidade é consistentemente uma das funcionalidades novas mais solicitadas pelos utilizadores.
- O Spotify HiFi irá fornecer música com qualidade de CD, formato áudio sem perdas para o seu dispositivo e colunas integradas Spotify Connect. Ou seja, os utilizadores poderão experimentar mais profundidade e clareza enquanto ouvem as suas faixas.
- O Spotify está a trabalhar com alguns dos maiores fabricantes de colunas do mundo para tornar a Spotify HiFi acessível ao maior número possível de pessoas através do Spotify Connect.
- O HiFi será combinado com a experiência sem interrupções, para que o utilizador possa ouvir os áudios da forma que quiser.
Em breve, o HiFi será lançado e estará disponível para os utilizadores, em mercados selecionados, para uma melhoria, há muito pedida, da qualidade do som.
Siga a playlist do Pplware no Spotify:
Este artigo tem mais de um ano
É esperar para ver.
Já em 2017 andaram a dizer que iam lançar a opção de musica lossless e até agora nada.
Vamos ver se a montanha não vai parir um rato novamente.
Finalmente chegam ao nivel do Apple music, será que vai ser finalmente FLAC ou vao continuar com ogg vorbis pior que mp3?
Ao nível da Apple Music? Música em formato AAC a 256k?
Musica HiFi é em formato lossless a 1411k de qualidade e que eu saiba a Apple Music não tem disso, nem à venda nem em streaming.
O formato AAC é superior ao mp3 de longe. A apple também tem o ALAC que é lossless
AAC 256k é o mesmo que mp3 320k, por isso vai dar ao mesmo.
Só não percebo como o Spotify quer vender cd quality como Hi-Fi, cd quality não é Hi-Fi é Hi-Res uncompressed, não é lossless. Deviam por o olhos no TIDAL Hi-Fi, cd quality é ficar na mesma.
Jose o spotify não usa mp3 mas vorbis ogg, e não o mp3 é bem inferior ao aac em tudo. A qualidade do aac é superior e a melhor para streaming bluetooth. Ldac tem mais bitrate mas mais latencia e pior estabilidade.
Correto Paulo, obrigado pela correção, mas não muda nada.
Ate o TIDAL na sua versão mais básica oferece AAC 320, Apple e Spotify têm muito caminho para fazer, longe vai o tempo onde compravas um iPod e enchias com músicas em ALAC, parece que andaram para trás no tempo para seguir as massas do Spotify
Jose o Tidal é bem superior ao spotify sem duvida mas entre Apple Music e Spotify o servico da Apple é o superior neste momento.
Concordo Wook, o problema aqui com apple é que sempre apostaram em qualidade, por isso lançaram o AAC e o ALAC como formato para os ipods quando andava tudo a ouvir em mp3, muitas vezes mp3 vbr, não se percebe como ao lançarem um serviço como o apple music se deixam comer pela concorrência naquilo que os distinguia, atenção que o TIDAL vai mesmo mais longe com o MQA, embora com pouca oferta ainda nesse formato.
A qualidade de som do serviço TIDAL Premium é a meu ver bem inferior ao serviço Spotify Premium. No serviço Hi-Fi não tenho opinião mas pagar 13€ por mês para um serviço de música com qualidade é demasiado caro.
Para mim vale a pena para ouvir no sistema SONOS directamente, noto muita pouca diferença para vinyl.
Só tenho pena de ainda existirem poucas musicas em MQA e não poder partilhar playlists com amigos porque está tudo agarrado ao apple music ou spotify.
Se te informares como deve ser, a qualidade de audio do apple music é INFERIOR ao spotify premium (óbvio)
Ogg vorbis é pior que mp3?é a primeira vez que ouço isso ! Não esquecer que no Premium dá para alterar a qualidade de som. Spotify hifi são boas notícias mas para usufruir é necessário bons auscultadores ou sistema se som.
Tem mais compressao e sim pior qualidade. Mp3 é ligeiramente superior, AAC é superior ao mp3 e depois tens o FLAC e o ALAC (Flac proprietario da Apple) que são os lossless de qualidade superior.
Errado, a 100%.
O Ogg Vorbis foi criado precisamente para ser melhor que o MP3 e quando usado nas mesmas taxas de compressão é de facto melhor que o MP3. Só não se tornou standard porque o MP3 já estava muito disseminado quando ele foi criado.
É verdade que consegue taxas de compressão maiores que o MP3 mas no entanto consegue-o com qualidade superior àquele.
O formato é open source por isso se perceberes alguma coisa disso facilmente comprovas que o que acabei de afirmar é a pura verdade.
É um bom passo sim, FLAC é que era, mas AAC já é um começo.
Para FLAC ainda tenho que usar a minha lib pessoal, penso que era um bom serviço para o Premium, FLAC.
Não senhor OGG VORBIS é muito melhor que mp3, segundo vários artigos de áudio que li (oficina da net),(tudocelular)mas ok ,o importante é que o spotify está cada vez melhor .spotify hifi não será do mesmo nível que FLAC?Se é qualidade de cd!
Nao leias blogs br que valem zero, vorbis é inferior ao mp3 e basta perguntares a qualquer especialista da area para te dizer isso embora sejam os 2 maus. AAC tem uma notavel melhoria de qualidade e o ALAC é o melhor.
Parece que o spotify já não usa codec OGG VORBIS há a algum tempo ,agira é o codec AAC.
Afinal criticam o som do spotify mas afinal o codec do spotify é AAC.
SPOTIFY gratuito
baixo-24 kbit
Normal- 96 kbit
Alto-160 kbit
Spotify Premium
Baixo -24 kbit
Normal- 96 kbit
Alto-160 kbit
Altíssima-320 kbit
Tudo codec AAC
Afinal a qualidade se som do spotify não é má como dizem eu sempre adorei o som no spotify.
Estes informações estão no sítio oficial .
Isso é em webplayer, ninguém ouve musica no webplayer, só se tiverem no trabalho.
O som do tidal AAC 320 kbit/s à que é fantástico ,o spotify não presta mas afinal o spotify também é AAC 320 kbit/s e esta
Spotify é ogg vorbis 320kbps, só em webplayer usam AAC 256 kbps.
Webplayer e Spotify connect e há pessoas que usam.
É bom ver as pessoas a querer a melhor qualidade de áudio possível nas aplicações de streaming e outras,assim essas aplicações vão assim querer satisfazer os clientes a alguns anos atrás não era assim era a quantidade que mais importava.
Também a tecnologia era outra.
No artigo do soundguys que se chama Apple music vs spotify diz que spotify grátis android usa AAC.