SpaceX Starlink Aviação foi lançado e vai fornecer até 350Mbps de internet nos aviões
A rede de satélite Starlink é atualmente a mais popular e a mais falada em todo o mundo. O hype em volta deste serviço é enorme e Elon Musk potencia-o muito bem. De tal forma que a internet por satélite, além de chegar já a muitos países, consegue servir a rede às caravanas, barcos e agora até nos aviões.
Se esta informação já estava a marinar há algumas semanas, agora é oficial. A SpaceX lançou o Starlink Aviação, um serviço que oferece internet de alta velocidade e baixa latência durante os voos de avião.
Internet por satélite made by Elon Musk
Segundo informações no site da empresa, a Starlink pode fornecer até 350 Mbps para cada avião, permitindo que todos os passageiros acedam à Internet com capacidade de streaming em simultâneo. Com uma latência de apenas 20 ms, os passageiros podem participar em atividades anteriormente não funcionais em voo, incluindo videochamadas, jogos online, redes privadas virtuais e outras atividades de elevada velocidade de dados.
As aeronaves equipadas com a antena, irão incorporar um terminal aerodinâmico de baixo perfil da Starlink. Esta antena de matriz faseada com direção eletrónica, permite novos níveis de fiabilidade, redundância e desempenho.
A SpaceX planeia começar a entregar Starlink Aviação em 2023. O contrato não será a longo prazo e todos os planos incluem dados ilimitados.
A SpaceX afirma que o Starlink Aviação é simples de instalar. Este kit Starlink Aviação inclui um Terminal Aero, uma fonte de alimentação, dois pontos de acesso sem fios e uma proteção.
O kit de hardware Starlink Aviação custa 150.000 dólares. A assinatura de internet varia de 12.500 a 25.000 dólares por mês, dependendo das necessidades da empresa de aviação. Os clientes já podem reservar o serviço de internet e pré-encomendar o hardware no site Starlink.com da SpaceX com um pagamento inicial de 5.000 dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom e preços muito em conta para a industria que estamos a falar até porque agr nem existe nada que faça estas velocidade em voo
Nao vejo uma low cost a investir nisto. Que tal a malta ler um livro quando viaja? Conectado 24/7 nao faz bem a ninguém.
precisamente, a necessidade de estar exposta a um ecra 24/7 é completamente escusada
Não podem pensar apenas nessa pequena vantagem que é dar acesso ao passageiros, imagina as potencialidades de comunicação que ficam disponíveis entre aviões e torres de controlo, deixa de haver zonas sem comunicação e sabem sempre exatamente onde andam os aviões e o que se está a passar a bordo…
Depende, eu quando voo aproveito para trabalhar e responder a e-mails, mas não viajo de low cost, até porque não fazem longo curso, experimenta fazer 12-16h de voo e depois percebes que tudo faz falta, eu vejo entretenimento a bordo, levo as minhas séries e filmes carregadas para ver, livro e revistas e ainda muitos e-mails para responder e mesmo assim parece uma eternidade um voo, mesmo aproveitando para dormir.
Eu respondo a vários emails sem internet e quando o portátil tem sinal eles chegam ao destinatário. Como disse acima companhias de longo curso sim devem investir alias algumas nos US ja usam internet. Low cost duvido e as que decidem investir de certeza devem cobrar algo aos passageiros.
Deves viajar muito vezes em voos de 12h ou 16h….
Falta pouco para a SpaceX Starlink míssil …conexão internet para dirigir misseis…
Já têm contrato com pentágono
Se discordar tirasse esses satélites extra do céu eu discordava logo, mas como não muda nada, fico sem opinião.
Mas exigem ter os telemóveis em modo avião e agora vão vender wifi ?!?!?
Boa questão