PplWare Mobile

ALERTA de burla no WhatsApp: “Olá Pai” ou “Olá Mãe”… dá cá dinheiro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Sérgio G. says:

    “Usem WhatsApp, é mais seguro!!!” dizem eles https://pplware.sapo.pt/apple/meta-lanca-campanha-contra-o-imessage-whatsapp-e-muito-mais-privado-e-seguro/

    É tão seguro que passa a ser o ideal para burlas…. exactamente o mesmo destino da bitcoin, era tão segura e anónima que se tornou a divisa do crime informático.

    • PoPeY says:

      A conclusão que chego é que provavelmente vou ser deserdado por essa brincadeira. O meu pai nao irá tolerar expressões como “Guita” e “1.800 euros para o gajo”…

    • JS says:

      O que é o c* tem a ver com as calças?
      Isto pode acontecer em qualquer plataforma

    • MCakaZim says:

      tanto acontece no whattapp como noutras plataformas. o que disseste tem zero nexo

    • Bruno says:

      Comentário completamente desprovido de neurónios, o que tem o WhatsApp a ver com isso? Em que medida o WhatsApp é mais ou menos seguro por causa disto? Essa msg tanto pode vir via WhatsApp como Telegram ou qualquer outro, é a mesma conclusão irracional que faz as pessoas dizerem que o MBWAY é mau pois existem burlas, quando foi dos melhores desenvolvimentos dos últimos anos na banca portuguesa, convém as pessoas usarem os neurónios quando interagem com qualquer coisa. Quanto ao comentário do Bitcoin, idem aspas aspas, pela sua lógica o sistema tradicional FIAT sempre foi inseguro pois sempre existiram atividades criminosas com o dinheiro dito “tradicional”.

    • Sérgio G. says:

      Vocês ficam logo excitados com a possibilidade de contrariar uma opinião apenas porque existem alternativas … isso mesmo , ‘apenas porque existem’ , não porque são mais usadas, difundidas, menos seguras, etc…
      Há anos que o WhatsApp está envolto em polémicas por falta de mecanismos de segurança, aqui é ‘apenas’ burla a nível financeiro onde pela vossa mesma opinião de especialistas “apenas os idiotas caem”, há países onde esta mesma plataforma foi directamente responsável por mortes brutais de pessoas completamente inocentes.
      Em vez de encolherem os ombros ‘apenas porque existem alternativas ‘ defendam antes a responsabilidade de este tipo de tecnologia, estas empresas, com o impacto q têm, deviam ser legalmente obrigadas a ter mecanismos de segurança muitos melhores, e n apenas olhar para a quantidade de criancinhas q estão online em simultâneo e o lucro q isso lhes vai trazer com os dados que conseguem reunir.

      Quanto ao sistema FIAT … /facepalm … siga imprimir dinheiro a partir do ar … qual é o pior que pode acontecer??? Falamos daqui a uns anos (como se a economia da actualidade já n fosse prova suficiente)

      A seguir vamos defender o quão positivo para a economia e para a sociedade são so NFTs ou o que vier a seguir e seja viral nas redes sociais.

      Aquele abraço.

      • Hugo says:

        Comentário um bocado ridículo.
        Implementar essa segurança implicaria garantidamente um total acesso a informações pessoais dos utilizadores, mas aguardamos as tuas ideias já que parece assim tão simples.
        O melhor é acabar com todas as formas de comunicação já que é possível burlar por email, carta e mesmo cara a cara.

        • Sérgio G. says:

          “Implementar essa segurança implicaria garantidamente um total acesso a informações pessoais dos utilizadores”
          Tu quando queres instalar um alarme em tua casas dizes aos técnicos que não podem entrar em tua casa?
          A malta que defende isso da ‘privacidade’ é a mesma malta que não lê 2 linhas do ToS antes de aceitar seja o que fôr, n querem dizer em q ano é q nasceram ao fazer o registo mas depois no ToS aceitam que tudo o q partilham seja usado para fins comerciais.

          “O melhor é acabar com todas as formas de comunicação já que é possível burlar por email, carta e mesmo cara a cara.”
          Exactamente por isso ser assim é que é absurdo andarem a vender o peixe de que “a minha é mais segura que a tua”. São todas inseguras e isso literalmente nunca irá deixar de ser assim, ponto final, bem vindo à ‘Internet’.

      • Alexandre Duarte says:

        A excitação é tua vê-se bem e mais digo só li as primeiras 4 palavras deste teste. Nem estou interessado em ler o testo

  2. JS says:

    Realmente, se o meu filho/a me manda mensagens em brasileiro é logo de desconfiar

  3. João says:

    O WhatsApp devia ter a opção de bloquear aqueles que não temos na lista de contato. Devia ter opção de aceitar mensagens somente daqueles que temos em nossa lista.

  4. Paulo Cruz says:

    Em Portugal não vai longe… Resposta imediata de um tuga atento: “vai chamar pai a outro!” 😉

  5. Freaka says:

    LOL. Eu nem sei como é possível cairem numa destas. Oh por favor. Se fosse comigo, “vai trabalhar filha”. 🙂

  6. PorcoDoPunjab says:

    Logo para começar o estar em Brasileiro é logo de fugir a sete pés e depois o modo de expressão é muito estranho, passa de tratamento informal para formal e depois calão.
    Mas uma coisa é certa, quem manda 1800 euros assim desta forma merece ficar sem eles…

    PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  7. Art says:

    Uma mensagem destas em Portugal , só se for duma sugar baby Brasileira a pedir ao sugar daddie Portuga o guito

  8. Gajo says:

    No Brasil esse golpe é bem comum, muitas pessoas caíram no golpe fazenda transferência bancária para os “falsos filhos”

  9. Rui Dias says:

    Burla seria o conteúdo ser minimamente coerente, o que pelo exemplo não é certamente o caso. Aqui parece só uma ideia tirada de uma versão low cost do livro de burlas para totós.
    Um(a) filho(a) que de um momento para o outro troca o número de telemóvel, fica sem o cartão multibanco e surge uma dívida de pagamento urgente e de valor avultado, mas o que aconteceu para se alinhar isto tudo?!
    Com tanta aflição junta resolve iniciar um chat com o pai/mãe, o que faz querer entender que é a forma comum de comunicação quando um(a) filho(a) está aflito(a), em vez de ligar diretamente ou arranjar forma de o fazer, e usa a mesma conversa para informar em primeiro que mudou de número e, já que estamos a falar neste chat, aproveitar para pedir para transferir uma quantia avultada para esse número sem uma justificação minamente plausível.
    Além da mudança brusca de tema na mesma conversa, ainda há as variações bruscas de linguagem, da abordagem formal ao calão, e tudo em português do Brasil.
    Por último acredito que teria sempre de haver um double check do pai/ mãe, ligar de volta, arranjar forma de confirmar com quem está realmente a falar e inteirar-se da situação repentinamente caótica antes de atuar.
    Dito isto, parece só cair nesta quem quer.

  10. windows says:

    Começo a pensar, mas qual é idiota que cai nisto??? Comigo não tinha a mínima hipótese, era logo bloqueado…

  11. secalharya says:

    Quem é que cai neste artimanha?

    Vê-se logo que é SCAM.

  12. Santosu says:

    Primeiro só cai quem quer. A conversa é para desconfiar e muito, até a forma da construção de frases.
    No meu caso mandava-o/a lixar com “F”, pois eu não tenho filhos.
    É a mesma coisa com a burla do mbway, só cai quem é nabo.

  13. Manuel da Rocha says:

    Essa nunca vi. Já recebi mensagens de um número de telemóvel nacional, via whatsapp, a dizer que era uma pessoa dos meus contactos. Só que sou demasiado desconfiado e essa pessoa nunca me iria pedir ajuda, sem ser por telefonema. Tentei ligar, pela rede de telemóvel, novidade das novidades: a chamada era internacional, para um país asiático. Alguém usa países como o Vietname e a Tailândia, onde conseguem criar um número virtual e que é validado por todos os operadores mundiais. Depois do registo podem usar online para tudo… sendo que uma chamada directa recebe o aviso que estamos a ligar para outro país, com um número começado por 3519 .

  14. Figueiredo says:

    Hoje, uma colega, recebeu esse tipo de mensagem, “mãe alterei o numero de contato”, logo aqui, em português o contacto não perdeu o c, devido à sonância da palavra, tal como facto, entretanto, fizemos uma brincadeira onde terminamos com, “qual o gémeo, o da GNR ou o da Policia”, mas, a forma como nos respondem é de tal maneira persuasiva, que mesmo a pessoa mais informada ou calma, acaba por ceder, tal o receio que transportam na comunicação, é claro que em Portugal este tipo de burla, dificilmente terá grande expressão, talvez porque Portugal é um país pobre onde poucos conseguem efetuar esse tipo de transferências bancarias, nem pequenas… lol

  15. aaa says:

    por isso é que até hoje só ajudei o principe da nigéria a desbloquear uma herança que ele tinha pendente. o agradecimento dele deve estar quase a chegar à minha conta bancária.

  16. Tiago Santos says:

    Filho, vai trabalhar!

  17. Luis Henrique Silva says:

    Se fosse um filho/a a mandar mensagem desta a primeira coisa que fazia era tentar telefonar a perceber como é que isso aconteceu, já agora comprar logo telemovel assim sem mais nem menos ainda pior se for quantia grande.

  18. Jonas says:

    Com esse género de mensagem em português tão rasca só acredita quem quer.

  19. Tuvuinha says:

    Estou safado… Não tenho filhos
    Ansioso de mandar esses gajos para o c***

  20. Vítor M. says:

    Vejam a SIC no telejornal a partir das 20:37. Depois vejam se afinal há ou não sucesso neste esquema 😉

    Fiquem atentos.

  21. Afonso Medeiros says:

    Como é que um burlão sabe se a pessoa “X” ou “Y” tem mesmo filhos?
    Ter, até pode ter, mas se esse alguém tiver crianças, sem idade escolar, é de desconfiar… E, claro, só cai quem quer.
    Eu pessoalmente, não tenho filhos. Mal posso esperar que alguém me aborde desta forma…

  22. socratos says:

    PMãe estou sem guito. Manda dinheiro já. Depois falamos! Assinado José Sócrates.

  23. falcaobranco says:

    Se eu tivesse alguem a pedir-me 1800€, dizia-lhe logo…empresta-me 3600€ que empresto-te os 1800€!!

    Ou entao dizia-lhe…se tás pobre, eu já sou á muito tempo! Ides ver se estou á esquina…

  24. Teodoro says:

    burlas doWhatsApp. Ainda ontem publiquei e hoje tentataram fazer enviando uma mensagem com ” Olá Pai ,este é o meu numero novo…”
    Numero do burlão – 912857407

  25. AMatos says:

    meu filho, se for para ajudar um astronauta russo a voltar para casa eu envio o dinheiro!

  26. Amilcar Alho says:

    “Paizinho, empresta-me 1800€ para ir passar a tarde ao Bar La Siesta.”
    “Oh filho, toma o dinheiro e VAMOS lá!”
    🙂 😀

  27. Rui says:

    Antigamente era tudo muito mais fácil!!
    Nos tempos do serviço militar obrigatório, um recruta, recém transferido para o quartel da Pontinha, enviou um telex ao pai dizendo: Pai manda dinheiro stop estou na Pontinha stop
    Ao que o pai responde: Filho dinheiro não há stop chega-te mais para o meio não vás cair stop

  28. alexandre duarte says:

    o whatsapp é espetacular para burlões, entram num grupo e tem centenas de números telefone disponíveis

  29. Carlos Barradas says:

    O que fazer caso receba esta mensagem, ir à polícia por tentativa de burla? este até me deu um nib iban com um nome

  30. Tiago says:

    novo numero para a burla do what 96 1957509 e ,Número de Conta: 0000045666235308
    NIB: 0033 0000 45666235308 05
    IBAN: PT50 0033 0000 4566 6235 3080 5
    SWIFT: BCOMPTPL
    Nome: Emerson Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.