Rússia encontrou uma nova forma de difundir vídeos de propaganda
Como em qualquer conflito, na maioria das vezes, as versões da história de cada parte envolvida não coincidem. A incongruência dos factos está a ser uma constante desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Mesmo depois de ver a sua rede de desinformação eliminada, o país invasor parece ter encontrado novas formas de difundir vídeos de propaganda.
Conforme vimos aqui, a Meta pôs fim a uma rede de propaganda russa dirigida à Europa. Embora não se saiba se a ação parte unicamente da Rússia, ou se a Ucrânia tem tomado medidas semelhantes, desde o início da guerra que os factos têm sido gravemente adulterados.
Agora, e a par de outras que é possível que ainda existam, a Rússia pensou em mais uma forma de difundir desinformação relativamente à invasão que protagonizou. O país estará a utilizar artimanhas digitais para que os seus vídeos escapem às restrições impostas pelos governos e pelas empresas tecnológicas.
Rússia aldraba plataformas digitais para difundir propaganda de guerra
Aquando da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro, a União Europeia decidiu proibir o RT e o Sputnik, dois dos principais órgãos de comunicação social estatais. Seguindo esse caminho, também empresas tecnológicas, como o YouTube (da Google) e o Facebook e Instagram (da Meta) anunciaram proibições semelhantes, tornando o conteúdo da Rússia, que pretendia difundir propaganda, inacessível.
De acordo com a empresa de inteligência Nisos, sediada nos Estados Unidos da América, que rastreia desinformação e outras ameaças cibernéticas, os meios de comunicação social controlados pelo Estado russo utilizaram um novo método, por forma a difundir, nas suas contas, dezenas de vídeos em 18 idiomas diferentes, sem que seja possível denunciar a sua fonte.
Os vídeos divulgados promovem as teorias que têm sido defendidas pelo Kremlin, desde atribuir a culpa de mortes de civis à Ucrânia, até referir que os residentes das áreas anexadas à força pela Rússia acolheram os seus ocupantes.
As versões em inglês desses vídeos estão a circular pelo Twitter e por plataformas menos conhecidas, como a Gab e Truth Social, estando a chegar a milhões de pessoas. Além do inglês, e de modo a chegar a uma audiência maior, os vídeos podem ser assistidos em espanhol, italiano, alemão, entre outros idiomas.
O engenho desta abordagem é que os vídeos podem ser descarregados diretamente do Telegram, e este apaga o rasto que os investigadores querem seguir. Eles são criativos e adaptáveis. E estão a analisar o seu público.
Disse Patricia Bailey, analista sénior de inteligência da Nisos, ao The Associated Press.
Os analistas da Nisos revelaram que o novo esquema envolvia o carregamento de vídeos de propaganda para o Telegram, removendo, em alguns casos, as marcas de água, numa tentativa de ocultar a fonte. Uma vez na plataforma de mensagens, os vídeos eram descarregados e, posteriormente, colocados em redes sociais, como o Twitter, sem nunca ser mencionado que a fonte era o governo russo.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
propaganda nem sempre é mentira. basta ver as notícias por aqui
Ou ler os seus comentarios
Ha que ser um pouco critico, e no caso da Rússia,tudo o que eles disseram ate agora foram mentiras e manipulações
Propaganda russa é sempre mentira e com a intenção de destruir o mundo livre e democrático.
No caso da Rússia é sempre mentira.
Nem tudo. Até porque temos de parar de agir como ser um lado fosse inocente e o outro não. Numa guerra não há inocentes. A guerra não se faz sozinha. Usem a cabeça em vez de irem por tudo o que os media vos empurram pela gola abaixo. Todos temos cérebro para utilizar.
Oraaaaa bem, tudo dito
A russia invadiu a Ucrania para tirar de lá o governo ucraniano e meter fantoches russos. Claro que tens de utilizar o cérebro. A Ucrânia o que fez à russia? Enviou um convite para a festa?
Sr. Rui não sei se se recorda de uma gravação de duas altas patentes estado unidenses a decidir quem iam meter na presidência da Ucrânia. Depois temos a questão da história recente onde já veio ao de cima derrube de governos pelos EUA tipo na América do Sul e Central. Há até filmes criados onde havia transporte de armas através da CIA. Os países europeus saíram do continentes europeu para explorar outros povos, extermina-los, ficar com os seus recursos e ainda hoje, mesmo tendo saído desses locais não tiveram a decência de ajudar financeiramente esses locais. Emprestam dinheiro a juros altíssimos e como paga devem dar os recursos naturais. Sim Portugal está incluído nisso. Atualmente apoiam invasões a países produtores de petróleo como Iraque, Síria, provém uma ditadura na Arábia Saudita que amedrontam todos os outros países islâmicos. Permitem que o Iémen, Afeganistão sejam esmagados na sua dignidade. A Palestina , o Sahara Ocidental sejam diminuidos a quase extincao e vêem dizer que não devemos confiar na Rússia porque eles só mentem?
Prefiro mil vezes um presidente pró EUA, onde existe democracia, em vez de um pró Russia, onde o totalitarismo e o atentado aos direitos humanos são gritantes!
Nem tentes comparar. Todos sabemos que os americanos são são anjinhos nenhuns mas os Russos não lhes ficam nada atrás!
Vai ver o que os Russos fizeram na Síria, na republica centro africana e por esse mundo fora e verás que não são muito diferentes!
A guerra é uma fonte de rendimento!
Neste caso os bonzinhos e inocentes até são os russos, que tendo meios para matar N vezes ao quadrado mais ucras do que o inverso, não senhor, preferem não os usar e sujeitarem-se a ver autênticas orgias de matanças de soldados russos pelos ucras. Para mim isto não faz sentido nenhum e receio bem que os russos se fartem desta humilhação e passem às “coisas sérias”. E que essas coisas todas acabem muitíssimo mal. Na Ucrânia, na Rússia e restante mundo.
Quando um nick se aplica ao nivel dos comentarios…..
So podes estar a gozar?!
Ok,,,,
Entao e como por exemplo uma vitima de booling…. tambem tem culpa….
Perdao…
Bullying
No teu caso, é de facto CNN e CMTV a mais… Deves adorar quando votas no PS
looll nao me digam CNN, MSNBC, NBC, NYT, WAPO TVI, TVI-cnn, SIC, RTP, etc… Fazem propaganda Russa diaria?!!!…
A sério? Irra que há cada um…. uf já não se aguentam estes comentários. Quem começou, quem invadiu?
Afinal quem começou o genocidio da própria população por o Governo os considerar “unMenchen” e “inferiores”?
Calado eras um verdadeiro poeta.
Da Rússia NADA é para levar a sério. São uns mentirosos crónicos. E não é de agora !!
Não é só o governo russo, e a sua comunicação social, que são uns mentirosos crónicos. O mesmo se aplica ao nosso. Também não prestamos auxílio á invasão do Iraque sobre um pretexto falso, que os nossos governantes sabiam que era falso, e que este pretexto foi difundido ad nauseam pela nossa comunicação social. E quando foi publicado os leaks que provavam que sabíamos que era uma farsa esse pretexto, esta foi relegada para notícia de rodapé. Mesmo assim, os nossos aliados continuam, neste preciso momento, a ter uma presença militar nesse país, mesmo quando foi pedido para estes abandonar o território pelo seu governo.
Para os mais incultos, segue uma dica;
Pesquisem por “Platão alegoria da caverna”.
E o que falta a muita gente. Adaptarem-se a luz, como vivem o tempo todo na caverna qualquer luz diante deles lhes faz confusao e mal, nao se conseguem habituar.
Conheço a alegoria. Vais ter de explicar, que eu sou lerdo. Não entendo onde queres chegar?
Culpa é da Ucrânia, é onde queres chegar? Tu és o iluminado, outros são os que tem os olhos tapados,é isso?
Pesquisa tu. E pesquisa também o que o teu nome significa em russo, oh iluminado.
Alegoria da caverna.
Alguns seres humanos se deixam levar por mensagens que os aprisionam silenciosamente, limitando a sua capacidade de observar a realidade que os rodeia, preferindo viver sem conflito intelectual e viver na escuridão da intelectualidade.
Apenas alguns se conseguem iluminar e sair da caverna, e observar a realidade.
Ao menos sabes o que é uma “alegoria”, informa-te e percebes a irrelevancia do teu comentário.
Propaganda destas é sempre melhor consumida internamente, é exportada para o exterior só para lhe dar um pingo de credibilidade.
A verdade desta guerra, e pela posição desde o início de Putin de manter uma “operação especial” onde só manda as “minorias” das províncias distantes de Moscovo, mostra que o Putin só esta interessado e no genocidio de russos que ele tanto tenta “proteger” invadindo os territorios ucranianos.
A Rússia tornou-se um estado pária, como a Coreia do Norte ou o Irão..
O bluff já não funciona cá fora. E lá dentro só aceita quem quer.
Ridícula esta guer.. Desculpem, operação miliar especial.
Espero que apertem ainda mais as sançõ.. desculpem mais uma vez. Operações económicas especiais, isso sim.
Chamar as coisas pelos nomes sff
qual terá sido finalidade dos biliões de Dollares transferidos para o o irão a partir dos USA . ?????
que biliões? onde viste isso?
clássico caso de ‘source: dude, trust me’
E para equilibrar a propaganda assim ficam iguais os 2 lados.
Já agora quem quiser partilhar a morada fiscal e onde guardam as chaves agradeço, já que são tão compreensivos com ditador Put In, também devem de ser se eu invadir as vossas casas com a desculpa que ressonam muito alto ou que têm comida a estragar-se no frigorifico.
Ha coisas que as pessoas insistem em nao perceber. Esta e uma guerra de bastidores, e nem tudo e o que parece ser. Simples assim para alguns de vos entenderem.
esta guerra esta ficando chata sem animacao ainda estou a espera que os russos utilizem de vez a bomba nuclear tactica para ver se a alguma animacao mas estou a ver que vou ter esperar sentado