PplWare Mobile

NOS em HFC é a única operadora com limitação rígida no YouTube e Netflix

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. Dalex says:

    Meo ADSL 15-16mb sem quebras.

  2. rikardo pereira says:

    NOS a ser a NOS se em situações normais ja nao teem capacidade… quanto mais netas condicoes

  3. Cláudio says:

    A Operadora Nos devia era perder os clientes, queria ver o que faziam, falta de respeito e consideração por quem lhe paga os salarios a eles todos.
    é o unico a fazer isto, nao há explicação possivel, ainda por cima se forem confrontados, ainda tentam argumentar e dizendo mentiras, uma delas é afirmando que teem Fibra quando nunca na vida tiveram fibra.
    Podem crer que vou mudar de Operadora e vou aconselhar a todos a mudar.

    • Tiago says:

      Tem fibra sim, eu tenho fibra da NOS em casa, nada de coaxial. As zonas onde chegou mais recente é tudo fibra a sério

      • R.amed Ahcor says:

        MENTIRA, caro Tiago!
        Das três grandes operadoras (não sei da Nowo), apenas a tal Nos NÃO TEM fibra óptica dentro de casa! Fica à porta do prédio ou da casa!
        Dentro de casa, a Nos é a única que ainda usa arame! Posso enviar fotografias e testemunhos!

        • Gabriel says:

          R.amed Ahcor, eu tenhos NOS e é cabo coaxial, no entanto o meu pai tem fibra óptica da NOS e é numa aldeia. Embora a fibra óptica seja da Câmara Municipal e alugada à NOS, o equipamento é todo da NOS. Apesar de tudo eu tenho ligações mais estáveis do que o meu pai.

    • Ricardo says:

      Wow… “quando nunca na vida tiveram fibra”. Dêem um emprego na CMTV a este sr.
      Devemos todos reclamar, sem duvida, mas mentir ? Feio….mt feio

    • Pedre says:

      A NOS tem fibra, até nas zonas coaxiais

      Chama se HFC, fibra vai até ao bastidor, depois disso é coaxial

      Alem do mais, em zonas coaxiais, se for empresarial, o serviço vai em FTTH

      Mas sim, continua a ser a pior das três, seguida pela MEO

  4. Luís Sequeira says:

    A NOS é uma vergonha, estou com 2000 ms de latência e a minha velocidade de download ontem nem passava dos 3 mbps…

  5. EU says:

    São mais que conhecidas as praticas de traffic shaping, e não é de agora, esta epidemia e o pedido de abrandar os serviços apenas veio camuflar uma pratica já antiga da NOS.

  6. Luís says:

    Testaram com quantas ligações diferentes? Não poderá ser só numa zona mais congestionada? Eu tenho NOS coaxial e consigo ver vídeos 4K sem qualquer problema. Fiz o teste e nas estatísticas avançadas do YouTube tenho facilmente mais de 140.000 kbps o que são mais de 17Mb/s, e no fast.com tenho 190Mbps. Certamente que isto não deverá ser uma regra geral.

    • Hugo Nabais says:

      NOS coaxial aqui e tenho exactamente os valores apresentados neste artigo… NOS no seu melhor!!
      Já tinha reparado que os vídeos no YouTube soluçavam por vezes agora percebo porquê…

    • Ricardo Lopes says:

      Tenho NOS “Fibra” 200Mb e ao fazer o teste no Fast.com tenho 210/230Mbps e nas estatísticas avançadas do youtube num video 4k anda entre os 170000Kbps e os 190000Kbps.

    • Joao says:

      Também tenho NOS coaxial e tenho facilmente 200Mbps no fast.com e por volta dos 114.000 kbps no youtube. Se calhar o mais provável é ser uma zona congestionada.

  7. alves says:

    E o preço da mensalidade? Vai manter-se?

  8. Diogo says:

    Vodafone meus amigos!!!

  9. Helder says:

    Vodafone, MEO, NOS tudo a mesma corja

    • Joao Ptt says:

      Testei aqui várias vezes, na MEO FIBRA 100/100 Mbps devido a testes com equipamento para programá-lo, e a velocidade andou sempre no máximo.
      Mas também não vejo vídeos no Youtube a mais de 720p por opção própria, excepto em casos muitos excepcionais onde necessito desse nível de qualidade para aproveitar o vídeo.

  10. Helder says:

    Estou em Aveiro e confirmei ontem o mesmo com testes (cabo no meu caso) . Esta foi a última renovação que fiz com a NOS…

  11. Joel says:

    Boas,
    Tristeza, NOS fixa, realmente 2,5mbps e estou a ver Naruto na Netflix, é 420p, nem é 1080p, e volta e meia gagueja ao começar ver.
    Contudo testei NOS 4G com o meu pocophone F1, consegui 13mbps
    Enfim. Usei o fast.com

  12. Wishmaster says:

    E a partir de agora vão passar a ser todas, por causa do estado de emergência.

    • Rui Girão says:

      nao foi solicitado aos ISP para reduzir trafego, a netflix disntey e facebook ja concordaram a faze-lo e isso ja se nota mesmo sem reduzir por parte do ISP…

  13. Luis Salvador says:

    Não será motivo de queixa para rescindir contrato ?

  14. Pedro Ramos says:

    Boas a todos,

    no momento de cortar a NOS é a primeira.
    Equipamentos medíocres (router e box), traffic shaping não é só agora, simplesmente agora é mais acentuado e têm a desculpa.

    Têm a rede a rebentar, tivessem migrado para FTTH há mais tempo, estavam agora a iniciar essa migração. Provavelmente já vêm tarde.

    A pergunta que deve ser feita, é, a mensalidade vai manter? A qualidade do serviço é claramente pior.

    Podemos rescindir contratos? Não são estas velocidades que temos contratadas.

    Cumprimentos

    • Tiago says:

      Concordo a 100%, embora tenha fibra FTTH em casa e por isso não me possa queixar das velocidades os equipamentos são realmente maus. Tinha MEO antes de ter NOS e os equipamentos que vieram da NOS, mesmo vindo mais de 2 anos depois dos da MEO estão muito atrás da meo, aquele router e aquela box são da idade da pedra…

      • Nuno Daniel Carneiro Meireles says:

        Ahahah

      • José says:

        Quais? Tenho o router 5 com 500 Mbps, a box UMA e garanto que na maior parte do tempo não tenho problemas alguns, numa casa onde estão mais de 22 equipamentos ligados à rede, notou-se nestes últimos dias apenas uma diminuição no alcance da rede WiFi. Nota: a NOS a mim não me paga nada. O que entendo é que as experiências devem ser diferentes de caso para caso, pois se têm algum problema, comuniquem à empresa e reclamem. Já agora tenho uma amiga com a MEO como operadora e queixa-se imenso sobre os serviços da mesma.

  15. Pedro Sofia says:

    O meu serviço da Nos não passa dos 6 mega! Até há uma semana atrás tinha velocidades normais de cerca de 100 mega! Sou da zona de Valongo e por aqui reduziram drasticamente o tráfego.
    Será que também vão reduzir os preços? Isto é uma palhaçada

  16. BV says:

    Sou cliente NOS HFC, tenho 200 mbps contratados e consigo ter essa velocidade quer a navegar nos sites quer no YouTube. Essas restrições de que falam não se aplicam em todas as zonas.

  17. Rui says:

    Bem que eu ontem andava com enormes dificuldades ao ver vídeos no YouTube.
    No site fast.com realmente a velocidade é de 7.2Mbps, mas nos restantes como o Speedtest e até mesmo um na página da Pplware já acusa os 120Mbps, alguém me ajude a perceber.

  18. Ajsmonteiro says:

    Incrível mesmo.
    Tenho a Vodafone e 200 megas de Internet três smart TV e ligadas em simultâneo
    1 TV com netflix outra TV com YouTube e se ligar a outra nem sequer me deixa efetuar ligação apresentando sem serviço.
    Por isso não é só a NOS que restringe mas sim também a Vodafone.
    Por isso é a normalidade desta pandemia e temos restringir assim

  19. Tomaz says:

    O PPLWARE podia também contactar a ANACOM, em nome de todos os milhares de clientes afectados, que ou não têm tempo, peso ou por e simplesmente não percebem de Redes, para que eles investiguem e intervenham urgentemente.

    Confirmo as limitações referidas em ambos os serviço, na zona de Lisboa, 1350.

  20. Luis J says:

    NOS HFC, 200Mb, em Setúbal, e estou a sofrer do mesmo há quase 2 semanas… Youtube só consegue 2.3Mbps, e Netflix apenas 7.2Mbps. O meu vizinho tem MEO e não tem quaisquer problemas.

    É inaceitável estarem-me a fornecer apenas 1% da velocidade contratada, estar a pagar o mesmo, e nem sequer ter direito um comunicado público. E não, o decreto-lei do Diário da República não substitui a necessidade de comunicar, ou sequer justifica a má experiência de consumidor que a NOS fornece.

  21. Abreu says:

    MEO na madeira, Funchal zona de São Martinho 450 mbs, mas o serviço que contratei e de 1gb! Meus pais moram 500 metros ao lado, serviço da NOS, 4.5 mbs..

  22. Woot! says:

    Operadora de porcaria. Continuo com quebras sem fim e com latências enormes. Dos 500mb contratados hoje está melhor que ontem (10mb) o que não é suficiente para fazer uma conf call sem perder a ligação.

    Horrível.

  23. Hnogueira says:

    Nowo meus amigos por 47 euros, com dois cartões de telemóvel e net sempre a 250 megas sempre certinha.
    Agora digam que esta operadora não presta. Tive a nos hui uma grande merda

  24. SANDOKAN 1513 says:

    “Mas,se é cliente NOS com cabo coaxial(o chamado HFC),esqueça o 4K e arranje uma boa dose de paciência para navegar em vídeos a 1080p ou 720p.Voltou a 2010.” Só isto já diz tudo,nem vale a pena comentar.Já agora,excelente artigo,Hugo Cura. 🙂

  25. Diogo says:

    Vodafone aqui na zona norte perto do porto. contratados 100 mbs
    A velocidade da minha internet é 110Mbps. Qual é a VELOCIDADE da sua internet? https://fast.com/pt/share/110Mbps.html

  26. Itamar says:

    No forum da NOS tb há uma thread sobre isto, em que ng da parte da NOS se dignou a comentar ou ajudar: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/velocidades-de-netflix-streaming-lentas-e-com-quebras-16149
    De minha parte, já tinha feito uma reclamação pelo livro de reclamações digital. Aconselho a todos os afectados a fazerem tb reclamação, pode associar com a minha e assim têm mais peso -> https://www.livroreclamacoes.pt e o número da minha é o ROR00000000000762393

    • Woot! says:

      Não vale a pena pq quanto a streaming e tal têm a lei do lado deles durante a pandemia.

      • Itamar says:

        A reclamação que fiz não foi em relação a fazerem as limitações, ou melhor, foi de as fazerem ainda antes de ser declarado estado de emergência e nenhum comunicado foi dado. Eu notei isto já no fim de semana de 14 e foi exactamente isso que referi na reclamação. É compreensível que haja limitações devido a esta situação actual, nisso acho que todos concordamos, agora o que é vergonhoso é que o fizeram muito antes disso nem se dignaram a informar os clientes, para além de não falar que são os únicos até ao momento. Se não se reclamar pela informação e transparência, então nada vai mudar, e a NOS nisso sempre foi campeã!

      • Filipe says:

        Não, não têm. Em situação de emergência nas redes poderiam reduzir até 30% da velocidade,não 80 a 99%

  27. Caoa Koi says:

    Por isso que não consigo assistir nada em HD no youtube e anda muito lento. NOS como sempre a pior.

  28. José Martins says:

    Ainda bem que já mudei da nós para outra operadora,estou muito melhor.

  29. Pedro Sousa says:

    Não sei qual é o problema 7.2Mbps é mais do que razoável,além de que as pessoas têm de compreender que estamos numa altura em que os sistemas estão mais sobrecarregados e por isso como está patente nos contractos celebrados entre os clientes e as operadoras,em momentos de crise as operadoras podem adoptar medidas restritivas de tráfego…

    • cat says:

      Não sabes qual é o problema … razoável … ok … Enquanto umas podem mas pensam numa maneira de minorar os problemas, outras podem mas restringem logo. Como a NOS. Consegues perceber a diferença ?

    • Filipe says:

      Não, como a própria operadora diz oficialmente é ilegal discriminar o tráfego de certos serviços em relação a outros. Viola o princípio de neutralidade da internet

  30. Rodrigo says:

    Vou propor que experimentem fazer SPEEDTESTS atraves do Chrome e do Firefox atraves do speedtest.net e postem aqui a velocidade contratada e os dois testes feitos no mesmo servidor.
    Eu meti 1Gbps da NOS em Dezembro, nenhum equipamento(varios pcs) obtiveram mais de 350\400Mbps de download, mas se usasse o Firefox tinha 1Gbps. Nem a App windows do Speedtest.net puxava o 1Gbps. Entretanto rescindi contrato com a NOS por justa causa, e assinei com 1Gbps\400Mbps da MEO, no qual noto os mesmos sintomas. Isto é puro Traffic Shapping\QoS a ser aplicado, mas parece que as 3 linhas especializadas que me atenderam não teem qualquer conhecimento disto, tanto que a NOS preferiu admitir nao ter soluçao tecnica para o problema e dar-me a possibilidade de cancelar contrato. Parece que em Portugal a internet Gigabit ainda esta muito limitada, em termos de infrastuturas e de controlo de trafego por parte das operadoras. E uma vez que o numero de clientes com 1Gbps que conseguem detectar este problema é muito pequeno, as operadoras ainda não foram “forçadas” a resolver esta questao.

    • ze says:

      Genius.. e ver qual o limite de escrita do disco?

      • Rodrigo says:

        Opá por acaso é um Samsung 970 EVO Plus m2 sata, escreve facilmente a mais de 2500MB/s… O firefox alcança 900Mbps o Chrome apenas 350\400Mbps, tanto com o meu pc como com o PC do auditor da NOS que cá esteve.. O meu equipamento e instalaçao foram certificados.. o problema está de minha casa para fora, isso eu garanto 😉

        • Hurley says:

          Rodrigo, existe varios limites. Antes dizer isso tens dizer como efetuaste os testes. E preferencia apresentares configurações das nic(jumbo packets etc). Nao basta ter hardware tb tens otimizar software. Primero tenta chegar dentro da tua lan 1GBps depois tentas para internet.

          • Rodrigo says:

            Amigo se ler o meu primeiro comentário acho q da para entender q atingi ja o gigabit, tanto em lan como em wan.. Eu só fiz uma sugestão e apresentei a minha situação. É como disse, esteve cá um auditor e um engenheiro a certificar os equipamentos, todos esses testes foram feitos.
            Ate ligado directamente ao ONT estive, sem router, so ligado ao ONT c as vlans configuradas, e os sintomas eram os mesmos, ou seja o problema não era os equipamentos da operadora, mas sim em termos de infraestruturas. Foi essa a justa causa que me deu possibilidade de cancelar o contrato.

    • Hugo Cura says:

      Calma. O speedtest da NOS está impecável, bate no máximo, os downloads em geral também, a prestação em videoconf está boa.
      O problema é específico ao que é referido: YouTube e Netflix.

      O que parece ter existido aqui foi apenas uma escolha desajustada dos limites. Se em vez de 7.2 Mbps tivesse sido 15 Mbps, e se em vez de 2.5 tivesse sido 10 Mbps, duvido que houvesse (tantas) queixas. Será que a rede ia rebentar?
      Estará assim tão mau para não ter essa capacidade?!

  31. Velho says:

    Cada Capitalista é um sabujo. Os contratos só existem, se forem para os clientes respeitarem. O contrário não se verifica. A faca e o queijo estará sempre na mão dos que partem e repartem. Eu sei que esta conversa parece anacrónica e sem sentido, a uma rapaziada de 20, 30 40 anos que vive num mundo de teclas e wi-fi. Mas seria bom que acordassem da letargia e pensassem. Nenhum de vocês terá uma reforma igual à minha (em percentagem do que ganham) enquanto que os Azevedos e outros, terão uma muitas vezes superiores, às que tiveram os Belmiros. Continuem assim que vão bem.

  32. Nobre Luso says:

    … mas essa coisa chamada ” nos” ainda tem clientes?
    Se há Meo e, sobretudo, VODAFONE, deixem a “nos” s contratem serviços competentes, sérios e tecnologicamente evoluídos!
    Não pactuem com essa empresa do arame!

  33. Pedro Carvalho says:

    @pplware o que podem fazer para ajudar nesta situação?
    Acredito que isto coloque em causa a neutralidade da internet também.

  34. Juka says:

    A pior situação é da nowo, em que tenho os serviços todos indisponíveis

  35. Fteixeira says:

    vou esperar um pouco, mas se for a única mm a filtrar, vou mm mudar de operadora quando passar a crise

  36. rgj says:

    Depois de ler aqui a noticia, testei no Youtube e através da ferramenta da Netflix, e para já tudo normal. Tenho NOS cabo 100MB e na ferramenta da Netflix estava constante entre os 95 e os 100MB.. Para já nada a apontar.

  37. Bruno says:

    NOS é sinônimo de tortura. Nas últimas semanas raras foras as vezes que tive internet em casa. Se antes era só dor de cabeça então agora com as restrições virou lixo completo. No momento em que é mais necessário ter internet devido á quarentena é quando a NOS mais falha. Para quem mudar desanconcelho vivamente a NOS.

  38. Somaisumporaqui says:

    Reclamem reclamem que eles é isso que querem, para introduzir a nova 5G , que vai ligar desde o Ciresp á video-vigilância, que depois tudo é aceite porque o pessoal precisa da Internet mais rápida, tem que ver tudo em 8K e sem paragens no meio do monte.

  39. Pedro Carvalho says:

    Ok, tem que se dar prioridade a quem está a fazer tele-trabalho como é o meu caso, concordo plenamente. Acabo o trabalho (que é trabalho na mesma) e faço a rotina normal de casa, correcto. Depois de um dia de trabalho (que é o caso) quero distrair-me um pouco, porque a vida não é só trabalho, estou confinado a casa e como tal, que ver uma serie no Netflix, ou no Youtube ou que deu em um canal qualquer com as gravações automáticas – não posso. Ok, vou jogar um pouco para distrair-me – não posso. Sem problema, aproveito e deito-me mais cedo. Mas isto nos 1ros dias, e depois? Ok, é crime, mas paciência, estou em casa a dar em maluco porque não tenho o que me “entreter” então vou para a rua porque todos temos limites, será esta opção melhor? Fico com sérias dúvidas. E as empresas de telecomunicações, em vez de reduzirem o tráfego, aumentem antes a capacidade (custa dinheiro, temos pena), diminuam as mensalidades (parece que a nossa é a mais alta da Europa, ou seja têm dinheiro para isso), e não se aproveitem de uma situação atípica para ainda “lucrarem” mais.

  40. José Alves says:

    Eu liguei para NOS no dia 23 de Março, porque tinha esse problema de download no YOUTUBE, com velocidade de 2.3 mb. O resto está normal. Consigo jogar, fazer downloads, ver filmes… mas YOUTUBE não. Vídeos até 720p funciona, mas de 1080p para cima nada de nada. Eles (NOS) responderam que não era problema nenhum, já que as minhas velocidades normais estavam boas, 120Mb de download e 10mb upload. Mas eu sempre insisti que o problema estava no streaming de vídeos e que me tinham cortado o fluxo de download, mas eles não quiseram saber. Agora já percebi o porquê… não é só comigo que isto está acontecer. Tenho este problema desde do dia 18 de Março… Obrigado pela notícia PPLWARE

  41. RR says:

    Acho muito bem. Numa altura destas há que dar prioridade a quem precisa de trabalhar. Está muita gente em teletrabalho. Todos os serviços de video streaming deviam ser reduzidos ao máximo, incluindo vídeo chamadas ou vídeo conferências. É preciso manter o melhor possível o mundo a rolar e não é com netflix que vamos lá. Em vez de criticar deviam estar a louvar.

    • Filipe says:

      Olha um alucinado. Pagas mais mensalidade por estar em teletrabalho? As operadoras não deveriam cumprir as velocidades que prometem? O facto de todos cumprirem menos a nós não é prova da incompetência deles?

  42. DR says:

    “Ao contactar a assistência técnica, além de ser assegurado que a operadora não faz qualquer modelação de tráfego, é acrescentado que tal prática é ilegal. ”

    Depois da Oni ter sido vendida, fazia a mesma coisa e também noutros operadores se nota o mesmo, ainda que com um filtro menos agressivo.
    O da Oni de repente parecia que estava outravés com um modem de 56.6kbps a fazer uma qualquer transferencia em TCP.

  43. Itamar says:

    Neste momento parece que a situação foi regularizada. Será que vai haver resposta por parte da NOS, e verdadeira, não as “politiquices” e mentiras?

    • Hugo Nabais says:

      Confirmo já não tenho os limites na Netflix nem no YouTube!!
      Até perceberia algum limite por parte d da operadora mas agora 2 e 7mbits eram valores verdadeiramente ridículos e limitativos.

  44. José Alves says:

    Confirmo Itamar. Na minha casa a net já está boa. Agora a NOS não vai comentar nada

  45. Filipe says:

    Uma vergonha!

    Andam a vender velocidades e depois não aguentam. Devia ser proibido por lei!

    Se vendem 100 ou 200mb a 2 milhoes e pessoas devia ter as infraestruturas a aguentar o serviço dessa forma senão não devia ser permitido vender. Assim se vê o quanto enganam os clientes… vendiamso e apenas a velocidade e as infraestruturas aguentassem com toda a gente online.

    Enfim… é tudo permitido

  46. Gabriel says:

    Eu ainda não notei essa diferença na NOS e tenho 200/20. O speedtest da os 200/20, o fast.com da-me 185, consigo ver em full hd o netflix sem quebras e acabei de testar um com um video 5k no youtube com toda a fluidez. Deve ser uma questão de zonas

  47. José Antunes says:

    Eu tenho NOS e net a 200Mb/20Mb, fiz agora o teste com o NET.mede.
    Resultados: Download=209.7Mbps | Upload=20.4Mbps | Latência=16ms
    Conclusão: isso deve ser em certas zonas, por aqui tudo normal como dantes 🙂

    • Hugo Nabais says:

      Caro José, o problema só acontecia no acesso ao YouTube e ao Netflix. Nos outros sites estava normal.
      Para além de que já ontem à tarde o problema estava resolvido!

  48. Ivo says:

    Vodafone fibra 100Mb
    download 4.7Mbps
    upload 2.9 Mbps

    Ando atento as velocidades a 3 dias e continua sempre o mesmo, compreendo o facto de o trafego ser elevado, mas estão a dar-nos algum desconto ou borla pelos os serviços para cortarem-nos assim a nossa velocidade ?
    Um amigo meu tem meo com 200Mbps de velocidade foi testar e estava limitada tambem a estes valores ! é pra isto que continuamos a pagar as faturas e as operadoras cortam-nos o serviço contratado ???

  49. André Silva says:

    Net-120mbps NOS.
    YouTube -33mbps
    Netflix- 17mbps.

    *P.S: para os menos sábios, 5mbps no Netflix dá para ver os conteúdos em 4K. Obrigado e Saúde!

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