Meta desmantelou rede de desinformação sobre a guerra na Ucrânia
Numa altura em que é tudo altamente digital, uma guerra não evolui apenas nas linhas da frente e transfere-se para a Internet. Assim sendo, a Meta removeu uma rede de desinformação russa que espalhava notícias falsas acerca da guerra na Ucrânia.
A rede incluía contas, páginas e grupos no Facebook, Instagram, entre outras plataformas.
O conceito de desinformação e notícias falsas não é novo. Quando algo desperta o mundo, estes termos tornam-se muito presentes, pela necessidade que existe de aldrabar aquilo que chega às pessoas e que pode servir como elemento para a construção das suas opiniões.
Com a guerra na Ucrânia, aqueles que a defendem e a promovem não parecem querer que os cidadãos tenham acesso à realidade dos acontecimentos. Afinal, o Facebook diz ter desmantelado uma rede de desinformação composta por indivíduos e sites que disseminam notícias falsas sobre a invasão à Ucrânia pela Rússia.
A Meta revela que a rede era “relativamente pequena”, sendo constituída por cerca de 40 contas, páginas e grupos no Facebook e Instagram. Embora não se saiba como começou a funcionar, a empresa diz que reunia menos de 4.000 seguidores no Facebook e menos de 500 no Instagram.
É um sinal de que enquanto estes atores tentam dirigir este tipo de operações de influência, estão a ser apanhados mais cedo e não estão a alcançar o público que teriam alcançado mesmo há alguns anos atrás.
Disse Nathaniel Gleicher, chefe da política de segurança da Meta.
Rede de desinformação nas plataformas da Meta desmantelada
A rede que a Meta desmantelou era constituída por indivíduos da Rússia e da Ucrânia. Estes criaram perfis falsos em várias redes sociais, como o YouTube, Telegram, Facebook e Instagram, de modo a parecerem legítimos. Além disso, utilizaram fotografias de perfil geradas por Inteligência Artificial e apresentaram-se como editores de jornais, autores de revistas científicas e engenheiros.
[A rede] dirigiu uma panóplia de websites disfarçados de meios de comunicação social independentes, publicando afirmações sobre o Ocidente trair a Ucrânia e a Ucrânia como um Estado falhado.
Revelou a Meta.
Da mesma forma que a Meta, também o Twitter diz estar empenhado em remover redes de desinformação relativamente à guerra na Ucrânia promovida pela Rússia. Segundo o The Verge, a empresa disse à NBC News que bloqueou mais de uma dúzia de contas que partilhavam links que remetiam os utilizadores para um site de propaganda chamado Ukraine Today.
Em 27 de fevereiro, suspendemos permanentemente mais de uma dúzia de contas e bloqueámos a partilha de vários links, que violavam a nossa política de manipulação da plataforma e de spam. A nossa investigação está em curso; contudo, as nossas conclusões iniciais indicam que as contas e os links tiveram origem na Rússia e estavam a tentar perturbar a conversa pública em torno do conflito em curso na Ucrânia.
Esclareceu o Twitter.
Este artigo tem mais de um ano
deitaram a baixo o PCP e o BE?
Se fossem só esses. O que não faltam são camaradas ao serviço da União Soviética a espalhar desinformação nos sites dos jornais Portugueses.
Espero que não sejam pagos em Rublos. Ouvi dizer que já não vale tanto como antes.
Esses dois partidos, sabendo que estão á beira da extinção, vêem-se obrigados a reagir condenando um putin.. capitalista.
Espertos, não condenam a invasão mas também não condenam um camarada, assim não chateiam muitos portugueses nem chateiam “a múmia no Kremlin.”
Desde quando é que o PCP e o BE estão a disseminar desinformação?
Eles apenas estão contra as sanções e defendem uma resolução pacífica.
Podes não concordar com a ideologia mas é apenas isso que eles defendem.
Antes que venhas dizer que sou comunista, não o sou. Mas não misturo os assuntos.
Não és comunista, és apenas mal informado.
O BE e PCP votaram contra ajudas comunitarias para a Ucrania, ainda antes da invasão.
Após a invasão ainda defenderam a posição russa.
O que é que isso tem a ver com desinformação?
Não concordo com a posição deles mas isso não são fake news
é falso em parte. o be não defendeu a posição russa.
votar contra ajudas comunitárias nada tem a ver com a invasão da ucrânia pela da rússia.
são dois assuntos distintos que devem ser mantidos separados muito mais quando as motivações para votar a favor ou contra uma ajuda podem ser imensas, nomeadamente o facto de o governo ucrânia ser composto por um bando de fascitoides que excluíram 8 milhões de ucranianos do donbas das eleições.
nem tudo é linear e de análise simples, muito menos simplista como a que esboçaste
+1
Fico impressionado que ainda haja neste País pessoas que são capazes de perceber o que está a acontecer na realidade. 🙂
O meu bem haja
Há sempre lugar para mais um whataboutist ou, em português, um entãosista.
Partidos de gente que se acha intelectualmente superior, em que o bla bla bla toma conta da realidade.
Foram e são uma enorme ajuda para o trabalhador comum, na sua defesa, na forma de sindicatos, mas de resto, como partido político, são ridículos, principalmente quando se acham tão superiores intelectualmente e depois na sua retórica usam um raciocínio lógico tão básico e errado.
Comparar a união europeia, as políticas muitas vezes erradas da união europeia, comparar uma associação de guerra como a NATO e as suas políticas erradas para justificar que se fizeram erros, então o Putin tbm pode fazer, e está justificada a invasão…
Será que estes tristes são mesmo o que acham que são? Vejo neste raciocínio diversos erros lógicos.
Espero que como partidos acabem, e se fiquem apenas pelo sindicalismo.
Epá ! Não me digam que acabaram com malta como o “Memória”, o “Setp” e outros tantos que nos costumam divertir por estes lados ! …
Haha. Todos fazem desinformação.
Depois da indústria farmacêutica avançam as encomendas á indústria de armas. Quais delas ficará melhor posicionada como das mais lucrativas? Com a já prometida próxima pandemia, mesmo que para isso se tenha que voltar a alterar a definição de pandemia, tudo brilhará para o rebanho, prostrado frente á televisão.
Não vês TV mas continuas a acreditar em tretas da internet ? Ou seja, achas que, por escolher de entre o 99% do lixo que a internet te oferece e o que és obrigado a ver na TV, só por teres direito de opção e quereres a internet, faz de ti um esclarecido ? XD XD XD
Joaquim, vou contar-te um segredo … baixinho que é para ninguém nos ouvir … lá por te veres a ti mesmo como uma ovelha negra, não quer dizer que não faças parte do rebanho … e por não veres o que o resto vê, não faz de ti alguém especial que sabe mais que os outros. Tcchhhh … que é para mais ninguém nos ouvir. Baixinho …
Parabéns! Estás defendendo o teu patrão.
A ovelha, teme o cão, mas é o pastor que a vai comer!
Uma visão alternativa da história para reflexão.
https://www.youtube.com/watch?v=f8OWx4lBHJQ
Muito interessante, obrigado pelo link.
Aqui está também um link muito interessante, e muito oficial — da embaixada dos USA na Ucrânia
https://ua.usembassy.gov/embassy/kyiv/sections-offices/defense-threat-reduction-office/biological-threat-reduction-program/
Infelizmente uma parte dos documentos desapareceu, mas podem ainda ser vistos devido ao Internet Archive.
https://strangesounds.org/2022/02/us-embassy-just-removed-all-their-ukraine-bioweapon-lab-documents-from-the-website-here-they-are.html
Entretanto esse link foi censurado.
Hoje em dia faz muito sentido fazer o Download de alguns dos melhores vídeos para o próprio Pc.
Por enquanto há vários sites que nos podem ajudar neste download, eu uso geralmente o
“Xtreme Download Manager” e/ou o Video DownloadHelper.
Obrigada pela dica.
Tens o mesmo vídeo noutro canal:
https://www.youtube.com/channel/UCf_HItERkRB3vnkWt2RSOLg
Estes canais sobre geopolítica tb me parecem interessantes, sobretudos uns vídeos anteriores.
https://www.youtube.com/channel/UCkVBx-XpEXAgWHX5-P1hl-A
https://www.youtube.com/channel/UCxDFRhF3Y1A_Gd0-cF8gbqQ
“O Ministério do Medo” parece que anda a expandir o portfólio ! 😉
+1
A seguir vão banir os NFT’s e Universos virtuais da tanga.
Banir os NFTs é uma tarefa, se calhar, impossível, importas-te de fazer uma descrição técnica de como o vão fazer?
Ou provavelmente és daqueles que ouviu um dia a palavra NFT, não faz ideia do que seja, mas achou que pelo nome era algo que tinha de ser banido.
“Desligaram” as páginas da CNN Portugal, SIC Notícias e as outras todas?
Como é possível…
As pessoas nunca se cansam de estar no lado errado da história? Como ainda existem pessoas que confiam nos meios sociais?
Porque as pessoas acham que censura é uma coisa boa? Deveriamos ser nós a analisar a informação e a usar aquela massa cinzenta que temos no topo da cabeça para distinguir o certo to errado. Mas não, ao invés disso chegamos ao ponto de desejar a morte do próximo só porque ele discorda da narrativa “oficial”.
Isto sim é muito problemático e se as pessoas entendessem isso talvez não estaríamos na situação em que estamos.
Mas o que se pode esperar de uma média internacional altamente influenciada pelos Estados Unidos? Que falem bem da Rússia?
Porque não se informam sobre a história dos 2 países, dos acordos entre a Ucrânia e a Rússia assim como os da NATO e sobre quem violou os acordos?
Além disso estudem o que aconteceu nos últimos 8 anos na Ucrânia depois dos Estados Unidos terem instalado um regime fantoche na Ucrânia e o que aconteceu nos últimos 8 anos nas 2 províncias que o Putin diz estar a defender, enquanto os hipócritas que agora acusam a Rússia não fizeram nada para ajudar… Mas venham lá falar de moral.
Como acreditar nos mesmos meios de informação que tantas mentiras nos contaram do Covid? Antes financiados pela indústria farmacêutica, agora justificando a crise económica, vendendo armas da indústria armamentista. Sempre os negócios mais lucrativos
+1
nem mais, a desinformação consegue enganar a maioria da população, está mais do que provado, por isso é que o regime aposta tanto nela.
Mas nem só,
No caso Português, estamos entre a espada e a parede, pertencemos á NATO, temos financiamento da EU, é como uma prisão, os nossos canais de noticias são OBRIGADOS a libertar propaganda e desinformação de acordo com quem realmente manda..
Enquanto eu percebo isto de um País sem expressão como Portugal, o mesmo não consigo perceber vindo de Países como UK, Alemanha ou França..
Mais o Português nem para ele olha… há umas décadas andava-mos em África a caçar negros..e estava tudo bem, agora apoiamos governos judeus, em Países com Grande representação Nazi.. o que dizer??
Os Ucranianos são um povo parolo na sua maioria, que elegeu um comediante para dirigir o País baseado num sketch televisivo em que fazia o papel de presidente!
Seria o mesmo que nós fossemos eleger para 1º Ministro alguém do “Estado de Graça” ou da “Casa dos segredos” com base na ironia e em promessas de milhões.
Enfim, um individuo sem preparação alguma para aquelas funções, e que se revelou um louco rufia e corrupto, que levou o País para uma guerra, e é seguido até á morte por aquele povo. Só tenho pena das crianças !
“Em Outubro de 2021, a Pandora Papers revelou uma rede de empresas offshore fundada e mantida por Volodymyr Zelensky e a sua comitiva. Entre as disposições financeiras estão pelo menos dez empresas que lhe pagaram dividendos (cujo montante permanece desconhecido) após a sua chegada à cabeça do país. Através destas empresas, é proprietário de bens imobiliários de luxo no coração da capital britânica Londres.” WIKIPÉDIA
Pois eu concordo, e não esperava nada diferente..
E já percebi que Israel está envolvido até ao pescoço neste problema da Ucrânia, ao ponto de levar a Suíça, que sempre se manteve neutra, a utilizar o sistema bancário como arma de arremesso contra a Rússia..claro os bancos Suíços também são controlados pela mesma corja os Judeus 🙂
Aqueles gajos conseguiram virar a Europa de pernas para o ar na segunda guerra mundial e nesta não se vão ficar por aqui..
Agora realmente falando, os Ucranianos do oeste da Ucrânia, meteram o pé na poça e de que maneira, e agora estão a paga-lo, e como ele é Judeu e também tem a mania da Raça Escolhida por Deus, vai ser um problema bem grande.. a gente ainda ha-de falar muito deste problema pah frente, porque não me parece que ele esteja com vontade de resolver o problema..
Ele fugiu de Kiev dia 26 do mês passado para Lviv, andam a circular vídeos dele nas trincheiras…é tudo propaganda e os vídeos reais foram realizados antes do conflito.
Na UE falta um líder com cabeça e tomates !