Huawei diz que a rede 5G será mais barata e 10.000 vezes superior ao 2G
No que respeita à rede 5G, há algumas empresas que se encontram já na linha da frente. Entre elas, sem dúvida que a Huawei tem tido um papel de destaque importante devido ao avanço que já leva no desenvolvimento desta tecnologia.
Agora o Diretor de Tecnologia da Huawei afirma que a rede 5G será melhor que as anteriores, 4G, 3G ou 2G. Para alem disso, a rede de quinta geração vai tornar-se mais barata ao longo do tempo pois também oferece uma capacidade 10.000 vezes superior ao 2G.
O caminho da Huawei no desenvolvimento da rede 5G já vai longo. E mesmo com os conflitos com países como EUA e Reino Unido, a empresa chinesa continua firme e é atualmente uma das mais expressivas na implementação da rede de quinta geração. E para o CEO da fabricante, Ren Zhengfei, esta tecnologia será muito mais importante para o mundo dos negócios.
5G será mais barato a longo prazo e terá uma capacidade 10.000 superior ao 2G
Segundo as palavras de Paul Scanlan, Diretor de Tecnologia da Huawei, o 5G é uma plataforma transformadora. Trata-se de uma rede melhor do que o 4G, 3G ou 2G, mas estas também são consideradas como mais baratas. No entanto Scanlan acredita que considerando tudo aquilo que a conetividade 5G oferece, então será mais barata a longo prazo.
O Diretor adianta que a capacidade do 5G é 20 a 30 vezes maior do que o 4G e 10.000 vezes superior ao 2G. Para além disso, o consumo de energia do 5G é 10 vezes menor e o volume é reduzido em 70%.
O 5G é uma plataforma de transformação. A primeira razão óbvia para o uso do 5G é porque este é mais barato do que o 4G, 3G ou 2G. Se há um crescimento no mercado de dados - e atualmente temos um crescimento em todos os países do mundo na ordem dos 25% a 30% - então o 5G torna-se mais barato do que o 4G ou qualquer outra rede. O motivo é a capacidade. Não se trata de velocidade. Trata-se de capacidade e o 5G tem 20 a 30 vezes mais capacidade do que o 4G.
Se o custo dos equipamentos e hardware forem semelhantes, obviamente é melhor. A segunda razão de uso é que é mais eficiente. Se continuarmos a implementar redes 4G, 3G ou 2G e houver crescimento, será dobrada a pegada de carbono na rede móvel. No entanto se construirmos 5G, o pior cenário é a implementação mais lenta e as emissões manter-se-ão mais ou menos estáveis até 2025, mas depois começam a reduzir.
Para além da Huawei, também as empresas europeias Ericsson e Nokia têm tido avanços muito significativos na conetividade 5G.
Este artigo tem mais de um ano
Comparar com o 2G é como comparar um novo cpu a um Ábaco..
Tudo sobre rodas.
Reino Unido – link para um post “Reino Unido contraria EUA e autoriza Huawei a operar 5G”. Isso já era. O governo inglês aprovou o banimento dos equipamentos da Huawei a partir do final do ano.
O próximo de que se espera um decisão é a Alemanha, com o governo e os partidos políticos muito divididos e ameaças de retaliações nada veladas da China.
A Itália e a França aprovaram guidelines que indicam o banimento da Huawei-
Por cá far-se-á o que os grandes europeus e os EUA mandarem, digam os operadores de comunicações o que disserem.
Talvez o custo de infraestrutura fique barato ao longo do tempo mas o preço do modem 5G ainda encarece o preço dos celulares.
Que comparação estúpida. Qualquer coisas é mais rapida que o 2G.
É o mesmo que estar a comparar a fibra aos modems de 56k.
Mais ou menos, acho que o ponto nesse artigo é incentivar a instalação dessa rede 5G. Pensando em pequenas cidades no interior do Brasil, por exemplo, uma prefeitura instalaria uma rede 2G ou 3G devido ao custo. Se você vende a idéia que essa cidade gastaria menos usando 5G (instalando menos antenas, atendendo mais usuários, etc), o 5G seria adotado mais rapidamente no país.
Em Portugal nada é barato e nunca nada fica barato ao consumidor!!!
hehehe,… típico das comunitas, prometem e prometem no final??? a resposta encontra-se ?!
Na história do comunismo!
hehehe,.. demais!