Hackers libertam dados de 235 milhões de contas do Twitter na Internet
O Twitter tem sido um dos temas mais falados nos últimos meses. A compra da rede social por Elon Musk foi um dos focos, mas infelizmente há outro tema que tem sido uma constante e está demasiado associado a esta organização.
Falamos do roubo de dados e da sua publicação na Internet, algo que tem acontecido demasiadas vezes. A mais recente fuga de dados foi agora revelada e coloca em risco os dados de 235 milhões de contas do Twitter, que estão acessíveis a qualquer um, na Internet.
Não está associado a Elon Musk, mas a verdade é que desde que o homem forte da Tesla assumiu o controlo do Twitter que estas situações têm acontecido de forma mais frequente. São cada vez mais dados e de mais contas, que surgem na Internet para serem comprados por quem oferecer mais dinheiro.
Neste caso falamos de dados de 235 milhões de contas que foram apresentados num fórum de hackers. O volume de informação é muito elevado e ultrapassa os 63 GB, algo que demonstra a quantidade de informação que está acessível a todos.
Twitter database leaks for free with 235,000,000 records.
— Hudson Rock (@RockHudsonRock) January 4, 2023
The database contains 235,000,000 unique records of Twitter users and their email addresses and will unfortunately lead to a lot of hacking, targeted phishing, and doxxing.
This is one of the most significant leaks ever. pic.twitter.com/kxRY605qMZ
A grande diferença desta vez é que os hackers que revelaram a informação não a venderam. Está acessível aos utilizadores deste fórum e os endereços de email, os nomes de utilizador, a contagem de seguidores e data de criação de cada conta.
Com estes dados, qualquer atacante poderá tentar recupera qualquer conta presente nos dados revelados. Há ainda o perigo desta informação ser usada em ataques de phishing, dado que muitas contas são a figuras públicas e com um peso importante.
Curiosamente, há analista de segurança que avançam que estes dados não são novos. Indicam ser apenas uma compilação de outras fugas de informação e da recolha feita na API do Twitter, problema que, entretanto, foi resolvido em 2021.
Após termos visto surgir uma fuga de dados de 400 milhões de contas no Twitter, que chegou a ser proposta a Elon Musk para a sua compra, é hora desta péssima novidade. Mesmo que sejam dados pouco recentes, a probabilidade é que estes estejam ainda atualizados e funcionais para a maioria dos utilizadores da rede social.
Este artigo tem mais de um ano
Daquilo que vi não é nada de grave, o mais grave aqui são mesmo os endereços de e-mail, nada que já não andasse por aí espalhado de outros leaks. Pior era se tivessem obtido passwords e outros dados pessoais. De ressalvar que estes dados foram obtidos em 2021.
São somente dados já públicos.. A única coisa que fizeram foi fazer uma nova verificação de que contas ainda estão a funcionar com os dados “antigos” e publicaram essas mesmas novas contas.
Mas o Twitter podia de facto fazer algo em relação a estas mesmas contas.. Nem que seja impedir o login até que seja ativado um segundo autenticador móvel legitimo com recurso a confirmar o e-mail assim só o legitimo dono fazia a alteração.
Enquanto não considerarem os hackers/piratas informáticos indivíduos muito nefastos para a sociedade e aplicarem as respetivas penas pesadas, isto vai continuar e até aumentar!
Presente na lista :’D
O Musk anda a vender dados do Twitter no mercado negro.
Este charlatão faz tudo pelo dinheiro.