CD Projekt Red: Código do Cyberpunk 2077 que foi roubado já foi vendido pelos hackers
Os azares não param de atingir a CD Projekt Red, a criadora do jogo Cyberpunk 2077. Esta produtora foi a mais recente vítima de ransomware, o que permitiu que muito código dos jogos fosse roubado e acedido por hackers.
Os atacantes tinham já revelado que ou recebiam o valor exigido, ou este código seria revelado. Como o pagamento foi negado, estes cumpriram a sua palavra e abriram o leilão. Agora, e do que se sabe, o Código do Cyberpunk 2077 que foi roubado já foi vendido pelos hackers.
A CD Projekt Red estado debaixo de fogo. O seu mais recente jogo não tem estado a cumprir com o que a empresa prometeu e os problemas não têm parado de surgir. Os patch e as correções têm acompanhado, mas muitas vezes acabam por trazer novas situações anormais.
O culminar de todos estes problemas foi o ataque de ransomware que a empresa sofreu. Do que a CD Projekt Red revelou, muito do seu código foi roubado. Também muitos documentos internos da gestão da empresa acabaram nas mãos dos hackers.
Just in: #CDProjektRed AUCTION IS CLOSED. #Hackers auctioned off stolen source code for the #RedEngine and #CDPR game releases, and have just announced that a satisfying offer from outside the forum was received, with the condition of no further distribution or selling. pic.twitter.com/4Z2zoZlkV6
— KELA (@Intel_by_KELA) February 11, 2021
O que é agora revelado mostra que o código do Cyberpunk 2077 e de outros jogos terá mudado de mãos. O leilão foi iniciado há alguns dias e tinha como base de licitação 1 milhão de dólares, tendo um valor de 7 milhões para venda imediata.
Com o fecho do leilão de forma abrupta, tudo aponta para que tenha sido apresentada uma proposta de venda imediata. Não se sabe quem foi o comprador e nem que códigos e documentos foram passados ao comprador dos dados da CD Projekt Red.
Update: we have confirmed the auction has closed. Someone has indeed purchased the material.
Image courtesy of @DrFurfagMD pic.twitter.com/TnQVqTiM5w
— vx-underground (@vxunderground) February 11, 2021
A empresa já tinha anunciado que se recusava a pagar o valor exigido pelos hackers. Para retornar as suas operações, o processo de recuperação de dados foi iniciado, com a reposição dos backups que a empresa tinha dos seus dados.
Este ataque conseguiu aceder a muitos dos produtos da CD Projekt Red. Falamos do código fonte do Cyberpunk 2077, do Witcher 3, do Gwent, e de "uma versão não lançada do Witcher 3". Houve também documentos internos que foram roubados.
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser que os hacker removam alguns bugs agora e depois vendam o jogo mais caro ahahah
Yap, é agora que sai sair a versão oficial!!!
Já vi coisas mais ridículas acontecerem!
ahahha
Grande fiasco este jogo….
Foi a própria CD Projekt Red que comprou eheheh assim ninguém pode dizer que pagaram o resgate.
Isto não faz grande sentido. O código do jogo não serve de grande coisa, é impossível utiliza-lo para fins comerciais, e sendo um jogo singleplayer também ninguém poderia ter uma vantagem competitiva nele. Sendo comprado pela CDPR também não faria muito sentido porque nada lhes garante que pagando o código não apareceria noutro lado qualquer.
A única coisa de valor que vejo que possam ter seria a base de dados do GOG, com users, passwords, e cartões, mas não há noticias de que isso tenha sido hackado.