Amazon processada por empresas que incentivavam avaliações positivas
Este ano, a Amazon baniu cerca de 600 marcas chinesas, por violarem a sua política de vendas online, através de avaliações fraudulentas. Agora, por essa razão, essas empresas estão a processar a retalhista.
Segundo as marcas banidas, a empresa de e-commerce está a provocar uma redução dos seus ganhos.
No dia 13 de setembro, várias empresas chinesas apresentaram uma queixa coletiva contra a Amazon, por terem sido banidas da plataforma, pela utilização de avaliações pagas. A queixa surge no sentido de a retalhista ter, este ano, reagido contra as empresas que compensavam os consumidores pelas revisões positivas.
Alegadamente, a empresa baniu, de forma permanente, 600 marcas chinesas e 3.000 contas de vendedores.
As empresas – que incluem nomes como Sopownic, Slaouwo, Deyixun, Cstech, Recoo Direct, Angelbliss e Tudi - estão a apresentar queixa, por forma a “recuperar os fundos que estão a ser ilegal e indevidamente retidos pela Amazon”.
Então, a ação coletiva pretende, conforme refere a queixa, “pôr fim a qualquer nova apropriação e utilização indevida de fundos que são legal e legitimamente devidos a milhares de vendedores e comerciantes da Amazon”.
Em 2016, a Amazon instituiu uma política rigorosa que proíbe as avaliações incentivadas. Embora as empresas não neguem a violação dessa política, alegam que a empresa está a reter “várias centenas de milhares de dólares” dos seus ganhos.
Mais do que isso, a retalhista possui um Amazon Services Business Solutions Agreement, que engloba as empresas Fulfilled by Amazon (FBA) – como as que as marcas chinesas banidas operavam. De acordo com este, cabe à Amazon decidir se deve, ou não, reter permanentemente os fundos de uma empresa, se essa violar as suas políticas.
Na opinião das marcas chinesas envolvidas na ação judicial contra a Amazon, e a servir como contra-argumento, esta deveria ter conhecimento de que as empresas estavam a oferecer vantagens aos clientes que as avaliassem de forma positiva.
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A mim numa compra de 21.50€ ofereceram-me um cartão presente de 20€..
Se há dinheiro por devolver que seja devolvido mas que não venham se fazer de vitimas ja que o que fizeram iria prejudicar a Amazon e os clientes
Não há dinheiro nenhum por devolver. Está nas condições da Amazon que se cometetem ilegalidades (que já assumiram ter cometido) os lucros obtidos podem ou não ser entregues cabendo única e exclusivamente à Amazon decidir se o faz ou não.
Portanto, se a Amazon não devolver os fundos pendentes, está no seu direito. Se os devolver, está no seu direito também…
Que bom que vendedores chineses podem processar a Amazon, porque ninguém fora da China os consegue processar. É o que dá a liberdade, ou a falta dela.
O bom de ser chinês e processar na China é que é caso ganho quase garantido.
Os poucos casos em que nos chineses não ganham em tribunal é contra estas empresas gigantescas com as quais o estado chinês não gosta muito de fazer farinha porque perderem centenas a milhares de milhões de euros (futuramente, por conta de cortarem relações comerciais) não é visto como um bom negócio.
Mas ganhar na China não vale de muito contra uma empresa que não é chinesa…
Na representação da Amazon na China, as decisões do tribunal chinês contam. Pode é a sede da empresa nos EUA decidir fechar a representação e cortar relações comerciais com toda e qualquer empresa chinesa, ou até que fabrique na china se quiserem mesmo levar até às últimas consequências o bloquear o acesso do país à Amazon como represália por uma eventual decisão em tribunal.
Mas a Amazon só faria uma coisa dessas como posição política, do contrário pagam a meia dúzia de tostões, e continuam com os seus negócios de centenas ou milhares de milhões por lá.
Mas não é a representação Chinesa que está a reter o dinheiro…
Eu era cliente de duas das marcas banidas, que considero de grande qualidade (ou, pelo menos, com elevada relação qualidade/preço) e inovação: Aukey e Tacklife (pertencente à Aukey).
Comprei-lhes muitos produtos ao longo dos anos. Por causa das reviews na Amazon ou porque fiquei muito satisfeitos com as compras anteriores?
Foi por ter ficado satisfeito. As reviews nunca me pareceram desajustadas (já se sabe que as da Amazon tendem a ser um tanto exageradas: “Mas que grande compra que fiz, que inteligente que eu sou!”)
Nunca vi os brindes que referem: “compre 21€, devolvemos-lhe 20€”, apenas promoções por tempo limitado, sem grandes descontos.
Onde as reviews “compradas” são prática corrente é na China, para todos os produtos e marcas. A Google sancionou essas empresas na China e no resto do mundo. Não achei piada nenhuma, achei que era prepotência. Mas pensei que a coisa se resolvia, por exemplo, deixar voltar as marcas e os produtos, com poucos comentários (até podiam ser selecionados aleatoriamente). Recentemente a Google disse que o banimento era definitivo.
Banir as marcas chinesas – de qualidade, é um prejuízo para as marcas e para os clientes. Se o julgamento fosse cá perto, oferecia-me para testemunhar isto (sem estar à espera de brindes).
Não foi a Google que sancionou, foi a Amazon (hábito de tratar os tubarões da mesma maneira).
Banir as marcas boas é mau. Deixar que as marcas boas enganem os consumidores com reviews compradas não é melhor e é meio caminho andado para deixarem de ser boas… Lembro-me da Orico que neste momento deixa muito a desejar…
Para comprar Aukey sempre tens a loja oficial do AliExpress ou até por cá se compra barato… Estou a lembrar-me do PA-T11 a 22€ em portugal, loja física…
Não se trata de carregadores. Vai à página tacklifetools.com (a Tacklife pertence à Aukey) e vê o tipo de produtos de que estou a falar.
Compra-se uma vez um produto, se for bom compra-se o segundo e continua-se.
Os comentários exagerados e as 5* da Amazon, apesar de toda a gente estar desconfiada e já ter curso para interpretar comentário, podem levar a comprar um produto ocasional e ficar-se mal servido. Mas ao nível das marcas com produtos especializados e diversificados é a qualidade que se impõe e a relação qualidade/preço. Não são os comentários.
Fico satisfeito por porem a Amazon em tribunal. E que se clarifique a sua política comercial e das comissões que cobra.
Nos banimentos há de haver mais por detrás, além da compra de comentários favoráveis – na China. E se é na China – porquê estender a sanção às vendas no resto do mundo?
Isto de tubarões, qualquer que eles sejam, primeiro é preciso perceber de que se alimentam. Os princípios que seguem são: como é que podemos comer mais.
Apenas para finalizar – para conhecer, a fundo, o que são os tubarões digitais é indispensável ler esta investigação do Congresso dos EUA:
House Judiciary Committee competition in digital markets (basta pesquisar).
Especialmente para os que pensam que pensam que a Amazon é peixe miúdo e bonzinho – e um arauto da liberdade.
Acho piada como a malta defende algumas marcas quando banem outras por não respeitarem as suas regras (apple vs epic) mas atacam outras pelos mesmos motivos (amazon vs marcas que intencionalmente enganam consumidores)…
Prioridades…
Pelo que percebi não está em causa a eventual qualidade de alguns produtos, mas a indução em erro do consumidor através de opiniões falsas.
No E-comerc, e por muitas marcas serem desconhecidas do utilizador comum (não especialista) basear a sua compra nas opiniões de outros compradores.
A Anker uma vez comprei uma coisa, e dei feedback menos bom. Enviaram e-mail a dizer que podia ficar com o artigo e devolviam o dinheiro, se alterasse o feedback…
Não falei em Anker, falei em Aukey.
E por falar nisso, a Anker, não foi banida. Afinal, baniram umas marcas chinesas e não outras porquê?
Processam a Amazon porque não lhes deixam comprar reviews. facepalm
Não foram só os chineses, vários ingleses e americanos foram apanhados nestes negócios. Aproveitando o envio de mensagens, via mail, as empresas ofereciam vouchers com base na avaliação positiva que recebiam.
E é neste ponto que as empresas violam o TOS da Amazon: incentivam boas reviews e conseguem reduzir as comissões, pois os vouchers são abatidos como despesa, daí que a Amazon disponibiliza xxxx vouchers, no pacote empresarial, até os esgotarem, não pagam mais nada. É nisto que as empresas estão a processar a Amazon, pois a empresa reteve os valores do último mês, dizendo que servem para compensar o abuso dos vouchers.
No fundo quem comprar porcaria dos chineses merece ser enganado.
Sinceramente, prefiro pagar um pouco mais e ter um produto de qualidade…. mas isso sou eu que não gosto de gastar dinheiro e quando compro algo é para durar muitos anos.
Existe uma ou duas empresas na china que têm produtos de qualidade, mas são uma excepção muito rara.
Concordo a 100% . Tuga chico esperto tem o que merece.
Tuga cromo que continua a comprar lixo chinês vive num ” aquario ” e ignora que ainda existe muita coisa de qualidade feita na Europa.
Como exemplo, os electrodomésticos cá em casa já tem VINTE anos e Zero problemas. Nenhum foi feito na China.
Contas bem feitas até ficaram mais baratos que o lixo chinês ..
Acordem para vida juventude !
Não há uma ou duas… Há bem mais…
Penso que não se trata de comprar porcaria nos chineses mas comprar a mesma porcaria que se compra cá a um preço muito mais em conta…
Mas diz lá mesmo que produtos compras que não são chineses?
Não sejas mazinha… Agora complicou-se tudo… Até o leite do pequeno almoço é aquecido num microondas made in china… Ou talvez seja made in PRC em alternativa…