Amazon culpa as empresas das redes sociais por falsas reviews de produtos
As redes sociais são uma muito potente fonte de informação. Além desta, existe uma panóplia de grupos que visam a partilha de opiniões, surgindo nesses espaços acesos debates sobre os mais variados tópicos. Nesse sentido, a partilha de experiência com determinados produtos e serviços torna-se inevitável. Além das reviews autênticas, existem, segundo a Amazon, análises falsas a circular, que acabam por prejudicam a empresa.
Mais do que isso, acusa as gigantes das redes sociais de nada fazerem relativamente a este problema.
Embora as críticas falsas sejam um problema que há muito tempo assola a Amazon, com a dimensão das redes sociais e a infinidade de possibilidades, aquele tende a crescer e a ter mais impacto. Isto, porque, para enganar o sistema, muitos são os vendedores que publicam críticas falsas, de forma a prejudicar outros vendedores, encorajando as suas vendas, bem como destacando os seus produtos em alternativa.
Segundo a Amazon, muitas dessas críticas falsas não começam na plataforma da empresa, mas sim fora, em grupos abertos nas redes sociais, especificamente no Facebook, onde este tipo de troca de informação é muito frequente.
Amazon considera que redes sociais permitem que as críticas falsas circulem
A Amazon diz que as empresas que gerem as redes sociais não são rápidas o suficiente a fechar grupos onde são disseminadas as críticas falsas. Aliás, a empresa expôs o seu parecer sobre esta questão no seu blog, atribuindo-lhes a culpa, enquanto gestores.
Temos visto uma tendência crescente de maus atores que tentam solicitar falsas críticas fora da Amazon, particularmente através dos serviços de comunicação social.
Escreveu a Amazon.
Enquanto moderadora, a empresa já impediu, só em 2020, mais de 200 milhões de críticas falsas de aparecerem no seu site.
Sendo as críticas e reviews falsas um grande problema para a Amazon e para os clientes, aquela apela às empresas das redes sociais para “investirem adequadamente em controlos proativos para detetar revisões falsas”.
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Fonte: Make Use Of
Neste artigo: Amazon, Redes Sociais, reviews
Não ligo absolutamente nada a reviews da Amazon.
Das duas vezes que tentei fazer reviews menos positivas, mas sempre corretas e objetivas foram-me recusadas/bloqueadas!
Depende do que escreveres. Eu já fiz várias reviews negativas e foram aceites, mas também algumas recusadas. Mas acho que reviews positivas nunca recusaram
E também há empresas a fazer de tudo para ter boas reviews, chegando ao ponto de comprar os compradores. Pessoas que dão más reviews, eles contactam e dizem que pode ficar com o produto e devolvem o dinheiro, se alterar a review. Há casos de até oferecer dinheiro.
Há um mês a Amazon suspendeu um série de marcas chinesas: Aukey e Mpow, VicTsing, Tacklife (da Aukey), Austor, Vtin, Seneo, Homasy, Homitt, LITOM, TopElek, OMORC, TRODEEM, Atmoko, HOMTECH, OKMEE, e outras.
Se pesquisarem, por exemplo por Tacklife, podem encontrar um produto ou outro, mas eram muitos.
Disse que foi pela prática de atraírem reviews favoráveis. Eu comprei produtos da Aukey e da Tacklife e achei-os bons e baratos (ou, pelo menos, com uma boa relação qualidade/preço). As reviews favoráveis ajudam a vender? Por certo, mas se a marca não tiver qualidade não se lhe volta a comprar mais nada. Não achei pida nenhuma à suspensão, é arrogância de quem tem um poder tal que é “quero, posso e mando”.
se as reviews são compradas é óbvio que devem sempre ser desmotivadas/censuradas. se o produto é realmente bom, as reviews serão naturalmente favoráveis…
Num produto bom, se as reviwes forem muitas, como era o caso da Aukey e da Tacklife, como é que se distinguem as reviews compradas das naturalmente favoráveis?
Por que é que a Amazon não faz ela uma avaliação dos produtos para ver se as avaliações estão exageradas? Agora vem dizer que quem deve controlar isso são as redes sociais!!!
“Os compradores não compram Aukey nem Tacklife, vão comprar produtos mais caros, ganhamos mais de comissão”. E assim a Amazon fica mais rica, e os fornecedores cada vez mais dependentes.
A Anker compra reviews e não foi bloqueada… Experimenta dar uma review negativa a um produto, e és contactado com a oferta do produto e a devolução do valor, se alterares o feedback. Quer dizer, não gostaste do produto e ainda querem que fiques com ele
A Anker é uma empresa a Aukey outra.
Também tenho comprado produtos da Anker e são bons. Há pouco tempo, os Liberty Air 2. Se dizes que devolvem o dinheiro e oferecem o produto, em caso de uma review negativo … só mostra o estado de dependência a que chegaram os fornecedores da Amazon.
Não é comprar a review, que sendo assim, até pode ser feita de propósito – é estar extremamente dependente das vendas através da da Amazon. E a Amazon aproveita-se disso.
O fakespot dá uma ajuda, uso sempre para verificar de forma rápida se as reviews são boas ou falsas (no entanto aviso que lá muito ocasionalmente pode falhar a detetar se as reviews tiverem truques mais sujos que o habitual, portanto antes de comprar algo caro é melhor sempre fazer um bom estudo com outras fontes de informação)