A Rússia continua a travar uma guerra feroz no ciberespaço e a Ucrânia está a perder
O mundo do ciberespaço está numa guerra mundial. O alvo é a Rússia, mas o país de Putin ataca o mundo e, mais concretamente, a Ucrânia. Segundo o site Netblocks, a Ukrtelecom, o operador nacional da Ucrânia, sofreu o maior ciberataque até à data desde o início da guerra.
O ciberataque causou um grave corte de energia.
A invasão da Rússia ao solo ucraniano continua a fazer vítimas no terreno, milhares de pessoas já morreram ou ficaram feridas. Milhões de refugiados procuram segurança nos países vizinhos e a destruição das cidades continua com ataques constantes através do mar, do ar e no terreno. Além disso, há uma batalha dura a ser travada online!
Durante semanas, o grande operador ucraniano tem estado a funcionar a cerca de 80% da sua capacidade, devido a vários ataques e danos nas suas infraestruturas devido à invasão. No entanto, o ciberataque que agora ocorreu reduziu a conectividade para 13% dos níveis anteriores à guerra.
Acesso à internet na mira
Segundo a BBC, o resto dos operadores de Internet do país não sofreram quaisquer problemas. O ataque cibernético visou diretamente a Ukrtelecom, o maior operador do país, o que confirmou danos nas suas infraestruturas e serviços.
De modo a proteger as infraestruturas de rede críticas e não perturbar os serviços às Forças Armadas e outros organismos militares e utilizadores de infraestruturas críticas, fomos forçados a restringir temporariamente o acesso à Internet à maioria dos utilizadores privados e clientes empresariais.
Disse Yurii Shchyhol do governo ucraniano.
A Netblocks explicou que os técnicos observaram problemas de ligação ao longo do dia, indicando que não se tratava de um problema relacionado com cabos ou interconexões, mas sim diretamente com a infraestrutura central. O operador é de propriedade ucraniana desde 2010 e está sediado em Kiev.
Quinze horas mais tarde, o serviço está lentamente a ser restaurado aos níveis anteriores de cerca de 80% de cobertura. Este é o primeiro grande ciberataque a afetar toda a Ucrânia, onde o operador nacional tem utilizadores.
⚠️ Confirmed: A major internet disruption has been registered across #Ukraine on national provider #Ukrtelecom; real-time network data show connectivity collapsing to 13% of pre-war levels; the provider reports issues assigning new sessions
📰 Background: https://t.co/S0qJQ7CbNv pic.twitter.com/BY2OOBK0m6
— NetBlocks (@netblocks) March 28, 2022
Starlink ganha maior relevância no conflito... mas há um problema
O sistema de satélites Starlink, de Elon Musk, está a ajudar a mudar a face da resistência na Ucrânia. A Aerorozvidka, uma unidade especializada de reconhecimento aéreo dentro do exército ucraniano, está a usar a internet via satélite da empresa para caçar carros de combate, camiões de abastecimento e veículos que transportam equipamentos eletrónicos desde o início da invasão russa.
Musk fez alterações na sua rede de satélites, alterou inclusive o consumo de energia do equipamento para adaptar o serviço Starlink à realidade de guerra na Ucrânia.
Starlink, at least so far, has resisted all hacking & jamming attempts
— Elon Musk (@elonmusk) March 25, 2022
Contudo, os utilizadores ucranianos da rede de internet Starlink podem estar a tornar-se alvos de ataques militares russos devido à aparência distinta dos pratos da SpaceX de Elon Musk, segundo alertaram recentemente diversos especialistas em segurança cibernética.
O prato não pode ser camuflado, o que já levou mesmo o próprio CEO da SpaceX a aconselhar cautela na utilização. Além da identificação visual, esta tecnologia também pode ser detetada por outros métodos.
Qualquer militar moderno pode triangular esses sinais para atingi-los com artilharia ou ataques aéreos ou usar um míssil diretamente à fonte desses sinais.
Referiu Jason Healey, investigador da Universidade de Columbia (SIPA), nos Estados Unidos.
Contudo, apesar dos riscos, as entregas de terminais Starlink foram muito bem recebidas pela Ucrânia, com o presidente Volodymyr Zelensky a utilizar o Twitter para agradecer ao magnata da tecnologia pelo seu apoio.
A rede de satélites está a permitir que a Ucrânia possa operar veículos aéreos não tripulados (drones), sob a sua bandeira ‘Aerorozvidka’, que têm sido usados para atacar os tanques de Vladimir Putin, assim como para rastrear as suas posições.
Com essa tecnologia, os drones podem ser direcionados para lançar munições antitanque com precisão.
Este artigo tem mais de um ano
“A Rússia continua a travar uma guerra feroz no ciberespaço e a Ucrânia está a perder”
“O mundo do ciberespaço está numa guerra mundial. O alvo é a Rússia, mas o país de Putin ataca o mundo e, mais concretamente, a Ucrânia. ”
Noutras palavras:
– A Rússia foi atacada pelo resto do mundo mas conseguiu ripostar ! A Ucrânia já está a perder, os efeitos dos seus ataques cibernéticos à Rússia causaram menos estragos do que os da Rússia à Ucrânia!
Deixem-se dos videojogos de guerra.
E vai continuar a ser atacada a Rússia.. Quer queiram ou não, sofrerão as consequências tanto a nivel virtual como em físico. Assim que é identificado um russo na rua, escola é feito logo um processo de reciclagem se é que me entendes.
isso é pessimo, que culpa tem o miudo? o professor? o programador? o medico? é estupido!! isto faz-me lembrar quando os Brasileiro começaram a vir para Portugal e diziam que vinham para roubar amtar esturquir e esqueceram-se que quem fez isso fomos nós.
Quer dizer, defendes os brasileiros e por sua vez atacas os portugueses? Que raio de estorieta te estão a meter na cabecinha?
Quem? Os sul ameríndios, ou os descendentes de portugueses?
Alhos e bugalhos…
Mas comentando…
É melhor rever a História antes de dizer/escrever ‘asneiras’…
Nós quem?
Se se refere a Portugal quando chegou ao Brasil… Está enganando… Sabe o motivo pelo qual o Brazil foi Português em vez de Espanhol?! Precisamente porque os portugueses tratavam ‘bem’ os nativos. Proponham trocas comerciais em vez de os matar/roubar (que era o que faziam os espanhóis!!!).
Fizemos muita coisa mal feita mas….. esse foi o pior exemplo possível.
Hoje em dia é moda dizer que somos e fomos racistas
Duas perguntas:
– Já alguma vez ouviu falar do Tratado das Tordesilhas?
– Sabe por que razão os portugueses levaram escravos da África para o Brasil?
Russofobia…uma doença tão grave como o nazismo.
Mas que nome que foram inventar… ninguém tem fobia aos Russos, só ao Putin e soldados
Este mundo tá tudo tonto…. parecem crianças mimadas
PODE CRER… Há muito que digo isso… a começar pela raça política pior que o chão que pisamos… homenzinhos com cabeça de criançolas
É mesmo!… não são capazes de ver para além do Quero, Posso, Tenho…
E se reclamam, que fizessem o mesmo… Quem não fez que fique com os problemas…
É uma mesquinhice de criança, não são capazes de ver acima do Ego, e descobrir que o verdadeiro poder é quando é reconhecido universalmente, não pelo dinheiro ou hierarquias.
Quando se fala de boas chefias, todos se lembram da Delta, pois ele subiu acima do nivel do Ego e começou a olhar às pessoas. Acabou sendo uma melhor pessoa para si e para os outros e acabou percebendo que intrisicamente isso é bom para a empresa.
Hackers destroyed Rosaviation data
As a result of a cyber attack on the infrastructure of the Federal Air Transport Agency, all documents, files, aircraft registration data and mail were deleted from its servers. About 65 terabytes of data were erased.
Quem está a perder? lol
De acordo com as ultimas informações nem os backups escaparam ! :)) ” Anonymous” a darem forte ! Eheheh !!!
Talvez este golpe de judo da Federação Russa tenha algo a ver com isto:
https://www.politico.eu/article/russia-steal-billion-lease-aircraft-eu/
You can’t fix stupid
LOL
Ninguem ganha guerras
A verdade é que a Rússia ganhou em campo e fora dele. Sanções não dão em nada visto que mais de 80 Países continuam a comprar e ainda esta semana renovaram contratos de abastecimento de gás e petróleo. Agora é uma questão de tempo para voltar tudo ao normal, ou acham mesmo que as empresas vão deixar de ganhar milhões por dia para passarem a ter prejuízos irreparáveis?
Não sei se vai voltar tudo ao normal! Se a Europa resolver ser independente ao nível da energia e deixar de comprar gás e petróleo à Rússia as infraestruturas que vão substituir essas fontes iram estar sempre na mira dos russos. O que estão a fazer à Ucrânia é um ensaio.
A Rússia vende a outros… como já está vendendo à China, muito maior e rica que a europa e estados unidos juntos
Europa a muleta cega dos perigosos estados unidos
“A Rússia continua a travar uma guerra feroz no ciberespaço e a Ucrânia está a perder”
Eu nem sei o que dizer mas vejo tanta coisa mal..
Antigamente, as pessoas sentavam-se á mesa, havia discussões sérias e dali saia uma solução, agora é tudo a retrocar a informação dos outros, revertem factos, mentem, inventam ataques piratas ou reais, eu sei la..
Faz falta neste mundo Gente madura, séria, e com valores, honra, etc
Vejo muita miudagem na política da EU, muita criancice e os temas são tão sérios.. :/
Até tenho pensado em chamar o Oitavo Guardião do Conhecimento Universal para criar uma formula matemática, que resolva este problema 🙁
É mesmo desde o Putin/Biden, etc aos média parecem tudo crianças mimadas….