“Sistema capitalista”: padrinho da IA diz que ela vai criar muito desemprego, mas disparar lucros
Apesar de o futuro não ser conhecido, há muitas teorias e, quando estas são partilhadas por mentes que pensam profundamente a tecnologia, importa conhecê-las. Recentemente, o chamado padrinho da Inteligência Artificial (IA) afirmou que a tecnologia irá criar um desemprego massivo, mas fazer disparar os lucros, conforme é esperado que aconteça num "sistema capitalista".
Numa entrevista ao Financial Times, o ex-cientista da Google, Geoffrey Hinton, esclareceu os motivos que o levaram a deixar a gigante tecnológica, alertou para as potenciais ameaças da IA e revelou como utiliza a tecnologia. Teorizou, também, quem serão os vencedores e os perdedores.
O que vai realmente acontecer é que os ricos vão usar a IA para substituir os trabalhadores. Isso vai criar um desemprego massivo e um enorme aumento nos lucros. Vai tornar algumas pessoas muito mais ricas e a maioria das pessoas mais pobres. Isso não é culpa da IA, é culpa do sistema capitalista.
Disse o pioneiro cientista informático, cujo trabalho culminou num Prémio Nobel e no apelido de padrinho da IA, e cuja experiência tem resultado em alertas sobre a tecnologia.
Conforme referido pela Fortune, a quem o informático deu, também, uma entrevista, por enquanto, as demissões não aumentaram. Contudo, há cada vez mais evidências de que a IA está a reduzir as oportunidades, especialmente no nível básico, onde os recém-formados começam as suas carreiras.
Saúde poderá escapar à expansão da IA, mas ninguém sabe o que vai acontecer
Anteriormente, Geoffrey Hinton partilhou acreditar que a saúde será o único setor a salvo do potencial apocalipse dos empregos.
Se fosse possível tornar os médicos cinco vezes mais eficientes, todos nós poderíamos ter cinco vezes mais cuidados de saúde pelo mesmo preço.
Não há quase nenhum limite para a quantidade de cuidados de saúde que as pessoas podem receber — [os pacientes] querem sempre mais cuidados de saúde se não houver custo para isso.
Explicou, na série The Diary Of A CEO, no YouTube, em junho.
A par disso, Hinton acredita que os empregos que envolvem a execução de tarefas rotineiras serão substituídos pela IA, enquanto alguns empregos que exigem um alto nível de qualificação serão poupados.
Na sua opinião, os perigos da IA dividem-se em duas categorias: o risco que a própria tecnologia representa para o futuro da humanidade e as consequências de a IA ser manipulada por pessoas com más intenções.
Não sabemos o que vai acontecer, não temos ideia, e as pessoas que dizem o que vai acontecer estão apenas a ser tolas. Estamos num momento da história em que algo incrível está a acontecer, e pode ser incrivelmente bom, ou incrivelmente mau.
Conforme alertou, "podemos fazer suposições, mas as coisas não vão permanecer como estão".
Leia também:






















“Vai disparar lucros” se tiver quem compre as coisas.
Se as pessoas não tiverem renda, não irão comprar.
Com maior população pouco importa se há mais com menos poder de compra, o que importa é que também vai haver mais para comprar
Para o capitalista compensa sempre mais não pagar de todo às pessoas que pagar-lhes para elas lhe comprarem.
Renda?
BR
Sim, BR – obrigado!
renda = salário, pagamento, dinheiro
Força ai capitalismo, dá-nos inferno, democratiza o inferno para aprendermos uma vez por todas!
Cuidado, X, veja já de seguida as suas próprias palavras… fizeram ricochete, amolgaram-se um bocadinho é verdade (regressam um pouco diferentes) mas voltaram à origem e estão prestes a alcançá-lo, portanto, não se desvie para um KO certeiro:
-> Sempre na propaganda, relaxa! Deves ter pesadelos do género de ficar sem amigos ou sem mulher caso tenhas dinheiro a mais para sustentar um certo estilo de vida miserável, que se lixe o bem-estar familiar. <-
È como costumo dizer, deviam ter experimentado o capitalismo puro e duro nos 60s e 70s, mesmo à Ayn Rand, ai sim teriam sentido na pele e aprendido, nos 80s já teriam convertido para socialismo, reposto a sanidade e seriamos mais felizes. Tambem aprendemos com o sofrimento.
Vale a pena lembrar que socialismo e comunismo sempre andaram de mãos dadas, não é há toa que em muitos países ambos eram perseguidos e criminalizados, não sei como chegamos a um ponto de aceitação onde achamos que estaria tudo bem deixarmos entrar ideologias políticas disruptivas na governação de países..
The problem with socialism is that you eventually run out of other people’s money.
Margaret Thatcher
Essa gente que persegue socialistas são psicopatas assassinos, não queiras ser governado por gente sem empatia.
a historia mostrou-nos que esses é que estavam certos, comunismo foi e continua a ser o movimento politico que mais mortes e pobreza causa no mundo, permitirem em qualquer pais democrático a existência de um PC é como agora permitirem um partido Nazi.
não tem a ver com falta de empatia, tem a ver com fazer o que precisa de ser feito pelo bem comum
abminavel depois do que se passou em 1974 permitirem a existência do PCP e pior ainda, com assento parlamentar
Pelo menos este inferno tarda e vai dando riqueza a muitos, já o inferno vermelho…..
Só há um pequeno pormenor no meio desses planos: os capitalistas não têm um QI suficiente para fazerem sozinhos a gestão de sistemas de IA, quanto mais para os produzirem.
A mim parece-me que são os anti-capitalistas que não têm QI suficiente para perceber que as inovações não são o fim do mundo. Se fosse pela vossa vontade ainda estávamos nós, em pleno séc. XXI, a ver-vos reclamar das primeiras fábricas com máquinas a vapor. Já nessa altura, os grunhos dessa época, reclamavam que as máquinas iriam destruir os empregos e toda a gente (excepto, claro, os malvados capitalistas) iria ficar na maior miséria. Pois nada disso aconteceu, bem pelo contrário e a vida de toda a gente só melhorou e de forma exponencial.
Vais dizer isso a um comuna? Vai logo dizer que quem não vive da terra e troca feijões por batatas não é filho de boa gente.. Ainda bem que na Rússia de Stalin eram todos filhos de boa gente, assim só custou a vida a cerca de 10 milhões (números que se saibam, a verdade pode ser 10x pior)
Melhorava de forma exponencial se o controle da IA ficasse nas mãos dos sindicatos, para se ganhar o mesmo com menos tempo de trabalho e mais tempo livre. Na mão dos capitalistas ,só vai servir para destruir emprego, mandando em massa para o desemprego e aumentando o exército industrial de reserva para fazer baixar ainda mais salários. Fazer o dumping salarial com aquela frase que eles adoram do “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?” E já sabemos que o salário que interessa ao capitalista é o mais baixo de todos os salários possíveis e vai ser esse o que ele vai sempre pagar, até que os obriguem a mudar de ideias.
“Melhorava de forma exponencial se o controle da IA ficasse nas mãos dos sindicatos” — esta é mesmo de fazer cair o queixo, um tipo até fica estupefacto!!!
Sindicatos à frente de seja o que for que tenha potencial para criar riqueza… é falência certa e a curto prazo.
Vocês não estão a perceber,
Cada um de nós, vai comprar um robô, depois aluga-o às empresas para fazerem o trabalho por nós, e nós vivemos do rendimento. Talvez de para ter uma frota de robôs e assim o aluguer as empresas e lucrativo.
Ironia à parte, isto está a ir na direção errada, os pobres ou remediados, cada vez vão ficar mais pobres e sem emprego. Vai agravar a miséria no mundo.
Vamos ser tantos que não vai importar
Não é o “sistema capitalista” é a Liberdade, mas muitos aqui odeiam a Liberdade.
Não podes ter liberdade para ser psicopata e explorar e dar cabo da saude e da vida dos outros, isso tem sido a liberdade de um elite rica e de mais ninguem.
Então mas espera lá, os teus amigos não deram essa mesma liberdade ao povo em 1974? Pois é…
Se não tivessem sido os amigos dos capitalistas em 1975 a darem a verdadeira liberdade hoje nem 1 milhão de tugas tinhas e terias uma economia semelhante a qualquer país ex URSS
Sempre agarrado ao passado, um sistema psicopata como o capitalismo nunca vai servir as necessidades reais das pesssoas, levam migalhas apenas, o bem comum tem que ser pensado e não me venhas com a URSS, tudo evolui há que não estagnar e pensar no futuro.
Quem não aprende com o passado está condenado a repeti-lo caindo nas mesmas armadilhas… mas talvez seja por isto mesmo que o X quer que esqueçamos o passado: para voltarmos a cair nas mesmas armadilhas!
Já agora, seguindo a minha própria sugestão de há pouco e para percebermos as suas reais intenções, o seu comentário ficaria mais ou menos assim:
-> Sempre agarrado ao passado, um sistema psicopata como um que tenha liberdade nunca vai servir as necessidades reais das pessoas [e blá-blá-blá para o resto].
E assim se tira (ou pelo menos se ajuda a tirar) a máscara à propaganda anti-capitalista.
Então fala-me lá desse futuro onde o comunismo possa funcionar?
Os exemplos que temos só nos dizem que o comunismo é mais radical e mais nefasto que o fascismo, provas não faltam de regimes comunas actuais.
Felizmente lembro-me bem do passado, já que a esquerda durante 50 anos tentou abafar o que se passou em 1974, dando a entender que nos salvou de uma ditadura quando na verdade durante o PREC estávamos a caminhar para uma bem pior.
Todos os dias que acordo agradeço ao maior português que já viveu, Ramalho Eanes, nos ter tirado das garras da esquerda radical e dado a liberdade, 1974 não significou nada em termos reais, essa história a esquerda não deixou que se ensinasse nas escolas, é mais importante os livros com lgbtqinsheiejebenen++++x
Temos que ir pelo caminho do meio e inclinando com o tempo para a esquerda, o planeta não aguenta este capitalismo que alimenta elites fascistas amorais que pensam que podem nos tirar os direitos só para lucrarem mais, este sistema tem vindo a ser um desastre e vai piorar, o futuro será as maquinas a fazerem trabalhos penoso e não só e a riqueza necessaria para vida digna será distribuida e investida no sistema social, SNS etc.
Traduzindo e descodificando a primeira metade do comentário do X:
-> Temos de ir pelo caminho do meio e inclinando com o tempo para a esquerda, o planeta não aguenta esta liberdade que alimenta elites empreendedoras amorais que pensam que nos podem dar emprego só para lucrarem mais e darem-nos ainda mais emprego.
Quanto à segunda metade, quem diria que um espécime da extrema-esquerda acreditaria que a tecnologia é um desastre que só vai piorar por, repare-se bem… as máquinas fazerem os trabalhos penosos e não só!!!
Então os trabalhos penosos e chatos e repetitivos ou até um pouco estupidificantes devem ficar a cargo de humanos em vez de máquinas?
Questiono-me que força maior é essa que leva o X a colocar em pausa a visualização do seu filme dos anos 70 (recomendado por Tarantino) para depois vir dizer barbaridades destas.
É exactamente isso, odeiam a liberdade… dos outros.
Para uma boa compreensão do que dizem ou escrevem é só substituir a palavra “capitalista” pela palavra “liberdade” e, subitamente, tudo o que apregoam se revelará sem qualquer máscara.
Os ricos ficam mais ricos e os de classe média e pobres ficam na miséria e controlados por robots 24/7.
Os grandes enchem os bolsos!
Se não enchessem não tinhas emprego, faz uma vénia e agradece ao capitalismo não andares a cavar batatas
É só inveja. Só sabem dizer que os grandes enchem os bolso. Contudo, não fazem nada para serem “grandes” e também encherem os bolsos.
Gostam mais de ser parasitas e viver à custa de quem inova e cria empregos e movimenta a economia.
Ser grande é viver à custa do trabalho de muitos outros, é este o nosso sistema, os ricos atiram dinheiro(de origens duvidosas) os cérebros criam um plano e os trabalhadores erguem a obra, agora diz-me quem é o parasita.
O parasita é o comuna anti sistema que cria sindicatos para tentar fazer “vergar” o investimento capitalista apenas porque não serve os seus ideais políticos e lhes rouba votos.
O X, desta vez, meteu o turbo e descarrilou estrondosamente na sua defesa do comunismo mas ainda bem que o fez pois deu-nos a nós outros a oportunidade de repor a verdade e colocar a sua ideologia no seu devido lugar.
Faço-lhe assim a vontade e respondo-lhe quem é o parasita… ou quem são os parasitas: pessoas como o X são os parasitas já que se alimentam da riqueza e da liberdade oferecida pelos sistemas democráticos (sistemas capitalistas liberais em linguagem comuna) para os atacar por dentro tal e qual um parasita se alimenta do seu involuntário e saudável hospedeiro fazendo-o adoecer até que, inevitavelmente, tanto hospedeiro como parasita acabem por morrer.
Assim são os parasitas e assim são os comunistas… sempre prontos a corroer os sistemas prósperos onde vivem até que estes fiquem doentes e mais nada reste.
sistemas prósperos lol olha para a américa..
Já que falaste em doenças, experimenta ficar doente nos EUA e vais ter um choque da prosperidade que por lá anda. Até a Rússia está acima deles no ranking.
https://worldpopulationreview.com/country-rankings/healthiest-countries
Que fixação é essa vossa com a América/EUA?
Nem vou entrar discussões sobre o que quer que seja que aconteça ou deixe de acontecer nos EUA… perguntem-vos apenas a vós próprios:
Se os EUA são assim tão maus por que razão tantos querem ir para lá?
Serão masoquistas?
Quererão o pior do mundo para si e para as suas famílias?
Ou, pelo contrário, veem nos EUA a esperança de uma vida melhor que nunca conseguirão ter nos seus próprios países?
Porque os EUA são o farol do capitalismo.
Não é fixação nenhuma. É só para indicar que o capitalismo não traz só pontos positivos. Tirou muita gente da pobreza, é verdade, mas existe uma grande desigualdade que parece acentuar-se cada vez mais.
O que este senhor escreve é uma boa análise, e provavelmente será uma realidade a curto prazo. Mas, a médio prazo, o capitalismo vai destruir planeta.
Mais um anátema lançado sobre a evolução tecnológica, já aconteceu quando deixamos de andar de cavalo, aconteceu quando apareceu a máquina a vapor, e continuará a acontecer.
A produtividade per capita Aumenta e isso é bom para todos, a não ser que achem que poucos vão andar a trocar de iPhone todos os dias ou a mandar um Bugatti para a sucata quando os pneus tiverem gastos, este medo é infundado e não faz sentido.
Compara a qualidade de vida do vosso vizinho pobre com a do rei Afonso Henriques.