PplWare Mobile

‘Padrinho’ da Inteligência Artificial alerta para perigos da tecnologia

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Repara says:

    Mais algumas ideias de Hinton na entrevista à BBC:
    “Na IA as redes neurais são sistemas semelhantes ao cérebro humano na maneira como aprendem e processam informações. Eles permitem que as IAs aprendam com a experiência, como uma pessoa faria. Chama-se a isso aprendizagem profunda (deep learning). Neste momento, o que estamos a ver é que coisas como o GPT-4 eclipsam uma pessoa na quantidade de conhecimento geral e por uma larga margem. Em termos de raciocínio, não é tão bom, mas já faz um raciocínio simples. E, dada a taxa de progresso, espera-se que as coisas melhorem muito rapidamente. Então precisamos nos preocupar com isso.”
    Foi essa aceleração inesperada que, diz a BBC, levou a que dezenas de especialistas de AI assinassem a conhecida carta de Musk, dizendo que era necessário dar um passo atrás.
    Hinton não concorda com a paragem no desenvolvimento da IA porque: “No curto prazo a IA trará muito mais benefícios do que riscos. A competição internacional significaria que uma pausa seria difícil, ou seja, mesmo que todos nos EUA parassem o desenvolvimento da IA, a China teria uma grande vantagem”.
    Por fim, o Dr. Hinton também disse que era um especialista em ciência, não em política, e que era responsabilidade do governo garantir que a IA fosse desenvolvida “com muita reflexão sobre como impedi-la de se tornar desonesta”.

  2. Pedro Antunes says:

    A questão é esta: vamos parar a IA? Vamos parar a evolução? É possível sabermos e não avançarmos mais…., numa linguagem bíblica, é possível termos o objeto do desejo nas nossas mãos sem pecarmos? Até quando? Todo o conhecimento é uma caixa de pandora! Deixem-se de moralismos. A energia atómica é tão má e tão boa quanto a IA…

    • acontece says:

      São coisas totalmente diferentes. A energia atómica não tem capacidade para tomar decisões ou, está próximo de ser possível, executar ações de forma totalmente autónoma.
      Aproxima-se a uma velocidade acelerada a singularidade tecnológica …
      As dúvidas e receios apresentados por quem bem conhece a tecnologia não são infundados; acredito que a tecnologia começa a estar numa encruzilhada que certamente decidirá muito do futuro da humanidade como a conhecemos.

      • jack says:

        Obrigado até enfim, li um comentário feito com o cérebro

      • Pedro Antunes says:

        O que eu disse foi que desde sempre o conhecimento e a investigação…, atómica, genética, por exemplo, a manipulação genética, e agora a IA, sempre tiveram consequências boas e más e provocaram medos e esperança, a caixa de Pandora…..

    • Jacinto Monteiro says:

      A evolução é positiva desde que não seja exponencial, que é o caso que está a acontecer. É impossivel manter o ritmo de crescimento exponencial. Não há recursos suficientes na Terra. Como sociedade ainda nem sabemos definir a digitalização e as suas consequências e já estamos a saltar para a IA. Pensam que estamos preparados para daqui a 5-10 anos aparecerem evoluções que nem imaginamos? Evoluir nos próximos 5-10 anos o que evoluimos em 500? Achas mesmo que evoluir começa a ser benéfico para a humanidade? Sem crescimento sustentável, é o nosso fim.

  3. Salomão says:

    Curioso, como caminhamos aceleradamente para o cenário traçado nos filmes do exterminador!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.