Empresa despediu 90% da sua equipa de apoio ao cliente e substituiu-a por IA
Já vários especialistas desmentiram a possibilidade de a Inteligência Artificial (IA) roubar o posto de trabalho às pessoas, chegando, por sua vez, para mudar o contexto como o conhecemos. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu nesta empresa, que despediu 90% da sua equipa de apoio ao cliente para dar lugar à Lina.
Conforme explicado por vários especialistas, é possível que a IA substitua as pessoas em algumas profissões - automatizando, facilitando e acelerando processos. No entanto, além de não haver tecnologia que substitua a mente e o dedo humano, serão, certamente, gerados outros empregos que podemos, para já, desconhecer.
Neste caso, Suumit Shah, CEO da startup indiana Dukaan, optou por despedir 90% da sua equipa de apoio ao cliente (cerca de 23 funcionários) para dar lugar a um chatbot baseado em IA. Segundo o executivo, o despedimento foi resultado de uma decisão difícil, mas necessária. De entre outras coisas, apontou uma redução significativa do tempo de atendimento: o tempo de primeira resposta no chat de apoio baixou de 1 minuto e 44 segundos para instantâneo; e o tempo para resolver um caso baixou de 2 horas e 13 minutos para 3 minutos e 12 segundos.
Além disso, o CEO da Dukaan destacou que os custos associados ao apoio ao cliente foram reduzidos em 85%, ressalvando que há outras startups a tomar decisões semelhantes por estarem a priorizar a rentabilidade.
We had to layoff 90% of our support team because of this AI chatbot.
Tough? Yes. Necessary? Absolutely.
The results?
Time to first response went from 1m 44s to INSTANT! Resolution time went from 2h 13m to 3m 12s Customer support costs reduced by ~85%
Here's how's we did it 🧵
— Suumit Shah (@suumitshah) July 10, 2023
Embora estivesse cético, por se tratar de uma área complexa - com vários problemas, nomeadamente, de má comunicação -, o executivo aceitou a possibilidade de um chatbot baseado em IA assumir a tarefa de apoio ao cliente.
Inicialmente, houve falhas e a IA não desempenhava um bom trabalho perante perguntas mais complicadas. Uns dias depois, contudo, a Lina já conseguia responder igualmente bem a perguntas genéricas e mais específicas, e conseguiu, inclusive, resolver 1.400 casos durante a noite.
Por ver que a IA funcionava irrepreensivelmente, o CEO da Dukaan pensou em comercializar o chatbot para terceiros. Agora, segundo confirmou, qualquer pessoa pode integrar o bot9 na sua empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Olha que bem!
Assim são menos 23 trabalhadores a reclamarem das condições do trabalho, e podem ir direto para o “IEFP” lá do sitio fazerem infindáveis formações na área de “outros empregos que podemos, para já, desconhecer”
“Conforme explicado por vários especialistas, é possível que a IA substitua as pessoas em algumas profissões – automatizando, facilitando e acelerando processos. No entanto, além de não haver tecnologia que substitua a mente e o dedo humano, serão, certamente, gerados outros empregos que podemos, para já, desconhecer.” Muita atenção para quem trabalha em Informática.Muita atenção !! Daqui para a frente isto vai destruir muitos mas muitos postos de trabalho.
Desculpa não há tecnologia que substitua mente e o dedo humano?, andas onde nas ultimas décadas, o IA é mesmo isso substitui em tudo o humano em qualquer tarefa, cada vez mais tudo automatizado no mundo moderno e industrializado…
Você não vê que eu coloquei aspas no pedaço do artigo que aqui citei ao qual depois comentei e dei a minha opinião ?? Não vê que foi isso que fiz ?? Esteja atento. 😐
Se fosse uma AI tinha reparado ….
Tudo automatizado, só máquinas a produzir e depois…quem recebe o salário para adquirir os produtos que a maquina produziu ??
Qual salário, amigo você anda a dormir, só não vê quem não quer, os donos das empresas estão se marimbando para nós, uma maquina não dorme, não adoece, não queixa, não vai de férias, trabalha 24h\7 mais rápido que qualquer humano, só gera lucro…
O futuro está a decorrer diante os nossos olhos, quantos empregos já foram extintos nas ultimas décadas em que substituíram na totalidade a mão de obra humana por máquinas, simplesmente ninguém morreu, todos nos adaptamos, surgiram outros empregos, o dinheiro com o tempo vai desaparecer a sociedade a evoluir desta maneira muitas coisas vão ter de mudar…
Simplesmente mentalizem-se os trabalhos manuais tem os dias contados, e onde eram precisos milhares hoje com a automação são precisas poucos ou nenhuns, isto corre as áreas todas, desde o setor da agrícola ao setor comercial.
Keyword: startup indiana
Qualquer pessoa que tenha trabalhado num call center sabe a escravatura que isso eh. estes funcionarios deveriam estar a recer mal e a trabalhar mesmo muitas horas para ter de resolver 1400 casos numa noite. e muitos mais ao longo do mes. Eh uma evolucao natural acabar com call centers como se acabaram com outras profissoes que nao contribuem em nada para a dignidade humana.
Podias pedir a uma AI para ter escrito o teu comentário já que parece que “eh” um bocado complicado. E pronto, seria mais uma coisa automatizada
Ocorreu-lhe que ele pode escrever num teclado estrangeiro sem acentos?
Köszönöm. Budapesten dolgozom magyar billentyűzettel. Podes usar IA para traduzir
Ha lados bons nos call center. Conheci minha esposa por telefone no call center, hoje temos 3 filhos e somos muito bem casados felizes.
Parecem que segundo se consta, os colaboradores estavam em regime home office. Assim foi fácil a substituição.
Ainda bem que a AI vai substituir humanos em tarefas muitas delas monótonas e de pouco valor. Agora temos uma outra questão. E o que vão fazer estes 23 humanos? A AI está no início de uma nova era para a humanidade, no entanto temo que o impacto social seja muito superior a outras inovações tecnológicas devido à velocidade do seu desenvolvimento. Temos que ter formas de ajudar estas e outras pessoas na mesma situação quer a nível de relocação de emprego quer monetariamente.
“Temos que ter formas de ajudar estas e outras pessoas na mesma situação quer a nível de relocação de emprego quer monetariamente.” Olhe,vão todas para o fundo de desemprego.E daqui para a frente vai ser cada vez pior,muito pior.Daqui a uns bons anos vai ver como o mundo anda.Vai ser desemprego por todo o lado,e muito na área da Informática,muita atenção !! Esta é uma das áreas que vai levar por tabela.Vão ser suprimidos muitos,mas muitos empregos nesta área tudo por causa da Inteligência Artificial e do que esta vai trazer.
“Ainda bem que a AI vai substituir humanos em tarefas muitas delas monótonas e de pouco valor.” Se formos a pensar por esse prisma quantos empregos não se teriam criado até aos dias de hoje.O pior é que isto da Inteligência Artificial veio para ficar e vai arrumar infelizmente com muitos empregos.Mas é melhor ficar por aqui senão ainda dizem que sou agourento e que só digo mal disto e daquilo.Vejam com os vossos olhos o futuro a curto prazo e como ele vai ser.
Que vão fazer estes 23 humanos!? É muito simples e os capitalistas respondem já: vão repovoar o exército industrial de reserva. Um excedente de gado humano disponível sobre o gado humano utilizado que garante a supremacia dos capitalistas. Sentados em cima do exército industrial de reserva, os capitalistas nunca negoceiam salários e fixam-nos eles próprios no mínimo de sobrevivência ou abaixo. O único problema que eles têm é que por eles próprios não são capazes de produzir e fazer a manutenção de AI, e dependem sempre de quem faça para eles.
A vida humana não se conhece sem trabalho.
Caso o humano seja dispensado de qualquer trabalho das duas uma , ou todos iremos ser financiados pelos livros destas empresas com ia e robótica ou será instalado o caos e a violência impera.
Mas quais lucros ? SE o humano fica dispensado de qualquer trabalho, quem é que recebe o salário que serve para consumir os produtos produzidos pelas máquinas ?? De onde vem o lucro ?
mente fechada, depois nestas situações pensas muito pequeno e não consegues ver além disso, o sistema da economia também vai ter de mudar, não pode continuar a ser mesmo…
livros=lucros
Terão que rever a política de impostos. Já se fala disso há muitos anos. Como em tudo, os primeiros *safam – se* neste mundi cão…
Ontem fui contactado por chamada telefónica dum banco onde após atender é-me perguntado se eu sou o Paulo Silva e eu respondo “sim é o próprio” do outro lado diz não perceber e voltam a fazer a mesma pergunta eu respondo igual e volta a dizer que não percebeu e que por isso a chamada ia ser desligada.
IA muito eficaz sem dúvida.
Está ensinada a entender quem responde como eu: “Ligou para quem?” “Porque é que quer saber” O sim é tão século passado. Não sabes que os bancos não ligam para os clientes?
O meu banco já me ligou várias vezes, talvez por ser um banco do século passado preferencialmente online, o teu deve ser um banco do futuro.
Qual foi a parte que não percebeste que me foi perguntado se eu era o Paulo Silva e por isso não fazia sentido perguntar “Ligou para quem?”
Enfim comentário do século XXII = 22 para o caso de não saberes numeração romana que é tão antigo que tu nem deves saber o que é isso.
Nada mais errados, os bancos ligam para os clientes, caso seja necessário alguma coisa, mas por norma quando entram em contacto é para te informar para te lá deslocares e tratares das coisas, e não para forneceres informações como acontece aos que andam a dormir e depois são burlados…
Acho piada aos comentários dos Devs que acham que nunca serão substituídos. Lol, só de rir.
E digo isto trabalhando em IT, muitos tarefas já estão a ser automatizadas. Isto vai tocar a todos.
Se for como o chatbot da Vodafone, estamos lixados com o atendimento. Não entende nada, não ajuda, e responde com a informação que já existe na net.
Esta semana tive a minha primeira experiência com o “Tobi” da Vodafone.
Alguém sabe precisar se é chatbot ou chat humano?
A questão foi, independentemente de quem tenha sido, que o meu problema foi resolvido, mas é estranho a falta do contacto humano para resolver um problema.
Mas porque é que ninguém se convence que o objectivo é substituir os Humanos neste Planeta ?
Quando as pessoas forem substituídas por IA o que é que os “governos” vão fazer aos Humanos ?
Como é que eles vão viver ? Da Segurança Soacial ? De subsídios ?
Certamente que o contrtole de nascimentos vai ter como objectivo apenas o necessário para determinadas “profissões” !
E é claro que os países dominados pela IA serão os dominadores dos outros sem IA ! E estão a ver para que é que vão servir os Humanos daqueles países……. 🙂
Mas na História vai ficar como suprema evolução que o Jaquim inventou a IA…o Manel foi o construtor do sistema…a Albertina a 1.ª Ministra a globalizár a coisa….
e Uaaaaaaauuuuuu sem Humanos 🙂 🙂
E a vitória suprema da Humanidade vai ser…..Sem Humanos 🙂 🙂 🙂
Espero que os ET’s estejam a fazer deste Planeta um CaseStudy de suprema estupidez de uma Raça Planetária Localizada !!
Relembro que sem energia não há IA.
Relembro um filme … Oblivion
Esquecido em português!
Tudo a seu tempo e a seu tempo ….tudo!
Aos que ficam Lamento a geração do mais , aos que partem foi o que fizemos!
Digo isto em tom de desabafo: Podemos escolher com a carteira, e deixar de gastar dinheiro, ou pelo menos limitar, o que gastamos com empresas que despedem pessoas só para pouparem os feijões que lhes pagam. Para mim, a Microsoft e Amazon já estão nessa lista. Se outros seguirem-lhes o caminho, antes sobrevivíamos sem os brinquedos que há agora, poderemos reaprender. Pelo menos na agricultura, mesmo com máquinas, as pessoas hão-se sempre ser necessárias.
Agora com mais objetividade, será impprtante estarmos atentos a estas situações e cada um de nós agir da melhor forma, mas infelizmente há quem ache isto bem.
Não vale a pena vir politizar isto com o “estão a ver, ocidente mau”, exemplos destes assim existem em todo o lado, e esta empresa é da Índia.
Porreiro, assim já poderei insultar todos do apoio ao cliente sem me sentir mal.
Não sei não …. Não tarda muito há já algum grupo a defender que AI também tem direitos …
Uma notícia para os Ludistas profetizarem os fim dos empregos…
Eu não falo com máquinas, mal detecto que é uma chamada automática desligo de seguida…
Você está correto ao mencionar que a substituição de trabalhadores por sistemas de inteligência artificial e automação já está ocorrendo em muitos setores. Essa tendência é uma realidade em muitas indústrias e é importante considerar os possíveis desdobramentos dessa automação mais ampla.
Embora a automação tenha benefícios, como aumento da eficiência e produtividade, também traz desafios e impactos socioeconômicos significativos. A substituição em larga escala de trabalhadores por sistemas automatizados pode levar ao desemprego e à desigualdade econômica se não forem implementadas políticas adequadas para mitigar esses efeitos.
É importante considerar estratégias de transição, como requalificação profissional, programas de apoio ao emprego e desenvolvimento de novos setores que possam surgir com a automação. Além disso, é fundamental pensar em novos modelos económicos e de trabalho que sejam adaptados às mudanças trazidas pela automação.
Resposta dada pelo ChatGPT
Muito interessante, mas isso é tudo muito bonito, mas todos sabemos, que a substituição, implica pessoas em idades já complicadas para o mercado de trabalho, em a vista dos empregadores já estão velhos, nunca fizeram mais nada, e o principal qualificações e habilitações poucas ou nenhumas, o que acaba por ser um problema para a sociedade.
Este é um tema interessante, o homem nasceu para criar não para trabalhar, espero que todos os serviços como os hospitais, os restaurantes, os funcionários dos hotéis, os empregados de limpeza sejam substituídos por robôs, assim acaba a mão de obra escrava..
Quem tem poder econômico pede o seu prato groméh á máquina que tem a comida congelada e prepara-a num minuto….
Siga rumo ao futuro, o que interessa é rentabilidade. As pessoas que não se conseguirem desenrascar e comprar produtos, não interessam para as empresas e podem desaparecer que deixam mais espaço para os capitalistas.
Já agora quem não for rico escusa de ter filhos que é o melhor.
É claro que há casos em que a IA vai fazer muitos desempregados e há empregos/trabalhos que vão acabar por desaparecer, mas tudo o que envolva, criatividade, imaginação e humor, ainda não há IA capaz de o fazer. Programadores não desaparecem porque senão a IA não vai ter evolução (se não existir ninguém para a programar/melhorar).
Agora pensemos nisto, a IA aparece, as pessoas vão para o desemprego a economia nacional é gravemente afetada, e depois não há dinheiro para comprar os produtos que a empresa produz (nomeadamente aquela que despede os empregados e os troça por uma máquina).
E depois têm que retirar a IA para porem pessoas novamente para a economia fluir.
A IA é tão boa que a Samsung deixou de usar, vá-se lá saber porquê…