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Bugatti “fotografado” pelo radar a 388 km/h mas a multa pode não o apanhar

                                    
                                

Autor: Vítor M.


    • gonzo says:

      Ganha juízo pá, desde quando foi feito esse filme já as coisas evoluíram e muito, as câmeras hoje em dia apanham tudo e mais alguma coisa em alta resolução, o problema é as leis tem lacunas, se tivesses lido a noticia tinhas percebido isso..

      • AlexS says:

        Se os sensores não estão homologados para a velocidade então o problema não é só a lei.

      • Infinity says:

        Também leste tudo? os radares a cima dos 250Km nao estão homologados. Ou ja passaste num a cima dessa velocidade para confirmar que foste apanhado? ou Neste caso a cima dos 350? Parece que desde que o video afinal foi feito muita evolução nos radares

  1. Ken says:

    “Having stormed to 400 km/h in just 32.6 seconds, the Chiron takes just 9.3 seconds to stop, and needs just 491 m (1,611 ft) of road to come back to a standstill.”

    https://newatlas.com/chiron-acceleration-deceleration-record/51288/

    1.5Km para parar? Isto não é um barco…

    • Vítor M. says:

      Óh, em pista não é no caso da autoestrada em questão com tráfego. Se um pista precisa de 500 metros, agora imagina parar em segurança no meio de uma estrada com tráfego. 😉

      • Francisco says:

        É a mesma coisa a unica coisa que poderia deferir nos resultados seria o asfalto e a qualidade do mesmo. Se ele ia perto dos 400 kmh duvido imenso que havia transito por ai além, 5 ou 6 carros na faixa da esquerda num trexo de 1 ou 2 km não é nada. Mesmo fora de condições de pista não me parece que o carro em questão precise muito mais do que 600 ou 700 metros. O que não é muito tendo em conta que a estrada devia estar bastante livre. Aliás atrevo-me a dizer que ha um pais em que é normalissimo a malta esticar os carros ao limite. Alemanha nas famosas Autoban. Portanto é fora da lei? Sim
        Se é particularmente grave?
        Dependendo de variadissimos fatores. Não ha nada no artigo que diga as horas do acontecimento tanto quanto sabemos ate pode ter sido as 3 da manhã sem ninguem a volta.
        E o carro seguramente em caso de emergencia conseguiria travar até velocidade de autoestrada em menos de 500 metros.

        • Vítor M. says:

          Lá está, há muitos parâmetros que não são os ideais para o valores de pista que asseguram os 400 metros, mínimos para uma travagem deste Bugatti a circular perto dos 390 km/h.

          Para as autoridades falarem nesta distância necessária é porque não estavam de todo reunidas as condições mínimas para uma travagem com valores de pista.

          As condições meteorológicas, a hora, o piso, etc… são importantes para proporcionar uma travagem segura.

      • Joao says:

        Ainda assim, estamos a falar de 3 vezes mais..

        • Vítor M. says:

          Segundo as autoridades, é o necessário para este bólide parar. Mas… se calhar no momento em que tiver de travar a sério numa autoestrada a esta velocidade… que nada atrapalhe 😉

          • Francisco says:

            Segundo as autoridades é relativo muito do codigo da estrada não prevê carros com condições melhores e mais seguros. Sempre é baseado nas piores condições do carro. Tenho a certeza absoluta que o dono deste bolide nunca iria fazer tal feito se não estivessem reunidas algumas condições, pelo menos no que toca a transito e tempo. Um kilometro e meio é simplesmente exagerado, se me disserem que a pista estava molhada ai acredito que demore essa distância, agora acho que ninguém no seu perfeito juizo com um carro de milhões vai papar velocímetro com pista molhada. Seria simplesmente suicida

          • Vítor M. says:

            Não sei, aliás, quem faz uma coisa destas sabendo que está no meio de trânsito convencional? Um doido, muito provavelmente. A qualquer altura poderia confrontar-se com um obstáculo. Qual é o impedimento de o fazer numa estrada fria, eventualmente húmida e num piso nada apropriado para estas velocidades? Nenhum, pelo que se viu!

          • RMR says:

            Não, é o necessário para um carro “normal” parar.
            Por isso é que ainda temos limites de 100/120km/h, as considerações a nível de segurança/distâncias de paragem, têm por base carros de há 30 anos atrás…
            Para além de que aquela “pista”, tem um alcatrão normal.

          • Vítor M. says:

            Desconhecimento das autoridades locais.

          • JJ_ says:

            O meu pai costuma dizer uma frase sobre este assunto do “excesso de velocidade”:
            “Excesso de velocidade é quando não conseguimos parar, ao surgir um obstáculo. E se a pessoa for a 20km/h e bater, ia em excesso de velocidade.”

            Por isso, essa historia de que demora 1.5km para parar ou apenas 400mt, é muito subjetiva. Primeiro porque aquilo não tem os travões de um automóvel comum, segundo esses dados são baseados nos valores médios de um automóvel comum a 120km. Mas, aquilo não é um automóvel comum, não tem uns travões comuns.

          • Vítor M. says:

            Pois, e o teu pai tem a sua razão, a partir, digamos, do senso comum. Agora, as autoridades referiram os 1,5 km com base na velocidade que o carro deveria ter atingido, da via em questão e no local, aliás, ele referem mesmo que o local é de fácil identificação. A questão é que, segundo os dados, o carro em causa precisa em pista de 500 metros para parar. Tudo na devida medida, condições perfeitas e sempre em locais organizados. No caso que está na notícia, o carro vai numa via comum, com mais trânsito, sem estar no seu ambiente de teste ideal, nunca conseguiria parar dentro dos limites conseguidos em pista, nunca. Só uma alma desprovida de inteligência iria pensar que é a mesma coisa. Que não é. Agora, se precisa de 800 metros, mil ou mil e quinhentos, seguramente a autoridade terá uma perceção melhor que nós. Eles sabem do que estavam a falar, o resto do povo que mandou postas de pescada… fazem isso, mandar postas de pescada.

      • António de Oliveira S says:

        O carro para em 491m.
        1.5km pensava que era um novo comboio da Bugatti

        • Vítor M. says:

          Isso, em condições de pista, mas não foi o caso, segundo as autoridades. Agora imagina, se em pista, com todas as condições ideais, ele pariu em cerca de 500 metros, não é difícil perceber o que referiu a polícia, que ele precisava de 3 vezes mais para parar na autoestrada onde foi apanhado pelo radar. 😉 mas a polícia se calhar deveria perguntar a estes entendidos 😀 as usual 😉

      • TS says:

        Fogo, há gajos mesmo teimosos… 1.6km necessita um A320 para parar, coisa um pouquito mais pesada…

      • Rui says:

        Com tráfego ainda pára mais depressa…é até bater no primeiro carro que aparecer

    • Nuno José Almeida says:

      Faltou adicionar a esse valor o tempo de reacção que em média é 1 segundo. A 388km/h isto daria 108m. Portanto só para começar a carregar no travão, a esse velocidade, em média andamos 108 metros, a partir daí é conforme muita coisa. Agora obviamente que o valor dos 1500metros apresentados são de tabela para o comum dos carros e não será correcto para este caso. Tendo em conta que o piso não será de pista e o condutor não será profissional, não me admiraria nada que 1000 metros fossem necessário, tendo em conta os normais factores.

      • Yamahia says:

        Mas o carro que segue a tua frente tb não vai conseguir parar instantaneamente. Muito provavelmente este Bugatti faz 388 km/h-0 mais depressa que o UNO do ti Manel das hortas de 120 km/h a 0.

  2. Velho do Restelo says:

    Onde andam os eléctricos? Não há pai para motores a combustão. Isto sim é andar a sério. Os eléctricos só servem para entrar depressa na rotundas.

    • Paulo Santos says:

      A sério? Está a compara um carro de milhões que vai até aos 400Km/h com um carro (por exemplo) de 130000 euros que só vai até aos 322km/h?
      Desculpe, mas a comparação e simplesmente absurda.
      Já agora… diga-me a quantidade de carros a combustão que custem 130000 e obtenham as performances de um elétrico.

  3. PedroFortunaGomes says:

    Um radar tem várias coisas a ter em conta para poder ser minimamente fiável, existe na lei a margem de erro mas essa margem de erro é calculada em laboratório e não mediante as condições da via onde está instalado, existem muitos factores que influenciam o radar, como por exemplo temperatura humidade e claro a velocidade de deslocação do objecto. Outra coisa é aferir o equipamento perante as leis de cada país, em Portugal o novo governo da caça a multa decidiu que o isq emite a certificação de conformidade anual mas está entidade não tem como aferir o aparelho de medida, logo nada garante que o equipamento esteja a medir correctamente. O caso das centenas de trotinetes apanhadas a circular entre 90 e 100 kmh num determinado radar numa das nossas cidades são oexemplo disso mesmo.

  4. Manuel Gouveia says:

    1.5km para parar?
    Isso segundo as contas da ANSR..
    No recente record 0-400-0 percorreu apenas 491metros até parar

  5. PoPeYe says:

    Curiosamente em portugal, essa multa teria exatamente o mesmo valor com se fosse a 200…

  6. NjsS says:

    1,5 km para parar o carro? O carro precisa de 33 metros a travar dos 100-0 , demora menos de 10 segundos a travar dos 400-0.
    Um GT3 RS precisa de 269,4 metros para travar dos 300 aos 0 (testado pela sport auto DE).
    Não terão feito os cálculos de travagem para um fiat uno?

    • Vítor M. says:

      Achas que se para um carro destes a cerca de 400 km/h em 300 metros? Numa autoestrada com trânsito, como era o caso?

      • NjsS says:

        Como é que o trânsito influência a capacidade e distância de travagem de um carro?

        Não será somente a capacidade de travagem do carro (mecânica e aerodinâmica neste caso), pneus, condições da via e condutor?

        • Vítor M. says:

          Em tudo, basta o espaço necessário, e o tempo para o fazer em segurança. Ou achas que ele a essa velocidade num espaço partilhado com outros condutores vai “travar a fundo”? 🙂

          • NjsS says:

            Não consigo entender, se tiver de travar a fundo vai travar a fundo. Se surgir alguma emergência vai ter de travar a fundo.
            Por exemplo:
            https://www.youtube.com/watch?v=5lx7uDBJSVg

            Nesse caso era um M4 a 280km/h, o que teria acontecido se em vez de um M4 a 280 era um Renault Megane a 180?

          • Vítor M. says:

            Pelo que diz a autoridade, parar em segurança a cerca de 400 km/h ele precisa de 3 vezes o que precisa em pista. E isso no local onde foi detetada a sua passagem. Portanto, é mandar esse vídeo para a polícia belga.

        • André says:

          Distâncias de segurança, se travasse a fundo poderia levar uma traseira da de quem viesse colado à traseira dele , deve ser este trânsito a que o Vítor M. se refere.
          Bem, mais a sério, a 388KM/h, o carro percorre 107m a cada segundo. Considerando um tempo médio de resposta de 1s e mesmo contabilizando condições menos ideias de aderência, agravando 40% (valor elevado) a distância, teríamos: 688m + 107m = 795m… Metade do valor indicado, que é simplesmente ridículo.

  7. Yamahia says:

    Isto talvez explique o porquê do sinal de controle de velocidade na Venda da Raparigas não disparar qd se passa por ele a 120. Já a pouco menos de 50 ou ligeiramente acima aquilo não falha, loool

  8. Je suíno bot says:

    O xor guarda estava com pressa, deixei os bicos do fogão acesos

  9. Art says:

    Claro que não precisa de 1, 5 km para parar , basta pensar nos tempos em que as corridas de carros ainda tinham interesse , onde havia carros capazes de atingirem 400km\h…agora há tantas limitações que aquilo mais parece uma corrida de burocratas limitadores de velocidade……coitados deles se precisassem de 1,5km para pararem …claro que a travagem depende do carro …..se bem percebi o problema não está em multar o automobilista , está em saber a que velocidade ele ia , porque a lei determina que a multa seja gradual com o aumento de velocidade

    • Jorge says:

      Para começar o máximo de sempre na Formula 1 é 376 km/H. Depois se há coisa que impressiona nos F1 são os travões, que mesmo que é campeão de F2 chega à formula 1 e não tem pescoço para aguentar as forças de travagem de um F1. e depois o safety car que é um Mercedes-AMG GT R Black Series, quando entra parece que anda a passo de caracol, mas, na verdade o safty car dá o máximo quando entra na pista, mas comparado com um F1 parece que está parado

      • Pedro Fortuna Gomes says:

        Ora se um formula 1 dá no máximo 376km/h, o safety medical car Mercedes-AMG GT Black Series tem uma velocidade maxima de 325 Km/h, atenção que os carros médicos devido a sua função tem extras que provocam um Downforce em 200km/h de 249kg. comparado com um F1 não é uma diferença assim tão grande.

      • AdN says:

        Os F! estão muito longe de serem os carros com maior velocidade de ponta…

  10. LA says:

    Nem devia ser permitido carros, que não fossem de competição, poderem andar a essa velocidade.
    Este tipo de carros deviam ser limitados de fábrica e retirar, ou manipular o limitador, deveria ser considerado crime, levando à apreensão do respetivo carro.

  11. EEQTR911 says:

    388km/h? Ia em ritmo de passeio.

  12. Figas says:

    Não sei como é que consegui andar assim na Belgica…as estradas são uma porcaria.

  13. Dinis says:

    1,5 Km para travar só se o chão tivesse molhado ou os pneus na tela…

    • Pedro Foprtuna Gomes says:

      a 380 km/H em media um condutor precisa de 870m ´so para reagir e iniciar o processo de travagem, se somar a distância real efetiva de travagem que não é um circuito onde impera a borracha no asfalto e aumenta o atrito neste caso não existe, não deve andar muito distante dos 1,5 km.
      os 400m necessários a travagem neste modelo, são medidos em circuito e o piloto sabe quando vai iniciar a travagem e esta medida é a distancia entre o ponto de inicio da travagem e o ponto onde o carro para.
      quando falamos de competição os pilotos sabem onde vão iniciar a travagem, seja pista ou mesmo nos ralis, e quando existe um erro nas notas os acidentes fatais acontecem, mesmo a 30km/h como ainda este ano aconteceu na Croácia.

      • Yamahia says:

        Caro @Pedro 1s a 388 kms/h são 107,77 metros. Onde foste buscar os 870 m?
        Um condutor com reflexos apurados consegue até menos. Os indices de concentração são muito altos a essas velocidades e portanto o tempo de reacção é tendencialmente menor. Obvio se fores relaxado nos 120, provavelmente o tempo de reacção até vai ultrapassar o 1s
        Depois há os condutores experientes e os menos experientes. Os 1ºs jogam na antecipação. Já estão a ver as coisas antes delas acontecerem.

        • Pedro Foprtuna Gomes says:

          errado um condutor em média demora 1s a reagir quando circula a uma velocidade de 80Km/h esta é a media, e esse tempo aumenta conforme a velocidade, e não diminui.
          Claro que cada caso é um caso, mas pilotos experientes habituados a andar nos limites reagem com aquilo que estão a contar mas quando o que não contam acontece a reação é lenta e isso nota se no desempenho do mesmo.

          simples eu conheço a estrada e sei com o que conto, eu sei quando devo travar porque sei o que vou ter de fazer naquele momento, o problema é quando eu não sei o que vai acontecer, ai sim eu vou avaliar primeiro depois processar o que vou fazer e depois vou fazer, é exatamente o contrario do daqui a 50m vou ter de iniciar a travagem ou vou ter de reduzir.

          é exatamente o mesmo que programar um carro para ser autômato ele processa a in formação que está previamente gravada calculando com antecipação os dados que tem, quando alguma coisa sai do que está previsto ele tem de recalcular o mesmo acontece com o ser humano.

          um piloto de circuito, utiliza o que se chama de memoria mecânica, que não é nada mais nada memos que o comum condutor quando começa a conduzir, todos nós quando começamos a conduzir, no inicio pensamos em tudo carregar na embraiagem, por o carro em ponto morto, ligar o carro, colocar primeira, etc, ao final de algum tempo entramos no carro e fazemos isso inconscientemente, não pensamos que temos de fazer isso, porque todo esse processo está memorizado na nossa cabeça, mas se entras num carro com o volante do outro lado, o teu subconsciente não sabe o que fazer pois vais ter de usar a outra mão para meter velocidades, logo vais ter de dar atenção a esse movimento não comum no ato de conduzir.

          quando fazemos o mesmo percurso diariamente, estamos sempre a pensar que temos de ,curvar, acelerar travar etc, porque o nosso subconsciente 1faz de forma mecânica, quando algo acontece diferente temos de avaliar pensar e reagir, ai perdemos tempo a reagir.

          Estatisticamente mais de 50% dos acidentes acontecem em estradas que fazemos quase diariamente, e não quando fazemos percursos desconhecidos.

          Para terminar, convido a fazerem o curso de condução defensivo e ofensivo, e verificarem os resultados que vão ter nos tempos de reação aos imprevistos, pois é nos primeiros testes 87% dos condutores tinham acidentes e a memos de 80Km/h

      • AdN says:

        Que bacorada, amigo! A 388kmh vai a 108 metros por segundo, para precisar de 870 metros para reagir, teria de demorar mais de 8 segundos só a reagir!!! Acho que não é preciso dizer mais nada…

        • Pedro Foprtuna Gomes says:

          Pelo que aqui noto temos muitos condutores “neo”, o que demonstra o que digo e confirma os dados da sinistralidade rodoviária.

          Felizmente já existe um documentário “grande premio”, onde podem ouvir e ver um episódio dedicado as equipas que estudam e analisam os tempos de reação dos pilotos. podem mesmo ouvir da boca de pilotos que por cada decimo de segundo de atraso a reagir eles perdem 50m de pista.

          se 1 segundo = 0,1 segundos então 50 metros vezes 10 décimos de segundo corresponde 500m.

  14. Gata says:

    Eu conheço o radar em questão, passo la frequentemente.
    Depois das 23 até as 5:00 passam 3 carros naquela estrada…

  15. Gata says:

    ahhh e 388 é a velocidade corrigida, porque a velocidade medida foi 413 km/h

  16. Ana says:

    Com certeza um Alemao
    E tambem… vem que podiam aumentar os limites maximos nas Auto estradas.

    A Alemanha esta cheia de autoestradas sem limitaçao de velocidade e ja confirmaram que é por isso que existem mais acidentes.

  17. Ana says:

    CORREÇAO: Que nao existem mais acidentes.

  18. Yamahia says:

    Mais uma vez estás a baralhar.
    Uma pista não é uma autoestrada. Esse décimo de segundo em pista pode ser relevante pq pode originar falhas de trajectória e consequentes manobras para corrigir a mesma. Em AE não tem esse problema.
    Não vale a pena andares às voltas. 1s em 388 kms/h são 177,77m perdidos. Meteste água, só tens q assumir. NG leva 8s para accionar os travões, necessários para percorrer os teus 870m a essa velocidadea, a não ser que vá a dormir. É acredita que a 388 vais bem acordado.

  19. Yamahia says:

    Estava a pensar na A6
    A A8 não presta para esticar as penas aos cavalos eheh

  20. Paulo Santos says:

    @Yamahia, perguntei-lhe alhos e responde bugalhos.
    As suas respostas deixam muito a desejar e devia saber que para uma real comparação, deve ser o mesmo piloto a fazer o mesmo circuito.

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