ChatGPT permite criar imagens inspiradas no Studio Ghibli
Tem visto imagens baseadas no Studio Ghibli a serem publicadas essencialmente nas redes sociais? Pode voltar a criar no ChatGPT, depois de uma atualização. Saiba como fazer.
Tem reparado numas imagens que têm sido publicadas nas redes sociais com "grande estilo"? Na verdade, são imagens que seguem o Ghibli style e são produzidas por ferramentas com recurso à Inteligência Artificial.
O "Ghibli style" refere-se ao estilo visual e narrativo característico dos filmes do Studio Ghibli, um famoso estúdio de animação japonês fundado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Esse estilo é conhecido por estética visual e elementos narrativos.
Como criar imagens inspiradas no Studio Ghibli no ChatGPT?
O processo é muito simples. Siga os seguintes passos:
- Upload de uma imagem
- pedir ao ChatGPT para recriar usando o Ghibli style ("Recriar a imagem no estilo do Studio Ghibli, mantendo todos os detalhes")
- Aguardar
De referir que a versão atualizada da interface de inteligência artificial (IA) generativa ChatGPT da OpenAI permite agora produzir uma imagem inspirada no Studio Ghibli sem acordo de licenciamento. Face à elevada procura, o ChatGPT pode dar a seguinte indicação "não consigo gerar imagens no momento. Por favor, tente novamente mais tarde. Se quiser, posso descrever como a ilustração ficaria ou sugerir outra alternativa!"
De referir que o japonês Hayao Miyazaki, cofundador do Studio Ghibli tem sido muito crítico em relação à utilização da IA no desenho animado.
“De referir que o japonês Hayao Miyazaki, cofundador do Studio Ghibli tem sido muito crítico em relação à utilização da IA no desenho animado.”
Não apenas muito crítico, mas diz que as imagens geradas por IA são um insulto à própria vida.
Este artigo é uma falta de respeito incrível, tanto para com o Miyazaki, como para todos os artistas que se esforçam para realmente desenhar, e que vêem o seu trabalho roubado por inteligência artificial e empresas que só pensam em si próprias.
Sim, também existe IA para geração de código, e muitos programadores usam, mas pelo menos essas IAs são treinadas com código aberto e respeitando as licenças. O treinamento destas IAs de geração de imagem usam como base imagens roubadas dos artistas, que nunca deram permissão para serem usadas. Duvido que o próprio Miyazaki tenha dado permissão para usar os desenhos dele para treinar esta IA, tendo em conta que o detesta.
Sigo o vosso site há imenso tempo, mas acho vergonhoso publicarem um artigo destes tendo em conta o pronunciamento público do Miyazaki. Já tenho andado a perder o respeito pelo site desde que começaram a usar IA nas imagens para os artigos, e este artigo foi o mais vergonhoso até agora.
A IA nada mais é do que uma ferramenta que bem usada pode ajudar as pessoas mas não vai substituir ninguém, pelo menos, por enquanto.
O mesmo é a Google que tem imensa informação, e seguindo a lógica, a malta nem precisa de estudar, visto ter tudo na net.
Aqui ninguém faltou respeito a ninguém e se queres realmente apoiar artistas, paga.
Falam muito mas depois nem comprem cds de músicos para os ajudar, Spotify e está feito.
Vamos ser coerentes e se ficaste mesmo ofendido e queres ajudar os artistas, compra artes, música, etc etc…
Como é que sabes se ele compra ou não compra artes, música, etc…?
E óbvio que não compra. Nota-se pelo discurso de ofendido seguidor de modas que está apenas a debitar diarreia.
Queres ver que se agora não se pode olhar para nada sem pagar primeiro?
AI tem roubado trabalho na indústria de animação como de qualquer tipo de design, eles pretendem que o AI faça tudo para que tu consumas mais rápido.
Uns dizem que é insulto, outros dizem que homenagem. Opiniões são como a bunda, toda a gente tem uma e só a dá, quem quer. A realidade é que a tecnologia está a tornar-se fenomenal nesse sentido. Aliás, o que mais me impressionou, foi quando fiz a mesma experiência, mas em vez de Studio Ghibli, pedi uma imagem realista dos Muppets. Ficou incrível. E apesar de todas a críticas, o futuro vai ser assim. Os direito de autor vão ter que encurtar, para acomodar aquilo que a velocidade da tecnologia.
Acaba com os direitos de autor, depois a propriedade privada e, por fim, o capitalismo. A IA está a ir longe demais e trará a sua própria destruição.
Os senhores no tempo feudal achavam que parcelar a propriedade pelo povo era o mesmo que ditar o seu fim. Os Ludistas destruíam as máquinas em Inglaterra, na altura da revolução industrial, porque as maquinas roubavam a mão de obra aos homens. O Sul dos Estados Unidos defendia que era impossível manter uma economia à base da máquinas e mão de obra paga, como se fazia no Norte, em antagonia à economia baseada na mão escrava que eles defendiam. Impérios inteiros mantiveram sistemas económicos até se colapsarem no seu próprio modelo. Isto que estamos a ver não é arte, é uma mimificação da arte. A musica comercial vai ter o mesmo destino, assim como muita “arte” que tem um propósito comercial. Vai sobrar a originalidade, o pensamento analógico humano e a criatividade, e essa pode começar a ser paga como merece, ou seja, um novo estado de revolução industrial, e logo um novo capitalismo mais individualizado, onde a capacidade de produzir está ao alcance de mais gente. Vamos ver…
Muito interessante o seu ponto de vista. Manifesto a minha concordância!
Não acho, acho que no futuro poderão inventar alguma espécie de patente digital para evitar estas situações…
Pensa dois segundos e concluirás que isso NUNCA irá acontecer nos moldes que referes, aliás…não faltam já exemplos de que esse “comboio” partiu há muito.
E ainda ha malta que diz que a IA nao recolhe os dados. E so rir para nao chorar, de facto e um roubo a descarada. Vale tudo neste mundo capitalista. UE onde andas tu ? Alguma coisa a acrescentar sobre este assunto da IA estar a usar a informacao e dados das pessoas sem consentimento ? Nao se passa nada ? Ok estamos conversados 🙂
Quando conseguir criar imagens na mesma liga de génio de Frazetta e Bisley, avisem.
Vergonhoso o uso por parte da IDF, procurar e ler “Studio Ghibli: Israel’s ‘hijacking’ of iconic art style ‘sugarcoats its genocide’, say critics”
Mais estilos disponíveis, além do Ghibli: Pixar. …
Realista. …
Cartoon. …
Pintura a óleo. …
Aquarela. …
Pixel Art. …
Super-herói.
AI não cria, gera dados e que maioria desses dados veio de buscas orgânicas, que ajuda compreender a onde foi roubar.
Pior é que ninguém tem os devidos cuidados e fazem upload das suas fotos pessoais, com filhos, etc para a IA…
Adoro ficam muito bem
Adoro ficam muito bem