Vivemos numa simulação? Investigador diz ter encontrado a prova do código-fonte do universo
Esta não é a primeira, nem será a última, que se teoriza que vivemos numa simulação. Que somos um produto de um avançado sistema que está por trás do que chamamos realidade. Contudo, até hoje, apenas se invocaram argumentos na esfera da conspiração. Contudo, há um investigador que afirma ter encontrado a prova do código-fonte do nosso universo.
Viver numa realidade simulada por computador chamada "Matrix"
E se o universo não for tão espontâneo como parece? E se as galáxias, as leis da física - até mesmo o leitor que lê estas palavras - estiverem a funcionar em código? É uma teoria que tem cativado tanto cientistas como fãs de ficção científica. E agora, um físico diz que pode ter encontrado o código-fonte do universo.
A ideia de que poderíamos estar a viver numa simulação ganhou força em 2003, quando o filósofo de Oxford Nick Bostrom sugeriu que seria mais provável que a nossa realidade fosse um programa de computador hiperavançado. Desde então, os investigadores têm andado à procura de sinais de qualquer coisa que possa assemelhar-se a uma falha na matriz.

Embora inerentemente especulativa, a teoria do universo simulado ganhou a atenção de cientistas e filósofos devido às suas implicações intrigantes. A ideia deixou a sua marca na cultura popular, através de filmes, programas de televisão e livros - incluindo o filme Matrix, de 1999.
Mas o físico Michael Vopson está a adotar uma abordagem diferente. Em vez de procurar pixeis partidos no cosmos, ele procura eficiência - padrões que sugerem que o nosso universo foi construído como um algoritmo bem otimizado. No centro da sua teoria está uma coisa chamada Segunda Lei da Infodinâmica.
Ao contrário das leis tradicionais da termodinâmica, que descrevem a energia e a entropia, a lei de Vopson aplica-se à própria informação.
Argumenta que, ao longo do tempo, o universo não tende para o caos, mas para uma ordem comprimida. Sugere que o universo está a funcionar como um vasto programa de otimização de dados.
A máquina está a compactar dados?
Este comportamento também se estende para além da física. A informação genética, por exemplo, não se comporta de forma tão aleatória como a teoria darwiniana poderia sugerir. Em vez disso, parece minimizar a entropia da informação ao longo do tempo, da mesma forma que um sistema é projetado para armazenar e transmitir dados da forma mais eficiente possível.
Em suma, Vopson acredita que isto pode ser uma prova de que o código-fonte do universo está a funcionar.
Claro que nem toda a gente está convencida - e porque haveria de estar? Alguns cientistas são céticos, afirmando que a teoria da simulação se aproxima perigosamente da pseudociência ou mesmo da teologia disfarçada de linguagem tecnológica. Afinal de contas, existe uma diferença real entre um criador todo-poderoso e um programador superinteligente?
Ainda assim, as afirmações de Vopson abrem a porta a uma nova forma de olhar para o cosmos. Se ele estiver certo, isso significa que o universo não está apenas a expandir-se: está a comprimir-se.
Mas calma, não estamos a falar de compressão para buracos negros, como acontece com as estrelas quando morrem, será, sim, numa bela cadeia ordenada de lógica digital.
Uma coisa é certa, bugs não faltam
Ainda não conheces a derradeira realidade objectiva, o teu cérebro cria uma versão interpretada da realidade completamente enviesada e distorcida, quando veres a verdadeira realidade ai sim podes comentar, até lá vives num estado semelhante a um sonho.
E até parece mentira .
“All that we see or seem Is but a dream within a dream.”
O pessoal tem que começar a fazer um esforço para sair da dreamland!
Guia-nos messias!
Tobias começa por meditar, acalma a mente e vais ver que afinal está tudo na tua cabeça, deixas de ser impulsivo.
Indo mais longe, o que sentes, o que vês, o que vivências é aquilo que efetivamente o nosso cérebro consegue processar.
Pode haver e de certeza que há muita coisa que existe, que simplesmente não conseguimos ter perceção porque o cérebro não processa isso.
É como estar numa sala cheia de sons, mas com uns fones que só deixam passar certas frequências. Os sons continuam lá, a existir, mas o teu cérebro, limitado pelos fones biológicos que tem, simplesmente não os ouve. Da mesma forma, o que sentimos e vemos é apenas o que conseguimos processar. Dedizo que o resto continua a acontecer à nossa volta, invisível, intocável, mas não inexistente.
O Dalai Lama diz que conhece um americano que medita à mais de 30 anos e que esse americano consegue ver a verdadeira natureza das coisas. Talvez existe um método para ver algo mais ou então existe mesmo a tecnologia, de qualquer forma deviamos caminhar nessa direcção de descobrir a derradeira verdade, nem há tempo para ficarmos aborrecidos, vai ocupar-nos a vida inteira!
😀 essa foi boa 😉
Tendo em conta a numerologia e astrologia creio que seja o mais provável
Let me eat my beef in peace
E eu sou o Neo.
Vivemos numa realidade manipulada sim,mas por seres deste mundo .ver novomundo111. blogs. sapo .pt
Quando não se sabe nada de nada desta matéria, diz-se sempre que é hyper-coiso, mega-não-sei-quê, hyper-mega-isto…
Deixem-se de teorias e perder tempo com coisas que não são importantes.
Se isto é um programa, corram no programa, apanhem vírus como em 2019 e deixem de pensar nisso….
E se descobrirem, como é? Vão á procura da ficha? Ou da diretoria C:\\Programs(x86)?
Desliguem a ficha.
Uma teoria interessante, não deixa de ser algo mais filosófico que científico na minha opinião. Não há provas concretas de nada, porque é difícil provar algo tão abstrato e complexo.
Andamos à procura de respostas para os cosmos, diria há milhares de anos. Cada religião tem a sua teoria. A ciência tem varias teorias e continua a investigar. Depois há apenas teorias da conspiração.
Independentemente de sermos um programa perfeito (ou nem por isso), acho que deveríamos de desfrutar mais e melhor a vida e o que ela tem para nos dar.
Exactamente.
Completo disparate. As coisas parecem-nos perfeitas porque vivemos esta realidade.
Vivemos num universo plano, como uma pizza ou moeda cunhada, pelo bem e o mal. O espaço é como uma foto, e o tempo, como um filme. Somos feitos de matéria, assim como os grãos de café. Segundo a física, há dois tipos de energia: a potencial (como apertar uma mola) e a cinética (expansão de uma mola). O universo é tão simples quanto uma bola de berlim. Nós somos os pequenos grãos de açúcar. Não sabemos o que está no recheio: a matéria escura. A Matrix é apenas um filme. A física não tem novas descobertas significativas desde os anos 70. O modelo padrão foi o último salto quântico no conhecimento.
Isto de andar a consumir tabletes da Colômbia dá nisto…
teorias idiotas. sim a terra é plana!
Epá garanto-te que não é plana, senão não andavam a fazer barulho ao lado a nivelar a terra. 😉
Esta teoria vai parecer estúpida mas vou partilhar.
E se tudo o que sabemos desde há 10 mil anos for uma mentira? E se a humanidade que antes desse 10 mil anos já tinha uma sociedade mais avançada que a nossa ou seja uma utopia. Por a humanidade ter experimentado uma utopia na altura agora continua atrás dela.
Pode ser estúpida mas parece fazer sentido. Não?
não.
Did the Black Hole Information Paradox just Disappear? (Sabine Hossenfelder)
https://www.youtube.com/watch?v=50bcjqEJuoc
Are Space and Time Created by Quantum Error Correction? (World Science Festival)
https://www.youtube.com/watch?v=XbL64sz8dQI
Com base nos comentários que se vê aqui facilmente se percebe que o português é um ser mesmo muito limitado e que vive na sua bolha…
O que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, na verdade UM INVERSO do UM REAL,… Não passa de uma IMAGEM INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE ROJETADA 3D, do UM REAL que paralelamente fica.
Tanto eu quanto você, imagem inversa e quântica de nós mesmos Reais, somos!.
Há bastante espaço-tempo, que só existe para nós como imagens atômicas projetadas 3D atuando no 3° Ato… E não para nós Reais já que como Reais e Eternos por QUEM nos criou e projetou, Eternos como Reais também somos… Espaço-tempo inexiste, porque numa Eternidade jamais poderia existir espaço-tempo, uma vez que se trata de uma infinitude:
Que não só afirmo, como explico e provo no meu blog, http://www.descobertascientificasavancadas.blogspot.com
Pois claro. Depois acordas e cais na cama da realidade.
Onde consta ROJETADA: Gentileza considerar PROJETADA.
Os portugueses sequer sabem que o alfabeto português, Real quântico é… E o alfabeto inglês, inversamente quântico.
A PROVA:
Haja Luz, 4 + 3 Letras Quânticas = 7 : Criou o UM REAL que chamam equivocadamente de MUNDO ESPIRITUAL e
Big Bang, 3 + 4 Letras Quânticas = 7 inversas, Provocou o “GRANDE EXPLOSÃO” = 14 (7+7). CURTO-CIRCUITO… Que gerou a IMENSA TELA CINZA-ESCURO que chamam erradamente de energia-escura… Onde o UM REAL é PROJETADO INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE COMO IMAGEM 3D….
Aí muitos perguntariam:
Como assim se o alfabeto português, é um dos menos antigos?
Eu responderia dentro da incontestável lógica:
Na ETERNIDADE onde tudo foi é e será Criado… Inexiste espaço-tempo.
Assim sendo, os mais inteligentes já perceberam que o que chamam de BIG BANG, pode ser considerado, ocorrendo neste instante.
O genial Kabbalista e maestro ALBERT GOZLAN, já afirmou corretamente e sabiamente em vídeo que o alfabeto hebraico, não foi o alfabeto da criação.
Como encontro-me além do judaísmo, em saberes:
Sei quem é o Mashiach que já se encontra entre nós, que até mesmo os ditos eruditos do judaísmo: desconhecem.
No blog acima citado e outros do meu perfil, explico tudo minuciosamente.
Antes que alguém pergunte ou zombe:
Citei o Mashiach, porque o Mashiach séra inquestionavelmente o homem mais inteligente deste planeta, que tudo sobre a criação, explicará.
Como tudo que digo provo:
Abaixo o vídeo que o genial maestro de kabbalah ALBERT GOZLAN, diz que a 1° TORAH, não foi escrita no alfabeto hebraico.
https://www.kabbalahmashiah.com/en/kabbalahmashiah_courses.php?pg=5&np=10&bt=&bc=Mashiah&bi=&bs=
No link acima informado, assistir o vídeo El Gran Cambio De La Epoca Mesiánica 2