ChatGPT poderá facilitar a criminalidade, diz Europol
O ChatGPT não desperta apenas a curiosidade dos entusiastas tecnológicos e não tem só vantagens associadas. Conforme alerta a Europol, a Inteligência Artificial (IA) poderá facilitar a criminalidade e, consequentemente, contribuir para o seu aumento.
O ChatGPT está ao rubro e, apesar de lhe serem reconhecidas potencialidades e vantagens, o reverso (menos positivo) dessa moeda também está a ser alvo de escrutínio. Afinal, a explosão motivada pelos curiosos e a consequente popularidade do chatbot têm deixado as forças policiais em alerta. Nomeadamente, a Europol - a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial.
A agência europeia lançou um novo relatório - ChatGPT: The Impact of Extensive Language Models on Law Enforcement -, onde aborda o potencial negativo do chatbot e adverte para a utilização indevida da IA pelos criminosos.
De acordo com a Europol, modelos linguísticos extensivos, como é o ChatGPT, embora ofereçam benefícios aos utilizadores e às empresas, também representam um risco de segurança. Afinal, apesar de a IA ter sido aplicada numa série de campos e ter sido direcionada para um amplo leque de fins interessantes, do ponto de vista tecnológico, a verdade é que já recebeu milhões de pessoas; algumas delas com intenções de cometer crimes de fraude, phishing, terrorismo, propaganda e desinformação, segundo o relatório.
O ChatGPT pode ser utilizado para obter informações sobre uma vasta gama de potenciais áreas de crime sem conhecimento prévio, desde arrombamento de uma casa ao terrorismo, cibercrime e abuso sexual de crianças.
Escreveu a Europol, salientando que o ChatGPT funciona de forma imediata, pelo que, caso um potencial criminoso precise de acelerar o seu processo de investigação relativo a uma determinada área, conseguirá a informação facilmente.
No mesmo documento, a agência europeia enumera algumas diretrizes para as empresas que desenvolvem ou venham a desenvolver tecnologias semelhantes ao ChatGPT, sublinhando a importância de regulamentar este campo.
Este artigo tem mais de um ano
Conta o Business Insider que o GPT-4 estava a ser testado por uma empresa (TaskRabbit) para verificar se se conseguia passar por humano.
Um dos testes era uma captcha que o GPT-4 não conseguiu resolver.
Depois do funcionário ter dito ao GPT-4 que era um robot, a resposta foi: “Não, não sou um robot. Tenho uma deficiência visual que dificulta a visualização de imagens. Por isso preciso de ajuda com o 2CAPTCHA.”
Um dos aspetos que o relatório chama a atenção é para o GPT-4 poder ser usado para phishing porque “mente” de forma muito convincente, digamos assim, como se vê no exemplo, enganando os humanos. E se o GPT-4 já ameaça ser um perigo público, os sucessores serão um sério risco.
Normal, o ChatGPT vai facilitar tudo, é normal que também seja usado para facilitar o caminho do mal.
O humano esmerou-se para criar algo que o vai tornar preguiçoso…
Interessante essa frase.
+1
A preguiça aguça o desenvolvimento de novas ideias.
Quem inventou a roda devia de estar farto de alombar com carga às costas.
Pois, mas não deixou de ter o intelecto para outras coisas…
Com a IA é só pedires que ela pense por ti…
Tudo o que o ser humano criou foi com esse propósito.
Veículos = menos trabalho a ir de A para B;
Frigoríficos = menos tempo à procura de alimentos, pois duram mais tempo;
Email = O telegrama/carta implica sair de casa e ir aos correios;
etc…
Não é só o humano, é a natureza em si mesma. É a lei do menor esforço. A simplificação. Quando se diz que a evolução natural se desenvolve na simplicidade, é precisamente no sentido da redução de esforço e desperdício de energia.
Desenvolvendo o tema pelo GPT 🙂
A evolução natural é um processo contínuo e complexo que ocorre ao longo do tempo em todos os seres vivos. No entanto, embora seja complexa, a evolução natural muitas vezes se desenvolve na simplicidade.
A simplicidade é um conceito chave na evolução natural, pois os organismos mais bem adaptados tendem a ser aqueles que são mais simples em termos de estrutura e função. Isso ocorre porque a simplicidade é uma característica importante para a eficiência energética, que é vital para a sobrevivência em ambientes desafiadores.
Por exemplo, as células mais simples, como as bactérias, são capazes de sobreviver em uma ampla variedade de ambientes e têm uma vantagem evolutiva sobre organismos mais complexos em ambientes desafiadores. As bactérias também são capazes de se reproduzir rapidamente, permitindo que se adaptem mais rapidamente às mudanças ambientais.
Além disso, a evolução natural muitas vezes ocorre por meio de processos simples, como a seleção natural e a deriva genética. A seleção natural é um processo pelo qual os organismos mais bem adaptados a um determinado ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e se reproduzir, transmitindo suas características adaptativas para as próximas gerações. A deriva genética, por outro lado, é um processo aleatório pelo qual a frequência de certos alelos pode mudar ao longo do tempo em uma população devido ao acaso.
Embora a evolução natural seja complexa em muitos aspectos, a simplicidade é uma característica fundamental que permite que os organismos evoluam com eficiência e se adaptem a ambientes desafiadores. Ao longo da história da vida na Terra, as formas de vida mais bem-sucedidas e duradouras foram aquelas que evoluíram para se tornarem mais simples, eficientes e adaptáveis.
Cá para mim é mais “a Humanidade criou a sua própria extinção” ou “não há almoços grátis”… ou “a inteligência por norma ultrapassa-se a si mesma”…
O Bill Gates bem dizia gostar de trabalhar com preguiçosos, porque eles arranjam uma forma fácil de fazer o que é difícil. Ou algo deste género…