Xiaomi alerta para possível aumento do preço dos smartphones devido à escassez de chips
A notícia não é nova: o mundo inteiro está a atravessar uma crise no fornecimento de chips o que já tem obrigado várias empresas a ajustar estratégias para o futuro. Os fatores para tal escassez são vários e está a afetar todos os setores da tecnologia, seja smartphones, computadores, jogos e até o setor automóvel.
A dificuldade em obter unidades de alguns produtos está relacionada com este problema e agora a Xiaomi deixa o alerta. Os preços dos smartphones podem subir em breve.
Hoje o dia começou com a notícia de que a Intel estaria a preparar-se para construir mais duas fábricas de chips para, assim, dar resposta à escassez que o mundo enfrenta. Relativamente à Xiaomi e à forma como está a ser afetada, já surgiram rumores de que a empresa estaria a preparar uma maior utilização de processadores 5G da MediaTek em detrimento da Qualcomm, para responder ao mesmo problema.
Escassez de chips pode levar a aumento dos preços dos smartphones
A dificuldade em conseguir GPUs da Nvidia é também um dos temas do momento, que se junta à própria procura por consolas de última geração.
Agora, sem dar pistas sobre o que realmente pode acontecer, Wang Xiang, presidente da Xiaomi, alertou para a possibilidade de, em breve, haver um aumento dos preços de smartphones. Este aumento será então consequência da escassez mundial de chips.
Vamos continuar a otimizar os custos dos nossos dispositivos de hardware, com certeza.
Para ser honesto, faremos o nosso melhor para oferecer o melhor preço possível aos consumidores. Mas às vezes, podemos ter que repassar parte do aumento de custo para o consumidor em diferentes casos.
Um limite razoável para a Xiaomi
Resumindo, segundo estas palavras de Wang Xiang, por causa da escassez global, os custos de produção de smartphones estão a aumentar. Logo, a Xiaomi pode absorver alguns desses custos para evitar que os preços do consumidor subam. No entanto, há limites óbvios.
O cenário apontado agora pela Xiaomi, poderá refletir-se por todo o mercado dos smartphones, uma vez que esta não é única fabricante afetada.
Este artigo tem mais de um ano
Então passamos do regime em que quanto mais vendas uma empresa tem mais promoções faz para o regime de vender produtos como artigos de colecção.
Estou a espera para ver a revolta das pessoas cujo a única coisa que podem fazer em casa é comprar coisas novas para se irem distraindo, quando virem que o preço da tecnologia está a subir e o ordenado a descer ou a manter isto para quem ainda consegue ter ordenado…
Isso já acontece à muitos anos.
Consumidor alerta para possível redução de compra dos smartphones devido à escassez financeira
A notícia não é nova: o mundo inteiro está a atravessar uma crise financeira o que já tem obrigado várias famílias a ajustar estratégias para o futuro. Os fatores para tal escassez são vários e está a afetar todos os setores nomeadamente as contas da tecnologia, seja smartphones, computadores, jogos e até o setor automóvel.
A mim pouco me afeta, só está nos meus horizontes substituir o meu ‘smartphone’ a partir janeiro do próximo ano quando tiver 3 anos de uso, até lá estou muito satisfeito com ele. O que me preocupa mesmo é os AMD Ryzen 9 5900X estarem esgotados no mercado e os que há à venda são de especuladores, £750
Compra threadripper 3990x ; esse é que arrasa com tudo: jogos, renderização, simulações, o que quiseres.
@iDroid, Obrigado pela dica, vou olhar para esse, o propósito mesmo é tratamento de fotografia. Como não encontrava o Ryzen 9 , já estava a olhar para o Ryzen 7 5800X, mas as criticas…
@iDroid, pode ser muito bom, mas seria um desperdício de dinheiro para o que pretendo £4000. Estou na SC , mas ainda não estou maluco. Vou para o 5800X e depois vendo para o ano, assim a perda não será muita e fico a ganhar com a entrada do DDR5
Percebo, claro. É muito dinheiro, justificável apenas se o trabalho for bem remunerado.
Fazes bem, parece-me um bom plano.
Somos 2.
Smartphone novo so pro ano, vai ser um salto gigantesco do meu A8 2018
*há
Interessa-me lá isso.O que interessa é que amanhã,dia 26 de Março,já estará em pré-venda o novo maquinão da filial da Xiaomi,a Black Shark,e o seu Black Shark 4 Pro !! Vai ser o melhor smartphone com performance no mercado.Em 15 minutos já estará carregado com o carregador de 120 W. Que monstro. 🙂
O que interessa é encurtar o tempo de vida útil da bateria, ora pois!