PplWare Mobile

Dica: Como validar que o Trim está ativo no seu SSD do Windows 10


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

22 Respostas

  1. Joao says:

    Penso que poderiam acrescentar o seguinte:
    se o SSD vem com um software proprietário, deve ser este que deve fazer a optimização bem como outras funções associadas.
    Assim, p.e., e passe a pub. o meu Samsung EVO tem o Magician que além de fazer o que aqui sugerem, tem o “Over provisioning”, além de outras opções e em especial o “Over provisioning” é importante para prolongar de alguma forma a vida do SSD e é extremamente útil. Além de ir vendo como está o SSD. Como se sabe a escrita é limitada… pelo que alguns discos avisam que estão com problemas e outros não… ora o Magician via fazendo este serviço como a opção SMART. etc… por via das dúvidas e o meu já tem 4 anos, eu vou vendo como ele está, já que escrevo muitos dados todos os dias… e vou anlisando o estado do SSD, não vá ele não avisar-me. Isto sim, valeria um artigo sobre estes assuntos. Pois muitos pensam que, para já, que os SSD são como os HD antigos (que ainda existem e que para mim são backup).
    Sem alguma das info que escrevi, algumas pessoas podem passar isto para o WIndows e eu acho que o soft proprietário faz melhor o serviço.

  2. lazaro says:

    hd ssd nao precisa e nao deve ser desfragmentado!

    • Beto Carvalho says:

      É mito que SSD não pode ser desfragmentador, olha os vídeos do cara do Baboo que você vai entender tudo sobre SSD.

      • Mateus says:

        Mito é o que corre no…
        os SSD tem acesso a todos sectores do mesmo modo, logo não interessa em que célula foi armazenado e não precisa de ser contígua como num HDD. Se fizeres desfragmentação tens zero melhorias e acabaste de desgastar mais o SSD.

        O único que ingresse é o TRIM que em teoria o Mac OS, W10, iOS e Android (Linux?) fazem automaticamente há muito tempo. De resto o firmware do SSD trata do que falta.

      • Alex says:

        Mito é acreditar num vendido da Microsoft

  3. Tiago Ferreira says:

    Então mas a pplware não tinha feito uma publicação em que dizia que a desfragmentação de discos SSD só fazia mal?

  4. Fil says:

    Deve ser feita alguma coisa no Windows7?

  5. Helison says:

    P que desfragmentar um SSD? lol

  6. Nelson Jesus says:

    E o Trim em Linux (Ubuntu p.ex.)?

  7. Mateus says:

    Ai pachorra… Há pessoal que não sabe a simples diferença entre desfragmentação e TRIM bem se dá ao trabalho de procurar…

  8. censo says:

    E podem desfragmentar um SSD, deixem-se de mitos.

    • Sonicreducer says:

      Poder posso.. mas não trás benefícios , pois o acesso as memórias e feito.todo da mesma forma , logo melhorias zero em ter os dados todos encostados. Nos discos mecanicos isto.era vantajoso caso o ficheiro pretendido estivesse a ocupar mais que uma página e ou sector do disco pois faria com que a cabeça de leitura tivesse que se movimentar para ir buscar todo o ficheiro 🙂 …..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.