Quantcast
PplWare Mobile

Dica: Como validar que o Trim está ativo no seu SSD do Windows 10

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Joao says:

    Penso que poderiam acrescentar o seguinte:
    se o SSD vem com um software proprietário, deve ser este que deve fazer a optimização bem como outras funções associadas.
    Assim, p.e., e passe a pub. o meu Samsung EVO tem o Magician que além de fazer o que aqui sugerem, tem o “Over provisioning”, além de outras opções e em especial o “Over provisioning” é importante para prolongar de alguma forma a vida do SSD e é extremamente útil. Além de ir vendo como está o SSD. Como se sabe a escrita é limitada… pelo que alguns discos avisam que estão com problemas e outros não… ora o Magician via fazendo este serviço como a opção SMART. etc… por via das dúvidas e o meu já tem 4 anos, eu vou vendo como ele está, já que escrevo muitos dados todos os dias… e vou anlisando o estado do SSD, não vá ele não avisar-me. Isto sim, valeria um artigo sobre estes assuntos. Pois muitos pensam que, para já, que os SSD são como os HD antigos (que ainda existem e que para mim são backup).
    Sem alguma das info que escrevi, algumas pessoas podem passar isto para o WIndows e eu acho que o soft proprietário faz melhor o serviço.

  2. lazaro says:

    hd ssd nao precisa e nao deve ser desfragmentado!

  3. Tiago Ferreira says:

    Então mas a pplware não tinha feito uma publicação em que dizia que a desfragmentação de discos SSD só fazia mal?

  4. Fil says:

    Deve ser feita alguma coisa no Windows7?

  5. Helison says:

    P que desfragmentar um SSD? lol

  6. Nelson Jesus says:

    E o Trim em Linux (Ubuntu p.ex.)?

  7. Mateus says:

    Ai pachorra… Há pessoal que não sabe a simples diferença entre desfragmentação e TRIM bem se dá ao trabalho de procurar…

  8. censo says:

    E podem desfragmentar um SSD, deixem-se de mitos.

    • Sonicreducer says:

      Poder posso.. mas não trás benefícios , pois o acesso as memórias e feito.todo da mesma forma , logo melhorias zero em ter os dados todos encostados. Nos discos mecanicos isto.era vantajoso caso o ficheiro pretendido estivesse a ocupar mais que uma página e ou sector do disco pois faria com que a cabeça de leitura tivesse que se movimentar para ir buscar todo o ficheiro 🙂 …..

  9. Tiago Colaço (HD Rescue) says:

    O TRIM em muito veio melhorar questões relacionadas com a performance dos SSD. Mas nem tudo é bom! Lembram-se de quando por engano apagavam uma pasta ou um ficheiro permanentemente? ou quando por engano formatavam (ou alguém o fazia) indevidamente o seu disco rígido? Na grande maioria desses casos, de uma forma simples usando alguns softwares de recuperação de dados, era possível voltar a reaver esses dados. Neste momento, com o TRIM ativo isso deixa de ser possível.
    A partir do momento em que eliminamos permanentemente uma pasta ou ficheiro, esse espaço vai ser escrito com zeros, eliminando permanentemente os dados. Acontece exatamente o mesmo quando uma unidade é formatada, o espaço supostamente livre (que no caso de uma formatação é todo) vai ser escrito a zeros, eliminando permanentemente toda a informação, e nesse caso inviabiliza qualquer recuperação de dados.
    Sugestões; sempre que possa use a reciclagem, não elimine definitivamente os dados. Desta forma, no caso de engano, consegue repor os dados através da reciclagem. Por outro lado, tente sempre ter um backup atualizado dos seus dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.