UE anuncia retaliação contra os EUA com taxas sobre produtos americanos
No sentido de retaliar contra as recentes taxas impostas pelos Estados Unidos da América (EUA), a União Europeia (UE) anunciou, esta quarta-feira, que vai impor taxas sobre produtos norte-americanos.
Depois de o Presidente norte-americano anunciar a entrada em vigor, esta quarta-feira, de uma taxa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, a UE decidiu retaliar, conforme anunciado num comunicado oficial.
Num processo de duas fases, a partir de 1 e 13 de abril, a Comissão Europeia vai findar a suspensão de taxas sobre os produtos dos EUA, que se aplicam, atualmente, a uma série de produtos: barcos, whisky e motos, por exemplo.
Além de acabar com esta suspensão, a UE pretende aumentar o número de produtos taxados; e criar um pacote de contramedidas, após consultar os Estados-membros.
Estão em causa postos de trabalho. Os preços vão subir. Na Europa e nos Estados Unidos. A [UE] tem de atuar para proteger os consumidores e as empresas. As contramedidas que tomamos hoje são fortes, mas proporcionais.
Lamentou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que considera que as taxas impostas pelos EUA são "más para as empresas e ainda piores para os consumidores".
No mesmo comunicado oficial, a UE adianta que as taxas previstas deverão afetar produtos norte-americanos no valor de mais de 26 mil milhões de euros.
Segundo von der Leyen, a UE está disponível para negociações, mantendo-se "firmemente" convicta de que, "num mundo repleto de incertezas geopolíticas e económicas, não é do nosso interesse comum sobrecarregar as nossas economias com direitos aduaneiros".






















É taxar nos bens e serviços às bigtechs vão ver como as taxas acabam logo
Ainda mais? Lol
O Trump ainda se tem de esforçar mais para que as suas taxas fiquem ao nível das impostas pela UE.
Os lacaios estão agora a revoltar-se, anos e anos de submissão consentida e agora esperneiam, aguenta e não chora!!! A Rússia é que são uns malandros…. nunca a UE cresceu tanto economicamente à conta das boas relaçoes com a Russia, mas os outros é que eram os amiguinhos, agora aguentem que está apenas no começo!
Se explicares essas atoardas até poderei achar que estás bem
O preço da energia é a base de economia saudável. Percebes agora o coisa “das boas relações com a russia”?
Não, não é a base, é UM, e apenas UM, dos pilares.
Não percebo os europeus que falam como se isto não os afectasse também a eles….
ou o ódio à UE é superior ao seu bem estar pessoal e das pessoas que os rodeiam, ou então estão completamente alienados.
O Portugues está bem desde que o vizinho esteja pior. Só isso é que interessa
A UE nunca vai mudar enquanto meia dúzias burocratas em Bruxelas numa sala escolhem quem vai mandar na UE(Presidente da Comissão Europeia / Presidente do Concelho Europeu).
O povo tem que ir às urnas escolher quem decide o nosso futuro e não ser decidido num jantar qualquer quem irá mandar…
Totalmente de acordo. Mas uma coisa é uma coisa e a outra coisa é a outra coisa.
Isso não invalida ser completamente absurdo andar-se a dizer “agora esperneiam”, ou “agora aguentem”, como se estivessemos imunes ao que se está a passar. Isto não é nenhum jogo de futebol, em que no fim vamos todos para casa e continuamos a nossa vida normalmente.
Não são os burocratas da UE que vão ter de “aguentar”. Eles continuam lá na sua vidinha a receber ordenados chorudos mais ajudas de custo para tudo e mais um par de botas.
Quem vai espernear vão ser as pessoas e as empresas. Esses é que vão sofrer as consequências do que se está a passar. Mas parece que há gente que não percebe isso.
Uma resposta sensata e razoável, coisa rara para estes lados. Eu jogo com o q está ao meu alcance e evito comprar coisas americanas nos últimos tempos, decisão esta q só me ajuda a poupar mais dinheiro ao fim do dia na realidade.
Nao votou nas Europeias no ano passado? Para qualquer duvida basta visitar o portal da uniao europeia europa.eu
Não vi lá nenhuma opção para escolher os 2 mandatos de quem realmente manda, ou o seu boletim de voto era diferente do meu?
Como habito noutro pais da UE, sim, o boletim e diferente.
Em Portugal como funciona para eleger o presidente da assembleia? Nao e igual?
E calma, o limite sao 2 mandatos. Nao ha ca ditadores a liderar a Europa. Infelizmente ainda existe algumas nodoas a nivel local, tipo Orban. Mas isso ira se resolver tambem.
Eu aguento e até faço sacrificio desde que os oligardas da UE que ninguém elegeu desapareçam e a UE nos moldes actuais acabe.
” nunca a UE cresceu tanto economicamente à conta das boas relações com a Russia”
pode desenvolver esse ponto
…
gás barato não pode compensar matança de civis a meu ver
Gás barato para a Alemanha….nunca chegou a Portugal.
Todos sabem que Portugal é o motor da economia europeia!
Mas quer falar de matança de civis??? em menos tempo mataram-se mais civis na palestina e nem 1 unica sançao houve a Israel… ainda quer falar de matar civis?? Bastava a Ucrania manter-se neutra como sempre se manteve e ninguem tinha morrido!
O seu virtue signalling tem zero 0 nadie nada rien haver com o artigo. Guarde essas postas para os seus camaradas do BE, PCP e Livre.
Traumas de infância são tramadas.
Nuno bom comentário.
Se eu fosse Russo.
“não é do nosso interesse comum sobrecarregar as nossas economias com direitos aduaneiros” ? é para rir? é que a alfandega taxa tudo incluindo produtos que não existem na Europa!
Taxar e sobrecarregar não são sinónimos.
Portanto na altura que tiraram a isenção até 40 e tal euros da alfandega a desculpa foi proteger as empresas de concorrência desleal de produtos vindos de fora. O que eu compro não é fabricado na Europa. Por isso qual concorrência desleal?
A alfândega cobra IVA igual ao dos produtos europeus e serviço de despacho alfandegários. Só cobra tarifas aduaneiras se o país de onde vêm estiver sujeito a elas.
Ou seja pago 10% iva do país do origem + 23% aqui (incluindo portes) + taxa de desenfaldegamento (+ iva sobre esta taxa o que é ilegal uma vez que o iva não pode incidir sobre taxas) porque a união europeia decidiu. Depois tens os Estados Unidos com isenção até 800$ nesses mesmos produtos. Isto é lixar e roubar o consumidor final quando não existem produtores europeus do mesmo e onde muita vezes as lojas desse tipo de produtos não conseguem ter porque são exclusivas do país de origem (Japão), parece-me bem.
Aí agora a UE acordou foram décadas a serem os paus mandados da América…
Na Guerra da Ucrânia dizem os Europeus que vão dar uma derrota estratégica a Rússia e a Ucrânia não deveria ficar sem territórios nem parar a guerra, lol mal eles sabiam que a Guerra termina quando os Americanos e Russos decidirem e pronto ontem o Zelensky já concordou com o cessar-fogo depois de ter perdido em 3 dias 70% Kursk.
Que análise brilhante digna de um mestre da geopolítica de Facebook! A UE passou décadas a ser ‘pau mandado’ e só agora acordou? Que conveniente. E claro, a Ucrânia não decide nada, só existe para enfeitar—porque no teu mundo, soberania é um conceito descartável.
A Ucrânia decide sim e poderia ter decidido não fazer parte da proxy war mas caiu que nem um patinho como a UE.
Eu sei que muitos heróis do teclado queriam guerra até ao último soldado ucraniano e até não se importavam com uma guerra mundial desde que fosse o vizinho do 3° direito a ser enviado para a linha da frente, porque a Ucrânia está sempre a pedir voluntários para a linha da frente mas são bons é no teclado…
Na minha já longa vida combati muitos ceguinhos pelo partido como tu, até tive um na família. Só se levantava ao meio-dia mas depois vociferava o resto do dia contra os capitalistas. Que tristeza… Mas é claro que haverá sempre alguns que se acham mais iluminados que os outros
Você está obsecado com a Ucrânia. O artigo nem sequer é sobre esse tema…
Enquanto os EUA, sonham com riqueza a qual quer custo, a Europa pensa nos teus direitos e liberdades, mas só vais perceber isso quando te faltarem, até lá vais andar a largar posta de pescada todo contente com as ditaduras lá longe.
“a Europa pensa nos teus direitos e liberdades”
Deve ser por isso que a UE quer o “Ministério da Verdade” e ainda há pouco um candidato à presid^ncia da Roménia não foi permitido concorrer após uma eleição que ganhou que como não agrada ao sistema pode ser tornada não válida.
Nenhum dos autointitulados “democratas” e “civilizados” protestou.
Não tenho nenhuma simpatia por esse candidato.
E mais, agora nem poderá concorrer novamente!!! é a democracia da UE ao mais alto nível!!!
Sim, sim como se a América não fosse conhecida pela terra da liberdade e oportunidade, esse comentário não bate certo.
Quais são mesmo os teus direitos nos EUA?
Qual é o serviço nacional de saúde que há por lá?
Qual é a duração do subsidio de desemprego por lá?
Quantos dias de ferias tens direito?
E podia continuar a fazer perguntas, a Europa optou e bem de primeiros as pessoas.
Isto são direitos e liberdades que tens na Europa, talvez não repares porque não trabalhas, mas os que trabalham reparam.
Mas é como te digo, quando te faltarem os direitos e liberdades talvez seja tarde demais para reparares nos perigos que enfrentamos hoje em dia.
Até lá vais andar todo feliz e contente com a desgraça alheia.
Já que não fazes ideia do que é a América, aqui vai.
Nos Estados Unidos, os direitos fundamentais dos cidadãos estão garantidos pela Constituição, especialmente na Declaração de Direitos (Bill of Rights).
Isso inclui a liberdade de expressão, de religião, o direito a um julgamento justo, a proteção contra buscas e apreensões sem mandado entre outros…
1°- As pessoas lá não descontam para a segurança social mas sim para planos privados.
2°Programas Públicos:
Medicare: Para pessoas com 65 anos ou mais e para algumas pessoas com deficiência.
Medicaid: Para pessoas e famílias de baixa renda ou sem rendimentos
3° Fundo Desemprego:
Na maioria dos estados, o período padrão é de até 26 semanas, mas pode ser mais também depende de seguros que pagam uma parte.
Na questão das férias normalmente são 15 dias de férias, mas também varia de contrato para contrato.
Não fazes a mínima ideia do que é américa por exemplo em qualquer trabalho sem formação em Califórnia, Nova York, Washington ganhas por hora (mínimo) 16.50$ num dia de trabalho ganhas 132$ para teres uma ideia numa semana de trabalho compras um iPhone.(Só um exemplo já que um smartphone não deve ser aquilo que a motiva nem um bem de primeira necessidade.)
Mas na tua ideia que é a América tudo quer fugir de lá, mas a realidade é diferente são milhares e milhares de pessoas a tentar entrar lá todos os dias!
@B@rão Vermelho
Aquilo por lá é tão mau que o Trump quer fazer um muro para os americanos não fugirem!
Incrível o que a reles comunicação social faz á cabeça das pessoas.
ó rodrigo tu escreves bem mas esqueceste da realidade. será só esquecimento? será ignorância? ou será de propósito?
os eua têm uma das maiores mortalidades infantis do planeta, a média da riqueza de pessoas de pele clara é 20 vezes superior à das pessoas de pele mais escura e 18 vezes superiores à dos hispânicos, têm mais joves de 17 anos presos do que na universidade, têm níveis de pobreza de tal forma elevada que os colocam como s+os terceiros piores entre os países ditos desenvolvidos, têm a maior relação do planeta entre o health care spending per capita e a esperança média de vida, são os quadragésimos nonos a nível mundial em esperança média de vida, etc.
deixa lá a internet, lê e vai ver o mundo com os teus próprios olhos. terás grandes surpresas…
Então como explicas o turismo de saúde dos Americanos na Europa e em Portugal em particular?
Eu tenho um cunhado Norte Americano e bem sei como é fantástica a vida por lá, a primeira opção dele foi vir viver para Portugal, não foi ficar por lá.
Repara ma quantidade de Americanos que estão a chegar a Portugal, os meus vizinhos “fugiram” de Nova York pela segurança da Europa e principalmente Portugal, mas pronto fica lá a adorar os teus ditadores que eu vou continuar a lutar por manter os meus direitos e liberdades, por mim e por ti.
È isso barão…os exemplos dos teus conhecidos e familiares são a generalidade do que se passa nos EUA…santa paciência!
E como explicas os milhões de europeus que vivem nos EUA ou querem ir viver para lá? Podes somar também os milhões de sul americanos, todos paises com sistema nacional de saúde.
Os EUA são sim um pesadelo para quem não quer trabalhar.
B@rao se o teu cunhado americano se é novo e veio para Portugal não foi por causa da liberdade nem da violência, foi porque a mulher dele o fez optar por isso.
Os únicos americanos que vem para aqui são os velhotes que querem passar a reforma e terem direito a coisas baratas mas continuam a gostar da América para viver e trabalhar.
Mas tens que largar a CNN porque essa cabecinha está toda comida para dizer que na América é uma ditadura, sem liberdade, sem saúde, sem férias, sem fundo desemprego oh amigo acho que estás a confundir com a Coreia do Norte. 🙂
Larga tu o teclado e tenta ir mais longe que ao funda da rua a barraca das farturas e vais ter uma desagradável surpresa no teu ponto de vista.
Se Portugal é assim tão e UE são assim tão maus, deves de estar a teclar da Rússia ou Coreia do Norte, eu felizmente conheço bem o mundo que me rodeia, e por isso mesmo digo Portugal é um país fantástico mas não é perfeito.
Em quanto preferires olhar para o copo meio vazio eu opto por olhar para o copo meio cheio, são opções.
O problema da vinda dos meus cunhados para Portugal prende-se exatamente por motivos de saúde, têm crianças e os seguros de saúde são muito bonitos no papel mas depois na prática só funciona enquanto tiveres plafom depois ficas por tua conta, mas deixa estar continua na tua bolha.
Só por curiosidade qual é a tua fonte de informação, já que todos os órgãos de comunicação para ti são de propaganda, fico curioso onde deve de me informar para ver o mundo com os teus olhos.
+1
Até que enfim um comentário de jeito.
nao entendo isto, as taxas europeias antes do trump sobre produtos americanos andava nos 40% e no oposto as taxas americanas sobre produtos europeus andavam nos 17% , chegou o trump e subiu as taxas para equilibrar a balanca e a resposta da europa é subir mais , esta bonito isto esta
É comprar e vender todos esses produtos ao México, Canadá diretamente.
Tretas isso é a mania do Trump de exagerar e escolher casos extremos, as taxas alfandegárias no global rondam em média os 1% para ambos os lados, os EUA cobraram o equivalente a 7 mil milhões euros enquanto a UE cobrou 3 mil milhões de euros.
https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/qanda_25_541
nao sabes ler portanto ou percebes pouco de economia porque aquilo que escreves nao coorresponde ao que está no artigo. alem do mais na europa alem da taxa aduaneira ainda levas depois com o iva o que quer dizer que por exemplo numa viatura americana , ao chegar ao pais pagas logo 10% á alfandega e depois mais 23% as finanças , ou seja 33% nos estados unidos pagas 2,5% de taxa aduaneira e em media mais 7% de imposto estadual ou seja 9,5% .
Fica aqui um exemplo na pagina da deco: Está tentado a comprar os ténis da moda que estão à venda num site dos EUA por 150 euros. Por cá custam 190 euros. Vai pagar 25,35 euros de direitos aduaneiros (16,9% de taxa). Ao valor obtido (175,35 euros) aplica-lhe o IVA de 23% (40,33 euros). Total: 215,68 euros. Claramente não compensa…
concluindo: se os estados unidos cobraram ” 7 mil milhoes” e a europa “3 mil milhoes” como tu dizes (falso) a unico coisa que isso quer dizer é que os estados unidos importam mais da europa do que a europa dos estados unidos, o que provavelmente acontece por termos taxas e impostos mais altos do que eles
Tu é que não sabes ler ou percebes tanto de economia como o Trump, a UE apenas define o valor de taxas alfandegárias que é exatamente o mesmo que o Trump consegue fazer.
O valor do IVA é um imposto posterior aplicado por cada país individualmente, mais de 170 países no mundo aplicam valor de IVA aos produtos na venda mas os EUA são uma excepção e por isso o Trump não percebe o conceito, o governo federal não aplica “IVA” mas estados e governos locais podem aplicar imposto sobre o valor de venda (sales tax) o que seria o equivalente ao nosso IVA, e isso varia de local para local e pode ser bem mais complicado do que cá, por exemplo um individuo que more num distrito de Nova York ao importar alumínio da Europa irá pagar 25% de taxa alfandegária imposta por Trump, 4% do valor ao Estado de Nova York, 4,5% à Cidade de Nova York e 0.375% à Metropolitan Commuter Transportation District.
Como vez isto cada país tem os seus pormenores, é por isso que há empresas especializadas em importação/exportação porque a burocracia é enorme quer na EU como nos EUA, agora relativamente ao assunto do artigo taxas alfandegárias se te deres ao trabalho de ler o artigo todo saberias que se olhares para o valor total global de comércio entre EUA e a EU o valor de taxas alfandegárias corresponde a sensivelmente 1% do valor total para ambos os mercados, os EUA realmente cobraram mais porque importam mais da EU daí a ter colocado o valor 1% para demonstrar que são equivalentes.
Agora sobre o porquê da EU ter exemplos de taxas alfandegárias superiores aos EUA é porque normalmente é mais estratégica a aplicar as taxas por exemplo: enquanto Trump aplicou uma tarifa de 25% sobre o aço e alumínio a EU aplicou uma taxa de 36% à Harley Davidson, em termos de valor o que a EU irá arrecadar em imposto é menor do que os EUA mas ao atacar uma marca emblemática americana a potencial redução de vendas e perca de empregos cria mais pressão política nos EUA para em teoria obrigar o Trump a recuar, a EU considera que este tipo de tática é mais eficiente do que simplesmente aplicar uma taxa exatamente igual de 25% sobre aço e alumínio aos EUA.
O interessante destas artigos todos é como as inúmeras taxas existents há anos não são referidas.
Fica a ideia que o interesse é apresentar o Trump como o criador de todas as taxas.
Porque as taxas existentes até então não são significativas, no global as taxas alfandegárias representam cerca de 1% para ambos os lados.
https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/qanda_25_541
informacao falsa, respondi acima
era bem isso mesmo, a europa anda á decadas a taxar os produtos dos estados unidos em valores muito superiores aos que os estados unidos taxavam os produtos europeus, o trump so veio equilibrar a balança
GoEuropean.org
Nada como retaliar ao reduzir o nosso uso dos produtos e serviços deles.
Eu cancelei o meu google One e ms 365 basic, e fui para o Filen onde pago metade pelo mesmo armazenamento dos 2.
Mais um a salvar o planeta. Não queres ir também para frente da guerra da Ucrânia?
Até parece que a UE não anda extorquir violentamente as empresas americanas há vários anos, Lol.
Esta UE é ridícula, fraca e até nojenta com o seu moralismo.
Além de não pagarem o que devem á NATO durante muitos anos, já tinham uma carga fiscal enorme sob os produtos americanos.
Agora provam do mesmo remédio e não gostam.
Mas vá lá, o trump já conseguiu com que gastassem dinheiro em defesa.
Calma que a NATO sempre foi o Braço Armado dos EUA.
E? Não houve um contrato e valores de financiamento acordados?
“Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” já dizia o livro “sagrado”. Deves ser imensamente feliz oh espécimen de Gnuna ou então estás a contar com a felicidade eterna, a saltitar alegremente de nuvem em nuvem pela eternidade.
Eu conto notas 😉
Nisso acredito, a tua personalidade é tal e qual a do Scrooge
Europa….UE ? É só escolher o futuro que nos espera ….. Rússia ou China ? Mas qualquer um deles com amplas liberdades democráticas 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
As pessoas estão tão imbecializadas pela comunicação social podre que nem procuram saber a verdade e o porquê das coisas.
Estas taxas da UE apenas vão servir para empobrecer ou europeus, pois são eles que as vão pagar.
Quem fez retalização contra taxas foi o Trump e não a UE já que os produtos americanos são imensamente mais tributados da UE que os produtos da UE nos EUA. Nos carros então é um descalabro.
Trump teve a coragem de querer equilibrar a balança das taxas, e agora os meninos mimados habituados á teta dos EUA não gostam. Temos pena, aguentem-se e paguem o que devem á NATO.
Atenção à ortografia. As pessoas que falam em nome dos outros como se tivessem uma Procuração podem ser caracterizados como “imbecilizados”, o termo imbecializados não existe (só se for uma categoria nova aplicável apenas a GNUNAs.
Mais um que acredita (ou faz que acredy) em tudo o que o Trump diz
Ainda – só – se está na retaliação à taxa alfandegária de Trump de 25% sobre o aço e o alumínio. A UE não é, ainda, muito afetada, por exemplo o Canadá e o Brasil são muito mais.
Diz a Comissão Europeia que, a taxa de 25% afeta as exportações de aço e de alumínio para os EUA, no valor de 28 mil milhões de dólares – e que a as contramedidas da UE afeta as exportações dos EUA para a UE no valor de 26 mil milhões de dólares.
Ainda a procissão vai no adro. Falta Trump anunciar as taxas alfandegárias sobre outros produtos da UE e as correspondentes contramedidas retaliatórias da UE.
Trump faz tudo às mijinhas. Por exemplo, em relação ao México e ao Canadá, para além da taxa de alfandegária de 25% sobre o aço e alumÍnio, que afeta todos os países, Trump anunciou taxas de 25% sobre as importações de produtos desses países. Começavam a ser aplicadas em fevereiro, depois a data passou para março e novamente para abril. Relativamente ao Canadá, visto que a província de Ontário anunciou uma taxa, retaliatória, de 25% sobre a exportação de eletricidade para 3 estados americano, Trump anunciou que a taxa sobre os produtos do Canadá passava para 50%, a partir de 4ª Fª. e que as taxas que iriam ser aplicadas ao setor automóvel do Canadá ia arrasar com ele e a única forma de escapar era se o canadá se tornasse no 51º estado dos EUA. A província de Ontário anunciou que que retirava a taxa de 25% sobre a eletricidade, se houvesse negociações comerciais com s EUA. O secretário (ministro) do Comércio dos EUA disse que sim e Trump concordou. Aguardam-se os novos desenvolvimentos da história, disparatada, das tarifas de Trump. Idem, no que se refere à UE.
Os USA são uma experiencia falhada e vão arrastar o resto do mundo com eles para o fundo, mark my words.
E uma és uma experiencia acertada…..da fusão entre perguiça e a inveja.
Tu pareces mais uma fusão entre fanboy fascista com tapadinho com mistura de perguíça mental para ver a realidade, vives numa bolha.
Eu trabalho e pago impostos.
Só tu trabalhas queres ver, somos todos malandros aqui nos comentários do pplware!
Até ver só tu és malandro e orgulhas-te disso.
Talvez por isso andes por aqui a apoiar a destruição de propriedade privada de quem a pagou com o seu suor.
a isso deveria seguir-se um bloqueio aos eua a exemplo do que eles já fizeram, e mantêm, a outros estados independentes para derrubar os governos que não lhes agradavam.
já os consumidores europeus deveriam, dentro do possível, boicotar tudo o que são produtos cujas empresas são dos eua!
Agora é q os iPhones vão ficar baratos.
Na UE não vai haver alteração – são considerados produtos importados “made in” China ou Índia, não vão se afetados por eventuais taxas retaliatórias da UE sobre os EUA (quando Trump anunciar ,para além do aço e do alumínio, o agravamento das taxas alfandegárias sobre produtos da UE).
Adeus poder de compra.
Que produtos dos EUA compras que sejam afetados por um aumento das taxas de importação? A generalidade dos consumidores europeus compram sobretudo serviços de empresas dos EUA, principalmente das tecnológicas.
Os impostos sobre serviços não são afetados, Trump só quer saber de produtos. Diga-se de passagem que juntando os serviços (balança de bens e serviços), o défice dos EUA com a UE reduz-se significativamente.
Segundo li algures, as taxas que a UE aplica aos produtos USA são bem mais elevadas que o inverso.
Se isto é verdade, o Trump não está a fazer nada de errado ao querer corrigir isso.
Vai é mexer com muitos interesses instalados e vai pôr em pânico as paneleiras de Bruxelas, mas isso é o menos.
Daí todo este barulho…
Vá, vão mas é arranjar 800k milhões de euros para a defesa.
Só em comissões de inquérito e grupos de estudo/trabalho lá se vai metade desse valor…Lol.
No global o valor aplicado é idêntico, tanto a EU como os EUA arrecadam cerca de 1% do valor de importações em taxas alfandegárias, agora a EU é mais estratégica a aplicar taxas por exemplo enquanto Trump aplicou 25% sobre aço e alumínio a EU respondeu por exemplo com 36% à Harley Davidson no global os EUA arrecadam mais dinheiro com o imposto sobre aço e alumínio mas a EU ataca uma marca de referência em que perdas de vendas e trabalhadores serão mais notados pelo público em geral e criam em teoria mais pressão sobre o Trump, mas no global em termos de valor a reposta da EU pelo menos até agora tem sido sempre recíproca à de Trump.
É mau para toda a gente, mas tem de ser. O Sr. Trump precisa de ter uma resposta, para o meter no lugar. A UE também não tinha outra opção, tinha de responder. Pelos vistos o génio quer retaliar, vamos ver aonde é que isto acaba.
Quem está a retaliar é o Trump em resposta ás taxas abusivas e injustas que a UE pratica em relação aos produtos americanos. Nos carros então é uma vergonha.
Taxas abusivas é só a EU que as tem se o Trump diz então deve ser verdade.
Falas de vergonha em relação aos carros ora vejamos se quiseres importar um Ford Mondeo dos EUA pagas 10% em taxas, já se quiseres importar uma VW Passat para os EUA vão pagar 2,5% realmente parece injusto. Por outro lado se quiseres importar uma Ford F-150 pagas à mesma 10%, mas se importar uma VW Amarok para os EUA pagas 25%, qual é que é mais abusivo?
Quem olha para estes exemplos até parece que isto de taxas alfandegárias é um assunto bem mais complexo do que aquilo que parece a primeira vista, e que ambos os mercados tentam proteger as indústrias que lhe dão jeito.
Trump que pelo menos publicamente demonstra pouco conhecimento sobre como as taxas funcionam tendo em conta que a sua administração ainda insiste que são os outros países que pagam as taxas que ele quer aplicar, queixa-se que a EU lhe aplica taxas muito elevadas mas a realidade é o valor global de exportações entre os EU e os EUA ambos cobram sensivelmente o mesmo imposto de 1%, agora se fores ser picuinhas irás encontrar exemplos que beneficiam ou a EU ou os EUA, mas no global nós cobramos aos EUA o mesmo que eles nos cobram a nós.