PplWare Mobile

Ucrânia denuncia uso da Starlink pela Rússia em ataques contra civis

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Técnico Meo says:

    O problema é que, presume-se, que foram adquiridos de forma enganosa, e a gestão de rede, depois do terminal entrar em território Ucraniano, deve ser quase impossível distinguir o trigo do joio

    • Rui says:

      É algo que se vende ao publico geral seria impossível tentar impedir que a Rússia comprasse basta darem uns trocos a alguém de outro pais que a malta compra de livre vontade

      • Axolote nurcesado says:

        O Rui quer dizer… dar uns trocos a uns europeus traidores que preferem apoiar a causa russa vendendo equipamento aos russos que depois o utilizarão não só no campo de batalha mas também contra civis longe de qualquer linha da frente?
        O Rui, no fundo, quer dizer… dar uns trocos àquele tipo de gente que está ao mesmo nível de traficantes de armas que alimentam guerras contra populações civis inocentes?

        Sim, concordo… esse tipo de gente é capaz de tudo!

  2. Factos says:

    Zelensky permitiu de forma narcisista que esta guerra acontecesse e predominasse até hoje, na esperança que a europa (super dominadora e respeitada) fosse dar tautau ao Putin no tribunal. Nestes anos de guerra não aprendeu nada e vem agora atirar mais uma pedra à Starlink.

    • Rui Almeida says:

      Foi o zelensky que invadiu a russia? Tem juizo! Agora se Portugal quiser vender azeite para os estados unidos e a russia ficar zangada podem invadir nos?? A ucrania apenas queria juntar-se a UE, a NATO nunca foi discutida. O motivo da invasao russa tem a ver com em 2014 terem anexado a crimeia so porque o fantoche russo que mandava na ucrania perdeu as eleicoes para um pro europeu. Claro que depois da Russia invadir a crimeia a Ucrania percebeu que percebia de ajuda e pediu para aderir a NATO. Mas isso foi depois! Aprendam a historia, quem diz desinformacao devia ser preso e envergonhado em publico

      • Ifn says:

        Não foi a Ucrânia e EUA que infringiram vários acordos repetidamente com a Rússia.

        Os EUA e Israel também invadiram outros países e está tudo bem…

        A sorte é que a Rússia foi meiga, e não quis arranjar uma guerra maior do que é…

        • Nuno M. says:

          Pois,
          Fazer genocido, por 8 anos, claro que a Russia foi e está a ser demasiado branda.
          O Putin parece ser um excelente gestor em tempo de paz, mas prova que não é muito bom em tempo de guerra.
          A não ser que ele esteja a jogar o jogo da estrategia de longo prazo.É possivel, e até pode ter pesado onumero de mortos, que poderia haver nas 2 situações e decidiu pela opção de menor impacto.

          Pois, mas as sanções não nos afectam a nós nem aos EUA, nem a Israel,, as sanções são só para os outros, não é?

          A Ucrânia falhou em tudo, primeiro a classe Politica, depois o próprio povo.
          Eu gostava que a Ucrânia voltasse a ser um País Democrático, e gostava que se tornasse em um de Lei e Ordem, mas aquilo é pior que o afganistão.
          Não ha presidentes, mas ha 2 no momentos que se assumem como tal, a um parlamento não eleito, governadores não eleitos,e por ai a fora.

          O resto todos sabem, e faz chorar as pedras da calçada.
          Nisto tudo, os Britânicos, e Alemanha não desiludiram, porque nunca se esperou grande coisa deles.
          No entanto a França, é uma desilusão total, pela negativa, e passa a fazer parte do grupo dos outros 2.

          Em Kursk, varias valas comuns já foram descobertas, algumas com 1400 corpos de civis.Eu li sobre 2 , 400 ou 600, e cerca de 1400. homens,mulheres e crianças.
          A Russia falhou em avaliar o perigo que corria.

      • Axolote nurcesado says:

        Seguindo o exemplo de outros que para aqui despejam o que a IA lhes diz, perguntei:

        Rússia e China pagam a propagandistas na Europa?

        A resposta foi:

        «Sim, existem provas e investigações que confirmam que tanto a Rússia como a China financiam redes de propaganda e desinformação na Europa.
        Rússia
        O Kremlin utiliza uma estratégia de financiamento direto e indireto para influenciar a opinião pública europeia:
        Influenciadores Digitais: Relatórios recentes indicam que a Rússia terá feito propostas a cerca de 2.000 influenciadores europeus. Pelo menos 20 criadores de conteúdo em países como Alemanha, França e Espanha aceitaram pagamentos para promover narrativas pró-Kremlin no TikTok e Instagram.
        Redes de Desinformação: A União Europeia sancionou recentemente indivíduos ocidentais acusados de difundir propaganda russa financiada. Foram identificadas redes, como a “Voice of Europe”, que pagavam a políticos e influenciadores para espalhar mensagens contra a Ucrânia e a UE.
        Agentes de Influência: Agentes russos têm sido associados ao pagamento de pequenos valores (cerca de 100 dólares) a influenciadores para a publicação de vídeos falsos ou conteúdo polarizador.
        China
        A China foca-se numa “guerra híbrida” através de plataformas tecnológicas e canais de comunicação:
        Canais no YouTube: Em julho de 2025, o YouTube removeu quase 11 mil canais ligados a operações de influência da China e da Rússia.
        Aparato Estatal: Pequim utiliza o seu vasto aparato de media estatal e parcerias comerciais para garantir que apenas livros e conteúdos com função propagandista circulem em determinadas esferas de influência.
        Fomento de Narrativas: A China é identificada, juntamente com a Rússia e o Irão, como um dos principais motores de desinformação na União Europeia, utilizando redes coordenadas para amplificar mensagens que favoreçam os seus interesses estratégicos e económicos.
        Ambos os países são considerados pelos serviços de inteligência europeus como os principais potenciadores de desinformação e operações de influência no continente.»

  3. guilherme says:

    Bem falar o roto ao nú, o Musk diz que cedeu o equipamento Starlink para hospitais, bombeiros, associações e não para fazer guerra mas o palhaço tem usado para isso, por isso culpar os russos de fazer o mesmo é de rir…
    Aliás os Russos têm os seus próprios sistemas de comunicação por satélite e GPS, por isso a história está mal contada acredito que sejam é mais os soldados que ficam com equipamentos abandonados ou que os Ucranianos perdem durante os combates…

    • Axolote nurcesado says:

      A conclusão é a de que a tecnologia russa funciona tão bem… mas tão bem que até precisam de recorrer ao Starlink… para matar civis… aquelas pessoas que não andam armadas… nem sequer de uniforme e que só querem fazer a sua vida… em PAZ e longe de obsessivo-compulsivos maníacos imperialistas sem respeito pela vida humana!

  4. Vim Menti says:

    Era tão fácil para o Musk deixar apenas que as antenas que fornece à Ucrania se liguem (mac filter) pensam todos no mesmo, dinheiro, dinheiro, dinheiro

  5. Vasco says:

    O exército russo tem Starlink porque os encontram quando os Ukronazis abandonaram as suas posições… Simples

  6. Gilmar Crestani says:

    No Brasil, os garimpeiros ilegais na Região Amazônica usam Starlink. Musk já incentivou o uso para dar golpes na Bolívia (por causa da abundância em lítio). Como disse Trump, o Elon Musk é um grande parceiro, mas é subsidiado pelo Tesouro (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/05/trump-sugere-encerrar-subsidios-do-governo-dos-eua-para-musk.ghtml). Onde houver intere$$e dos EUA, haverá Starlink, META, MICROSOFT, APPLE…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.