Starlink testa com sucesso chamadas via iPhone a partir dos quatro cantos do planeta
A Starlink está mais uma vez a testar com sucesso a cobertura móvel com o iPhone e não só, em áreas remotas. Este teste de performance mostra como vários smartphones atualmente já estão aptos.
Starlink permitirá internet e voz para chamadas
Embora ainda esteja numa espécie de fase beta em alguns países, a Starlink já está a começar a funcionar bem. Um exemplo é a cobertura sobre Portugal.
Esta empresa, fundada e gerida por Elon Musk, tornou-se num fornecedor de Internet via satélite cujo serviço tem como objetivo também oferecer uma ligação para chamadas a partir de qualquer parte do mundo, independentemente do grau de cobertura (daí a ligação via satélite).
Para tal, é necessário um dispositivo móvel capaz de efetuar chamadas com estas características, algo que as duas últimas gerações do iPhone já possuem.
A empresa confirma que os últimos testes foram muito positivos, pelo que vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto, caso nunca tenha ouvido falar dele e pense que pode ser do seu interesse.
iPhones aprovados nos últimos testes da Starlink
No referido comunicado da SpaceX, que é a empresa-mãe da Starlink, é confirmado que a empresa efetuou vários testes com smartphones puramente comerciais.
Por outras palavras, tratam-se de modelos que já estão à venda e que não foram modificados para os testes. Citam modelos da Google e da Samsung, mas também da Apple.
Recorde-se que existem atualmente oito telemóveis da Apple capazes de se ligar a satélites para comunicar:
- iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max,
- iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Esta é uma funcionalidade que, salvo alguma surpresa, continuará a estar presente nas gerações futuras, como o iPhone 16 e o iPhone 17.
Cobertura global para fazer chamadas
Os testes da Starlink incluíram verificações da ligação em todo o tipo de áreas. Desde as habituais zonas urbanas às zonas rurais, normalmente mais problemáticas, bem como a outros espaços naturais, como florestas e afins, testando tanto em céus limpos como nublados.
Mesmo em zonas muito arborizadas que, à priori, poderiam causar uma má ligação.
De acordo com a empresa, estes problemas foram resolvidos com êxito e os iPhones (entre outros dispositivos) conseguiram obter uma ligação por satélite para efetuar comunicações.
Vale a pena referir que atualmente têm cobertura em grande parte do globo. Toda a Austrália e a maior parte da Europa, com exceção de alguns territórios como a Sérvia, a Bósnia e Montenegro, estão cobertos.
Portanto, estaremos a poucos anos (ou até a menos de um ano) de termos uma opção de chamadas e dados para navegar na Internet que dispensará o operador convencional.
Daquelas noticias que quando vemos a fonte, não houve nenhum destaque especial ao iPhone, diferente das outras 2 marcas, mas aqui a noticia é iPhone ”e outros”.
Podiam ter feito uma noticia tao imparcial como é a nota de imprensa da fonte que citam, mas tinha de ser iPhone em cada frase em destaque face às outras que referem discretamente.
O porquê? Fica na cabeça do autor
Mas quem está por dentro da tecnologia sabe que o iPhone, que goza de uma rede contratada Globalsat (e que tem contactos com a Starlink, há algum tempo, para aumentar a oferta de serviço de comunicações via satélite), tem um maior desenvolvimento em termos de hardware e software. Portanto, o dispositivo com provas dadas nas comunicações por satélite, dos apresentados, é o iPhone e que comercializa já dois produtos. Os outros não. Os factos podem incomodar os desatentos, mas são apenas factos.
bem respondido Iphone desde que nasceu o resto é blabla, tenho outros modelos de outras marcas, Samsung até utelizo para me dar canais de tv na minha Renaulte Espace VI
Aí te enganas, mas não esperava mais.
https://www.sammobile.com/news/galaxy-s21-ultra-starlink-satellite-to-phone-service-test-peak-download-speed/
Não me engano não: https://bit.ly/3UgcrJ8 e estás longe de saber o que estás a dizer 😉 mas isso não surpreende, porque não investigaste, apenas debitaste sem pensar. Caso investigasses verias que a Samsung ainda está a “testar” e não tem produto maduro e funcional como a Apple tem já a caminho de dois anos. E podes ler aqui a razão: https://bit.ly/3JAWjNz
Portanto 😉 pesquisa e verás que tenho razão.
que LAPADA, ainda anda á procura do que lhe aconteceu
Esta notícia era sobre a globalsat ou sobre o comunicado da starlink ???
E quais são os modelos da Google e da Samsung que também funcionam ???
É uma notícia ou uma publicidade ???
Mas na notícia fala nessa empresa? Não vejo isso na notícia. Fala sim de comunicações por satélite. Lê de novo.
É espectável que um utilizador de Android não goste do ecosistema da apple e suas inovações. Deve-se ao facto de desconhecer o que o mesmo oferece. Curioso o mesmo não acontece com a maioria dos utilizadores de iphone. No meu caso pessoal utilizo os dois sistemas, ambos tem as suas vantagens, mas não dou preferência ao Android, em termos de utilização diária, por multiplas razões, utilizo Android quando necessito de usar determinadas apps não disponiveis na Apple, e vice versa. Cada um deve ser livre de escolher o que melhor se enquadra na sua utilização diária e deve evitar criticar a opção dos outros. Para ver TV num automóvel, qualquer iphone ou android serve bem para o efeito.
Exato. Tenho Iphone Pro Max 15 e tenho um Fold 5 . Ambos para fins diferentes. Aliás utilizo o Fold para trabalhar. Mas o iPhone está sempre em primeiro lugar, exemplo não tenho cartões bancários comigo e o Fold é mais limitado para realizar pagamentos ao passo que imaginem, eu só com o relógio da Apple consigo sair de casa sem levar telefone e realizar pagamentos fazer chamadas,
e ouvir musica entre outros o que já não consigo fazer com o relógio da Samsung pelo menos a parte dos pagamentos que não funciona em Portugal. Aliás o relógio nem obriga a colocar código ao passo que o da Apple mal tira do pulso pede logo código.
Nao sei o modelo do seu relógio Samsung, mas tendo os últimos 3 modelos, posso garantir a 100% que os Galaxy Watch assim que coloca um cartão bancário na wallet a ativa os pagamentos por NFC funcionam em Portugal e obrigam à criação de um Pin que é solicitado sempre que retira o relógio do pulso e volta a colocar. Tudo o resto pode fazer, chamadas se tiver a versão LTE. Eu uso diariamente.
Tenho os cartões na wallet ainda vou verificar novamente. No entanto quando comprei o Relógio o Galaxy Watch 6 tinha a informação que os pagamentos através do relógio não estavam disponíveis em Portugal. Pode ser alguma configuração mas vou tentar perceber.
Já funciona. Não sabia que tinha de instalar o wallet no relógio. Obrigado
É favor consultar um dicionário (pode ser no iphone) a palavra imparcialidade da notícia !!!
Se for possível descobrir o significado num sistema apple !
A notícia é imparcial, porque foca na tecnologia e no mercado tal como está atualmente. Claro, há sempre quem não goste e queira desvirtuar a realidade dos factos. Deixem de lado o clubismo e foquem-se no desenvolvimento da tecnologia.
Se o planeta é redondo como testaram nos quatro cantos?
Simples, meteram um cubo ao meio. Lol
Para o ano é que é. Já vamos ver os concorrentes do Dakar quando em apuros, a chamar a assistência não com o trambolho de um vulgar telefone satélite, mas sim com um smartphone convencional!
Onde anda o maluquinho que há uns meses andava para aqui a dizer o Starlink era inviável em escala?