SpaceX lança o segundo satélite espião para agências de inteligência norte-americanas
A SpaceX lançou o segundo satélite espião para a National Reconnaissance Office (NRO) em 2022. Este organismo é uma agência de inteligência norte-americana que projeta, constrói e opera os satélites espiões do governo dos Estados Unidos.
O satélite irá agora recolher informações baseadas no espaço para ajudar a apoiar várias agências americanas.
SpaceX: Satélite espião já no espaço
O satélite, o segundo de 2022, irá trazer informações a partir do espaço a várias agências do governo, como, por exemplo, à CIA, NSA, NGA, MASINT e Departamento de Defesa dos EUA.
Um foguetão SpaceX Falcon 9, com a nave espacial NROL-85 (o satélite espião) descolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, neste domingo às 13:13 horas.
Depois do lançamento, o primeiro estágio do foguetão voltou ao ponto de partida cerca de oito minutos depois de ter levantado. De acordo com uma descrição da missão SpaceX, o evento marcou o segundo lançamento e aterragem para este primeiro estágio específico que também participou na missão da nave espacial NROL-87 que descolou com sucesso em fevereiro de 2022.
Este é o segundo lançamento da NRO de 2022. Esta entidade tem atualmente um total de quatro planeados para este ano.
Os próximos dois lançamentos da agência serão à boleia de um Atlas V que partirá do Cabo Canaveral com a missão NROL-107 SILENTBARKER em julho e de um Delta IV Heavy de Vandenberg com a NROL-91 em agosto.
Os satélites, uma vez em órbita, irão recolher informações espaciais para ajudar a apoiar várias agências americanas.
Este artigo tem mais de um ano
O satélite representado na imagem de espião não têm nada… Ė o SMOS, um satélite científico da ESA.
É apenas de ilustração. Aliás, diz isso mesmo na imagem. 😉
Onde? 🙂
O ficheiro chama-se “satelite_espiao00-1024×576.jpg” e o html img alt é “Ilustração de satélite espião do National Reconnaissance Office (NRO) enviado pela SpaceX”…
Exatamente, ilustração. 🙂 descobriste.
Então se é espião tem de estar camuflado e parecer ser outro. Duh!
Nem sequer há imagens dos satélites do NRO. Um pouco antes de separarem as “fairing” do segundo estágio, cortam o vídeo para não mostrar mais nada.