SpaceX foi selecionada pela NASA para acabar com a Estação Espacial Internacional
A NASA selecionou a SpaceX para a nobre tarefa de acabar com a Estação Espacial Internacional, um dos maiores projetos de cooperação entre países da história.
Mais de 30 anos em órbita
A SpaceX foi selecionada para desenvolver e entregar à NASA uma nave para desorbitar a Estação Espacial Internacional (EEI) de forma controlada no final da sua vida útil em 2030.
A SpaceX receberá 843 milhões de dólares por este contrato pontual, mas a NASA ficará com a propriedade do veículo uma vez em órbita. Espera-se também que a SpaceX receba um contrato no futuro para o lançamento da nova nave espacial.
A nave espacial desenvolvida pela SpaceX será utilizada para "rebocar" a estação espacial para um local longe de qualquer população, onde poderá reentrar em segurança. A NASA espera que a maior parte da EEI, bem como o veículo, se desintegrem na atmosfera durante a reentrada, presumivelmente sobre o Oceano Pacífico.
Lançada em novembro de 1998, a Estação Espacial Internacional é um laboratório de microgravidade operado por cinco agências espaciais. Para além da NASA, participam a Agência Espacial Canadiana (AEC), a Agência Espacial Europeia (AEE), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (AEAJ) e a Corporação Espacial Estatal Russa (Roscosmos).
A Rússia comprometeu-se a continuar a operar a estação até, pelo menos, 2028, enquanto os Estados Unidos, o Japão, o Canadá e os participantes da AEE se comprometeram a continuar até 2030.
Estação Espacial Internacional está a chegar ao fim da sua vida útil
O aparecimento de várias fissuras no segmento russo mostra que a Estação Espacial Internacional está a chegar ao fim da sua vida útil, especialmente devido à fadiga dos materiais.
A NASA considerou a possibilidade de elevar a estação para uma órbita mais alta para continuar a operá-la em segurança, mas rejeitou essa hipótese porque o mesmo impulso poderia destruir as suas estruturas envelhecidas.
E mesmo que isso não acontecesse, há outras razões para abandonar o projeto, como a probabilidade crescente de impactos com detritos espaciais e os custos de manutenção extremamente elevados.
As estações comerciais já em preparação permitirão às agências espaciais concentrarem-se em missões tripuladas para além da órbita terrestre baixa, como o programa Artemis e futuras viagens a Marte.
Leia também:
Penso que o artigo que queria linkar seria este https://www.nasa.gov/news-release/nasa-selects-international-space-station-us-deorbit-vehicle/
Obrigada pela correção!
Até que ponto é que estes 800 milhoes vão mesmo para um veiculo para esta função é que a starship já está bem avançada nos seus testes mais ano menos estará preparada para este tipo de missão e penso que poderá ser usada para este tipo de serviço portanto a spaceX pode só meter este dinheiro onde quiser ou tem mesmo a obrigatoriedade de construir um novo veiculo só com este propósito
Esse dinheiro vai ser injectado na Starship
, isto porque a Starship é um fiasco e a spacex já gastou todo o dinheiro que a NASA lhes deu pra meter a nave na lua este ano quando mal ainda consegui voar!!
Ahahahah já chegou a orbita por 2 vezes e ainda vão nos voos de teste ahahah um fiasco claramente não fazes a mínima ideia do que estás a falar ahah, para alem disso a spacex já estava a desenvolver a starship antes da nasa os ter selecionado o dinheiro e os projetos é apenas um bónus e não cobre nem 1/10 dos custos
Dificilmente seria outra, a spacex já tem um veiculo em testes (até já chegou a orbita por 2 vezes) que dá para qualquer tipo de trabalho que apareça enquanto os concorrentes teria um desenho de um suposto veiculo dificilmente ganharia a algo já em testes
Ui o pessoal do sofá a dar em maluco, mais um contrato de milhões para o Musk.
hhahahahahaah
Fico curioso se com a Starship não seria até viável desmontar a estação e trazer para terra e colocar espalhado por museus…
Porque raio iam fazer isso se eles têm uma réplica da estação na terra?
Depois tens a noção do custo sem qualquer tipo de retorno!!!
Mas rebocar aquele cangalho espacial até poder ser incinerado na atmosfera já é de borla…
Dai-me paciência…
Com a starship podia não ser assim tão elevado e podia haver entidades privadas interessadas em financiar a coisa.
E uma replica não é o mesmo que o original…
Adoro adquirir conhecimento transmitido através dos comentários destes grandes génios. Obrigado por me fazerem perceber a figura que faço quando falo sobre assuntos em que não percebo um cara%/* do que se está a falar.
óbvio que tinha de se chamar o especialista em criar lixo espacial. tentem fazer observações à noite se estar sempre a ver os starlinks a passar