Será a reeleição de Trump nos EUA uma ameaça para as fabricantes europeias de elétricos?
As decisões tomadas pelos americanos impactam, largamente, o mundo. De facto, a possível reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América (EUA) poderá representar uma ameaça para as fabricantes europeias de carros elétricos.
As eleições presidenciais nos EUA realizar-se-ão em novembro deste ano e, assim como por cá, os analistas já estão a dar cartas e a fazer previsões. Indo além destas, a vitória de Donald Trump é um cenário possível e, portanto, há também especialistas a comentá-la e a prever os seus resultados.
Um deles poderá impactar de forma direta a Europa, especificamente as fabricantes europeias de carros elétricos. Os analistas concordam que, se o republicano Donald Trump, atual líder nas sondagens, ganhar, a indústria automóvel europeia poderá enfrentar taxas mais elevadas devido ao perfil protecionista do candidato.
"Making America great again" poderá afastar os elétricos da Europa...
De acordo com a Automotive News Europe e a Bloomberg, Trump já terá falado com os seus conselheiros sobre a possibilidade de proibir a venda de carros elétricos fabricados na China, ou noutros países, mas com peças provenientes da China.
Uma decisão deste tipo teria um enorme impacto nas marcas europeias, uma vez que são altamente dependentes da cadeia de fornecimento chinesa.
Se Donald Trump regressar à Casa Branca, as relações comerciais transatlânticas poderão ser enfraquecidas. Aliás, há umas semanas, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, avisou que temos de nos preparar para os efeitos económicos de uma eventual reeleição.
Em 2023, o défice comercial dos EUA com a União Europeia foi superior a 200 mil milhões de dólares, o que, segundo a equipa de Trump, reflete práticas comerciais injustas.
Trump não parece gostar muito do sucesso das marcas premium alemãs. Provavelmente, tem um problema com a Alemanha em geral, uma espécie de relação de amor-ódio.
Explicou o analista Juergen Pieper.
Segundo Stefan Bratzel, diretor do Center of Automotive Management, "uma mudança de governo significaria uma mudança de foco na mobilidade elétrica e na questão da proteção climática".
Isto afetaria a Volkswagen e os fabricantes alemães de automóveis de luxo. O risco está a ser analisado de perto e pode, de facto, tornar-se um grande problema se isso acontecer.
Na sequência da eventual vitória de Donald Trump, as fabricantes poderiam reduzir os seus investimentos em veículos elétricos, o que as enfraqueceria face à cada vez mais poderosa indústria chinesa.
Por esta razão, a Associação Alemã da Indústria Automóvel defende que a Europa deve tornar-se mais independente dos EUA, comercialmente.
A reeleição de Trump é um perigo para tudo e para todos
Ya, foste bué prejudicado quando ele lá esteve na primeira vez.
Sim é uma ameaça para os fabricantes de armas, pois foi o único presidente Americano que não fez uma guerra nem apoiou uma com armas e dinheiro.
O Biden também não fez nenhuma; ajudou, isso sim os ucranianos na defesa do seu território, ao ser atacado por um porco imperialista.
Ui claro que sim, ficaste sem liberdade e tudo.. diz-me uma guerra que o homem tenha feito?
Neste momento está o velho senil do Biden e temos guerra na Ucrânia, guerra no médio oriente, China cada vez mais perto de invadir Taiwan, Venezuela a querer invadir guiana, pah está um espetáculo como dizia o outro
Ouviste as últimas declarações dele?
Não te deixa preocupado?
Parabéns deve ser defensor de uma ditadura
o que ele disse na pratica, reforçando o que foi dito no anterior mandato, é que as donzelas da Europa ( não todos) têm de começar a cumprir os orçamentos previstos de defesa na Nato ou os cavaleiros em cavalo branco dos USA vão deixar de socorrer as donzelas no seu castelo contra os maus da fita tipo o anormal do Putin. E falou muito bem, queres defender-te , ou contribuis para o bolo de forma igual ou aprendes a defender-te sozinho. Se há dinheiro para umas coisas, também tem de haver para outras. Nem todos os países no mundo estão alinhados com os direitos e democracias, cada vez menos….
Preocupado com declarações de campanha?
Por ele dizer que a Rússia pode invadir significa que a Rússia vai invadir? Somos todos acéfalos?
É a campanha dele, incendeia para gerar atenção e resulta, acho que faz o papel dele muito bem e que será reeleito, teve o meu voto da primeira vez e voltaria a votar nele caso ainda tivesse esse direito.
Oh @B@rão o que ele disse, já tinha andado a dizer o mesmo o mandato anterior todo que os países da NATO estavam a dever e não pagavam só a América tinha as contas em dia.
E é bem feito para nos europeus!!! O macron já quis fornecer à Europa um exército e ninguém quis pagar ao gajo!!!
Não! Nos somos todos da paz e do amor e temos muito mais coisas onde gastar dinheiro (campanhas de casa de banho e tal)!
O trump ganha, tira os usa da nato e o “pudim” só diz:
“então como é? Entregam-me isto até Lisboa, ou entregam-me isto até Lisboa?”
e apanha um avião até Lisboa e isto é tudo dele! Sem guerras nem nada pq a Europa (é nos ainda menos!!!) nem exército tem!!!
Tem calma que os holandeses são fdd’s pá porrada. Dali não passam.
Lá vamos nós. realmente a experiência diz-me que todos aqueles que andam no poleiro ( principalmente em Portugal ) dizem todas as coisas bonitas que tu queres ouvir mas o pior é quando se sentam na cadeira do poder, são anos atrás de anos a roubar e enganar aqueles que vão na conversa dos artistas. Claramente que assim que algum nome fora do sistema vem à baila, são ataques atrás de ataques de todo o lado e as ovelhinhas caem nisto tudo, constantemente a apontarem o “perigo” e a “destruição” que vem com estes rapazes fora do sistema, bem, a realidade mostrou outra coisa, o Trampas afinal esteve no poder e até nem esteve mal, claro que não agradou a todos mas….não houve ditaduras, nem outras atrocidades que tanto venderam às ovelhinhas.
para tudo o que é ovelhas!
A ditadura de Bruxelas vai destruir a UE. Os carros electricos devem ser incentivados e até subsidiados mas nunca impostos como a ditadura de Bruxelas está a fazer. Se Trump ganhar, a proteção ambiental vai pro saco, os cretinos de Bruxelas vão continuar a insistir na ideologia ? Querem empobrecer-nos a todos em beneficio da India, USA, China.. ? Se os USA abandonarem toda esta trampa ambiental Bruxelas deve fazer o mesmo, o dinheiro deve ser utilizado no nosso fortalecimento e não no nosso enfraquecimento.
caso essa aberração viesse a acontecer, há tantas, mas tantas, coisas mais com que nos preocuparmos ao nível dos direitos humanos mais básicos que quem é que raio iria sequer pensar no impacto nos fabricantes europeus de elétricos(?!)
Porque é um artigo da “Automotive News Europe”?
Espero que ganhe..
Desde que Biden entrou, cortam as poucas relações que haviam com a Coreia do Norte, com a Russia e continuam a alimentar a guerra na faixa de gaza, as tesões entre a China e Taiwan pioraram muito mais..
PS. Enquanto Trump foi presidente os EUA não se envolveram em novas guerras
Trump quer reduzir os USA a um estado semelhante à Rússia, China e CN. Ele quer ser rei e senhor.
Mas isso é um problema deles não é nosso, as guerras que o Biden fez já são um problema nosso.
A guerra na Ucrânia começou em 2014, quem é que era o presidente dos EUA em 2014?
Não era o Trump, era o Barraca Abana.
O Trump foi o único presidente Americano a não ser responsável por nenhuma guerra, nem a financiar uma com armas ou dinheiro.
Já para não falar que conseguiu descer as tensões entre países com armas nucleares como China, Rússia, Coreia do Norte.
Não é um problema nosso ? Tem vistas curtas… muito curtas.
Não é nosso…?
Sem comentários.
Cegueiras ideológicas são complicadas de resolver.
Es tu que vais votar ? Não. Então não é um problema nosso, querem dispor dos outros países porque vos convém? Primeiro ele vai defender os EUA e o que entenda, ele não tem obrigação nenhuma qual é a parte que não entendem sobre isso? Mais, ele foi o Único em decadas que não começou menhuma guerra durante todo o seu mandato.
E achas que o Trump iria dizer alguma coisa a Israel sobre a guerra em Gaza? Trump é um apoiante incondicional de Israel e do governo de Netanyahu. Iria apoiar a continuação da operação militar e ajudar com armamento. A administração Biden já se mostrou descontente com o curso da guerra.
Enquanto lá teve foi unico nas ultimas decadas sem guerras … o Biden já vai com 3
Esse seria o menor dos problemas.
Trump disse num comício no sábado que “encorajaria” a Rússia a atacar qualquer país que pertença à Aliança Atlântica e que tenha as contribuições para a organização político-militar ou o investimento em defesa abaixo do expectável.
Afirmou que, durante a sua presidência, disse a um governante europeu que os EUA não protegeriam um membro da NATO que não cumprisse o objetivo de despesa com a defesa da NATO, num cenário hipotético em que fossem atacados por Moscovo, Trump avisou que “encorajaria” a Rússia “a fazer o que bem entendesse”:
“Não pagaste? Estás falido? Não, eu não vos protegeria. De facto, eu encorajava-os [a Rússia] a fazer o que bem entendessem. Têm de pagar. Têm de pagar as vossas contas”.
Resposta de Borrell, chefe da diplomacia europeia: “Vamos ser sérios. A NATO não pode ser uma aliança ‘à la carte’. Ou existe ou não existe. Não vou perder o meu tempo a comentar cada ideia tonta que surgir nesta campanha eleitoral nos Estados Unidos”.
Aves, mas vamos lá ser também honestos. A Nato é uma organização em que um pais afectado está à espera que os EUA corram a socorror. Não querem saber se Portugal, espanha, França ou Alemanha apareçam, querem é que os EUA se metam ao barulho. Se os EUA saiem da NATO ficamos com o quê? A malta tem andamos muito à sombra do poder militar dos EUA e nunca apostou na defesa como deve ser – EUA deixam de “financiar” a NATO e outras organizações e o que acontece a essas organizações? deixam de fazer sentido.
O Trump tem inumeros defeitos mas ele tem/teve razão em dois temas internacionais:
– A Alemanhã não devia ter andado a investir em nordstreams com a Russia e a história provou que ele estava certo.
– A Europa depende muito da China
– A europa (paises Natos) não investem em defesa como deve ser e esperam que os EUA sejam os salvadores.
Não concordo Aves…isso foi retirado fora de um contexto muito próprio que ele disse…mas é bom que o levem a sério, a Europa é progressista mas não pode ser eternamente ingénua, infelizmente ainda vivemos num período de evolução humana em que ainda precisamos de armas e exércitos para nos saber valer perante valores que não respeitam a condição humana. O homem pode até ser uma besta , mas neste caso que seja um catalizador cortar com a dependência do exercito dos USA de uma vez por todas.
Não vale a pena estar com paninhos quentes. A doutrina de Trump, para consumo interno, eleitoralista, mas que tem consequências – nos EUA, na Rússia, na China e no resto do mundo é:
– o incentivo a Rússia a atacar qualquer país europeu – da NATO (ou fora da NATO, como é o caso da Ucrânia), que não tenha meios para se defender. Se esse país e espera que os EUA o protejam, ao abrigo 5.º do tratado da NATO, . primeiro os EUA vão ver se gastou 2% do PIB em defesa … depois logo se vê.
– Legitimou o ataque da Rússia a países da NATO e, por maioria de razão a invasão da Ucrânia, com que os republicanos, a mando de Trump não querem gastar mais em defesa – como se a defesa da Ucrânia não fosse a defesa dos países da NATO, incluindo os EUA.
O que transcrevi não está descontextualizado – a menos que se acrescente: “Trump estava sob o efeito do álcool e não sabia o que dizia”. Sabe muito bem – alguns é que assobiam parea o lado e fingem que não veem.
foram palavras, ou acham que essas palavras vão dar carta branca para alguma coisa? get real.. no máximo deu para o Putin dar umas gargalhadas até ficar sem ar..
É uma forma de veres os factos….mas o que ele quer mesmo , é equidade militar entre todos, em termos de dinheiro. Não ESTÁ a pedir nada injusto. E os irmãozinhos mais novos europeus, já está na altura de terem capacidade de se defenderem sozinhos e ter stock, contingente que baste e inovação / investigação militar. De sem querer, pode ser que o mesmo tenha incentivado ao crescimento militar de um gigante há muito adormecido. E não estava a dizer que foste tu que tiraste fora de contexto, logo ontem foi imediatamente feito pelos média. Enquanto muita gente continuar a avaliar as pessoas com base no que acham pessoalmente e não nos factos históricos o mundo vai continuar cada vez mais bipolarizado. Se eu tenho a capacidade de dar razão ao bloco, ao ps, ao psd e ao chega quando o assim é justo, é só fazerem uma introspecção pessoal que toda gente o consegue fazer. Temos de ir mais além dos nossos byases pessoais… com o passar dos anos acabamos por verificar que muitos estavam errados.
Foram os media, foram … Reações às palavras de Trump:
– “Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente compromete toda a nossa segurança”, Stoltenberg, secretário-geral da NATO
– “O facto de Donald Trump admitir que pretende dar luz verde a Putin para mais guerra e violência, para continuar o seu ataque brutal a uma Ucrânia livre e para estender a sua agressão ao povo da Polónia e dos Estados Bálticos é angustiante e perigoso” – Joe Biden, Presidente dos EUA.
A mim preocupa-me o que a reeleição de Trump pode fazer à NATO, não que ele possa rasgar o artigo 5 sem qualquer oposição interna (Senado e Congresso)…por outro lado a reeleição de Trump até pode dar outro folego à ideia de um exército da União Europeia o que, por mim, seria bastante positivo. O lobby da indústria de defesa do EUA tem é que ponderar que se a NATO é desfeita há pouco incentivo para os países da UE adquirirem armamento made in USA.
a verdade é com a eleição o biden sofremos de uma crise energética fruto do conflito criado pelos estados unidos no oeste da europa
Quem foi mesmo que rebentou a Nord Stream 2 e causou o maior impacto ambiental de sempre? Quem foi, quem foi?
Biden, mas não digas a ninguém que a NSA está a escuta. 🙂
Ainda bem que o Trump volta a ser o presidente , toma o lugar roubado , finalmente um tipo com tomates que bate o pé as grandes mentiras propagandeadas planos maquiavelicos de sociedades que nada tem de democratas.
Não aceitar o resultado das eleições é mesmo a atitude de um defensor da democracia
Mr.Y, Não querendo defender o Trump (não gosto dele) essa afirmação não é única dele.
-em 2016 a hillary CLinton expressou que a eleição foi “roubada” e que Trumo foi presidente ilegítimo.
– 2000 — Al gore que até pede recontagem
Ou seja, isto não é só dele. O problema dele foi no fatidico dia 6 de Janeiro não ter dito nada – atempadamente – para impedir a invasão do capitólio. Isso sim foi reprovavel. Agora dizer que eleições foram “roubadas” ou “ilegitimas” não é algo só dele.
Sim, tens razão que o Trump esticou demasiado a corda e isso foi depois de não ter conseguido provar a fraude. Pior, quase quis obrigar o Pence a não aceitar o resultado.
No caso do Al Gore e o Bush, não sei que termos usou mas a recontagem até faz sentido por ter havido uma margem tão curta num Estado (abaixo de um milhar, acho)
No caso da Hillary, não me recordo dos detalhes mas penso que se questionou a influência da Rússia, o que não acho um argumento muito forte. Mas, no final, acabou por reconhecer que podia ter feito uma melhor campanha e aceitou a resultado das eleições.
Argumento não muito forte, que se veio a provar. Mas isso são outros quinhentos.
O mais absurdo é ainda haver alguém q acha isto normal !!!
“…proibir a venda de carros elétricos fabricados na China, ou noutros países, mas com peças provenientes da China.”
Acho bem.
A França na prática já faz o mesmo. Não os proibe mas taxa-os pela medida grande que vai dar no mesmo.
Eu tenho sérias dúvidas que ele seja novamente presidente. Historicamente o presidente em exercício é o que tem as maiores probabilidade de um segundo mandato. A maioria dos presidentes nos EUA tiveram 2 mandatos. Os norte-americanos votam muito com a carteira, e a economia não está assim tão má. O desemprego é baixo, a inflação tem descido significativamente, os mercados financeiros estão em alta. A minha aposta é num 2º mandato de Biden, mas posso estar enganado. Por outro lado a criminalidade e a imigração ilegal estão muito elevados.
Esta criatura não passa de um doente mental profundamente narcisista, mentiroso patológico que nem tinha intenção de ganhar a 1ª eleição, era tudo uma manobra para dar seguinto à marca trump e vender o que sempre vendeu, ilusões e esquemas mas temos do outro lado um povo estupidificado com mente banda desenhada e reality shows.
O gajo é um populista. Ele vai aos latinos dizer mal dos afro-americanos e vai aos afro-americanos dizer mal de latinos.
Os americanos andam a “sofrer” muito mais do que nós aqui na europa com wokismos, como vitimizações, etc.. e ele usa isso nos seus discursos, para is buscar quem está farto dessas rectóricas.
No que toca a guerras, dado ele ser um populista, ele vai falar para aqueles que vêem os EUA como os gajos que têm sempre de ir “socorrer” e pagar as guerras dos outros. Por exemplo, na visão deles, porque é que o apoio dos EUA (estando longe) é substancialmente maior do que o apoio que a EU dá à ucrania?
Porque é que os EUA devem apoiar uma organização, como a ONU, quando essa mesma organização coloca paises como CHina a liderar comissões de direitos humanos?
Ele fala para a malta que está farta de ver imigração ilegal a entrar pelo país a dentro, ver criminalidade aumentar nos seus bairros e depois ouve democratas a dizer que vai tudo bem e até os ajuda a entrar.
Enfim, ele é populista e fala para a malta “farta” de muitas coisas e com isso ganha votos.
Por isso, o meu problema não é com o Trump, o meu problema é com os politicos tótós e todos os “sapientes” que criaram as condições para os “trumps desta vida” agora na nossa politica.
Basta ver o mesmo cá em Portugal, por França, na Espanha, na Alemanha… este fenómeno está a crescer. Os Trumps são apenas os resultados do que se andou a fazer até hoje no que toca a sociedade, cultura, educação e ecónomia.
É provável, pois na sua governação a terceira guerra mundial criada por ele foi devastadora, assim como os genocidas gritantes.
A pobreza que ele criou também foi devastadora e ainda hoje a sentimos na pele.
As marcas europeias só vendem eléctricos nos EUA ?
Já alguma cez ouviste falar em “dimensão de mercado”?
Já.
E depois ? vendem mais eléctricos que a combustão ? é isso ?
Ele apenas vai proibir elektros com componentes chinos. Não se enerve!
Então porque falam nos Europeus ?
Também vai proibir os a combustão com componentes chinos ?
Não estou enervado.
Isso só existe nos seus sonhos 😛
Ah ok, pensava que só existia naqueles que nem são contra uma tecnologia.
Como já lhe disse, a não ser que as coisas tenha mudado muito nos últimos anos, não há sequer um parafuso num carro alemão que não seja Made In Germany. Vá lá, UE na pior das hipóteses. Portanto, a não ser que haja para aí uns com baterias mande in China, não tem nada com que se preocupar.
Pois não é, é msde on China. Quem era o maluco do fabricante que ia empatar uma fábrica de alemães a produzir parafusos ? Looooooll
Então agora já não se fabrica baterias na Poloniaz só acontece quando se trata de poluição. Looool
O Trump é a melhor coisa que podia acontecer para dar conta dos rebanhos e corruptos do planeta.
Venha ele!
Queres ver que ele agora é Santo?!…
O TRUMP É UMA AMEÇA SERIA PARA O MUNDO INTEIRO. De tal forma que se ele for eleito será certo que existirá uma 3ª guerra mundial pois ele é a favor que a Rússia ataque países da NATO. Mas ele não será eleito 🙂 pois existe uma lei que permite aos estados dos EUA bloquearem a sua eleição por causa da INSURREIÇÃO que Trump causou.
A reeleição de um idiota ignorate, para governar uma potência Mundial é um perigo para tudo e para todos
Pois…
sabe quando um Extremo se levanta, o outro levanta-se logo também!
O trump é o 2o Extremo que se levantou!
Ele ganhar prejudica o mundo todo MENOS a América (essa ganha, salvo alguns, claro)!!!
Para ele, aquilo é mais uma empresa que tem de dar lucro e nisso (independentemente da parvoice), o homem é bom!
Eu acho que se o trump ganha acaba a guerra da ucrânia, pura e simplesmente porque o gajo diz logo que não é uma guerra dele e que não vai gastar mais dinheiro lá!
Lá fica o “Put-in” todo contente!!!
se essa coisa for eleita é desta que a europa segue o seu caminho , cortar td a conversa com uma russia de putin e os usa serem tratados sem preferencias , criar uma industria de decisão de força de foram rápida mudar a economia para o necessário o resto para a força durante duas décadas no mínimo