Satélites poderão ser também alvo da Rússia nesta guerra
O alerta foi dado pelo diretor do Escritório Nacional de Reconhecimento nos Estados Unidos (US National Reconnaissance Office - NRO). A Rússia, perante a aliança dos países da NATO na ajuda à Ucrânia, poderá estar a preparar algo maior. Sabemos que esta é uma guerra que vai muito além das fronteiras e das armas num mundo ligado por Internet e pelos milhares de satélites posicionados acima da Terra.
Os serviços de comunicações e GPS poderão ser colocados em causa com um possível ataque militar russo a satélites.
Satélites poderão ser também alvo da Rússia nesta guerra
O diretor do Escritório Nacional de Reconhecimento nos Estados Unidos - NRO -, Christopher Scolese deixou um alerta importante aos operadores de satélites. Scolese acredita que a Rússia poderá atacar satélites para interromper comunicações e serviços GPS como parte da estratégia militar da invasão da Ucrânia e, por isso, pede que a proteção a estes sistemas seja reforçada.
Na Conferência Espacial de Defesa e Inteligência da National Security Space Association, o chefe da NRO referiu que é evidente que a Rússia está comprometida em fazer o que quer na Ucrânia e "o que a Rússia quer é vencer".
Por isso, se o conflito em "Terra" ficar fora de controlo, há uma grande probabilidade de os ataques subirem para o "Espaço".
É justo assumir que, na medida em que eles podem, e podendo eles [Rússia] sentir que o conflito fique fora do seu controlo, o mais certo é que alarguem os ataques para o espaço.
Além disso, sem explicitar que ações a Rússia pode tomar, Scolese afirmou que é fácil, com base no comportamento passado, imaginar que já se encontram em curso algumas interferências nos satélites de navegação e localização GPS, por exemplo.
Qual o papel da NRO
A NRO opera satélites espiões que pertencem ao governo norte-americano, mas a recolha de imagens e informações não estão apenas confinadas a satélites geridos pelo governo, sendo cada vez mais essa recolha feita e distribuída por operadoras de satélites comerciais como a Maxar, Planet e BlackSky.
É neste sentido que qualquer tentativa de interromper a capacidade de recolha de informação por parte dos Estados Unidos pode ter consequências tanto no setor privado como público.
Eu diria a todos que o importante é garantir que os seus sistemas estão seguros e que mantenham uma monitorização desses sistemas, porque sabemos que os russos são atores cibernéticos eficazes.
É melhor estar preparado do que ser surpreendido.
A verdade é que há muito que os militares dos Estados Unidos temem que a Rússia e a China consigam bloquear os sinais GPS e os satélites de comunicação durante um conflito, algo que colocaria em causa de forma substancial a ação de defesa e controlo aéreo e terrestre.
Além de colocar em causa o sinal GPS através de ataques de interferência eletrónica, a Rússia poderia ainda atingir utilizadores do GPS militar norte-americano com dados PNT falsificados.
Num conflito militar ativo, mesmo breves falsificações de PNT ou cortes de sinal podem fazer a diferença se combinadas com outras operações
Uma falha neste sistema de navegação pode causar estragos em todas as atividades militares envolvendo aeronaves, navios, munições, veículos terrestres e tropas terrestres.
Este artigo tem mais de um ano
Vejam a notícia que saiu a poucas horas atrás.
https://www.reuters.com/world/exclusive-ukraine-calls-hacker-underground-defend-against-russia-2022-02-24/
A Ucrânia está a pedir ataques cibernéticos contra a Rússia. Pois os mesmos também foram alvos de ataques por parte da Rússia em bancos etc.
A Rússia está a ameaçar toda a Europa, era todos a lançarem ataques de DDoS a larga escala pela Rússia até aos backbones não aguentarem mais.
By the way e o Pplware noticiar está notícia da Reuters?
bla bla bla,… comeca pelo inicio. O que e que levou a este resultado?!
USA // LGBrandon –> nato –> Ukrania conflito com a Russia,… quais foram os factores?!
Segue bem no duo ocidental.
LGBrandon ( Economia de rastes, inflacao, desmprego, crise inergetica, crime a aumentar, eluminado woke.) o tipo e um inutil.
https://twitter.com/mizdefiant/status/1496880760875208712?t=Nayv6IYvjGtSXAEk8lxQHw&s=09
blablabla nhenhenhe Rússia avisa a Finlândia e a Suécia que haverá consequências “militares e políticas” se entrarem na NATO
Começou a guerra da desinformação…
E também vão invadir a Europa, Marte, a Via Láctea…
E que tal dizerem as razões que estão por trás do que se está (infelizmente) a passar?
É que de repente os especialistas em vacinas agora são especialistas em guerra…
+1
Ora ai é que está!
esta guerra de desinformação já dura há muito, só tem vindo a piorar com o passar do tempo..
Curioso é ninguém falar da Rússia ameaçar despenhar a Estação Espacial Internacional sobre a Europa ou os USA
https://mobile.twitter.com/COUPSURE/status/1496954831545810944
É só desinformação e fake news por essa internet fora… E o pior é que os ignorantes de baixo QI comem tudo e acreditam. E depois espalham essa desinformação por outros à sua volta.
Vocês acreditam mesmo em tudo, incrivel..
Ninguém fala que os EUA também podem destruir os satélites Russos? E que os Russos também estão cheios de medo de perder essa vantagem?
Preocupa-me mais que os Russos invadam a Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, para a seguir a partir da Bielorrússia e Ucrânia invadirem o resto da Europa… aproveitando que os políticos europeus andaram a dormir este tempo todo na área da defesa militar, ao não terem reforçado os contingentes militares com pessoal e meios.
Se isto acontecer no final perdem a guerra, mas não sem antes destruírem grande parte da Europa!
Tu não percebes o conflito actual..
O teu comentário não tem cabimento.
Porque raio é que os Russos iam por em causa a segurança que teem com a Finlândia, ou outros Países vizinhos??
A principal preocupação de um País é a sua segurança, em relação aos seus vizinhos
Uma invasão só faz sentido quando determinado País se sente ameaçado por outro, ou conjunto de outros..