PplWare Mobile

Rússia ficou sem a sua única plataforma para lançamentos espaciais tripulados

                                    
                                

Imagem: The Moscow Times

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Antonio says:

    Qual a diferença entre cosmonauta e astronauta ?

    • Cosmonauta é usado especificamente para designar astronautas da Rússia e da antiga União Soviética.

    • Manuel da Rocha says:

      Cosmonauta é a denominação da União Soviética, para funcionários da Roscosmos, que voa, na Soyuz (também incluía o Buran, nunca levou humanos, a bordo). Astronauta é a denominação de humano, que levanta voo, num foguetão e passa os 85km, de altitude.
      No caso russo, ainda hoje, um piloto, de bombardeiro, é considerado Cosmonauta, porque é funcionário, da Roscosmos.

  2. Lito says:

    Usem o trampolim. Para quem não sabe do que eu estou a falar pesquisem na internet o que disse na altura o diretor da Roscomos quando os russos tinham o monopólio de levar astronautas para a ISIS.

  3. Manuel da Rocha says:

    A plataforma já tinha danos, só que, o governo russo, desde 2022, que não coloca fundos, na Roscosmos.
    Revejam, o lançamento, na stream, disponibilizada, pelos russos, para todo o mundo. Depois do gancho (aquele polvo, que segura o foguetão) abrir, a Soyuz descola, do lado direito, podem ver um dos ganchos a desaparecer, a imagem. Ao mesmo tempo, uma torre, afunda-se, para o lado do fumo.
    Segundo imagens, não oficiais, o pilar norte, a plataforma, rebentou, devido à pressão, do foguetão, na descolagem.
    A reparação será muito demorado (e muito caro), porque vão ter de desmontar, a estrutura, de lançamento, retirar tanques, ligações e suportes, para poderem analisar, o que se passou, com o pilar. Se foi mesmo colapso (como aparenta), será necessário demolir, toda a trincheira (aquele sítio, onde se vêem chamas, aquando dos lançamentos), limpar tudo, reforçar a saída, construir nova trincheira e montar, uma nova estrutura de lançamento.
    Há oficiais russos, que assumem que, com valores actuais, podem não poder lançar, a Soyuz, antes de 2050…

  4. TiagoC says:

    É o KARMA!!!!

  5. David Guerreiro says:

    Agora ficam a depender do Elon Musk para levar astronautas da ISS. A Starliner nem estão cedo está operacional e certificada para levar humanos.

  6. Técnico Meo says:

    Nelson Muntz dos simpsons : HAHA

  7. VAOpoK says:

    Temos pena! XD

    Mas ficam com a Crimeia. Vale mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.