RIM anuncia o Tablet BlackBerry Playbook
Será este o concorrente do iPad?
A empresa responsável pela criação do Blackberry, Research In Motion (RIM), anunciou esta segunda-feira a criação do seu próprio tablet, designado Blackberry Playbook. A chegada deste novo tablet está prevista para 2011, e terá como Sistema Operativo o BlackBerry Tablet OS, desenvolvido pela própria RIM.
O anúncio foi realizado esta segunda-feira pelo executivos da RIM, durante uma conferência em San Francisco Califórnia. Segundo a empresa, este será um tablet virado essencialmente para empresas. O Playbook permite aceder à Internet, realizar várias tarefas em simultâneo e ver conteúdos multimédia. Contará também com recursos de segurança e suporte cooperativos que já fazem parte da “filosofia” dos smartphones da RIM.
Relativamente às características desse tablet, sabe-se que terá:
- 130 x 193 x10 mm de medida
- 400 gramas de peso
- Ecrã de 7 polegadas (resolução 1024 x 600) - sensível ao multi-toque e gestos
- Duas câmaras HD para vídeo e videoconferência
- Saída HDMI (para projecção em HD - 1080p)
- 1GB de RAM
- Processador Dual-Core de 1GHz
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
- Bluetooth (3G e 4G serão opções futuras)
Relativamente ao Software, o BlackBerry Playbook irá correr uma plataforma desenvolvida pela RIM, cuja origem está na empresa QNX, recentemente adquirida pela RIM e que desenvolve sistemas em tempo real. O equipamento terá também suporte para Adobe Flash Player 10.1, AIR Java, OpenGL e Webkit/HTML5. Terá também integração com a plataforma BlackBerry, como é comum nos smartphones da empresa.
Veja a apresentação do Playbook
O preço ainda não foi divulgado.
Artigos Relacionados
- “Galaxy Tab” – O Tablet Android da Samsung
- Google prepara tablet com Chrome OS
- Cius – o Tablet da Cisco
- Análise iPad no Dia-a-dia!
- Tablet Nokia e primeiras impressões do MeeGo
- Toshiba Dual Screen Libretto W100 Windows 7 Tablet PC
- JOURN.E Touch – O Tablet Multimédia da Toshiba
Fonte: Engadget HomePage: Research In Motion
Este artigo tem mais de um ano
Poderá ser concorrente apenas no preço porque em design não ^_^’
Here comes a hater. Bingo. Disseste tudo.
Um fanboy da Apple não pensa na concorrência, desempenho, utilidade, nem qualidade/preço.
É o design.
Here come the fanboys to the rescue.
Well putted
Fanboys to the rescue…priceless!!!
“Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works.”
Steve Jobs
Pegaste logo num grande filósofo… -_-‘
O aristóteles continua a ser o meu filosofo favorito :3
Bah… isso não é comentário, é ser negativo, cara. O design é subjectivo, uns gostam mais de um outros de outro. É seu gosto mas não é comentário de jeito porque não sendo do seu gosto então se infere de seu comentário que não pode ser do gosto de ninguém. Não está certo cara, corrija atitude, por favor.
Bem interessante, ate as cameras para videoconferencia..
alem do CPU dualcore 1ghz
e para mim um tamanho bem mais porreiro, pois 7″ é o melhor compromisso, para mobilidade e tamanho de um pad..
quanto ao design, acho bonito.. e se fosse pelo design só, como muitos que vejo por aqui que valorizam imenso isso, podiam comprar clones, tipo nos iphones.. até ja ha do iphone 4, lol, sempre custavam menos de 10% e são bons como telemovel, lol
abraço
“Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works.”
Steve Jobs
Eles vendem pelo design basicamente e o que não falta por aí é ver as pessoas a comprar e a gastar fortunas apenas e quase só pelo design!
Enfim…
Caso não saibas os olhos também comem ^^
Pessoalmente acho que este Tablet apresenta um design elegante, discreto e funcional.
Acho que a nível de estética, todos os tablets que têm sido apresentados, estão muito semelhantes ao iPad, talvez por quererem (ou não) ser concorrentes directos deste.
Mas por vezes a grande diferença está no software e no objectivo (faixa etária, população alvo, etc..) do tablet. Isso é que vai influenciar a compra (ou não) do aparelho.
“Acho que a nível de estética, todos os tablets que têm sido apresentados, estão muito semelhantes ao iPad” sim concordo com o iPhone história repete-se ^_^’
Penso que é esperar pelo lançamento e “ver com as mãos” antes de se dizer bem ou mal. Se de facto for tão bom quanto apregoam – e não um fracasso ao estilo do Storm – então a RIM terá aqui um verdadeiro cavalo de batalha contra a Apple.
Acho interessante a função de tethering para usufruir do BIS/BES mas pelo menos não envolve a necessidade de planos de dados exclusivo.
No entanto, penso que terá o maior impacto no mercado americano dada a penetração do Balckberry no mercado empresarial.
Máquina bastante interessante!
Não se limitaram a copiar e só pela diferença cativa logo, porque isto sim é concorrência.
Resta ver agora ao vivo como se comporta, velocidades, aplicações…etc… mas do que vi gostei.
Suspeito que este será mesmo um rival à altura, mas será necessário a RIM conseguir cativar mesmo muitos programadores, porque eles, das marcas todas, são dos que mais andam lesados…
Um pormenor que me faltou que só reparei agora.
Falharam apenas num aspecto. Resolução 16:9 … isto num tablet é um tiro no pé porque ao usar-se na vertical as páginas não conseguem abranger a sua totalidade numa vasta maioria… e o pplware é uma delas 😛
Para quem quiser fazer o teste, que pegue num netbook, nas opções da gráfica rode a imagem a 90º, depois abra o pplware em qualquer browser (em fullscreen para remover as barras de opções) e vejam o resultado. Não é a toa que o iPad tem 768 pixeis de largura…e foi ignorantemente criticado por ser 4:9 .. 😉
A ideia será ver videos em ecrâ inteiro
Uma ferramenta de trabalho a ideia primária é ver videos?
Alias.. onde é que o iPad está impedido de ver videos por inteiro?
É para evitar ter de dar explicações e ter de convencer meio mundo de que assim (4:9)é melhor por esta razão ou por outra.
Na altura do lançamento do iPad foi razão de polémica, a RIM não quer polémicas
@BrunoG
Estamos a falar de grandes empresas.. não própriamente de empresas da esquina que “para não dar explicações, faz assim e assado”..
Eu, só por isso perdi o interesse no produto a não ser que tenham uma solução mágica. Porque é como disse, peguem num netbook que tem precisamente essa resolução e testem por vocês mesmo.. e vejam que tem algum cabimento um ecrã 16:9 na vertical… simplesmente a largura dos sites em média excede sempre o que torna-se irritante mesmo.
Depois aí sim… é que irás ver as criticas a cair… depois explicações não há a dar.. porque o mal já está feito.
Aquilo a que me refiro em “dar explicações” é o seguinte:
a Apple tem um estatuto de empresa que não faz nada por acaso e toda a gente faz um esforço por tentar ver o seu ponto de vista aquando de alguma decisão de design mais polémica ou aparentemente nonsense (vide a questão do flash)
caso o iPad fosse da HP ou Dell ou qualquer outra empresa que não Apple seria ridicularizado por não suportar flash, por não ser 16:9, por não dar para remover a bateria, por não ter media amovível, por tudo aquilo que estás farto de saber, MAS, e estranhamente mas ainda bem, no caso da Apple a empresa tem um estatuto de não fazer as coisas por acaso e os consumidores sabem disso, e fazem o que não fariam com qualquer outra empresa, que é tentar ver as coisas de outra forma, e perceber que talvez algo diferente não signifique algo pior.
A RIM não terá este estatuto, pelo que não se porá a arriscar a ir contra o que os consumidores teêm como estabelecido, por exemplo terá flash, apesar de provavelmente não ter performance para o correr satisfatóriamente, será 16:9 porque é uma medida que os consumidores reconhecem, apesar do que disseste (e bem), e não se porá a ir contra tudo e contra todos como por vezes a Apple faz, porque lhe falta o tal estatuto.
Depois de adquirido o produto provavelmente o cliente ficará frustrado pelo que disseste (formato das páginas), ou talvez nem se aperceba disso, mas na altura da compra ter um ecrâ 16:9 fará para ele mais sentido do que o aparentemente exótico e do qual nunca tinha ouvido falar 4:9
@BrunoG
Compreendo o teu ponto de vista, mas a RIM é uma marca que sempre teve bom respeito e especialmente nos EUA…
Eles, tal como a Apple, sempre seguiram uma linha própria.. nunca foram muito marcas de “maria vai com as outras”.. daí o meu espanto desse pequeno detalhe, porque de resto até hoje foi o unico tablet que eu disse.. “isto sim.. é concorrência” … porque os restantes e especialmente o Galaxy Tab limitou-se a copiar a Apple em tudo mesmo.. até os menus são iguais…ou seja, mais do mesmo isso não é concorrência (a meu ver).
Quanto a este RIM se só chegar em 2011 penso que vai estar ainda muito atrás do iPad, porque na primavera desse mesmo ano chegará o iPad 2… e tenho sérias certezas que será “aquele iPad” …
Triste, é nenhum deles ainda estar no nosso país… sem ser vindos de fora… tecnológicamente já me sinto num país do terceiro mundo.. 😛
OFFTOPIC:
Não fazia actualizações de drives e bios no pc há exactamente 1 ano. Acabei de as fazer e estou parvo com as melhorias registadas.
Parabéns à Dell.
Pplware podiam fazer um post com dicas uteis para manter sempre os pc oleados. Não sei até se não há software que fique atento a estas coisas…
Já eu não estou assim tão contente com a Dell, o meu portátil já tem alguns anos e a Dell não actualiza os drivers para ele, por exemplo não disponibilizam driver para a placa gráfica compatível com Windows 7.
Eu acho este fantástico! Acho é que o preço será um desastre! carisimo!
É natural. São segmentos novos.
As empresas não compram só hardware e toca a montar.. estão milhões e milhões investidos em investigação e só daqui a uns anos, quando isto for banal, é que começarão a baixar os preços e diminuir a margem de lucro em comparação ao que gastam na sua construção.
E foi básicamente isto que tramou a vida a algumas marcas, porque o que se especulava inicialmente é que os tablets rondariam os 800 a 900 euros e a Apple ao comercializar um dos modelos do iPad a 479 dolares foi algo inesperado..
Mas é como tudo na vida.. o que é novidade é sempre caro… e quando um se trata de novos segmentos, pior ainda.
De todos os dispositivos dentro da gama do iPad, este é sem dúvida para mim o melhor concorrente!
Pelas características e conhecendo a RIM, cheira-me que o preço irá ser significativamente superior ao iPad… no entanto de referir que em termos de características parece ser melhor.
Venham eles para o mercado e após as primeiras reviews já ficaremos com uma melhor ideia do que é capaz o dispositivo e como se comporta em situações reais…
Agora que os vídeos do youtube no pplware já carregam em html5 até dá gosto ver os vídeos sem ver o processador a aumentar a temperatura 😀
As características do Tablet BlackBerry Playbook parecem me semelhantes ao do iPad , contudo este novo dispositivo do blackBerry parece me muito mais completo em termos de funcionalidades e de aplicaçoes.Marrise este e´ o RIM esquerdo ou direito ? boas ferias
Já querem imitar a Apple.. não sabem ser originais!
Original só mesmo o teu nome 🙂
Qual o problema de imitar se se fizer melhor ? As diferentes marcas de carros, de impressoras, de canetas, etc não fazem todas o mesmo por processos idênticos ? Se não se pudesse imitar estavamos tramaaaaaaaaaaadoooooooooossssssss.
Imitar não é copiar, é fazer semelhante, podendo a imitação ser pior ou melhor, se for melhor não vejo problema. Concorrência, se for melhor o pessoal compra e aí os outros terão de fazer melhor ainda.
Mas é interessante, será que no futuro estes pads poderão vir a substituir os netbooks ? ou mesmo portáteis de 13 polegadas ?
Se o mercado principal da RIM é o empresarial sempre pensei que faria mais sentido apostar num “Workbook” do que num PLAYbook.
Se arranjarem boas aplicações de produtividade e as empresas apostarem nele fará sucesso de certeza.
agora, e como dizia o outro “developers developers developers”
Parece bastante interessante.
Uma das informações que gostava de conhecer é a capacidade da bateria e o tempo que aguenta, visto que considero esse parâmetro bastante importante.
No jogo Doom 3 que saiu aqui à uns anos todos os trabalhadores do complexo em que a acção se desenrolava tinham um tablet que era uma ferramenta de trabalho normalíssima, provavelmente a RIM vai tornar isso realidade em pouco tempo.
Todos muito bonitos e tal, mas nunca chegam cá a chegar para Portugal.
Deve ser da crise.
eheh
Pessoalmente não gosto do design. Mas também não gostei do nokia 5800 que comprei e agora que o uso… Amo aquele telemóvel xD
Boas!
Já estive a mexer num e é fantastico. Muito rápido e com um design muito atraente. Pessoalmente, gosto mais do que Ipad, em virtude de ser mais intuitivo e mais pratico.