Portugal: Rede de TV pirata tinha 500 clientes e aparelhos chineses alterados
As notícias sobre TV Pirata não são propriamente uma novidade em Portugal! Ainda em julho deste ano, foram detidas, pela PJ, 16 pessoas por práticas de cardsharing.
Recentemente começaram a ser julgados, no Tribunal de S. João Novo, no Porto, os alegados membros de um grupo criminoso que fornecia televisão por cabo pirateada a cerca de 500 clientes em todo o país.
A noticia foi avançada pelo JN que revela que a rede de televisão pirata tinha cerca de 500 clientes. Os responsáveis por esta rede importavam aparelhos da China que conseguiam adaptar para fornecer ilegalmente sinal de TV aos clientes.
O esquema funcionou entre 2011 e outubro de 2013, e toda a rede era gerida a partir de Gondomar por 15 indivíduos. Segundo informações das autoridades, os responsáveis pela rede de TV pirata conseguiram facturar, pelo menos, 100 mil euros.
Esquema tinha como base o Cardsharing...
O CardSharing é uma técnica que consiste na partilha de um ou vários cartões de descodificação de sinal através da Internet. Os “clientes” pagam pelo serviço ilegal uma quantia simbólica (comparativamente aos preços praticado pelos operadores). Não se trata de um sistema em que são partilhadas as imagens ou o sinal de satélite ou cabo, mas apenas os dados de “descodificação” do sinal.
O cardsharing representa uma das maiores ameaças ao modelo atual de TV paga, sendo responsável por grandes prejuízos às operadoras e empresas que fornecem a criptografia utilizada nestes sistemas.
Sabe-se ainda que os responsáveis por esta rede compravam pacotes da operadora Zon e adaptavam as boxes que importavam da China para terem livre acesso aos canais de televisão. Dois dos responsáveis pela rede eram sócios de empresas de importação de material eletrónico e comércio de equipamento de satélite. O terceiro era técnico informático.
TV pirata em Portugal! Um “crime” punido com pena até 5 anos
Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de
- Usurpação – que pode chegar aos três anos de prisão
- Proteção das medidas tecnológicas – Pena máxima de um ano de prisão
- Acesso ilegítimo – Pena de prisão entre um e cinco anos
- Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão
Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.
Detidos por Serviços de TV ilegais
[2018]
A Polícia Judiciária, através do Departamento do Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da ANACOM e de outras Unidades da PJ, identificou e deteve, em flagrante delito, 16 pessoas residentes no distrito de Viana do Castelo indiciadas por crime de burla informática. Saber mais aqui.
[2017]
Dois indivíduos foram condenados por piratear o sinal da ZON! Ao todo os arguidos já tinham mais de 450 clientes. Saber mais aqui.
[2016]
A Policia Espanhola revelou que deteve 30 pessoas suspeitas de colaborarem numa rede de distribuição ilegal de sinal de TV.A novidade deste caso é que ao contrário de pagamentos com dinheiro os clientes tinha de pagar em bitcoins. Saber mais aqui.
[2016]
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, informou que concluiu uma investigação,em Março de 2016, com carácter transacional, iniciada em 2012, por suspeita da prática do crime de burla informática. O principal suspeito usava também um servidor no estrangeiro, a partir do qual procedia à difusão de serviços televisivos para outros países, de onde provinham contrapartidas económicas, retirando da sua atividade delituosa um rendimento mensal superior a 5 mil euros. Saber mais aqui.
[2015]
Em colaboração direta com as autoridades brasileiras, a PJ desencadeou uma operação policial de caráter internacional com o objectivo de acabar com uma organização que se dedicava à distribuição ilegítima de sinal de televisão por satélite, cujo modus operandi se designa por “cardsharing”. Saber mais aqui.
[2014]
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um homem pela prática do crime de burla informática, agravada, com utilização do método de “Card sharing”. Com este procedimento mais de centena e meia de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV, sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias. Saber mais aqui.
[2013]
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, desenvolveu, durante esta semana, uma operação policial, com o objectivo de desmantelar a distribuição ilegítima de sinal de televisão por cabo.
Nesta ação, foi detido um homem, de 54 anos de idade, responsável pela gestão da rede de distribuição ilícita em causa, que servia mais de cem clientes – Saber mais aqui.
[2013]
Técnicos da PT, acompanhados de inspetores da ANACOM e de agentes da GNR, desmantelaram uma rede ilegal de telecomunicações que operava no Norte. Casas, cafés e outros estabelecimentos públicos dos concelhos de Vila Nova de Paiva, Viseu e Moimenta da Beira adquiriam o serviço de comunicações mediante o qual pagavam 15 euros só pelo serviço de Internet acrescido de 10 euros para a televisão por cabo cujo serviço incluía os canais pagos – Saber mais aqui
As diligências efetuadas, no âmbito de cinco inquéritos, visaram o desmantelamento de cinco redes de distribuição de considerável dimensão, com dezenas e, em alguns casos, centenas de utilizadores, com recurso a sofisticados computadores e outra tecnologia, com evidências de uma prática com vários anos e uma organização empresarial.
Os detidos, responsáveis pela difusão e distribuição do sinal, bem como alguns dos utilizadores, foram presentes à competente autoridade judiciária para interrogatório e aplicação de medidas processuais.
Este artigo tem mais de um ano
“Prejuízos”
Sim , prejuízos
Exactamente—»prejuízos !! Que se estimem que cheguem aos 10% em todas as operadoras de telecomunicações em Portugal !! Olhem que não é pouco !! 10% já é um valor altíssimo neste tipo de negócios.Para estes tipos defendo uma pena de prisão efectiva de 3 meses,que é para eles aprenderem de vez,e para os outros que,por consciência,usufruiram destas manhas sabendo que estavam a cometer uma ilegalidade punível por lei,defendo uma coima/multa que ascenda aos 750 euros !! É assim !! Tem que se acabar com esta m**** de uma vez por todas !! Já é tempo de todos pagarem por igual !! Só faltava agora esta !!
A maioria dessas pessoas necessita à mesma de um pacote de Internet que na maioria também inclui TV. A maioria se não fosse o cardsharing não pagaria pela sporttv nem pelos tvcines. Portanto esses prejuízos são mal calculados.
o que nao falta infelismente sao redes/pessoas a vender iptv ou cardsharing nas redes sociais as claras, para nao falar em sites chineses que tambem vendes!
Impressionante como ainda há imensas pessoas completamente dependentes das operadoras, seja pelos meios legais ou ilegais.
Além disso, em qualquer operadora, muitos canais sao gratuitos via satelite. Se querem mais canais além da oferta da TDT portuguesa, apostem na TDT espanhola todos aqueles que vivem perto da fronteira. ,Ou então poderiam investir na recepçao via satelite que ao contrario do que se diz por ai, esta bem forte e desenvolvida. Países como a Inglaterra, Alemanha, França ou Italia oferecem imensos canais de tv de forma livre e gratuita via satelite. Enfim…nao tenho pena de todos aqueles que sao apanhados nestes esquemas.
A maior parte do pessoal quer a TV pirata por causa da bola e aí nenhuma TDT consegue oferecer.
Além disso a TDT (mesmo a espanhola) não consegue oferecer a diversidade de canais de filmes e séries como as oferecidas pelas operadoras. Mas volto a dizer é a bola que move a pirataria.
Para séries o Netflix é uma excelente alternativa.
Pare de usar meu nome
Parem os dois de usar o meu nome. Eu tenho o copyright.
Ahah, o que dirão o João, o Zé ou mesmo a Maria 😛
esse dirão …Oh não! Não sou o unicoooo. LOL
Já eu usava há muito. Alias, já te vi aqui comentar há algum tempo e eu nao disse nada, portanto mais vale te queixares aos admins da pagina.
Quando ao assunto sobre canais, realmente o que motiva a pirataria é mesmo o futebol, no entanto para series e filmes existem sempre alternativas seja via satelite e mesmo em stream. O problemas sao as legendas…lol
Tem a certeza em relação às legendas? E quanto ao satélite, o que está em FTA pouco se aproveita.
Nao sei em que sentido é a pergunta mas as legendas sao o problema pois nao ha legendas em PT em canais transmitidos por outros paises. Quanto ao pouco se aproveitar em FTA, nao me parece que seja bem assim. mas claro, depende de cada um.
Que canais tem, gratuitos (FTA), vindos da Alemanha, França ou Itália que sejam interessantes?
Tem é muito canal FTA tipo “encher chouriços”… Efectivamente existe oferta FTA em DD, HbbTV mas que pouco interesse poderão ter… por exemplo, no caso do TNT (França), que pode encontrar nos 5º O ou nos 19.2E, que até pode ser interessante, é encriptado (V6)…. também se pode ver a F1 na RTL mas apenas em SD… futebol só mesmo com rotativa e mesmo assim… engraçado que estamos em pleno “conflito” entre a Eleven Sports e a Sportv… e ainda mais engraçado é a Nos e a Meo a efectuarem TS para quem acede à Eleven pela app. Desejo que a Sportv tenha um fim rápido!
tudo depende dos gostos de cada um em FTA e claro, como é obvio, quem esta habituado as operadoras sente falta das mesmas ao ver a oferta via satelite. mas prefiro aproveitar o gratuito em satelite do que pagar por canais livres em qualquer operador. Fora canais de futebol que tem de ser pagos(para quem quiser), a oferta fica em canais como hollywood, axn, fox e afins repetindo as mesmas coisas dia apos dia. fora a publicidade que levamos com ela…lol
quanto a sporttv, penso que o fim rapido será dificil, mas que vao sofrer ai isso vao.
Por “falar” em gostos, agora fiquei curioso com o que visualizarás em FTA… podes por alguns exemplos?
Sobre os canais “destinados” a filmes sim, existe muita repetição mesmo nos premium e, quanto a séries, aquilo lembra uma espécie de “dependência” que obriga a que se esteja diariamente a ter que visualizar o canal onde passa a série… e como “gostos são gostos”, no meu caso sou um pouco exigente e não visualizo qualquer “coisa”. Um filme tem que ter um bom argumento… assim, até porque raramente se “apanha” algo nesta condição pelos tradicionais canais, nada como um plugin como o IPTVPlayer…
Quanto às legendas estava a me referir, naturalmente, a filme e séries… sim existem, não quer dizer que para tudo mas para a grande maioria, é só descarregar o respectivo SRT.
Para quem gosta ver os canais genéricos, os de televendas, e pouco mais, gratuitos na TV Satélite a sua opinião é válida…. Assim vale a pena ser uma pessoa completamente independente das operadores legais e ilegais…
Pois… é o denominado “encher chouriços”.
Se for só pelos canais de desporto, podem juntar 3 amigos pagam a meias, e através das aplicações das próprias operadoras conseguem ver até 3 equipamentos ao mesmo tempo, não vale a pena o risco.
Mas para terem o sistema tem de ter internet, mal ou bem as operadores acabam sempre por vender os serviços, e não é certo que essas pessoas aderissem aos canais com valor extra.
Da?
Sporttv so da 1 acesso, btv so da 2…
Começam a aumentar a rede de clientes, alguém dá com a língua nos dentes. Ora 500 clientes, é muita gente, um fala, o outro fala, e acaba por chegar aos ouvidos de alguém da polícia ou de uma operadora. Mas não tenho pena, sabem que o que estão a fazer é ilegal.
“Mas não tenho pena,sabem que o que estão a fazer é ilegal.” Exactamente,David,é onde eu quero chegar.Quem beneficia desta intrujice/burla sabe que está a cometer uma ilegalidade mas perfeitamente.Agora o caso é que muitos estão-se nas tintas.A não ser que as operadoras e o Ministério Público os ponham a todos em tribunal e no fim os obriguem a pagar multas de 750 euros.Vejam se eles daí para a frente se fazem outra igual !! Tá bem,ora,ora !!
Mercado paralelo vai sempre existir quando se entende que está se a pagar muito, também sinto me lesado com tantos impostos e taxas que pago! Talvez se o preço fosse mais acessos às pessoas não “fugiam”. Tantos impostos que se paga, para alguns indivíduos andarem de Mercedes e cairmos em bancas rotas de x em x tempo, ha que refletir. Secalhar há que mudar o sistema…
desejo longa vida a todos estes negócios paralelos que roubam eventuais (e sublinho eventuais pois um cliente deste serviço não é necessariamente um cliente dum serviço dito legal) clientes a operadoras que exploram os seus clientes, basicamente “ladrão que rouba a ladrão…”. Espero que muitos mais desses negócios continuem por muito tempo actividade e que novos apareçam e só lamento que não exista também um mercado paralelo da electricidade, esse seria ainda mais necessário
Sou Livre… escolho o que quero legal ou ilegal e assumo as consequencias dos meus actos e escolhas, pago a operadora legal e a outra nem tanto, a nem tanto nao decide uniteralmente aumentar o custo do serviço que inicialmente foi contratado, inclusive posso criar um pacote a minha medida. As ditas operadoras fazem aumentos bem superiores a inflaçao sem acrecentar nada de novo para alem de “amarrar” o cliente com o tempo de fidelizaçao estupido, alegam que é necessario fidelizar para haver lucro suficiente para pagar a instalaçao, os equipamentos ou os alugueres de linha, findo o contrato vao buscar os equipamentos na mesma o no meu caso ate os cabos retiraram ate casa!!!! tal como li e verdade que muitos dos canais que as operadoras operecem sao livre no satelite mas na operadora paga-se e bem o equipamento igual, ora prefiro box chinesa sem fidelizaçao, escolho o que quero, cancelo quando quero e o 40€ gastos no equipamento nao desaparecem
Tem toda razão porque eu pago a noz e a rede e uma porcaria está sempre a falhar
Não me admira, também com os preços praticados pelas operadoras, boa sorte a estes negócios.
Eu pago a anuidade 40€ a um men da Arabia Saudita,
que vão para lá apanhar o animal a psp, gnr, pj ect…
mais uma gota num vaso d´agua
Um dia vou te bater há porta amigo.
Só tens que esperar.
Ás vezes mais valia ficares calado 🙂
Há comentários que são completamente desnecessários
1) Netflix e afins tem melhores filmes e qualidade
2) os canais por cabo que temos em Portugal são escandalosos e maus, mesmo os internacionais estão sempre a repetir o mesmo ou mesmos programas
3) pagar extra para ver futebol com tipos sem educação ou formação a ganharem milhões, casas e carros e mulheres caras? Não obrigado, dou a quem precisa.
No total: vejo TDT grátis (e se pago com os meus impostos tanto canal e os privados ainda têm cheta para dar 1 milhão ao ano à Cristina Ferreira, mais vejo como é usado o dinheiro…) e Netflix. Futebol vejo em casa dum familiar (ou no café com cervejas e petiscos à mistura) que paga mas somos muitos e trazemos comida e bebida.
Para teres netflix tens que pagar por ligação de internet que neste momento já nem te vendem directo, tens que pagar por um pacote com tv para subsidiar as operadoras
Não necessariamente… depende onde esteja. Por exemplo, se está numa zona de Fibra Meo pode criar o seu pacote com o Meoby… a Vodafone julgo ter algo semelhante.
Os aparelhos que as operadoras fornecem tambem são chineses. O meu último da “Cabovisão” foi tão mal desenhado que parece um aquecedor de pés, sempre quentinho e com o HDD sempre a rodar.
todos felizes que apanharam 1 man em 1 milhão lol Talvez se pensassem em baixar os custos da TV aí já não era preciso recorrer a pirataria, porque quem paga 100 ou 120eur por ano para ter a tv pirata, tambem pagaria esse dinheiro a operadora. Querem enriquecer a força, agora que andem atrás deles lol
Reclamei na alice, que é com quem trabalho e quem me atendeu nem sabia para onde encaminhar a reclamação! Com 50 euros por mês têm todos os canais mais de trezentos! Sport tvs, clubes tvs, canais de adultos, filmes, tudo!
Não entendo… € 50/mês? Está mesmo “fora dela”….eheheh
“O esquema funcionou entre 2011 e Outubro de 2013,e toda a rede era gerida a partir de Gondomar por 15 indivíduos.Segundo informações das autoridades,os responsáveis pela rede de TV pirata conseguiram facturar,pelo menos,100 mil euros.” Isto é vergonhoso !! Vergonhoso !! Isto dá uma média de 6600 euros a cada bandido destes !! Parasitas da sociedade,são um esterco que andam pra aí !!
A maioria dessas pessoas necessita à mesma de um pacote de Internet que na maioria também inclui TV. A maioria se não fosse o cardsharing não pagaria pela sporttv nem pelos tvcines. Portanto esses prejuízos são mal calculados.
O CS em breve será algo do passado… com a massificação das redes de fibra o IPTV está a surgir cada vez mais.
A operadora Meo também comente ilegalidades , mas não é noticia , nem as autoridades se preocupem a aplicar a lei , parece que a lei só é aplicada do lado onde circula o dinheiro .
Passo a explicar , os receptores da TDT complementar ou seja um serviço prestado pela neo aquém não tem cobertura da rede TDT via terrestre e não só , esses receptores de satélite estão bloqueados só ao serviço Meo neste caso só recebe os canais exclusivos da TDT , logo aqui uma ilegalidade visto se tratar de um serviço de acesso livre a TV não deveria estar bloqueado a outros canais que se encontram em sinal aberto no mesmo satélite onde o serviço é acedido .
Se a ideia era ver canais FTA por esses receptores, é melhor esquecer pois a oferta no Hispasat é mesmo escassa/lixo: https://pt.kingofsat.net/tv.php?&pos=30W&standard=All&ordre=freq&filtre=Clear
O serviço TDT complementar não é livre nem o podia ser. A razão prende-se com direitos de transmissão. Exemplo um jogo da Champions que foi transmitido ainda esta semana na TVI… se estive-se em FTA podia ser visto em qualquer país em que o Hispasat 30W pude-se ser sintonizado. Ou seja, o serviço não é “livre” e, mesmo se fosse, qual a obrigação, para além de assegurar os canais da TDT, de a Meo colocar um aparelho capaz de sintonizar outros canais/satélites?
Não se trata de se os canais em sinal aberto no hispasat sejam interessantes ou não , trata-se de um direito , mas parece estas interessado em ceder esse direito , e quando falo em acesso livre , não estou a falar em sinal aberto, pois são duas coisas distintas .
Existe regulamentos e normas e regras e leis , na qual a MEO não os tem respeitado, neste caso com os receptores satélite da TDT , mas deves gostar de ser iludido em que ficas a pensar para ter acesso a mais canais tens que pagar um serviço de subscrição a uma operadora de telecomunicações , isso que a MEO faz .
Na Europa isso não acontece só mesmo em Portugal , alias digo-te em Portugal nunca existiu canais por subscrição , em Portugal o que sempre existiu foi pagares serviços de TV a uma operadora de telecomunicações , diferente do que existe na Europa onde podes pagar um único canal via satélite .
As operadoras Telecomunicações rendem bastante em Portugal , mas quem fica a perder são estações televisão nacionais que tem fazer concorrência com canais anglo-saxónicos , e ainda os cidadãos que ficam iludidos nos esquemas dos pacotes 3play .
No meu caso recuso aderir a serviços de tv dos Operadores de telecomunicações , não vejo mal existir canais por subscrição e se alguma-vez existir em Portugal posso aderir a esses mesmos canais .
Alias a TDT podia ter canais por subscrição fora do modelo de serviços de TV das operadoras telecomunicações , ou seja poderia-se assinar diretamente a um canal sem ter que aderir a uma operadora de telecomunicações.
Em Portugal reina , o chico-espertíssimo.
100% razão!
O que para aí é mais é sait daqui para fora, que dão desporto de todo o mundo sem trabalho nenhum…
Sem trabalho nenhum? Como assim? É preciso apontar as “panelas”, passar fios, comprar receptores decentes… e depois a grande maioria até está encriptado. Normalmente este está sempre actualizado:
http://liveonsat.com/quickindex.html
Eu não possuo quaisquer direitos sobre o Hispasat… estás a misturar “alhos com bogalhos”. O serviço de TDT complementar, à semelhança do que se recebe pelas antenas terrestres, é da responsabilidade da Altice, infelizmente. Eles só tem que assegurar os canais que fazem parte da oferta da nossa probre TDT, simples. Queres apanhar mais canais no Hispa ou outro sat, compra um receptor. Estás a fazer o que se denomina “generalidades”… eu tenho 5 receptores de satélite e três antenas sei bem que escrevo. Na Europa o modelo é muito semelhante do que cá é praticado, com a ressalva que o serviço é, de longe, superior. Operadores como a Sky, Movistar, TivùSat entre outros, para além de chegarem a casa do cliente por forma fisica, emitem no sat para clientes que não estão em zonas (cabladas). Quanta à oferta da nossa TDT é o que é derivado ao compadrio… é simplesmente absurdo que a empresa que está encarregue de distribuir o sinal TDT seja ao mesmo tempo vendedora de pacotes de tv! Deu no que deu! Já tens agora a ElevenSports que podes subscrever o streaming… Vamos esperar para ver o que vai dar isto, pois a “guerra” começou. Não entendo porque afirmas que as estações de televisão em Portugal ficam a perder para com os canais anglo-saxónicos… conteúdos para “encher chouriços” é algo bem massificado por todo o lado. Não se viste o Eurofestival… enquanto a RTP passava anúncios, interrompendo o programa, este continuava num canal alemão em HD com DD… eu tenho acesso a muito canal…
Não me expliques aquilo que já sei .
Se sabes, ainda não percebi em relação aos receptores TDT por sat onde queres chegar…
Isto dá por acaso vontade de rir 😀
Na streamboard (Comunidade que desenvolve o OSCAM (Open Source Conditional Access) ferramentas adaptadas para leitura de cartões de subscrição (PAY TV) onde os servidores desses admins são localizados nos Seychelles gostava de ver a pj a ir lá fechar a ver se têm capacidade já que para ir buscar o Vale Azevedo foi o que foi e ele estava a nem mais de ~1500 Km xD ) Os administradores criaram um dos maiores servidores de PayServer e a communidade está a pensar fazer uma rede semelhante há ed2donkey que foi usado no emule software p2p mas neste caso para nós de partilha em matéria de cardsharing, o servidor que os Administradores tinham nunca foi fechado e continua aberto, eles compraram umas centenas(sem abusar) racks de leituras de cartões
genero estes aqui –> https://www.lisledesign.com/products/hyper-card-rack-120
E têm uma enorme variedade de cartões em local, vai desde a meo até a nowo e vai até os paises tipo Uruguay,panama,malta,hongkong,bvi, e os mais pequenos atingidos por essa comunidade, pessoalmente sei que ouve um video que circulou na comunidade (Actualmente indisponível) onde os admins de cara mascarada, adavam a mostrar o Datacenter que eles fabricaram com o maior orgulho, que pelo seu ver seria entre os seus 100m2 cheios de servidores Dell com performances fora do comum (Até em algumas PME não têm capital para este tipo de equipamento ) e a mostrarem as propriadades tais como as Racks de Cartões, cpu,ram,velocidade de internet, entre outras depois há gente como ai em portugal que parece que têm dificuldade a entender que ter atividades dessas no proprio territorio onde o proprio server está é algo que a PJ quer e ainda saboreia a estupides desses individos, pq eles bastem pegar no popo e irem pater há porta e está feito.
processadores do tipo Intel Xeon Platinium 8180 entre outras perfomances tipo rede em fibra e etc…
para quem não conhece a streamboard.tv é uma comunidade onde já contam mais de 120 000 utilizadores registados. Podem Se registar e contarem vocês mesmo a ver se não passa esse valor que mentionei
Ah sim claro…. dedicar-se a esta actividade em que o servidor é portuga, mais dia menos dia, alguém bate à porta.
Mas o CS não foi criado, inicialmente, para fazer negócio. A ideia original era, apenas, a partilha que sendo, também, ilegal não criaria uma situação como a actual. Isto tornou-se um negócio o que é mau… Por exemplo se moro em Portugal não posso subscrever nada alemão e vice-versa. Mas se posso trocar (sharing) nesta situação não existe perda para os operadores.
Já são mais de 137000 utilizadores na streamboard…
As operadoras que baixem os valores mensais ,e já nao sera preciso tantos e tantos recorrerem a este tipo de artimanha. Vao ver nos restantes países os valores da tv e Internet, e olhem a diferença das operadoras de portugal.Depois no final de cada Ano ainda apresentam os valores astronómicos de lucro anuais que eles tem. Afinal que é que esta a enganar!!