Quantcast
PplWare Mobile

O seu computador pode ter “NSA INSIDE”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. MigM says:

    A MS já respondeu a isso (dentro do limite que pode fazer porque isto está em tribunal):
    http://www.wpcentral.com/microsoft-responds-nsa-controversy-were-not-spying-you

    “Microsoft does not provide any government with direct and unfettered access to our customer’s data. Microsoft only pulls and then provides the specific data mandated by the relevant legal demand.”

  2. Diogo R. says:

    Desconhecia a existencia do microcode, pensava que os CPUs possuiam uma ROM, e como ja havia sido testados antes do lançamento, estariam livres de bugs.

    Então eles para atualizarem o microcode só por atualização da bios? as as atualizações da MS conseguem fazer esse trabalho? :s

    • Pequeno Processador Pedagógico says:

      P3? XD

    • pixar says:

      Qualquer processador ou microcontrolador pode ser actualizado o seu software.
      Nos primórdios isso era verdade. Um processador apenas era programado uma vez (ROM e PROM-Programable ROM).
      Mais tarde apareceram as EPROM-Erasable PROM (reconhecem-se pela janela de vidro em cima do chip), que na prática permitia umas 10 reprogramações e tinha de ser apagado o programa anterior com UV.
      Por último apareceram as EEPROM-Electrically EPROM, que permite um número muito elevado de reprogramações.

  3. Rentau says:

    Por mim estão à vontade não tenho nada a esconder.
    De preferência que analisem o código que tenho desenvolvido, pode ser que me arranjem emprego.
    Cumps

    • Sat says:

      Não tens nada a esconder? Então publica aqui o teu extracto bancário, as fotos da família, as preferências sexuais, posições politicas, etc.

      Ou só deixas os governos, que são 100% de confiança (ironia), saberem estas informações?

      • joaquim says:

        lol? queres o extrato bancário? na boa… queres um video porno de mim e da minha namorada, toma lá mas nao fiques roído pelo corpo dela, pois tu apenas vês mas quem a come sou eu…. é o que eu digo, anda tudo com a mania da perseguição, como se tivessem algo muito precioso a esconder (não digo que nao tenham, acredito que haja pessoal com medo de mandar ca pra fora certas coisas) já agora, se eu mandar ca pra fora as fotos, será que fazem voodoo ou macumba com elas? LOL

        • naoliveira says:

          Tanta conversa mas ainda não meteste aqui os teus dados, incluindo o acesso web ao banco.
          Já que não tens nada a esconder, mostra lá essa informação ao pessoal.

        • Sat says:

          Vou partir do principio que não consegui passar bem a minha mensagem. Vou tentar explicar melhor.

          Se a NSA está a recolher informação a torto e a direito sobre todas as pessoas, suspeitas ou não, conseguem saber tudo o que querem sobre essa pessoa.

          Agora imagina isto a nível nacional (EUA, por exemplo). Criam uma base de dados, cada pessoa tem um perfil, sabem com quem falas, que ideias tens, se podes ou não ser contra as políticas do governo, se és capaz de te revoltar, se és um anarca, se és gay, a tua religião, etc, etc, etc.

          Quando têm este tipo de informação, fazem o que querem com as pessoas. Nós perdemos poder, não nos podemos revoltar porque sabem quem é que é capaz de ir para a rua e quem apoia as políticas e por aí adiante.

          Juntando a isto os campos de concentração que a FEMA já criou nos EUA + os caixões de plástico que andam a armazenar aos milhares, se vivesse lá, acho que não conseguia dormir lá muito bem.

          Nós, ou pelo menos a maioria das pessoas que visitam o pplware, já nascemos num mundo livre, sem ditadores ou guerras aqui perto, fomos habituados a fazer e a dizer o que se quer e pensamos que ditaduras, guerras, perseguição e falta de liberdade é coisa do passado e que nunca mais vai acontecer, o que não é verdade porque as mesmas ideias andam por aí e nós, população, somos cada vez mais controlados.

          Espero que esteja enganado e que daqui a uns anos não me sita no direito de dizer “eu avisei…”.

          • Rúben Silva says:

            Boa noite, exatamente Sat!

            A NSA atualmente não passa de um ‘frontend’, o Prism é só a base da pirâmide de vigilância e controlo que esta a ser implementada… entre 2016 e 2025 ate o que tens no frigorífico vão saber… em 2050 não segues a lei (imposta) ‘desligam te o cérebro’…

          • Monkeyz says:

            eu percebi o que tentas-te transmitir. mas não é de agora que os eua querem meter o bedelho =/ em tudo..

          • Padiña says:

            Os USA são neste momento a face mediática destas acções de vigilância electrónica (e não incluímos a vigilância feita com camaras). Há ainda muito mais estados que a aplicam já: França, Inglaterra, Rússia, etc., e desses ninguém fala ou quer falar. E por cá: já viram a quantidade de camaras que estão espalhadas nas nossas autoestradas, vias rápidas, estradas e ruas do nosso país?
            Servem só para segurança rodoviária? Acham que sim? Inocentes!

        • Telmo says:

          O problema é mesmo as capacidades de ditadura que eles têm. Os maiores crimes são cometidos por aqueles que seguem as regras. Quem quebra as regras às vezes está a fazer o certo.
          Em espanha já não podes sequer virar um painel solar para o sol, é ilegal. No entanto autosustentabilidade é o caminho certo. Estás a entender?

          O que o Sat disse acima não é NADA descabido, infelizmente.

      • Pedro says:

        Acho que eles gostam de costas 😉

    • Tavares says:

      “Por mim estão à vontade…” Aconselho-te a ler um pouco da poesia de Bertolt Brecht.”Penso que começaram com os comunistas,mas como nunca fui comunista…que se lixe!”…

  4. Joaquim says:

    Peço desculpa pelo offtopic mas podem-me informar se existe algum programa que permita colocar o endereço de uma página de uma empresa e ele automáticamente me abrir todas as páginas existentes nesse mesmo endereço.

  5. Sat says:

    É normal que todos neguem o envolvimento, até as próprias agências têm a lata de mentir ao congresso, o que é crime nos EUA. Agora andam todos a negar, mas até o Snowden aparecer, andavam todos caladinhos.

    A verdade é que a NSA tem muito poder, faz o que quer e poucos lhe podem fazer frente. Aliás, até é mais vantajoso para as empresas participarem no esquema porque depois ou são pagos por isso ou ganham contratos do estado.

  6. Osiris2 says:

    este esquema de vigilância tem dois lados. um bom e outro mau. o bom é que existem pessoas a trabalhar para que possamos viver num mundo mais seguro. a parte má é que estamos a ser vigiados como que se estivéssemos dentro de uma casa cheia de câmaras a observarem-nos…

    é bem provavel que os chips intel ou AMD, sistemas windows, android e iOS’s tenham mecanismos de vigilância integrados. mas tb temos que ter em conta que não existem sistemas perfeitos… resta-nos usar do *hacking* para nos protegermos.

    quem estará a usar essa info? espero que sejam as agências de segurança. parece-me que esta coisa da vigilância poderá vir a ter as mesmas consequências que a pirataria digital. quanto mais batalham para combater, mais a coisa se propaga.

  7. navyseal says:

    Pesquisem por Manchurian Chip

  8. JG says:

    Por isso é que os pedofilos são todos apanhados.. Nem tudo é mau..

    • vasconde says:

      Os pedofilos são todos apanhados? Qual é a tua fonte?
      Em nome da segurança nacional abdicamos de um DIREITO NATURAL como a liberdade individual?

      Não podemos deixar uma coisa destas acontecer.
      Para apanhar os “pedófilos” deve primeiro obter-se um mandato do tribunal depois de encontradas suspeitas de tal e ai sim ir vasculhar tudo.

      E isto cria precedentes. Os “pedófilos” agora vão ser muito mais prudentes. Vão utilizar tudo o que conseguirem para andarem na sombra. Palhaçada…

    • Vírus says:

      ERAM apanhados. E sim, é uma grande ilusão pensar que um Mundo totalmente vigiado é um Mundo mais seguro. Quanto mais vigiado é um sistema mais fácil é iludir esse mesmo sistema, ou então esse sistema de vigilância é tão perfeito que colapsa sobre si próprio, por excesso de informação redundante utilizada para justificar a sua própria existência. E até hoje nenhum sistema totalitário e vigilante, no Mundo moderno, sobreviveu mais do que duas gerações.

  9. dbrenha says:

    Estou a começar a suspeitar de tudo o que me rodeia!

    http://media.tumblr.com/tumblr_lnvj3ahoWG1qirf7d.gif

  10. xbuzzy says:

    Vejam a serie “persons of interest” neste momento parece uma realidade.

    Cumps

  11. David Campos says:

    É muito lindo estarmos sempre ligados, mas cada vez gosto mais de ficar “off-line”. Já há muito tempo que alguém me disse a respeito das redes sociais “caminhamos rumo a um totalitarismo voluntário”. Se a somar a toda a informação que voluntariamente colocamos na net somarmos aquela que nos podem roubar, MEDO!!! Que futuro?

  12. Pedro says:

    Que artigo mais anormaloide. Mesmo se o cpu tiver codigo da NSA como é que eles conseguem a informação? telepatia? magia? evaporação?
    Basta não ter o pc ligado a qualquer rede. Quais máquinas de escrever…

    • Osiris2 says:

      que comédia o teu comentário. um pc (ou qualquer outro device) se não tiver acesso à rede, não é mais do que como um avião enfiado numa garagem. e para que serve um avião enfiado numa garagem? para ganhar pó.

      • A. Pereira says:

        Como??? Estava perdido se tinha de parar de trabalhar por não ter acesso a rede, um computador serve para muita mais coisa do que estar ligado a rede amigo, calma lá com isso do avião na garagem.

    • Danilo says:

      A ideia das máquinas de escrever tem a vantagem que não é mesmo possível recuperar registos do que quer que tenha sido feito lá (a não ser pelas folhas claro).
      Mas sim, concordo contigo quanto ao artigo. Artigos destes publicado por pessoas que até dão palestras de seguranças de redes (se não estou em erro era redes). Deviam estudar um bocado melhor o funcionamento de um processador e o modo como funciona o acesso remoto antes de fazerem artigos especulativos destes, em que são lidos por milhares de pessoas que não têm muito conhecimento de informática e que acreditam nisto sem pensar, porque lhes ensinaram a instalar uma impressora no passado.
      Não estou a dizer que concordo com o que tem sido feito pela NSA, estou a dizer que devem pelo menos ter mais cuidado com a forma como transmitem informação, pois criam ideias erradas aos leitores, pois apesar de possivelmente serem o blog informático com mais tráfego em portugal, suponho pelos vossos artigos e comentários que apenas para aí 10% dos vossos leitores é que percebem de informática de um modo mais aprofundado.

    • Pedro tens razão nesse ponto, mas estás-te a esquecer de um pequeno pormenor, qual é a percentagem de pessoas em todo o mundo que não tenha internet ou que nunca tenha usado internet?

      Hoje mais de 90% da população mundial tem internet e há negócios e serviços que dependem do uso da mesma.

      Basta procurares um pouco e veres a quantidade de dados gerados por ano.

      • luislelis says:

        Worldwide Internet users
        2005 2010 2013a
        World population[9] 6.5 billion 6.9 billion 7.1 billion
        2005 2010 2013a
        Not using the Internet 84% 70% 61%
        Using the Internet 16% 30% 39%
        Users in the developing world 8% 21% 31%
        Users in the developed world 51% 67% 77%

        Baixa la os 90% para 39%(que e a realidade) e talvez o ponto de vista mude completamente. Passaria a Dizer que: so uma minoria esta preocupada com o problema.
        Por esta razão talvez a espionagem nao seja a nossa maior prioridade… penso eu de que.
        Aquele abraco

        • Mesmo assim, 39% da população, são aproximadamente 2,77 biliões de pessoas.

          É pouco?
          Só para teres noção da quantidade de dados gerados por dia, em 2012 foram gerados 2,5 Exabytes.

          Explicando melhor estes dados:
          277,000 de Tweets /Minuto
          2 milhões de queries de pesquisas no Google /Minuto
          72 Horas de video enviados para o Youtube /Minuto
          100 milhões de emails enviados /Minuto
          350GB de dados gerados por minuto pelo Facebook.
          Mais de 250 mil chamadas telefónicas por minuto feitas a partir da rede Sprint.

          Ainda falta incluir chamadas telefónicas de outros operadores e SMS.
          E também conversas, chamadas de voz e de vídeo pelo Skype e mais um ou outro serviço.

          Estes dados são de 2012, portando neste momento devem andar um pouco acima.

          Independente da percentagem seja 90 ou 39%, a quantidade de dados gerados diariamente são gigantescos.

          As pessoas não se preocupam porque pensam que por não terem nada a esconder que não há mal serem espiados.

          • luislelis says:

            Helder,
            Penso que 5 bilioes e muito mais que 2 bilioes.(prerspectivas diferentes para a maioria nao achas?)
            Como bloguer “Autor” tens a obrigacao de ser exacto na informacao que forneces.
            Nao preciso que me dez nocoes depois de um disparate destes.
            O que me tentas explicar esta em milhoes de de sites da internet e nenhum assinado por ti.
            “2012 foram gerados 2,5 Exabytes.” Espero que nao estejas a dividir esse valor por 2.5 bilioes de utilizadores, ou estarias outra vez errado.
            quando atacas, deves atacar com a arma certa ou arriscas-te a dar um tiro no pe.
            Aquele abraco

    • Marcelo Barros says:

      Porque o único registo existente fica em papel, numa única folha de papel.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Mesmo com um computador não ligado à internet é possivel saber o que a pessoa está a escrever no computador. Vaí daí os russos quererem maquinas de descrever mecanicas. E mais não digo para não alarmar mais a plebe.

    • FitzGerald says:

      Diz-me então quantas pessoas não usam internet, quase toda a gente usa e depende da internet, nem que seja pelo “vício” de entretenimento. Aliás, tu próprio tiveste que te ligar à internet para comentar aqui. Desliga-te da internet, quero ver quantos dias passas sem voltar a ligar…é caso para dizer, que post mais anormaloide…

    • Vítor M. says:

      Anormaloide? Toma lá o que quiseres, mas hoje já aprendeste algo que desconhecias e fica atento, pois eles andam aí e foram atitudes como a tua que deixaram isto chegar onde chegou 😉 continua!

      • Rúben Silva says:

        Como a dele e de muito professores e oradores de Portugal, aos anos que falo nisto e investigo esta área achavam me um conspirador maníaco lol. Quando vi a noticia do Prism pela primeira vez em publico não resisti em contactar alguns antigos professores meus com quem tive serias discussões sobre o assunto.

  13. Nuno Sousa says:

    Acho que devemos começar a ser paranoicos.

    Corrijam carrão SIM no texto.

    Obrigado

  14. xploituga says:

    A melhor técnica para combater o acesso indevido a informação é a conhecida “contra-informação”.
    Tal como o grupo de adolescentes que foram parados no aeroporto de NY por dizerem no twitter “we gonna blow up NY”, quando na realidade estavam a referir em modo de festa e não tinha nada a ver com bombas, o resto do mundo pode começar a fazer o mesmo.
    Como é que enganas a velha cusca do teu bairro ? Começas a espalhar boatos que não são verdade até ela ficar completamente a toa 🙂

  15. honey says:

    porque um governo haveria de ter a possibilidade de conseguir controlar todos os computadores , é impossivel , só os tolos pensam isso , é mais certo os piratas controlarem isto que os governos ,

    • O problema é que tudo é possível.
      Da mesma forma que hackers individuais aproveitam-se de falhas nos sistemas operativos, hardware e outros sistemas, agências como NSA e CIA podem fazer o mesmo.

    • Asdrubal says:

      Não é impossível!
      Quando houver actividades suspeitas, são efectuados filtros.

    • Sat says:

      Estás a ser irónico?

      Vamos imaginar que a Microsoft deixa uma backdoor para a NSA. Quantos computadores conseguem controlar ou espiar?

      Se vão espiar todos, provavelmente não, neste momento nem devem ter recursos, mas se quiser, espiam.

      E é por isso que os EUA estão a evitar ao máximo comprar software e hardware a países como a China…

  16. André Silva says:

    Filme: Eagle Eye

  17. navega says:

    antes eram “só teorias da conspiração” agora já ficam preocupados, desde que vi a teoria do inside job acredito que os governos querem controlar toda a nossa raça… quando der mos fé disso vai ser muito tarde…

    sei lá se as vacinas que tomei em miúdo não tinham micro-gps’s… sei la se não existe uma raça alien por detrás de todos os governos(esta é demasiado ficcionista lol)… a única coisa que sei e que vivo numa falsa liberdade e que fui formatado para seguir os padrões da sociedade “moderna”…
    as vezes preferia ter nascido numa tribo qualquer da Amazónia…

    estamos na época da escravidão moderna…

  18. Emannxx says:

    “Fortaleza Digital” … só me consigo lembrar desse livro no meio de tanta noticia da NSA/PRISM.

  19. anónimo says:

    Estas máquinas já “circulam” por este País há algum tempo e como ainda ninguém falou delas aproveito para deixar o link com as Empresas que são clientes:
    http://www.cellebrite.com/company/customers.html

    Eu já vi uma destas máquinas numa loja Vodafone, modelo básico.

    Mas o modelo topo de gama faz tudo e à distância.

    Ver esta notícia já antiga:
    http://news.cnet.com/8301-17938_105-20055431-1.html

    O Big Brother já existe há muito tempo.

    Por curiosidade quem fabrica estes aparelhos não são os Americanos!

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Eu tenho a certeza que já por varias vezes entraram nos meus telemóveis e andaram a vasculhar tudo e mais alguma coisa. Como eu sei ? Muito simples. A bateria dos telemóveis misteriosamente diminuiu a sua durabilidade. E foi tudo feito remotamente sem qualquer ligação física (cabo de dados). Ou seja, tem um back door nos telemóveis que os deixa entrar e até atualizar o sistema operativo remotamente se lhes der na telha.

  20. pedro says:

    tenho 1 amigo que é criador de software , recentemente foi enviado pela empressa para a america para um curso ,quando veio , falou da proxima tecnologia da 4ºgeraçao que alguns cpus i5 e i7 com 128-bit e 256-bi e VEX, alem do cpu+controlador grafico , traram tambem 1 modem 3g integrado no cpu , que mesmo com o computador desligado(nao na fixa) consegue aceder remotamente ao nosso pc e ligam apenas o disco rigido e veem o que quizerem??????segundo ele conseguiu informar-se , a intel diz que é uma medida de segurança!!! assim pode-se saber aonde esta o computador roubado com exactidao e pode-se ligar a webcam para filmar ou fotografar o ladrão!!!!alguem mais confirma isto?????se reaalmente for verdade já era privacidade e é desta que não troco o meu q6600 , ao menos este não me espia!!!!

  21. Gilberto Pereira says:

    Hmmm desconhecia isto do microcode, grande grande artigo ó Bítor.

    As cenas que desconheço!

  22. Robert Soares says:

    Como nada é invulnerável, e tudo com tempo, pciencia e dedicação é possivél… se alguém atacase a base de dados da Prism, seria uma espécie de mina de ouro!!!! isso porque uma pelos vistos contém todos os dados de todas as pessoas “senhas e administradores de contas bancárias, localização tempo real permite por ex facilmente assaltar uma casa, extorquir dinheiro a alguém facilmente devido a fuga de informações, entre outros”.
    E não é assim tão difícil malta…
    A questão não tem haver como furar uma firewall de sistema etc…basta ter la alguém a tbr no projecto tal como esse “Edward Snowden” que pode vender as informações a quem quiser como proveito próprio…

  23. Histórico says:

    Os ficheiros da IBM e a sua capacidade de cálculo foram usados por Hitler para localizar e prender judeus, ciganos e outras etnias. A NSA até pode estar a usar os dados apenas para caçar “terroristas”. Mas eles têm a informação e de hoje para amanhã o mundo pode mudar, para pior, como aconteceu no início do sec XX. E se um maluco profundo sobe à presidência americana (sim alguém ainda pior que Bush junior)?

    Notar que a NSA usa a espionagem não só para fins de segurança nacional. Ela também faz espionagem industrial. Se um de nós tiver uma ideia muito boa e a desenvolver num computador ligado à rede pode ser que essa ideia acabe patenteada por uma empresa americana, antes de o seu autor saber.

  24. sakura says:

    lololol…… “”O cão que nunca ladra”” ???

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Watchdog_timer

    o dog é piada …

    Low level degug.
    Watchdog em todos os systems pc´s maquinas caros só servem para detectra erros.
    Ex: vai em um carro com ABS pisam uma pedra que corta 1 fio do sensor ……
    o (Watchdog) micro kernel ou driver vai indicar ao SO que ouve 1 erro e que desative o abs nada mais . usar isso como keyloger para espiar é pura ficção cientifica …………….
    Agora já sei…..!! bingo quando o meu pc aquesse demais é a NSA que me o desliga.
    Na realidade e o Watchdog que esta na bios .

    • Pedro says:

      “Provavelmente porque a Intel NSA está dentro dos computadores.”

      Deviam ter parado o artigo aqui… Provavelmente a minha avó se tivesse asas era um avião. E é só o microcode da Intel que tem backdoors? Existem mais fabricantes a nível empresarial que não a Intel e a nível doméstico temos a AMD ainda.

      O microcode é mais baixo ainda que assembly… O que o coloca junto a código máquina. Como é que o processador sabe os endereços da minha placa de rede ou teclado ou disco? Como sabe os files temporários ou não onde tenho info de cartões etc? A um nível baixo um processador é uma calculadora só que milhões de vezes mais rápida, não passa disso. A esse nível não se faz “nada” de complicado sem a ajuda de um SO… E se precisamos do SO não faz mais sentido colocar logo lá as coisas? E não, não estou a atirar pó ar como se fez aqui.
      Infelizmente fui obrigado a estudar funcionamento de processadores…

      • Vítor M. says:

        O que está dentro do microcode? Não fazes a mínima ideia, não podes lançar essa poeira ao ar, até porque é um caso que nem mesmo as autoridades de segurança não conseguem explicar qual é a acção deste código com o sistema operativo, mesmo antes deste carregar os sistema de segurança. Portanto… não lances pó ao ar.

        • Pedro says:

          Oh Vitor, quem lançou o pó para o ar foste tu a supor uma coisa… A info que dei foi factual. Não interessa o que está dentro do microcode a não ser que seja um minisistema operativo que tenha drivers e tudo e mais alguma coisa para detetar os meus dispositivos e saber exatamente onde ir buscar a info. As coisas não acontecem por magia. E de fabricante para fabricante os endereços de dispositivos são diferentes, posso ter um disco em NTSF e outro em FAT, etc. Ou seja, mesmo que saiba o endereço do disco (que nunca vou saber porque posso ter mais que um…), nunca vou saber a info que ele tem porque está codificada de forma diferente.

          Quando me mostrares um SO que ocupe 192k que seja compativel com tudo (porque o microcode é desenhado especificamente para cada tipo de processador) então acredito. Até lá, nem especulação merece.

      • pixar says:

        “O microcode é mais baixo ainda que assembly”
        Errado. O microcode é mesmo escrito em Assembly. A cada instrução máquina corresponde uma mnemónica que se trata de uma instrução Assembly. Cada instrução Assembly apenas corresponde uma instrução máquina, ao contrário do C, p ex., que a cada instrução poderão corresponder muitas instruções máquina.

    • pixar says:

      Cuidado. O Watchdog não serve apenas para isso. Vou-te dar outro exemplo de aplicação do watchdog. Um comado de televisão, p ex. por razões obvias, tem como ponto crítico o consumo energético. Como toda a gente sabe, nem sempre se está a carregar nos botões, logo o microcontrolador não necessita de estar sempre alerta. Ou seja, na maior parte do tempo está em modo sleep. De tempos a tempos (entenda-se uns 100ms) o micro é acordado pelo watchdog para executar a tarefa de verificar se alguem carregou num botão. Se sim, executa a tarefa pedida. Se não, volta ao sono.
      Como o próprio nome indica, é um cão de vigia, que pode vigiar muita coisa.

    • Ricardo says:

      Tens é de usar um micro kernel que te ensine a escrever Português!

  25. lol says:

    Bom artigo.

    Com o devido respeito, de todos estes post’s consegue-se verificar a idade aprox de cada comentador e/ou o nível de dependência da internet de cada um quer seja pela asneira que dizem quer pelo nível de conhecimento informático, político…

    O nível de afectações que um PRISM tem é incalculável.
    E porque não o reverso da medalha?

    Em questões de segurança acho que estamos falados.
    O que oferece um Estado a uma empresa em troca do acesso contínuo aos dados recolhidos, respectiva concentração dos mesmos e análise final?
    O que desejam empresas gigantescas? Maiores lucros.
    Concerteza não serão inquéritos de satisfação porta a porta que fazem essas empresas terem cada vez mais lucros, antes um acesso a uma base de dados com todos os números que os possam levar em determinada direcção.
    Por outro lado, tendo em conta que o ser humano é insaciável por natureza, é fácil implementar formas de controlo cada vez mais audazes como exemplo os óculos que filmam em plena rua sem a denúncia de apontar uma câmara.

    EUA têm pouco mais de 1 século, são um povo formado sem cultura para onde fugiram e foram deportados muitos mal-feitores da Europa e que formaram um país selvático. É um país com pouca cultura e narcisista e que portanto sente a necessidade de tornar os outros iguais a si.

  26. Ru1Sous4 says:

    Para quem esta mt preocupado, basta criarem o vosso SO de raiz e isso fica facilmente resolvido. Agora podem começar a trabalhar!

  27. Osiris2 says:

    nice doc sobre o assunto
    Horizon Season 52, Episode 6 – The Age of Big Data

    85C751B11A5155249B267C92975E4E5339B2FBC2

  28. Pedro Campos says:

    Deixo um comentário postado no artigo original (que não é mais que este mas em inglês) que basicamente agrega tudo o que penso sobre este artigo:

    “I think this is a little paranoid.. I know a little about the microcode updates and they can only modify instructions, there is very limited storage inside the chip for these updates and these microcode updates are not programs in the way you think of them..

    Even if Intel are adding special instructions they still need to be executed in the form of an external program and this program needs to be loaded in to memory like any other code. If you can load and hide the program that contains your new instructions you can load and hide a virus or a key logger. MS are in a much better position to do something like this than Intel but Windows code is pretty well scrutinized by security researches and hackers alike.

    For example: Where is intel going to hide the results of the logging and how are they going to get those logs to the NSA? All of this takes a lot of software, you can’t do it all in hardware because you don’t even know what my networking card is or what it connects to. This is why drivers and software stacks exist. Even if they figured this out and even if Intel hid the code in a private secure chip and ran it in spare cycles you could still log the network packets when they send it out. There is no such thing as a packet you cannot sniff and on a small private network you can account for every packet and there are physical layer debuggers so they can’t hide anything there either. It wouldn’t take long for some open source guy to find something suspicious either in memory or in a network packet.

    The CPU is not even connected to the keyboard, you have to go through the NB, SB and the USB host and an unknown number of hubs to get to the keyboard packets and then you just have to decode certain HID packets. This requires a significant amount of software – this is why software exists, you are not hiding it in a micocode update.

    While the microcode update is not documented and could hide nefarious actions you have to remember the micro code is just the start of a very long chain of hardware and software protocols which are fully documented and difficult or impossible to hide in. A coverup this big would involved so many people it would never happen.”

    • Pedro says:

      Aleluia alguém com 2 dedos de testa… Foi o que disse lá em cima. Esta cena de pessoal que acha que as coisas acontecem por magia dentro de um PC leva a artigos deste tipo que são só alarmistas.

      • Kingdra says:

        Epa Pedro desiste e deixa as ovelhas seguirem o rebanho.

        Mas tou contigo na tua opinião acerca de tudo isto, mas e giro ver o panico espalhado.

  29. chines says:

    Porque é que vocês assim que os tp-link são tão baratos…..

  30. Roy says:

    Alguém já mandou uma dica para o ar… como é que sabem que as caixas pretas da Zon (a que eles chamam Box), por exemplo, não tem lá uma câmara a filmar tudo o que fazem à vista do aparelho? E como sabem que não tem um microfone também?
    Já repararam como se desligarem o aparelho durante alguns dias, eles (Zon), vão telefonar de volta a dizer que tem o aparelho desligado e o que é que se passa? Sei que eles não precisam de ter uma câmara e/ ou microfone lá dentro, mas nada os impede de lá meter e “esquecerem-se” de dizer aos clientes.

  31. sakura says:

    1 qualquer eng. de pt sabe (ou devia saber) como escrever em asm 1 controlador.
    Isto se não faltou as aulas de microprocessadores. Google (sebenta microprocessadores).
    2 Rom http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_ROM (Aplicações da Memória ROM)
    3 a bios é mais que suficiente para ligar um pc a internet….. ou 1 imagem de disquete
    1.44MB tipo freebsd se calhar esta na rom da minha impressora…..
    A nsa usa(bem não trabalho lá) soft para espiar de isso não tenho duvidas , mas só la entra pq tem as chaves …. E isso é um problema politico, não do Windows, nem do Linux Ios ……
    A rsa responsavel pelos cartões de crédito controla todas as transações a nível mundial. pq é que tem sede em Israel? Pq não aqui na Covilhã há tem a ver com a lei …….. e eles espiam mais que os dos USA.
    O bug. da Intel…. Está na rom …. O update corrige falha de hardware.

  32. sergix says:

    há uns anos atrás “gozavamos” com slogan da Intel, em vez do “Intel Inside” diziamos “It tells outside”.

    • sergix says:

      o que eu disse é apenas uma curiosidade pois considero que não há razões para alarme. vou dar outro exemplo: há uns anos surgiu um rumor que a MS andava a espiar os utilizadores do Windows, então alguém com um sentido de humor peculiar disse num forum que a melhor maneira de se protegerem era indo ao system32 e apagar um ficheiro especifico…resultado, as maquinas deixavam de bootar para o WIndows :-). isto tornou-se viral e houve muiiiita gente a ter que selecionar a “last known good configuration”, ou pior.

  33. sakura says:

    Kernel ->ok
    http://os.inf.tu-dresden.de/fiasco/build.html
    L4 Runtime Environment ->ok
    http://os.inf.tu-dresden.de/L4Re/l4env.html
    Flux µ-kernel Environment ->“”the API is currently 110 pages long (but mostly white space).””
    Ok, acho que falei demasiado cedo, como user para mim é (close-sourece), como tal e me impossivel recompilar o selinux…..

  34. Alberto says:

    raios….

    Vou ter que ir buscar o 128k Zx spectrum ao sótão?

  35. Paulo Soares says:

    Bom dia,
    Quem escreve artigos destes tem jeito para a teoria da conspiração.

    Só acho que ao invés de vir para aqui na WEB publicar estes disparates, faria bem melhor serviço se desse umas aulas de informática à maioria dos portugueses que só usam o PC para brincar.
    Vir para aqui falar de Keyloggers e afins e levantar essas teorias parvas, alimentando o medo e a suspeição nas pessoas que pouco percebem de informática para quê?

    Vá-se tratar q

    Desafio-o a conseguir entrar na minha máquina!

    • Vítor M. says:

      Era a brincar que além de entrar na tua máquina, facilmente saberia a tua pass do Facebook, mail e afins. Alias, os mais simples são os que pensam como tu 😉

      • Paulo Soares says:

        Pode ir com essa conversa para quem você quiser.. não é a mim.
        Aliás quem criou e gere a plataforma Facebook e Google e outras, são tão burrinhos que não pensam nos gabarolas como o meu amigo…e até vos facilitam a vida quer ver?? ah ah ah
        Só você para me colocar bem disposto a uma segunda feira 😉
        Mas olhe tenha cuidado com as afirmações que faz…conselho de amigo 😉

        • Vítor M. says:

          Paulo, deixa-me dizer-te que conheço estas coisas há muito tempo e esses conselhos de amigo 😉 também. Há muitas formas de deixarem rastos, há muitas formas de prevaricaram e de pisarem em ramo verde. Muitas vezes é quando menos esperamos que somos surpreendidos, isso está documentado e nós, que estudamos esses eventos, passamos a vida e ver exemplos.

          Há cenários que nem imaginas, há engenharia social que nem te passa… hehehe e sim fica lá bem disposto que mereces!

          Ahhh e guarda esses conselhos, não os gastes todos 😉

          Abraço.

  36. Vasco says:

    Cuidado com o que dizem à frente do computador, porque os monitores da hp teem microfones escondidos nos pixeis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.