PplWare Mobile

PRISM: O Sistema Americano que regista tudo o que fazemos


Editora no Pplware e psicóloga de profissão. Desde cedo que a tecnologia é uma paixão, interessando-se em particular com o impacto que esta tem na nossa vida e nos comportamentos que as pessoas adotam nas redes sociais.

Destaques PPLWARE

  1. Bruno says:

    Estou obviamente contra, mas a mim pessoalmente não me afecta nem preocupa. Não tenho nada a esconder, lol.

    • euqrop says:

      Não te afecta ? Só se não usares nenhum destes serviços ! e não te esqueças que és estrangeiro …
      Se achas que não tens nada de importante a esconder … podes até não ter, mas podes ser levado a fazer coisas que não queres por seres um livro tão …aberto.

    • davide ferreira says:

      se nao tens nada a esconder, mostra.me os teus extractos bancarios, as fotos das tuas ferias, as conversas com os teus amigos e a lista de compras que fazes com o teu multibanco… é k o problema nao é na tenho nada a esconder… ate agora para meterem o nariz na vida de alguem era preciso ordem de um tribunal. agora primeiro vasculham sem autorizaçao… se nao tens anda a esconder abre as portas de tua casa ao publico! nao pois nao?

      • lmx says:

        O Caso na Europa é bem pior do que isso,e isto é tudo treta, não tem nada a ver com terrorismo…isso é a treta de sonho dos Americanos…

        O problema cá é que todos os estudos cientificos, investigação cientifica, etc…acaba tudo por res Roubado Pelos USA…quen não se lemra da AirBus que desenvolveu uma tecnologia outstanding, e que aparece a mesma na Boing a Custo zero…a AirBus gastou centenas de milhões de euros no desenvolvimento ao longo dos anos…quem lucrou?Os Americanos claro…mais tarde soubbe-se que tinha sido roubados os dados através de um satélite Americano, mas que a Europa Alugava…

        Mas isto é Só a ponta do Iceberg…ninguém da o Direito a nenhum Cidadão fora da UE que monitorize as nossas comunicações, etc…niguém tem o direito de o fazer.

        Nem na UE o podem fazer quanto mais de fora, é crime, por isso os Dirigentes começam a movimentar as peças de xadrez, pois isto põe em causa a nossa segurança, o nosso conhecimento e a nossa vontade e direitos, e isso ninguém de fora pode por em causa.

        Logo se eu acedo ao Google e acedo em Portugal, teem que ser respeitadas as RegraS Portuguesas, ou seja nenhuma informação pode ser vasculhada por nenhuma entidade que não Portuguesa e apenas sobre uma decisão do Tribunal pode ser pedida uma auditoria para determinados fins bem explicitos e legais.

        Ora nenhuma destas situações é cumprida, isto ultrapassa todos os limites legais, até os limites do crime ultrapassa.

        É que eu não tenho forma de saber se a Informação vai calhar á Amarica ou a Israel…essa responsabilidade é da Google, eu se estou em Portugal, os meus Direitos teem que ser respeitados, e pelos vistos não estão a ser, alias nem os meus nem os de Nenhum Europeu…

        Faço ideia os membros dos Governos e comissão europeia e Patentes militares de Defesa da Europa a trocarem emails e os Americanos filhos da Mãe a vasculharem tudo, vivendo trabquilamente dessa forma o “American Dream of Crime”…

        Meu Deus ao que isto chegou…que não se comece a meter um travão nesta gente e algum dia pensamos que estamos sozinhos na cama com a Mulher e quando dermos por ela, esta la afinal meia duzia para a festa…

        cmps

        • Gonçalo Damas says:

          +1 Os USA devem ser castigados, e este serviço deve ser cancelado.

        • Bruno says:

          Ora aqui está uma resposta com sentido, com esta via os Americanos expiam e usam a informação de todo o mundo para serem “pioneiros” em muitas invenções e isto tem acontecido ao longo dos anos, muitas empresas quando ainda estão em fase de incubadora serão prejudicadas e destruídas com isto.

    • NT says:

      Será mesmo…

      Como algum escritor escreveu…
      “Dá-me 4 frases do homem mais puro que conheceres e eu arranjarei 3 maneiras de o enforcar!” (ou algou assim)
      Portanto essa coisa do não tenho nada a esconder… Quem não deve, não teme… tem muito que se lhe diga!
      Depois tens a TOLICE das agências Americadas (NSA, HLS, CIA, FBI….) que ao estilo do CSI tiram impressões digitais de uma árvore… já com 20 anos… E pronto o que estavas a fazer à 10 anitos antrás?

    • João says:

      +mais um, nada devo nem temo!

    • Rui Pinto says:

      Escreveu Bertold Brecht

      Primeiro levaram os negros
      Mas não me importei com isso
      Eu não era negro
      Em seguida levaram alguns operários
      Mas não me importei com isso
      Eu também não era operário
      Depois prenderam os miseráveis
      Mas não me importei com isso
      Porque eu não sou miserável
      Depois agarraram uns desempregados
      Mas como tenho meu emprego
      Também não me importei
      Agora estão me levando
      Mas já é tarde.
      Como eu não me importei com ninguém
      Ninguém se importa comigo.

      Bertold Brecht (1898-1956)

      • Ghostlive says:

        +1
        Até onde irá o fanatismo?
        Quando em defesa da liberdade de uns se destroi a liberdade e a privacidade de outros…
        Dizem que evitaram uns atentados?
        E as pessoas que os iam cometer onde estão? que lhes acontecem?…

        • lmx says:

          boas,
          isso é tudo treta…
          quais atentados…não ves que eles aterrorizam o povo, para encherem os bolsos a grandes grupos de poder que negoceiam em armas e tecnologia…sempre foi assim…

          Os estados unidos funciona assim ha muito tempo.

          cmps

      • lmx says:

        é isso mesmo…
        quem vier atrás que feche a porta…nunca ninguém se lembra que lhe pode calhar a ele…

        cmps

    • Daniel Cardoso says:

      Concordo plenamente, a gente pensa que a PRISM come pipocas enquanto vê as vidas rotinárias de cada um dos milhares de utlizados na internet, como se lhes importasse, isso simplesmente é um meio de segurança para prevenir atos ilegais e acho muito bem e suponho que o sistema de espionagem tem filtros por palabras suspeitosas e isso, não vai ser por falar com a namorada ou mãe que vai vir toda a PRISM cuscar a vida -.-“

    • Ro301 says:

      A questão não é se tens alguma coisa a esconder. A questão é de liberdade à privacidade.

  2. Eu says:

    Não me perturba ser vigiado,claro que preferia não o ser,mas não acredito que esta recolha de informação seja para melhorar a segurança.

    • Diogo Rocha says:

      Lol, realmente para um agência governamental que pagam milhares a informáticos “de topo”, não percebo como não sabem organizar a porcaria de um slide… não é preciso ser nenhum génio para o saber fazer bem, mantêm a apresentação simples, cores pouco chamativas, tamanho e tipo de fonte apropriados, boa organização e voilá!

  3. R!cardo says:

    Tristeza de pessoas

  4. MIguel L. says:

    Não sejamos ingénuos.Já todos pensávamos que existiria um programa de segurança destes.Agora e como tudo a questão é suspeitar e a outra questão é saber.

    Eu não gostaria de ter 4 CIA’s a entrarem pela casa adentro a perguntarem porque é que eu falei mal do Barack Obama no Twiter…

    Agora que sabemos o que vamos fazer?

    • lmx says:

      Vamos todos conspirar um ataque ao Obama e fazer com que estes gajos andem em turnos de 8 18-20 horas a snifar dados para ver se percebem onde vai ser o ataque , como e com quê…esta é a melhor forma de combater estes criminosos… 😀

      Conhecem outra?

      Era tipo ums 10-100 mil conversarem acerda de assasinios ficticios, etc e os gajos tinham que ser internados de tanda info que la aparecia de repente, turnos em cima de turnos, etc darem o pifo…

      Pelo comum dos mortais, não vejo outra forma legal de o fazer…os nossos governos andam mais preocupados em tentar sacar i mais que podem…enfim.

      cmps

  5. MarioM says:

    Os USA e os seus Traumas.

  6. Elson says:

    Bem acabei a pouco tempo de ler o livro fortaleza digital, que aborda o tema em questão. A pensar que era apenas ficção, mas ao qual a ficção e a realidade estão bastante próximos. Qualquer dia temos de inventar algum novo tipo de criptografia para poder proteger dados, conversas entre outros…

    • Alucard says:

      O TRANSLATR (supercomputador da NSA que intercepta todas as comunicações e quebra qualquer encriptação em minutos no livro “Fortaleza Digital”) é real! Agora tal como no livro, se bem me lembro precisamos de um herói ou heroína para o destruir.
      Mais a sério, claro que toda a gente bem informada já suspeitava disto. Mas de teoria de conspiração a furo jornalístico do Guardian e Washington Post, vai uma longa distância. Neste momento, os E.U.A metem-me nojo. Mais do que o costume. É a verdadeira sociedade do Big Brother Orwelliano (1984 de George Orwell, outro bom livro relevante para o assunto) consumada, num país que se diz o baluarte da democracia e a terra da liberdade.

      E não liguem a isto, Sr. analistas da NSA que estão a ler esta mensagem. Eu amo os E.U.A. Eu amo o Big Brother! Sério, escusam de mandar os marines a minha casa…

      • A tua prima says:

        Errado!

        “Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it.” – Edward Snowden

      • Oops says:

        Errado!

        “Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it.” – Edward Snowden

    • NT says:

      Como diz no matrix…

      ” Existe alguma fantasia na tua realidade e alguma realidade na tua fantasia “

    • Mykod says:

      Mas acham isto muito? Os us sao o pior tipo de pessoa a seguir aos coreanos..será que ninguém aqui conhece a área 51??

    • Dogzilla says:

      É um bom livro. Um pouco ficcional de mais em termos técnicos, mas a ideia está lá.

    • João says:

      Também já o li, como todo livros do Dan Brown não aqueceu nem arrefeceu! Lê-se entretém, mas só isso, até o que vem lá escrito é, hoje antigo, nada de novo. Não passam de teorias da conspiração tão ao gosto dos americanos. A realidade é que sempre houve espionagem, e má seria a vida de uma potência se não o fizesse! Este tipo para mim traiu a sua pátria, e no fim de contas os seus concidadãos, por vigiados somos desde sempre! Lembrem-se que mesmo Portugal, só foi uma super- potência para época quando teve os melhores serviços de espionagem do Mundo, desde que se dei

      • lmx says:

        Meu Caro…os Portugueses foram uma super Potência porque de facto, houve um grupo de puderosos e terriveis, que mandavam em França, devido ao Seu enorme puder, o Rei baixava as calcinhas…e claro…um dia Sua magestade enervou-se e mandou decapitalos a todos…

        Ora esses vieram para onde?quem os Acolheu?Portugal, que precisava de gajos ricos e maus…

        Mas França tinha avisado que os Paises que dessem acolhimento a esses malvados…iria ser perseguido pelo Terrivel Exercito Francês…

        Pronto não ha problema a gente muda-lhes o nome, ficam como sendo uma ordem religiosa, e a cruz pode ser a mesma…

        Pronto Estava criada a Primeira Versão dos Templarios em Portugal, Ricos, maus, e Super Inteligentes, uma Ordem Pronta a Liderar…
        Começam os Descubrimentos…

        Até nas Caravels ia a Symbolo deles nas Velas…a Enorme Cruz Vermelha…

        Hoje Conhecidos em Portugal, com outro nome, mas que é o mesmo no Fundo…claro, claro… MAÇONARIA…

        Sim aquela ordem secreta poderpsicima que manda no Pais, e que o Lima preside…sim o endividuo que gamou no BPN e dizem matou no Brasil…

        O Dominio Continua…

        cmps

      • GM says:

        Portanto, qualquer um pode ver tudo sobre ti, sem stress? Podes me mandar os dados da tua conta bancaria pf? Este gajo foi um heroi isolado, estes sistemas metem-me nojo. Têm medo de atentados e dizem que os previnem, mas quando elas apertam nos EUA não á sistema que acione que as m###as acontecem na mesma. Se calhar porque sao inside job’s. Adiante. Traidor a patria? Este sim, tem um enorme sentido de liberdade. PRISM WATCH MY WORDS: FUCK AMERICA.

  7. Gonçalo Damas says:

    Os filmes/séries são reais! 😮

  8. James Bond says:

    A mim não me preocupa absolutamente nada. Já estou habituado a ser vigiado. Isto não é de agora. Os EE.UU. e o Reino Unido já há muito que nos andam a vigiar: quem não se lembra de um famoso caso
    que aconteceu há poucos anos – afinal quem não se lembra do nome sou eu – e deixou todo o mundo indignado?
    E nós nem sabíamos que eles há anos que nos andavam a vigiar!!
    E o que é que aconteceu aos responsáveis políticos desses 2 países?
    Nada… E o que vai acontecer agora? Nada… Ou melhor, o que pode acontecer é o jovem aparecer morto em algum lado.
    Nós vivemos num mundo fdp e as liberdades, direitos e garantias dos cidadãos não passam de tretas! Porque a vigilância para combater o terrorismo justifica tudo!

  9. Benchmark do iPhone 5 says:

    Ainda se lembram deste artigo e do quadro “Como é gerida a nossa privacidade perante pedido do governo?”
    https://pplware.sapo.pt/pessoal/como-e-gerida-a-nossa-privacidade-perante-pedido-do-governo/

    Não ficaram com a ideia que para a Google fornecer dados dos utilizadores exigia mandato judicial, caso a caso, do John, traficante de droga, do Mufamed que é suspeito de terrorismo ? Só não informava o utilizador de que as autoridades andavam atrás dele mas certamente estava a ponderar isso.

    O que se sabe agora é que para a Google e os restantes prestadores de serviços de internet, americanos (Apple, Microsoft, Facebook, etc) quando são os seviços de segurança é só: “Psté, deixa aí o backdoor de acesso aos servidores a funcionar que temos suspeitos para investigar” . É assim que a coisa funciona, sem mais fum-funs nem gaitinhas.

    É um golpe forte na credibilidade dos serviços de internet e da cloud americanos, e de toda a internet. Que os chineses se ficaram a rir com esta cena ficaram. Os americanos acusaram os serviços oficiais chineses de espionagem e de ciberataques. Os chineses agora dizem que os americanos devem uma explicação ao mundo sobre o PRISM. Riso amarelo.

    • JG says:

      Bem, agora falaste numa coisa que é uma nova preocupação.. as clouds.. Quem vai por agora os seus dados em clouds tipo dropbox ou skydrive?
      Por outro lado, porque é que ainda não encontraram a Maddie?

    • lmx says:

      O problema é que a malta quer sistemas operativos americanos, sistemas de email americanos, browsers americanos …e depois olha…..eles afinal andam a ver as nossas coisas…

      Um Governo de um Pais seja ele qual for deve ter um SO independente e que lhe possa garantir alguma segurança, o que não é o caso…se os Américas quiserem entrar nos serviços do nosso estado entram e pronto…foi tudo feito por eles…
      Nós não temos segurança informatica…

      Não é ao acaso que a França, e por exemplo a alemanha baseiam cada vez mais os seus sistemas cruciais em Sistemas operativos altamente costumizaveis, e que correm um risco exponencialmente menor de serem penetrados…

      A Alemanha inclusivé , esta a perto de 10 anos a construir um SO proprio, salvo erro a Siemens, e outra grande empresa Alema…são as que estão a desenvolver o projecto, para todos os seus conteudos criticos, governo, segurança e envestigação cientifica…

      Os espanhois usam e abusam de Linux…os Portugueses? 😀 usam e abusam de Microsoft…portanto aqui eles nem precisam de grande esforço para snifarem info… 😀

      cmps

      • Filipe YaBa Polido says:

        Deixa lá, também não há muito para snifar, e a julgar pelo americano comum, quando muito pensam que Portugal é uma província Espanhola 🙂
        Ninguém nos liga 🙂 🙂 🙂

        • JG says:

          Melhor fosse.. :X estou na brinca, somos os melhores, nenhuma outra província Espanhola conseguiu indecência..

        • lmx says:

          o Americano comum , sim pensa isso, alias eles nem conhecem o mundo.

          O que me preocupa não é o Americano comum, esse nunca vem interferir nos nossos assuntos, o que me preocupa como cidadão do meu pais, são os outros…aqueles que matam por poder…esses é que preocupam as pessoas,os outros andam tipo ovelhinhas em fila, esses não fazem mal a ninguém 😀

          cmps

  10. Tiago Fernandes says:

    Alternativas às empresas que fornecem dados:
    http://prism-break.org/

    • Alucard says:

      Boa página, Linux já uso, nomeadamente Fedora. Pelo menos o código que a minha máquina corre não deve conter surpresas desagradáveis.
      Quanto a e-mail uso muito Yahoo!,Google e Outlook. Todos americanos e estou a pensar substituí-los pelo SAPO Mail. E já agora se puder, vou aprender a usar encriptação nas mensagens.

      • lol says:

        Li algures que não importa encriptarmos se quem recebe não tiver o “desencriptador”.
        No fundo terias que:
        1 – desligar-te da net
        2 – escrever/filmar/falar
        3 – ecriptar
        4 – ligar a net
        5 – enviar
        Do outro lado:
        1 – receber
        2 – desligar a net
        3 – desencriptar
        4 – ler/ver/ouvir
        até parece fácil…
        isto multiplicado por todos com quem comunicamos, tudo com chaves diferentes….

        • Diogo R. says:

          chaves publicas 2048bits (ou serão bytes?)

          mas se te ligas à net podem te apanhar a chave privada, e ja foste (a ms anda a dar dados sobre os bugs do windows a essa escumalha)

          • lmx says:

            Boas…
            a chave privada ja é uma questão de atacke ao servidor que serve os dados(ou ao cliente)…

            Se estiveres no meio da ligação, ou seja se a ligação passar por ti…basta apanhares a chave publica…serves de proxy, e como tal tudo é apanhado…

            De qualquer forma eles teem supercomputadores que ocupam largas dezenas de campos de futebol como tamanho, para tratar essa info…por isso eles conseguem em Pouco tempo descubrir a informação que la vem…

            cmps

        • lmx says:

          lol…

          Esse é um dos problemas…é que antes de enviares os dados cifrados tens que enviar uma chave publica…e se essa for apanhada…ja foste!!

          Existem alguns mecanismos de cifra para o envio da chave privada, mas não ha milagres, se ela tem que ser enviada para a pessoa do outro lado desencriptar…estas tramado na mesma(é tudo uma questão de dificuldade e nunca de impossiblidade…).

          cmps

    • Curioso says:

      uma pagina excelente, mas retirando os sistemas operativos linux e pondo de parte o facto de todo aquele software do lado direito não deixar rastos, são softwares tão bons como os “normais”, em todos os aspectos importantes?

  11. Manuel says:

    Bem… Partindo do princípio que estou a ser vigiado neste momento e que vivo num País amigo do “amigo americano” e que este canalizará a minha mensagem ao “desgoverno nacional”, aqui vai:

    E agora Relvas? Já estudas??

  12. Papillon says:

    A mim parece-me que há muitos anos anda para aí o Echelon e todos lemos sobre isso na net. O facto é que há mais países a fazê-lo. Aliàs para que querem os serviços secretos senão para isso e outras coisas??
    Concordar ou não não resolve. Não vai parar nunca e é isso que temos que meter nas nossas cabecinhas.

    Cumprimentos e boa semana!

  13. Armando says:

    Ja a serie Person of Interest: http://www.imdb.com/title/tt1839578/?ref_=fn_al_tt_1 aborda este assunto.

  14. Joony says:

    Principalmente quando se faz trabalhos cientificos e investigação cientifica não é normal ter alguém a espiar e a aceder aos dados que temos nos computadores.
    Principalmente quando tudo deveria ser sigiloso e confidencial. O poder e o truque aqui está em capturar toda a materia para depois saber executar “fazer” sem gastar muito por isso.

  15. luislelis says:

    E se falarmos dos “Amaricanos” esquecemos os cartão cidadão, matriculas electrónicas, multibanco,cartão contribuinte etc etc.
    O problema aparece quando descobrimos que o vizinho espia melhor ou mais do que nos. Isso e que nos deixa fulos.
    Estará errado? Direi que isso e uma resposta filosófica.
    O suporte das nossas sociedades tem sido baseado no conhecimento/observação/imitação.
    Porque não reagimos? Simplesmente pq todos fazemos o mesmo ,desde q nao se saiba, não faz mal.
    Eu cá espio (e a melhor forma de aprender) e vcs? A pois e culpar o Governo tb claro, esses malandros.
    Aquele abraço.

  16. fornost says:

    “A meu ver este género de sistemas já era suspeito de muitas pessoas, mas que se negavam a aceitar a sua existência e, só agora, os seus receios se tornaram realidade. O PRISM existe.”

    amém!! por essas e outras o tor project está a crescer. E acho que não é só os EUA a fazerem tal monitoramento há muitas “democracias” por aí fazendo coisa pior… a nossa ABIN (brasileira) é vergonhosa.

  17. navyseal says:

    Ele já não era agente da CIA, trabalhou para a CIA como vigilante das suas instalações (tipo ESEGUR, Prosegur, Charon etc), depois passou a trabalhar para uma empresa de outsourcing (Booz Allen Hamilton) prestando serviço como técnico de informática, ninguém sabe bem como uma vez que ele nem o secundário tinha completado. Estando nessa empresa, saltou para a NSA e supostamente passou a prestar serviço como analista de dados. Supostamente os acessos a dados classificados são quase que oferecidos de forma descontrolada, este mais idealista decidiu bufar.
    Contudo é preciso ter em atenção que só foram publicados 5 slides, a apresentação original em powerpoint fornecida pelo Snowden tinha um total 41 slides ou seja 36 foram propositadamente omitidos pelos dois jornais que tiveram acesso. Falta ainda saber porque só deu acesso a estes dois jornais: Washington Post (sobejamente conhecido por ser um jornal da CIA) e o Guardian supostamente um liberal britânico. Porque não jornais de outros países?

    O artigo podia estar melhor construido sinceramente. Não concordo que o programa tenha causado mau estar no resto do mundo, qual foi a posição dos aliados? Nada, ninguém quis saber mais, manifestarem apenas “preocupação” publicamente de resto calaram-se.
    O PRISM aparenta ser antes um poderoso programa de espionagem industrial e comercial, tendo a capa de protecção da pátria e do terrorismo, tal como na guerra do Vietname, os EUA bombardearam uma aldeia de civis por engano e para não darem a cara inventaram a desculpa de que havia vietcongs misturados entre os civis. Ou seja toda a desculpa é válida quando os EUA se apresentam ao mundo, já se for outro país tudo se torna questionável.

    Já esperava há algum tempo a publicação deste post no blog, mas sinceramente esperava um pouco mais, quando se lê o mesmo fica a saber a pouco e fica-se pouco esclarecido.

  18. Filipe Nunes Rodrigues says:

    Preferem que exista uma instituição que grave tudo ou uma instituição que não nos deixe fazer metade do que se faz na internet?

    Obviamente também não concordo concordo com a existência da NSA, muito menos que seja controlada pelos USA.

    Acredito também que exista mais do que uma instituição do género da NSA com projectos idênticos ao PRISM. Pois a ASIA, a EUROPA e a RUSSIA não se podem deixar ficar para trás nesse aspecto.
    Como se diz já há algum tempo a 3º GUERRA MUNDIAL será feita com base na Internet e outras comunicações.

    Não gostam de ser espionados? Protejam-se

    • Marisa Pinto says:

      A questão aqui é se temos que nos proteger ou não devemos sequer permitir que nos vigiem? será isso ético e legal ao nível de respeito pelo ser humano?

      • luislelis says:

        Como nao se permite de ser vigiado? Esta eu queria ler.
        Aquele abraco

        • Marisa Pinto says:

          então concordas que nos vigiem só porque não consegues deixar que o façam?

          • luislelis says:

            Não se pode concordar ou não. Nunca conheci um espião dizer … olha vou te espiar, não digas a ninguém.
            Espiar e um acto humano natural como calcar ou vestir.
            A única coisa e que ficas chateado quando sabes. Ou não seria uma actividade secreta.
            Repito o que não respondeste (ou respondeste com outra pergunta). Como evitas ser espiada?
            Ou seja o problema eu conheço qual a solução?
            Aquele abraço

          • lmx says:

            Boas Luis…

            Quando a sociedade tem ja os seus valores corrumpidos como demonstrado, a tua qestão faz sentido sendo que ja não existe valores morais, e portanto aqui pode-se colocar a questão de “como evito…?”

            Numa sociedade com valores morais, o como evito ser espiado não se coloca, coloca-se outra…

            “Como evito que a Sociedade perca valores ao ponto de alguém me poder começar a espiar?”

            Para esta Solução, obviamente penas pesadissimas, serão uma opção por tais actos, e que pode desmoralizar os prevaricadores, e descredito por parte da sociedade…

            Porque ninguém avança com um crime se souber que não vai ser viavel, ou que o risco e demasiado, quem anda no crime, muito logicamente escolherá probabilidades de sucesso maiores…ora se eu tenho penas pesadissimas, quer morais por parte da sociedade, quer do ponto de vista efectiva…talvez não aconteça…

            O que acontece actualmente é que as sociedades ja estão corrompidas, mas tem que se começar por algum lado…

            Uma forma é criar leis na Europa e Penas de prisão Efectivas elevadas para quem não cumprir essas regras…

            Eu até imagino algumas… Por exemplo:

            Os dados de todos os cidadão europeus, não saem da Europa, a não ser que a seu pedido referenciem algo fora a mesma.

            xeque mate

            Trazemos mais datacenters e mão de obra para a Europa e deixaremos de ser espiados dessa forma tão simples e profunda!!

            Toda a Informação é apenas Verificada por parte de entidades do governo por exemplo nos viversos AS de interligação intercontinental…pronto tens o problema resolvido.

            É porque neste Momento, estou na Europa e tenho um email da google(A google para trabalhar em cada pais tem que criar uma Empresa…e Essa empresa, no caso de Portugal, é Portuguesa, logo tem que obdecer as leis Portuguesas, como envia os dados de Portugueses para fora…ainda por cima da União Europeia?????), e claro…uso-o para enviar os meus emails, que podem conter conteudo deveras importante, e olha …é tudo visto. não por Europeus, mas pior…por Americanos…grande Treta esta!!

            cmps

      • JEFE says:

        Tão legal quanto a falta de respeito e intolerância em muitos países pela diversidade de opiniões, culturas…

    • lol says:

      “Como se diz já há algum tempo a 3º GUERRA MUNDIAL será feita com” sangue, como todas as outras guerras.
      Este será o fim, os meios é que podem ser Internet, Irão, Paquistão, Israel, China, Alemanha…

  19. Rúben Miguel Rolão Gomes says:

    Illuminati, prism? Não?

  20. JEFE says:

    Seriamente …. Mas mesmo muito seriamente, agradar é claro que não agrada. Que é necessário, acho que não há dúvidas, que é. Prefiro isto com as desvantagens e os benefícios que estes sistemas trazem do que os riscos que a não existência disto traz.

    • Diogo R. says:

      sem isto corres o risco das tuas comunicações serem privadas o que é algo muito raro nos dias de hoje

    • F. Gomes says:

      com isto corre-se o risco de alguem, que nao os EUA, tenha tb acesso a toda esta info e a use para fins menos corretos ainda do que simplesmente monitorizar. eles basicamente estão a recolher e juntar tudo aquilo que depois os terroristas precisam de roubar. nao vamos esquecer que organizaçoes terroristas tem muita gente muito inteligente a trabalhar para eles….

  21. Diogo R. says:

    só quero saber como eles têm acesso aos telefonemas/mensagens a nivel mundial, internet já é aquela coisa…

  22. n78 says:

    A mim não me afeta minimamente, como é obvio estamos na internet, logo ha um numero infinito de possibilidades de sermos vigiados, quem nao quer ser vigiado é simples, nao utiliza serviços de comunicações 🙂 Facil

    • Marisa Pinto says:

      Então significa que, a marca em quem confias tem o direito de vender os teus dados, os quais pensas que são confidenciais, em troca de poderes utilizar esses mesmos meios?

      • Daniel Cardoso says:

        Não falamos de vender direitos, falamos de privacidade, o PRISM adopta confidencialidade aos que “espia” pois não lhes interessa a vidinha rotinaria de todos, simplesmente buscam possiveis atos ilegais, pensas que eles comem pipocas enquanto se divertem a fazer escutas?

  23. João Almeida says:

    Person of interest 3ª temporada lol

  24. lol says:

    Temos de ser atentos nas nossas escolhas e ponderados antes de nos queixarmos: há pouco tempo alguém queria comprar uma tv com acesso à net e…coisa para mais de €2000 e que tinha cãmara…? Pensei eu depois no caminho de casa: então tendo eu “algum” conhecimento do que se pode fazer com uns scrpts e umas coisas maradas vou colocar uma dessas tv’s no meu quarto mesmo em frente ao local onde me considero mais protegido?…naaaa
    num destes dias em vez de marines à porta tinha era a visita do Sá Leão com uma oferta de emprego…

  25. Ricardo says:

    Ja construiram a “Machine” da série “Person of Interest”??

  26. luniq says:

    vigiar é um mal necessário para vivermos num mundo livre de terrorismo. o problema é quando o sistema vigia o que não era suposto vigiar e para e ter interesses pessoais.

    tenho seguido a série de tv – person of interest. retrata muita desta realidade de vigiar as pessoas.

    tal como o personagem Harold Finch da série, o truque está em sabermos esconder-nos de quem nos possa tentar observar. para uns pode parecer paranóico, mas a realidade está a vista.

    bem-vindo ao mundo do Big Brother v2


    not so offtopic

    para quem utiliza os cartões do Continente Supermercados, isto de *sermos* vigiados é uma realidade. eles sabem exactamente aquilo que compras, quando compras, onde compras.. e por ai adiante. com toda essa informação eles podem gerir muito bem as coisas e aumentar os lucros…
    podem oferecer-te descontos para coisas que não compras, podem aumentar o preço daquilo que compras mais… enfim.

    como já tinha dito: bemvindo à realidade do big-brother v2

    e tudo isto se resume à pegada digital que deixamos.
    é inevitavel não deixar rasto.
    para mim o importante é não deixar que esse link digital se possa associar a mim enquanto identidade pessoal

    abraço
    -luniq

    • luniq says:

      e já agora, está na hora de na agência europeia, ou lá como chamam o organismo…. de criarem plataformas que substituam aquelas que usamos e que tem sede na américa: hotmail, skype, gmail, facebook…

      talvez já existam algumas, eles tem é que ser divulgadas e colocar investimento nisso para que todos os cidadãos europeus não tenham que utilizar serviços fora do território europeu.

  27. Robert Soares says:

    não concordo muito com o programa… mas certamente se não fosse assim provavelmente poderia ter havido atendados piores que o 11 de Setembro!

    • lol says:

      Com todo o respeito, isso é como ainda acreditar que o Iraque tem armas biológicas ou o que disseram da Líbia (alguém fala deste país ainda?) e agora acerca da Síria.
      Basta ler nas entrelinhas, somar alguns pontos e verificar que o ser humano gosta de ser comandado mas espezinhado não.
      Sou cristão católico mas coloco-me ao lado dos muçulmanos.
      Verifique-se ainda os números dos mortos provocados por uns e outros e rapidamente se retiram conclusões alarmantes.

      Provavelmente esta msg vai ser lida e analisada pelos americanos, peguem num talo e enfiem…

  28. NT says:

    Bem, já vêem tarde(suspeita-se que fossem Russos) mas aqui à uns tempitos atrás, várias embaixadas, “escritórios” da ONU, computadores de estado todos envadidos por algo que se chamou “RED OCTOBER”… Para os interessados
    http://www.kaspersky.com/about/news/virus/2013/Kaspersky_Lab_Identifies_Operation_Red_October_an_Advanced_Cyber_Espionage_Campaign_Targeting_Diplomatic_and_Government_Institutions_Worldwide

    Depois temos o stuxnet (também dos americanos, alegadamente) que foi capaz de “interferir” com o programa nuclear do Irão… Porém aquele tipo de sistema é usado em todos o mundo em coisas como centrais de energia, estações de tratamento de águas etc. que fácilmente põem qualquer país de rastos (tirando o chamado 3º mundo pois não têm engergia eléctrica e a água canalizada só se for a que corre do bidão para o balde…)
    Já agora…
    http://en.wikipedia.org/wiki/Stuxnet

    Mas pronto… Afinal de contas e vistas bem as coisas secalhar ainda podemos falar com os “amaricanos” para darem um jeitito nos nossos sistemas informáticos, tipo a bronca agora do IUC que tem montes de pessoal que está a ser taxado duplamente… enfim… viva a “democracia”

  29. Nuno says:

    Não me afecta minimamente, tudo o que possa evitar os quase 3 MIL mortos no atentado das Torres gémeas é bem vindo.

    • Navyseal says:

      E os atentados no resto do mundo? Ou só as pessoas que morrem nos EUA é que são importantes?
      Tens provas que demonstrem que o PRISM preveniu qualquer ataque?

      • lol says:

        +3000000 de mortes estimadas pelos EUA à custa do petróleo.
        A verdade é que o regime nazi conseguiu mais em menos tempo… aaaa mas os esteites não ficam atrás de ninguém e vão conseguir mais.

        • lmx says:

          pois, de facto, mas o America ja matou muito mais em mais tempo..

          O importante é o numero de mortos, que deve ser quase inquantificavel, os massacres, as violações, tudo…

          Os Nazis ao pé dos Americanos são uns anjinhos 😀

          cmps

    • WarezGuy says:

      Mas os USA não precisam de vigiar os outros para matarem os do próprio povo…

    • sergio says:

      por isso é que se evitou o ataque da maratona de Boston… mas obra era se evitasse os mais de 70 mil de mortos no Iraque. oh wait tu só vês o jornal das 8

      • lmx says:

        só 70 mil?

        Entre as diversas guerras do Iraque?
        Ou apenas em uma?

        Só no afganistão na primeira guerra limparam o cebo a mais de 100 mil…por isso é que o Bin Laden foi a America , mas falhou, porque apenas conseguiu limpar o cebo a cerca de 3500…ainda faltava muito para vingar os outros 96500 lol

        Se olharmos bem, os estados unidos nem fazem guerra, eles chegam la largam uns “supositorios voadores” e aquilo mata uns bons milhares, enquanto eles jogam consola nos estados unidos…
        O Americano é demasiado covarde para entrar numa guerra a sério…não que ai morrem pessoas a sério…caem para o lado que nem tordos…

        O caso de Nagasaki e Hirishima são uns exemplos disso mesmo…o japão com o seu Espirito dos Samurais, não se rendem preferiam morrer, do que ceder a sua honra ao inimigo…eles só tiveram a hipotse de la ir com Bombas Atomicas…Não sei quantos morreram ai, mas secalhar não será demasiado falar em 250 mil…mortes directas e indirectas…ainda hoje ha crianças a nascerem ja condenadas,…algumas apenas com um olhos, etc…coisas orriveis…mas a malta fala é apenas dos Alemães..quem eram maus…caramba…

        Desde o Vietnam, onde eles vieram para casa com o rabo entre as pernas derrotados, que nunca mais entraram a sério numa guerra , a guerra do vietname durou cerca de 10 anos, foi a maior, se bem que os ultimos anos, ja era uma coisa muito parada, tipo as que se seguiram.

        Claro que eles agora dizem que estiveram 12 anos no afganistão, mas estiveram la a jogar consola, não foi na guerra…quando não tens ja nenhum opositor não estas em guerra, a jogada ali foi outra.

        No Iraque então nem se fala…o Petroleo fala muito mais alto para quem não tem escrupulos.

        Eles falam da Russia , que “a Russia são um perigo, por isso devemos apoiar os americanos”…que são dez vezes piores lol.

        Apesar da Russia ja ter feito muita maldade no passado também, eles nunca fizeram tanto mal como os Americanos, sempre foram muito mais contidos, e evitaram muitas vezes a 3 guerra mundial, quando os EUA, estavam de cabeça perdida prontos a começar algo, que a começar daquela forma iria destruir o Planeta…pois na altura a jogada America-Russia era com Bombas Atomicas…

        A Russia mostrou se ao longo do tempo muito mais sensata, e contida…de não esquecer que a Russia detinha cerca de 400 bombas nucleares…eu acho que ate teria mais, enquanto que os EUA teem apenas umas 100 a 200, mas o povo Russo mesmo engulindo sapos, sempre foi muito mais sensato.

        • sergio says:

          eu disse mais de 70 mil por baixo e já não quis falar muito para atrás, falei apenas após ao que foi dito no comentário, torres gémeas..

          A política externa Americana é nojo, metem bedelho em tudo matam por tudo e por nada, mas há sempre alguém que os defenda, eu também já fui assim quando via filmes em que os americanos são sempre os salvadores do mundo, e apenas mostram um lado da coisa sempre com músicas que mexem com o espectador, mas entretanto aprendi algo e esses mesmos filmes metem-me nojo, já agora em todos os filmes aparece sempre uma bandeira americana…

          os jornais a mesma coisa sempre a impingir feitos heroicos aos americanos mas quando é ao contrario nem noticiado é ou aparece uma coisa muito pequena apenas 1 dia!

    • Viriato says:

      Essa é a desculpa que justifica toda esta invasão da vida particular do comum do cidadão e que levou ao Patriot Act.

      No entanto, se pesquisares na Net vais ver que todos essas mortes estão muito mal explicadas, tudo o que se passou nesse dia é tudo menos normal e tens inúmeros documentários que abordam o tema e verás que o governo norte americano tem sistematicamente omitido parte da VERDADE desse dia.

      Afinal quem são os terroristas? Terroristas são todos estes poderes instituídos que se querem perpetuar no poder à custa de tudo e de todos.

      Não vives num conto de fadas onde a América são os bonzinhos e os Árabes os maus!

    • João says:

      + um quem não deve não teme!

      • lmx says:

        depois não te queixes…

        cá em Portugal é igual…derrubam governos escolhem outros, as pessoas votam e escolhe-se um PM e um PR…depois passados uns tempos esta tudo contra eles na mesma …mas que raio?!
        Quando se apoia uma coisa tem que se apoiar até ao fim…

        cmps

  30. Dani Silva says:

    Agora percebo porque ainda há gente (pouca, é verdade) que ainda usa Blackberry… de repente, passou a fazer mais sentido! (Não está na lista de empresas que “fornecem” dados à NSA).

  31. rotiv says:

    felizes são aqueles que vivem no campo…

  32. Bin Tuga says:

    Boas pessoal

    sendo assim que já existe tanta vigilancia, amanhã vou para os States e vou colocar uma bomba na Casa Branca

    até um dia

  33. António says:

    Mas onde é que está a novidade em tudo isto ???\
    Ainda há pouco tempo andava por aí uma série com base nas câmaras de vigilância !!!!
    Vocês devem pensar que o 1984 do Orwell era ficção não ?????
    Digam-se lá o que é que se faz hoje em dia sem ser informtaticamente ????????
    Agora digam-me lá onde ficam todos os dados e passos que cada computador dá nas diferentes camadas da internet ??????
    Mas alguém pensa que as criptografias comuns e normais fazem alguma coisa ?????
    Ganhem juízo 🙂
    E caiam na real :-)))))))))))))))))

    • lmx says:

      Boas…

      a questão não é tanto se…

      Eu sei que o meu Vizinho é riquissimo, mas isso não me dá o direito de o gamar, embora eu saiba que é possivel…

      Percebes-te a diferença?É uma questão de respeito, ser capaz de respeitar os outros, etc.

      cmps

  34. Abílio says:

    Não são só as pessoas que morrem nos EUA é que são importantes!!!

  35. Lone Rider says:

    Pesquisem na internet acerca do Echelon…

  36. Ciro says:

    Acho que já vi essa história em algum lugar…

    Ah, sim! Em Mirror’s Edge!

  37. Daniel Cardoso says:

    Muito sinceramente, a ideia não me incomoda…

    Eles supondo que são profissionais, não se interessam pela vida de Maria ou do João, eles vão à procura de terrorismo e atos ilegais, convivem todos os dias com mensagens e chamadas, que raio lhes há de importar a minha vida ou a das “pessoas normais”, ninguém saberá seus segredos pois fica tudo num segredo “agora desvelado”, mas confidencial.

    Sobre os cartões de crédito e tal, não me acredito que uma empresa como a Prism precise de roubar dinheiro a todos os cidadãos que lhes apeteça porque nem sequer poderiam fazer isso porque está ao conhecimento de suficiente gente para arrumbar com esses planos…

    Concluindo, acho isso uma boa iniciativa, pode não ser muito ética, mas eu proprio sou cidadão, mas não sou nem assasino nem ladrão, pouco me importa o que descubram sobre mim se ao fim e ao cabo ninguém vai saber, só eles.
    (E porque assim podem travar um pouco atos ilegais, quantos já terão apanhado graças a isto…)

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      PRISM é uma empresa ? Talvez se lhe possa chamar isso, há quem lhe chame The Company. Está no ramo da compra e venda de segredos, quaisquer que eles sejam. Não é muito certo que só se preocupe com terrorismo e atos ilegais. Segredos comerciais, de tecnologia e de decisões políticas também lhe interessam.

      Agora está a ser negociado um tratado de livre comércio entre a Europa e os EUA. Provavelmente a empresa terá interesse em saber quais são os segredos de cada um.

      “Ah, mas que exagero, ela só quer prevenir crimes”. Pois …
      http://www.dw.de/british-g20-espionage-no-big-deal/a-16888228

      • navyseal says:

        O PRISM é um nome de um programa de monitorização de comunicações.
        “The Company” refere-se normalmente à CIA.
        Em relação à noticia que postas, fora dos EUA, o UK e a Austrália são apoiantes do Echelon tendo bases de monitorização, em troca os EUA fornecem dados que estes países requisitarem em seu solo.

  38. sakura says:

    PRISM <— f…y ……

  39. sakura says:

    codename== sakura

  40. António says:

    A questão colocada não tem uma resposta imediata! Por um lado todos querem manter a sua privacidade, por outro, e aceitando o facto de que o sistema é eficiente a evitar atentados, gostamos de nos sentir seguros. O mundo mudou nos últimos 20 anos. Hoje com o acesso à internet não é necessário encontros presenciais para elaborar planos de ataque ou para partilhar/transmitir conhecimentos de como criar engenhos explosivos (PRISM já me apanhou com estas palavras chave!). Está tudo na rede! Qualquer pessoa mal-intencionada, motivada e persistente consegue realizar um ataque sozinha apenas com a informação existente na net. Por isso, como evitar este tipo de ataques? Não sendo possível colocar um polícia junto de cada cidadão, até porque isso violaria a nossa privacidade, a solução mais eficaz de descobrir potenciais terroristas é a espionagem/investigação eletrónica. Até aqui nada de mais, no entanto esta espionagem, quando realizada apenas por busca baseada em palavras-chave é do tipo “tudo o que vem à rede é peixe”. E este “peixe” é desde o miúdo com gosto por questões militares e sem qualquer intenção maliciosa a uma idosa que procura medicamentos e a fonte da juventude, passando por gente comum e….. potenciais atacantes do nosso modo de vida. Vejamos o seguinte exemplo, na mesma casa o Sr. Zé faz uma pesquisa por adubos e dirige-se à loja onde encontrou e compra uns quilos desse produto para a sua quinta. A sua mulher gosta de pesquisar por produtos de limpeza na net e compra umas caixas em promoção (é maníaca das limpezas!). Tudo feito a partir do mesmo computador!!!! O SISTEMA de espionagem deteta que naquele IP/PC foram realizadas estas pesquisas e foram comprados os produtos…..e que juntando os dois dá para fazer uma bomba. Deteta que foram compradas grandes quantidades (o sistema não sabe que o casal tem uma quinta e que a senhora adora limpezas!). Bem todos já viram o que vai acontecer ao pobre casal… entram na lista dos potenciais terroristas e começam a ser investigados – conversas telefónicas, internet etc etc etc. E é aqui é que está o problema, como separar o trigo do joio. Mas haverá mais questões e também elas muito perigosas para o nosso modo de vida. Entre elas está o perceber que uso está a ser dado ao sistema. 1. É só para investigação criminosa? 2. Está a ser utilizada politicamente e a colocar em risco o correto funcionamento da democracia? 3. Esta a ser utilizada para perseguir minorias? 4. O que fazem aos dados, são apagados? 5. Com base nos dados de cada cidadão estão a criar um perfil do mesmo (os bancos já fazem isto!)? Não coloco a questão “está a ser utilizada para espionagem de outros países” porque isso seria ser de mais naïf, todos os países se espiam, e portanto isso é de esperar à partida!!! Muito mais haverá a dizer e decerto que a resposta não será fácil, até porque durante anos vendeu-se a ideia do anonimato de quem usa a net. Pessoalmente perturba-me e não gosto, por o outro lado gosto de andar de metro sem que ele expluda…Existe o PRISM nos EUA, mas tenho a certeza que todos os grandes países e ditaduras têm um PRISM à sua medida…. por isso cada vez mais há que ter cuidado com o que partilhamos na net e com os cartões ATM/Visa….mas viver sem paranoias! 🙂

    • diogo says:

      Boas, gostei do teu raciocinio mas acho que estas errado. Achas que os “terroristas” vao estar a combinar ataques pelo facebook? tu ainda es daqueles que acredita que o google tem tudo o que existe na internet? os “terroristas” se quiserem combinar ataques pela web, instalam o tor, e nunca mais sabes qual e o ip deles. os americanos (os poderosos, porque os outros coitados deles) gostam de chamar a tudo o que e ilegal (como por exemplo big brother world) de “combate ao terrorismo” e assim os cidadao ficam calados em quanto sao vigiados

  41. O Tuga says:

    Se um talibã qualquer rebentar com uma série de almas, é porque as autoridades não fizeram tudo ao alcance, inclusive espiar. Se não conseguiram rebentar, é porque os apanharam, através da espionagem, o que não é nada bonito.
    Fixe, fixe, era não haver espionagem; não haver também bombas (a não ser para as pedreiras) e atentados bombistas; não haver guerras e assassínios e genocídios; o slb ser campeão 2 em 2 anos, no mínimo. Acho que sei uma palavra para resumir isto: utopia.
    Só não quero que divulguem as minhas pesquisas no google a toda a gente. Não quero que saibam como…errr… trabalho.

  42. José says:

    Para além da serie person of interest , tbm me faz um pouco de Nikita onde uma agência governamental saiu dos limites e fazem o que bem lhe apetecer para lucrarem !

  43. Luis martins says:

    Não é novidade para ninguém que desde há muitos anos que somos vigiados/controlados nas nossas ações do dia a dia e cada vez mais, seja nas nosssas empresas com algumas a implementar o car tracking, os cartões das empresas do ramo alimentar, restauração, bancos, etc, que posteriormente analisam os dados e podem fazer um estudo dos clientes e da melhor forma de os activar e que produtos serão mais apetecíveis, tec. É o reverso das novas tecnologias, são boas para umas coisas e podem ser usadas com más intenções para outras.

    Cumpz

  44. Pedro Fonseca says:

    Acho que os USA devem ser castigados porque o PRISM é contra os direitos humanos da privacidade.Devem pensar que mandam no mundo.

  45. Elias says:

    Se na época de Santos Dummont já fosse assim ninguém chegaria a saber que Dumont tinha feito o Avião. Por isso quando tiver uma boa idéia, evite pesquisar suas partes conjuntamente, pois o google roubará sua idéia.

  46. lina vasconcelos says:

    “alguem avisou-me que algo de muito grave iria acontecer na minha vida ora aqui está: Eduard Snowden tem razão os E. U. A. estão controlando vossa mente até o presidente Obama toma essa droga e utiliza o cumprimento maçon e o gesto de adoração a satanás (o sinal de cornudo) O mundo pode melhorar! Eu rezo todos os dias por vocês mas o ser humano é fraco e deixa-se tentar pelo diabo do dinheiro que é uma grande necessidade de todos nós (eu incluída)EU ESTOU ATENTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.