Mozilla lança versão 13 do Firefox
Seguindo os ciclos de desenvolvimento que foram acordados pela Mozilla para o Firefox, a cada 6 semanas é disponibilizada uma nova versão para os utilizadores. Ainda no passado mês de Abril veio ao mundo a versão 12 e todas as novidades que trouxe consigo.
Como o tempo não parou e como os desenvolvimentos continuaram ao ritmo normal, chega agora à Internet mais uma versão do Firefox, a 13. Esta ainda não está disponível pelos updates, mas já é possível descarregá-la.
Desde que assumiram estes ciclos de desenvolvimento que as novidades no Firefox são pouco visíveis, apesar de estarem dentro do código e se notarem alterações no comportamento deste.
Esta versão, a 13, é provavelmente a que mais alterações vai mostrar ao utilizador comum e a todos os que usa o Firefox para navegar.
Apesar de ter sido já apresentada na versão beta, a novidade mais visível para todos é a nova página de novo separador. Aí vão passar a ser apresentados os sites que os utilizadores mais visitam e assim fica facilita a navegação. Esta página é customizavel e permite que sejam removidos ou fixados os separadores que pretenderem.
Para além desta novidade, também a nova página de default do Firefox passa a ter acesso facilitado a um conjunto de ferramentas e atalhos do browser. Foi facilitado o acesso aos favoritos, add-ons, histórico entre outros.
Para além das novas páginas, o desenvolvimento do Firefox foi também continuado no suporte de novos protocolos. Em concreto, o suporte para SPDY passou a estar activo, e por omissão. Este protocolo permite que naveguem mais rapidamente em páginas que o suportem.
A recuperação de separadores deixa de ser feita de forma automática, o que facilita o arranque do Firefox. O Smooth scrolling está também activo por omissão.
Houve também melhorias para optimizar e melhorar a utilização das ferramentas de debug do Firefox. Em concreto são 72 e foram aplicadas ao Page Inspector, HTML panel, Style Inspector, Scratchpad e Style Editor.
O suporte para o CSS 3 e para o HTML5 foi melhorado com a adição de novas tags e de novas propriedades.
O desenvolvimento do Firefox continua a bom ritmo e as novidades não param de aparecer. Esta nova versão é a prova disso. Todos os utilizadores que se queixavam de que as novas versões eram apenas com alterações internas e nada de verdadeiro surgia vão finalmente poder ver novidades.
Esta versão deve chegar aos updates do Firefox nos próximos dias, mas podem descarregá-la já do FTP da Mozilla ou através dos links que disponibilizamos abaixo.
Artigos Relacionados
- Mozilla Lança o Firefox 12…
- Firefox 11 chegou para todos e já se notam grandes diferenças
- Lançado Firefox 10 – O consumar de várias evoluções
- Firefox vai ter uma versão para empresas
- Lançado Firefox 9 – O desenvolvimento continua
- Lançado Firefox 8 – Mais Segurança e Controlo
- Firefox 7 foi lançado e está disponível
- Firefox 6 Final já está disponível para download
- Firefox 5 Final já está disponível para download
- Firefox 6 chegou ao canal Aurora
- Firefox 5 (Aurora) já disponível para download
- Firefox 4.0 Final – Disponível para download
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS X, Linux
Download: Firefox 13 Windows PT
Download: Firefox 13 Windows EN
Download: Firefox 13 Mac PT
Download: Firefox 13 Mac EN
Download: Firefox 13 Linux PT
Download: Firefox 13 Linux EN
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
“A recuperação de separadores deixa de ser feita de forma automática, o que facilita o arranque do Firefox. ”
Isto significa que já não é permitido ao utilizador guardar os separadores abertos, quando se fecha o firefox?
Penso que não é isso. Quando se reabria o firefox ele recarregava os separadores todos que tinham sido deixado abertos.
Ao deixar de ser automático, os separadores só são recarregados quando voltamos a clicar neles.
Se for assim como afirmas, acho muito bem. Sempre ajuda a ter o browser pronto a utilizar, mais rapidamente.
Mesmo que não o faça, podes sempre ir a History > Restore Previous session.
Já que falaste em gravar os separadores ao sair do Firefox, digita about:config na barra de endereço e depois copia e cola browser.showQuitWarning para a caixa de pesquisa da página que abriste. Acede ao menu de contexto da entrada (dá clique direito sobre ela) e selecciona Alternar. Agora o Firefox passa a agir como nas versões anteriores à 4 quando não está definido para recarregar a sessão anterior: pergunta ao utilizador se pretende gravar os separadores actuais antes de sair do Firefox.
“Apesar de ter sido já apresentada na versão beta, a novidade mais visível para todos é a nova página de novo separador. Aí vão passar a ser apresentados os sites que os utilizadores mais visitam e assim fica facilita a navegação. Esta página é customizavel e permite que sejam removidos ou fixados os separadores que pretenderem.”
Isto não é nada a copiar o chrome, NãO!!!
Dizem que o firefox é isto e aquilo, mas esta cada vez mais a colar-se ao ambiente do chrome.
Com isto não estou a crer dizer que o firefox é pior ou melhor que o chrome. Já utilizei firefox, gostei e continuo a gostar. No entanto gosto mais do Chrome (opinião pessoal).
O que acho giro é os grandes defensores do firefox, não se aperceberem que a mozilla esta ir atras da google……
Vai lá investigar qual o foi primeiro browser a disponibilizar essa opção.
Sim eu sei, se não estou em erro foi o Opera. Corrigam-me se não estou enganado. E sim, o ambiente do Chrome foi baseado no Opera. No entanto desde da 1ª versão final (não as betas), conseguiu ser mais consistente que o Opera. (e também já utilizei o Opera)
BTW, alguem sabe se o facebook sempre vai comprar o Opera?
*Corrigam-me se não estou enganado. – Corrigam-me se eu estiver enganado.
LOOOL, enganei-me! XD
E continuas a enganar-te: É “corrijam-me” e não “corrigam-me”.
😛
Foi mesmo isso. Eu acho que se eles não se adaptam ao mercado ficam logo para trás. Eu também usei Opera, e posso dizer que não gostei. Usei por causa de trabalhos de programação na faculdade, mas aquilo estava sempre a encravar e a deixar de responder.
E cá estamos nós de novo a reclamar quem é que inventou a roda. Em primeiro lugar, se formos a falar de inovação, temos de referir-nos ao Opera e só depois ao Chrome. Em segundo lugar, como é apanágio do Firefox, que é o melhor browser para mim precisamente pelo poder da Comunidade que desenvolve extras para ele, já muito antes de existir Chrome, haviam sido feitos extras para criar uma speed-dial, como é o caso da extensão “Speed-Dial”, que por sinal é muito mais completa e oferece muito mais opções de personalização que qualquer ferramenta nativa de qualquer browser. Quem te garante que estão a imitar o Chrome ou que estão apenas a integrar nativamente algo já presente nos seus extras, tal como já aconteceu com outras funções no passado?
Estás errado MrT.
Em primeiro lugar, se a memoria não me falha, quem implementou essa funcionalidade em primeiro, foi o browser Opera, e já à mesmo muito tempo.
E em segundo, o firefox está a evoluir na direcção correcta, que é em direcção ao que os utilizadores precisam, está a dar-lhes mais usabilidade. Se outros browsers já tinham isso antes, olha… bom pra eles.
Eu tenho instalado o IE9, Chrome e Firefox (todos devidamente actualizados), e digo desde já, que o pior dos 3, ou seja, o mais instavel, e que me dá imensos problemas, além de mais lento, é o Chrome. E sim, digo isto de experiência propria, e não do ouvi falar.
“Estás errado MrT.
Em primeiro lugar, se a memoria não me falha, quem implementou essa funcionalidade em primeiro, foi o browser Opera,”
Eu sei que de volta e meia tenho tendencia para escrever mal, mas devias de mudar de lentes, ou arranjar umas. pois o que é que eu disse, “se não estou em erro foi o Opera”.
hmmmm….?!
Em relação ao facto de dizeres que o chrome é o mais instavel, isso são opinioes. Eu tambem utilizo os 3, e pela minha experiencia;
O IE, tem vindo a melhorar, mas não me satisfaz.
O Chrome, para mim nunca me deu problemas (com a excepção das versoes betas, logo no inicio do projecto), é rapido, não encontro problemas de compatibilidade, etc.
O Firefox acho que actualmente se assemelha ao chrome, no entanto acho-o mais lento a arrancar.no entanto numa maquina mais velha que tenho aqui, o firefox tem um melhor comportamento que o chrome.
De qualquer das formas continua a sentir, que o chrome é o melhor (tendo em conta a minha utilização e experiencia com ele).
Eu quando escrevi a resposta ao teu comentário, ainda não tinhas respondido, portanto não tinha visto que tinhas dito isso. Até porque se reparares nos tempos dos comentários, só estão separados por 2 minutos… que deve ter sido +/- o tempo que demorei a escrever…
Quanto ao melhor browser… isso depende de cada um, e da utilização que lhe dá.
Para mim, sem sombra de duvida que o Firefox tem larga vantagem sobre qualquer outro.
Em Linux , O firefox e o Chrome não apresentam esses problemas que se escreveram , quanto ao Opera já não posso dizer o mesmo embora nas 2 últimas versões para Linux têm vindo a melhorar consideravelmente .
Eu continuo a preferir o Firefox , pelas razões que alguns que já escreveram referem , a comunidade a volta do Firefox é muito active e os extras são muitos e de qualidade .
Cumprimentos
Serva
E então?
O Firefox copia o Chrome, o Chrome copia o Opera….
O Android copia o IOS, o IOS copia o Android….
Desde que copiem as coisas boas….
Ninguém reinventa a roda, apenas a copiam e fazem as próprias inovações/modificações….
TRUE!
Eh pá, eu também já estou um bocado farto da “guerra dos browsers” quando todos sabemos que não há um browser que seja o melhor para todos, cada qual condiz com certas necessidades, mas o Firefox que tem sido tão castigado e criticado desde que surgiu o Chrome, digam o que disserem, para mim o Firefox bem munido de alguns extras ainda é o navegador que me oferece mais garantias… Está sempre a par das tecnologias e ameaças de segurança mais recentes e compromete-se com uma internet livre. Enquanto existir não vou abandonar a velha raposa!
+1
Também acho uma perda de tempo estas guerras entre browsers. O Chrome até pode estar na moda, mas a verdade é que no meu Netbook o Firefox consegue atingir uma performance muito superior, pois consome menos memória e não encrava tanto em páginas repletas de flash e java. Por isso, venha a versão 13 🙂
+1
Enquanto o CHROME não tiver um PRINT PREVIEW em condições (com o nível de zoom no “page setup”) não mudo do FIREFOX.
Há varios anos foi essa a razão pela qual deixei o EXPLORER.
Pedro, esqueceste de referir a possibilidade de poder fazer RESET ao firefox em apenas um click, mantendo os:
Cookies
Historico de navegação
Senhas guardadas
Historico de formularios
Marcadores
Extensões, barras de ferramentas e outras defenições são apagadas.
Cumprs.
Já agora como se faz isso no novo firefox?
Pela página about:support
Eis a razão pela qual nunca trocarei o Firefox pelo Chrome: No Chrome a sincronização faz-se através da Conta Google, ou seja tudo fica registado nos servidores do Google para que se possam igualar dois browsers em máquinas distintas. No Firefox, a informação é enviada *ENCRIPTADA* e fornece-se a chave de encriptação ao utilizador, que é de pronto avisado de que a informação está encriptada nos servidores e o utilizador é o único que tem a sua posse e portanto só ele é que consegue obter a informação dos servidores da Mozilla. Isto é a forma como todas as empresas da internet deveriam proceder, isto sim é garantir a privacidade.
No Google Chrome podes definir uma “passphrase” para a encriptação, e os dados serão encriptados por essa passphrase.
O chrome tb da para encriptar antes de criticar informa-te
quanto ao melhor browser….. sem duvida no meu pc com i5 é o chrome… mais rapido a arrancar, carregar páginas, mesmo com muitas tabs abertas
Estive agora a testar está nova versão do Firefox e está excelente.
Bem mais rápido. Pena que em vez de colocar como páginas inicial os sites mais visitados, deveriam eram colocar algo mais à speed dial. Embora já dê para bloquear a página… No entanto, seria melhor adicionar logo o que queremos e não esperar que o FF perceba o que tendencialmente queremos.
Sky,há um extra muito bom,tipo Speed Dial,nas extensões do firefox.Eis a url:https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/fvd-speed-dial/?src=ss Vais ver que é muito boa e configuralizável.Experimenta e vais ver que é bem fixe.Aconselho a todos pois é a que eu uso no Firefox.No Google Chrome utilizo o Speed Dial 2.Só gostava de pedir a quem está a moderar que,se for possível,se pode pôr a url em azul que é pró pessoal clicar e ir logo ter lá,ok.Muito obrigado.Um abraço a todos.
@José Leite
Obrigado pela dica. Este é muito parecido ao Speed Dial que considero bastante simples e prático mas vou dar uma vista de olhos.
Cumps.
Agora o historico aparece td quando se abre um separador novo?! Por acaso alguem sabe como desativar essa opção?!
Thks
Já encontrei, mas obrigado na mesma!
Thks!
Boas caro Vitor, será possível informar como conseguiu fazer isso? Aquilo que eu queria mesmo era que cada novo separador abrisse com a Home page, mas a não ser possível, pelo menos que não mostre o histórico.
Desde já o meu muito obrigado.
K lindo… e os links para linux?
ja desactivei o novo about:newtab
Ainda aguardo, pacientemente (anos), que a equipa da Mozilla Firefox integre no Firefox o TLS 1.1 (SSL 3.2) e TLS 1.2 (SSL 3.3) e os ative por omissão. Já têm o Network Security Services (NSS), o “motor” por assim dizer, com o TLS 1.1 e 1.2 (embora não esteja publicado no site) só falta fazerem o trabalho para aplicá-lo ao Firefox.
Um grande passo em frente era desativar por omissão o SSL 3.0 e o TLS 1.0 (SSL 3.1) de forma a forçar os web sites a finalmente (!) depois de anos com os dois protocolos de segurança mais recente definidos, mudar as ligações para protocolos realmente seguros. E se o IE, Opera, Google Chrome e os outros fizessem o mesmo era o sonho… ver se era desta forma que os preguiçosos dos administradores se mexiam e metiam as ligações aos seus servidores realmente seguras.
Acho que não custava nada se fizessem os típicos testes de benchmark para comparar a performance das novas versões em relação às versões antigas e a outros browsers do tipo srware iron (source code chromium, mas aperfeiçoado), chrome, etcetera.. além de que teriam um artigo muito mais rico em termos informativos e estéticos.
Gostei muito da rolagem de páginas do Firefox 13.
Baixei hoje no site pub/mozilla.org o Thunderbird 13 final também.
De facto, o smooth scrolling do FF 13 está muito suave e bonito!
Esta nova versão do Firefox 13 já esta disponivel via update do firefox… fila hoje mesme (dia 06-06-2012 as 3:59 am)
Firefox 13 tão rápido ou mais do que o Chrome 19.
O substancial aumento de velocidade a abrir páginas foi o que mais me evidenciou entre a versão 12 e a 13.
Me parece que o firefox ainda esta sem a aceleração por hardware na versão linux …..
Coisa que no chromium ou chrome já foi implementado a tempos ….
Verdade! Mas isso, segundo a Mozilla, deve-se a problemas de drivers da Nvidia, que são closed source… Essa é umas razões pela qual a performance do Firefox em Linux ser inferior à do Windows.
Opiniões, opiniões… mais uma.
O IE não uso desde a versão 0.8 do Firefox portanto não sei se tem melhorado ou não.
O Chrome com as abas em cima, que para mim é algo completamente “anti-natural” (leia-se, ter que ir com o ponteiro do rato até quase ao cimo do ecrã é desastroso em termos de usabilidade), não obrigado! A Google teima em não mudar isto (ou permitir uma opção), parece-me, por pura teimosia. Portanto, e só por isto, Chrome, não! Mas há mais. O print-preview ausente no Chrome dá direito a outro não para este browser. O Chrome é mais rápido? Pelo menos é esse o principal argumento da Google para “vender” o Chrome. Não sei como isso se mede mas duvido, verdadeiramente duvido que seja algo perfeitamente perceptível por um ser humano e que faça mesmo diferença, a ser verdade, em relação aos outros browsers.
O Firefox funciona bem, é mais personalizável dos que todos os outros, é activamente actualizado e, principalmente, permite pôr as abas em baixo (o melhor prin-preview é contudo o do IE).
É porque não tens um Netbook, senão ias ver como dá jeito ter essas abas em cima, para ganhar espaço no ecrã 😉