Quantcast
PplWare Mobile

Mozilla lança versão 13 do Firefox

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Gonçalo Santos says:

    “A recuperação de separadores deixa de ser feita de forma automática, o que facilita o arranque do Firefox. ”
    Isto significa que já não é permitido ao utilizador guardar os separadores abertos, quando se fecha o firefox?

    • Silva says:

      Penso que não é isso. Quando se reabria o firefox ele recarregava os separadores todos que tinham sido deixado abertos.

      Ao deixar de ser automático, os separadores só são recarregados quando voltamos a clicar neles.

    • Ecchin says:

      Mesmo que não o faça, podes sempre ir a History > Restore Previous session.

    • SatoMew says:

      Já que falaste em gravar os separadores ao sair do Firefox, digita about:config na barra de endereço e depois copia e cola browser.showQuitWarning para a caixa de pesquisa da página que abriste. Acede ao menu de contexto da entrada (dá clique direito sobre ela) e selecciona Alternar. Agora o Firefox passa a agir como nas versões anteriores à 4 quando não está definido para recarregar a sessão anterior: pergunta ao utilizador se pretende gravar os separadores actuais antes de sair do Firefox.

  2. MrT says:

    “Apesar de ter sido já apresentada na versão beta, a novidade mais visível para todos é a nova página de novo separador. Aí vão passar a ser apresentados os sites que os utilizadores mais visitam e assim fica facilita a navegação. Esta página é customizavel e permite que sejam removidos ou fixados os separadores que pretenderem.”
    Isto não é nada a copiar o chrome, NãO!!!

    Dizem que o firefox é isto e aquilo, mas esta cada vez mais a colar-se ao ambiente do chrome.

    Com isto não estou a crer dizer que o firefox é pior ou melhor que o chrome. Já utilizei firefox, gostei e continuo a gostar. No entanto gosto mais do Chrome (opinião pessoal).

    O que acho giro é os grandes defensores do firefox, não se aperceberem que a mozilla esta ir atras da google……

    • Gonçalo Santos says:

      Vai lá investigar qual o foi primeiro browser a disponibilizar essa opção.

      • MrT says:

        Sim eu sei, se não estou em erro foi o Opera. Corrigam-me se não estou enganado. E sim, o ambiente do Chrome foi baseado no Opera. No entanto desde da 1ª versão final (não as betas), conseguiu ser mais consistente que o Opera. (e também já utilizei o Opera)

        BTW, alguem sabe se o facebook sempre vai comprar o Opera?

        • MrT says:

          *Corrigam-me se não estou enganado. – Corrigam-me se eu estiver enganado.

          LOOOL, enganei-me! XD

        • Gonçalo Santos says:

          Foi mesmo isso. Eu acho que se eles não se adaptam ao mercado ficam logo para trás. Eu também usei Opera, e posso dizer que não gostei. Usei por causa de trabalhos de programação na faculdade, mas aquilo estava sempre a encravar e a deixar de responder.

    • Eduardo Freitas says:

      E cá estamos nós de novo a reclamar quem é que inventou a roda. Em primeiro lugar, se formos a falar de inovação, temos de referir-nos ao Opera e só depois ao Chrome. Em segundo lugar, como é apanágio do Firefox, que é o melhor browser para mim precisamente pelo poder da Comunidade que desenvolve extras para ele, já muito antes de existir Chrome, haviam sido feitos extras para criar uma speed-dial, como é o caso da extensão “Speed-Dial”, que por sinal é muito mais completa e oferece muito mais opções de personalização que qualquer ferramenta nativa de qualquer browser. Quem te garante que estão a imitar o Chrome ou que estão apenas a integrar nativamente algo já presente nos seus extras, tal como já aconteceu com outras funções no passado?

    • pSmileX says:

      Estás errado MrT.

      Em primeiro lugar, se a memoria não me falha, quem implementou essa funcionalidade em primeiro, foi o browser Opera, e já à mesmo muito tempo.

      E em segundo, o firefox está a evoluir na direcção correcta, que é em direcção ao que os utilizadores precisam, está a dar-lhes mais usabilidade. Se outros browsers já tinham isso antes, olha… bom pra eles.

      Eu tenho instalado o IE9, Chrome e Firefox (todos devidamente actualizados), e digo desde já, que o pior dos 3, ou seja, o mais instavel, e que me dá imensos problemas, além de mais lento, é o Chrome. E sim, digo isto de experiência propria, e não do ouvi falar.

      • MrT says:

        “Estás errado MrT.
        Em primeiro lugar, se a memoria não me falha, quem implementou essa funcionalidade em primeiro, foi o browser Opera,”

        Eu sei que de volta e meia tenho tendencia para escrever mal, mas devias de mudar de lentes, ou arranjar umas. pois o que é que eu disse, “se não estou em erro foi o Opera”.
        hmmmm….?!

        Em relação ao facto de dizeres que o chrome é o mais instavel, isso são opinioes. Eu tambem utilizo os 3, e pela minha experiencia;

        O IE, tem vindo a melhorar, mas não me satisfaz.

        O Chrome, para mim nunca me deu problemas (com a excepção das versoes betas, logo no inicio do projecto), é rapido, não encontro problemas de compatibilidade, etc.

        O Firefox acho que actualmente se assemelha ao chrome, no entanto acho-o mais lento a arrancar.no entanto numa maquina mais velha que tenho aqui, o firefox tem um melhor comportamento que o chrome.

        De qualquer das formas continua a sentir, que o chrome é o melhor (tendo em conta a minha utilização e experiencia com ele).

        • pSmileX says:

          Eu quando escrevi a resposta ao teu comentário, ainda não tinhas respondido, portanto não tinha visto que tinhas dito isso. Até porque se reparares nos tempos dos comentários, só estão separados por 2 minutos… que deve ter sido +/- o tempo que demorei a escrever…

          Quanto ao melhor browser… isso depende de cada um, e da utilização que lhe dá.

          Para mim, sem sombra de duvida que o Firefox tem larga vantagem sobre qualquer outro.

        • Serva says:

          Em Linux , O firefox e o Chrome não apresentam esses problemas que se escreveram , quanto ao Opera já não posso dizer o mesmo embora nas 2 últimas versões para Linux têm vindo a melhorar consideravelmente .

          Eu continuo a preferir o Firefox , pelas razões que alguns que já escreveram referem , a comunidade a volta do Firefox é muito active e os extras são muitos e de qualidade .

          Cumprimentos

          Serva

    • E então?
      O Firefox copia o Chrome, o Chrome copia o Opera….
      O Android copia o IOS, o IOS copia o Android….

      Desde que copiem as coisas boas….
      Ninguém reinventa a roda, apenas a copiam e fazem as próprias inovações/modificações….

  3. Eduardo Freitas says:

    Eh pá, eu também já estou um bocado farto da “guerra dos browsers” quando todos sabemos que não há um browser que seja o melhor para todos, cada qual condiz com certas necessidades, mas o Firefox que tem sido tão castigado e criticado desde que surgiu o Chrome, digam o que disserem, para mim o Firefox bem munido de alguns extras ainda é o navegador que me oferece mais garantias… Está sempre a par das tecnologias e ameaças de segurança mais recentes e compromete-se com uma internet livre. Enquanto existir não vou abandonar a velha raposa!

    • Pim Pam Pum says:

      +1
      Também acho uma perda de tempo estas guerras entre browsers. O Chrome até pode estar na moda, mas a verdade é que no meu Netbook o Firefox consegue atingir uma performance muito superior, pois consome menos memória e não encrava tanto em páginas repletas de flash e java. Por isso, venha a versão 13 🙂

  4. joqa says:

    Enquanto o CHROME não tiver um PRINT PREVIEW em condições (com o nível de zoom no “page setup”) não mudo do FIREFOX.
    Há varios anos foi essa a razão pela qual deixei o EXPLORER.

  5. @dg says:

    Pedro, esqueceste de referir a possibilidade de poder fazer RESET ao firefox em apenas um click, mantendo os:

    Cookies
    Historico de navegação
    Senhas guardadas
    Historico de formularios
    Marcadores

    Extensões, barras de ferramentas e outras defenições são apagadas.

    Cumprs.

  6. Eduardo Freitas says:

    Eis a razão pela qual nunca trocarei o Firefox pelo Chrome: No Chrome a sincronização faz-se através da Conta Google, ou seja tudo fica registado nos servidores do Google para que se possam igualar dois browsers em máquinas distintas. No Firefox, a informação é enviada *ENCRIPTADA* e fornece-se a chave de encriptação ao utilizador, que é de pronto avisado de que a informação está encriptada nos servidores e o utilizador é o único que tem a sua posse e portanto só ele é que consegue obter a informação dos servidores da Mozilla. Isto é a forma como todas as empresas da internet deveriam proceder, isto sim é garantir a privacidade.

    • Nuno Peralta says:

      No Google Chrome podes definir uma “passphrase” para a encriptação, e os dados serão encriptados por essa passphrase.

    • Carlos says:

      O chrome tb da para encriptar antes de criticar informa-te

      quanto ao melhor browser….. sem duvida no meu pc com i5 é o chrome… mais rapido a arrancar, carregar páginas, mesmo com muitas tabs abertas

  7. Paulo Bastos says:

    Estive agora a testar está nova versão do Firefox e está excelente.

  8. Sky says:

    Bem mais rápido. Pena que em vez de colocar como páginas inicial os sites mais visitados, deveriam eram colocar algo mais à speed dial. Embora já dê para bloquear a página… No entanto, seria melhor adicionar logo o que queremos e não esperar que o FF perceba o que tendencialmente queremos.

    • José Leite says:

      Sky,há um extra muito bom,tipo Speed Dial,nas extensões do firefox.Eis a url:https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/fvd-speed-dial/?src=ss Vais ver que é muito boa e configuralizável.Experimenta e vais ver que é bem fixe.Aconselho a todos pois é a que eu uso no Firefox.No Google Chrome utilizo o Speed Dial 2.Só gostava de pedir a quem está a moderar que,se for possível,se pode pôr a url em azul que é pró pessoal clicar e ir logo ter lá,ok.Muito obrigado.Um abraço a todos.

      • Sky says:

        @José Leite
        Obrigado pela dica. Este é muito parecido ao Speed Dial que considero bastante simples e prático mas vou dar uma vista de olhos.
        Cumps.

  9. Vitor says:

    Agora o historico aparece td quando se abre um separador novo?! Por acaso alguem sabe como desativar essa opção?!

    Thks

    • Vitor says:

      Já encontrei, mas obrigado na mesma!

      Thks!

    • Pedro says:

      Boas caro Vitor, será possível informar como conseguiu fazer isso? Aquilo que eu queria mesmo era que cada novo separador abrisse com a Home page, mas a não ser possível, pelo menos que não mostre o histórico.

      Desde já o meu muito obrigado.

  10. César says:

    K lindo… e os links para linux?

  11. arrebenta says:

    ja desactivei o novo about:newtab

  12. Roy says:

    Ainda aguardo, pacientemente (anos), que a equipa da Mozilla Firefox integre no Firefox o TLS 1.1 (SSL 3.2) e TLS 1.2 (SSL 3.3) e os ative por omissão. Já têm o Network Security Services (NSS), o “motor” por assim dizer, com o TLS 1.1 e 1.2 (embora não esteja publicado no site) só falta fazerem o trabalho para aplicá-lo ao Firefox.
    Um grande passo em frente era desativar por omissão o SSL 3.0 e o TLS 1.0 (SSL 3.1) de forma a forçar os web sites a finalmente (!) depois de anos com os dois protocolos de segurança mais recente definidos, mudar as ligações para protocolos realmente seguros. E se o IE, Opera, Google Chrome e os outros fizessem o mesmo era o sonho… ver se era desta forma que os preguiçosos dos administradores se mexiam e metiam as ligações aos seus servidores realmente seguras.

  13. Galactus says:

    Acho que não custava nada se fizessem os típicos testes de benchmark para comparar a performance das novas versões em relação às versões antigas e a outros browsers do tipo srware iron (source code chromium, mas aperfeiçoado), chrome, etcetera.. além de que teriam um artigo muito mais rico em termos informativos e estéticos.

  14. Rene Matienzo says:

    Gostei muito da rolagem de páginas do Firefox 13.

    Baixei hoje no site pub/mozilla.org o Thunderbird 13 final também.

  15. TcoUpLoad says:

    Esta nova versão do Firefox 13 já esta disponivel via update do firefox… fila hoje mesme (dia 06-06-2012 as 3:59 am)

  16. Sombra says:

    Firefox 13 tão rápido ou mais do que o Chrome 19.

    O substancial aumento de velocidade a abrir páginas foi o que mais me evidenciou entre a versão 12 e a 13.

  17. Rodrigo Hernandes says:

    Me parece que o firefox ainda esta sem a aceleração por hardware na versão linux …..
    Coisa que no chromium ou chrome já foi implementado a tempos ….

    • Nome says:

      Verdade! Mas isso, segundo a Mozilla, deve-se a problemas de drivers da Nvidia, que são closed source… Essa é umas razões pela qual a performance do Firefox em Linux ser inferior à do Windows.

  18. Dário Agostinho says:

    Opiniões, opiniões… mais uma.
    O IE não uso desde a versão 0.8 do Firefox portanto não sei se tem melhorado ou não.
    O Chrome com as abas em cima, que para mim é algo completamente “anti-natural” (leia-se, ter que ir com o ponteiro do rato até quase ao cimo do ecrã é desastroso em termos de usabilidade), não obrigado! A Google teima em não mudar isto (ou permitir uma opção), parece-me, por pura teimosia. Portanto, e só por isto, Chrome, não! Mas há mais. O print-preview ausente no Chrome dá direito a outro não para este browser. O Chrome é mais rápido? Pelo menos é esse o principal argumento da Google para “vender” o Chrome. Não sei como isso se mede mas duvido, verdadeiramente duvido que seja algo perfeitamente perceptível por um ser humano e que faça mesmo diferença, a ser verdade, em relação aos outros browsers.
    O Firefox funciona bem, é mais personalizável dos que todos os outros, é activamente actualizado e, principalmente, permite pôr as abas em baixo (o melhor prin-preview é contudo o do IE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.