Lançado Firefox 10 – O consumar de várias evoluções

Depois de ter assumido ciclos de desenvolvimentos rápidos, a Mozilla tem disponibilizado para os utilizadores do seu browser versões novas com elevada frequência.

Depois de ainda ter sido lançada em meados de Dezembro do ano passado a versão 9 do Firefox, eis que está já disponível para todos a mais recente versão, a 10.


O desenvolvimento do Firefox está a seguir o rumo do que foi traçado e as novas versões estão a ser disponibilizadas ao ritmo definido. Os programadores estão a centrar-se na melhoria do funcionamento geral deste browser e esta nova versão não foi diferente.

As novidades que a versão 10 do Firefox traz pretendem melhorar ainda mais este browser. Esta versão traz algumas alterações de peso que vão tornar o Firefox ainda mais simples de usar e com uma melhor integração com o que os utilizadores pretendem.

As alterações na interface são já visíveis, se bem que apenas ao olho do utilizador mais atento. O botão para avançar no histórico apenas se torna visível quando os utilizadores recuarem no histórico.

Uma das maiores alterações e que será do agrado de todos os que usam as extensões do Firefox é a uniformizações das extensões para as novas versões. Todas as extensões passam a ser compatíveis com as versões mais recentes do Firefox, acabando assim com o problema recorrente das actualizações do browser e o seu impacto nas extensões.

Foram ainda introduzidas melhorias a nível do CSS3 com a introdução dos 3D-Transforms, que passam a ser suportados. Foi ainda introduzida o Anti-Aliasing para o WebGL. Esta melhoria vai ter impacto na utilização do Firefox em páginas com conteúdos multimédia mais exigentes.

A nível do HTML5 foram introduzidas novidades. O suporte para <bdi>, quer permite o isolamento de texto bidireccional e as propriedades CSS associadas. Passa a existir ainda suporte para API’s de ecrã inteiro, que vão permitir o desenvolvimento de aplicações web que usam a totalidade do ecrã.

No geral as melhorias abrangeram ainda algumas das novas linguagens da Internet, tais com o HTML5, o MathML e o CSS3, o que permitirá colocar o Firefox entre os browser mais actuais e com as funcionalidades mais recentes.

Claro que para além das novas funções que foram enumeradas acima, esta versão do Firefox tratou de corrigir problemas e bugs que as versões anteriores apresentaram. É com este constante trabalho de melhoria que este browser continua a ter uma presença muito forte entre os internautas.

Tal como prometido esta seria a versão que daria inicio à versão ESR (Extended Support Release), a versão para empresas que terá um desenvolvimento paralelo e que terá apenas actualizações de segurança e números de versão a manter-se dentro da release.

Estas e outras importantes novidades estão já disponíveis para serem utilizadas e não espere mais para o fazer. Basta que procurem a actualização no vosso Firefox e deixem o processo correr. Em poucos minutos vão estar a usar a nova versão de um dos melhores browsers da actualidade.

Artigos Relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download ESR: Windows (PT) (EN) | Linux (PT) (EN)| Linux 64bits (PT) (EN) | Mac (PT) (EN)
Download: Firefox 10 Final Windows PT [15.1MB]
Download: Firefox 10 Final Windows EN [15.1MB]
Download: Firefox 10 Final Linux PT 32Bits [18.0MB]
Download: Firefox 10 Final Linux EN 32Bits [18.0MB]
Download: Firefox 10 Final Linux PT 64Bits [16.3MB]
Download: Firefox 10 Final Linux EN 64Bits [16.4MB]
Download: Firefox 10 Final Mac PT [31.4MB]
Download: Firefox 10 Final Mac EN [31.4MB]
Homepage: Firefox



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


36 Comentários

  1. “O suporte para , quer permite” não entendi ou falta aí algo. :)

  2. «a Mozilla tem disponibilizado para os utilizadores do seu browser versões novas com elevada frequência.»

    Tal como a Google, isto é só para dar a ilusão de que estão a sair actualizações mais rápidas. Nem vale a pena referir isto como se fosse uma coisa boa.

    • eu ja me perdi nas versões, tanto que já desinstalei o FF

    • É verdade. Desde a versão 3 que para o utilizador mais comum quase nem há diferenças, é só versões novas e aliciantes, mas após testar, é mais do mesmo.

      • É por este tipo de comentários que a motivação destas grandes software houses acaba por cair por terra. Se se faz muitas actualizações é porque se faz muitas, se não se faz é porque não se faz… sinceramente o que é que as pessoas querem? Que cada versão vos melhore a performance por 200%? Sabem que há muito mais por detrás da “performance” a olho nú? Este tipo de comentários irrita-me solenemente. Eu programo apps para o Android e com uma simples app tenho um ciclo de desenvolvimento de major updates na ordem das duas/três semanas, e estes gajos da Mozilla/Google lançam updates de 6 em 6 semanas em que a quantidade de linhas de código que são alteradas passam na ordem das centenas de milhares…

        Queixam-se mas também não ajudam em nada. Se querem realmente ajudar estas software houses a melhorar enviem-lhes logs de erros, emails com sugestões, participem nos fóruns de discussão. Se nada fazem mas andam a queixar-se, então meus amigos, não foram feitos para o mundo da informática.

        Cumps.

        • Podia estar na versão 4.1.30, por exemplo, que vale o mesmo. Ao fim ao cabo, estas versões todas do Firefox até ao 10, são apenas updates do Firefox 4.

          • mas o que é que isso tem haver com o que quer que seja? Há software que é lançado pela sua revisao. por exemplo:

            r25535 é stable, logo é lançado.

            Ate podem lançar depois o r25540 como stable.

            Rapid-release cicle é bom porque mais rapidamente recebes novidades e features em vez de receberes um gigantissimo update 2x por ano.

          • Daiquiri, mas para mim o problema é esse… Eu já nao sei quando é que uma nova versão é realmente uma verão nova com updates significativos. Algo que me faça dizer UAU.

      • E para pessoas como tu, que a mozilla fez esta página: http://www.mozilla.org/en-US/firefox/10.0/releasenotes/
        Sempre fui defensor de que eles estavam a investir mais nas funções que não se vêem a olho nu, e ai podes confirmar isso. Aposto que a mozilla vai ter o seu browser bastante competente quando o HTML5 estiver a 100% na net. Sinceramente, prefiro que lancem actualizações de 15 em 15 do que não fazerem nada durante meses, ao menos vejo que fazem alguma coisa.

  3. sera que vale a pena esta variçao do firefox x64
    http://waterfoxproject.org/

    ou palemoon esta melhor

  4. instalei o firefox 10 mas aquele separador que vem associado das noticias já nao aparece alguem me pode dizer como fazer para ele aparecer novamente?

  5. O firefox vai atualizando automaticamente, por isso nem me chateio, está a progredir bem.

    Bom artigo.

    Cumprimentos.

  6. Sou programador web e o firefox é o meu browser de eleição. Até me esqueço que outros existem a não ser quando faço testes de compatibilidade de css.

    Mas somente actualizo quando o firebug tem suporte para a nova versão do FF.

    • és tu e eu, já tão habituado a usar o firebug para a ajudar no desenvolvimento, que trabalhar sem ele não vale a pena :P

      Mas é uma chatice que o FF fique sem compatibilidade com o FireBug, agora uso a versão beta do firefox já vem o Firebug instalado e agora ele faz actualizações e nem me chateio, os addons mais importantes para mim são quase sempre compatíveis com a nova versão.

  7. Eu, desde que conheci o Palemoon (aqui no pplware) nunca mais mudei de browser. Usava o Chrome, mas o palemoon consegue ter praticamente a mesma rapidez, e ser ainda mais leve e com um tempo de abertura que, pelo menos para mim, é excelente :)

    E as atualizações são “racionadas”, por exemplo, no Palemoon não vai haver versão 10 (segundo a página de suporte) mas sim a 9.1 pois as diferenças são tão poucas que não se justifica estar já a mudar o número de versão.

    • Estou agora a testar o Pale Moon e estou a gostar muito.
      Para já está a portar-se muito bem, é leve, rápido e fluído, nada haver com o Firefox.
      Boa dica e recomendo.
      Cumprimentos.

  8. meu botão de avançar continua a aparecer por padrão, pq?

  9. O Firefox é sem qualquer dúvida um browser incrivelmente sólido e completo.

    1. Firefox vs Chrome
    Usei muito mas muito o Chrome, mas tem ‘defeitos’ tremendos como o consumo completamente exagerado de memória, ainda têm acelerações de GPU atrás de uma flag e instaveis (e mesmo quando activas mais lentas que o Firefox)

    2. Rapid release cicle
    O melhor que a Mozilla podia fazer. Se as features estão prontas então porquê adiar o lançamento ao consumidor final? Por 1 minuto a instalar? Porque o número cresce muito rápido? Agora o Firefox mete todas as extensões como compatíveis por isso o único problema que o Firefox podia ter desapareceu.

    3. O Renascimento do Firefox
    Para quem diz que fica a perder em relação ao Chrome pense duas vezes. http://www.tomshardware.com/reviews/macbook-air-chrome-16-firefox-9-benchmark,3108.html este é o mais longo, mais intenso benchmark que alguma vez vi a browsers na Internet. O vencedor? Firefox.

    4. Apoiar uma filosofia
    No fundo, a Mozilla desde cedo foi pioneira a contribuir para uma Internet aberta e só por isso merece um voto: http://www.mozilla.org/about/mission.html

  10. Usei o IE,Chrome,FF, mas contínuo com o OPERA há muito tempo.

  11. É curioso que embora eu tenha actualizado para a versão 10, continuo a ter o botão para avançar no histórico sempre à vista. :s

  12. Não vos acontece um problema… as vezes não consigo selecionar nada no caixas (e como não seleciona, também não escrever) onde está o url e a pesquisa. Mas o botão direito já dá.

    Pra resolver tenho que minimizar e voltar a maximiza-lo no ecrã, depois isso já funciona.

  13. Claro que o Firefox é o melhor browser da actualidade.
    Agora a politica de actualizações do firefox é enganosa.
    Daqui a pouco teremos o firefox versão 1000
    Faz-me lembrar o chrome que já vai na versão 16 mas talvez a versão correcta fosse a versão 3.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

    • Os números não significam nada tanto no chrome como em qualquer outro. Cada um dá a numeração como bem lhe apetece. Se for a release 200 qual o problema? Firefox 11 esta previsto para 13 Março.

  14. Ó meus amigos,o Firefox 11.0 beta 1,já saiu hoje.Toca a baixá-lo.Link–»http://www.filehippo.com/download_firefox/tech/ Este Firefox 10 é a release,claro.Mas também prefiro ter a versão beta e ver as melhorias que já senti.Espectacular!!

  15. Para quem acha que o Firefox 10 não trás nada de novo aqui ficam a lista de coisas novas:

    http://www.mozilla.org/en-US/firefox/10.0/releasenotes/buglist.html

  16. boas
    alguem com firefox aberto que faça um barulho parece um sapo

  17. Notei um erro como abre o site do orkut ele não abre a nova versão, ele fica só na antiga.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.