Estudo diz que desinformação no Facebook gera mais tração do que as notícias
A desinformação que circula online tem sido uma outra pandemia difícil de combater. E com o aparecimento de novas redes sociais, estes conteúdos têm assim mais oportunidade de se disseminar.
Curiosamente, um recente estudo revela que a desinformação partilhada na rede social Facebook gera mais tração do que as notícias verdadeiras.
Desinformação gera mais tração no Facebook
Um novo estudo elaborado por investigadores da Universidade de Nova Iorque e da Universidade Grenoble Alpes, na França, mostra que a desinformação gera seis vezes mais tração no Facebook do que as notícias verdadeiras.
Segundo o The Washington Post, referido pelo The Verge, o estudo analisou as publicações de páginas do Facebook de mais de 2.500 editores de notícias entre agosto de 2020 e janeiro de 2021. Os resultados revelam que as páginas que publicaram mais informações incorretas, por norma recebem mais 'gostos', partilhas e comentários.
Este aumento de tração foi observado na generalidade das visões políticas. No entanto, o estudo apurou que "os editores da direita têm uma maior tendência para partilhar informações enganosas do que os editores de outras categorias políticas".
Os investigadores vão divulgar o estudo durante a Internet Measurement Conference, em novembro deste ano. Mas, segundo a investigadora Laura Edelson, a pesquisa poderá ser lançada até antes dessa data.
Rede social diz que se deve olhar para o alcance
Por sua vez, um porta-voz do Facebook diz que o estudo olha apenas para a tração e não para o alcance. Este pormenor é o que permite saber quantas pessoas veem um conteúdo no Facebook, independentemente de interagirem ou não com ele.
A plataforma de Zuckerberg não disponibiliza os dados relativos ao alcance aos investigadores. Mas, quem tiver curiosidade, poderá recorrer à CrowdTangle, uma ferramenta de análise do Facebook. No entanto, em agosto, a rede social barrou o acesso destes investigadores a esses mesmos dados.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: desinformação, Facebook, notícias falsas, rede social
Proibir já.
Barrar já para não descobrirem o que tanto escondem.
é mais barrar já para não se inventar e influenciar erradamente….
Novidades?
Os partidos de direita gastam 880000 vezes mais em marketing de redes digitais do que o centro e esquerda.
Ou alguém acha que a sondagem da comercial que teve 164 milhões de perfis individuais a votar podia ser real?
Chega com quase 120 milhões, PSD com 37 milhões…. Tudo real. Com 163,8 milhões de perfis de direita é fácil promover informações que dão jeito.
Portanto a desinformação é apenas dos partidos de direita… Lol!
Dizer-se que o PSD é de direita é de uma falta de noção de ideologias políticas que dá dó.
Dizer-se que o PSD não é de direita é que é uma falta de noção e claro sintoma de quem está tão à direita que acha que tudo o que está à sua “esquerda” é de esquerda.
Foi o próprio Rui Rio que berrou que o PSD não é de direita…ele e outros velhacos que pululam aquele antro de jotinhas.
loll,…. mais um bloquista a espalhar desinformacao.
twatter, suckbook e noogle sao plataformas radicais de desinformacao da esquerda,… cultive-se!
LOL diz o nu ao roto….
o problema é que o FB não é de confiança quanto à legitimidade dos conteúdos!
Nenhuma fonte de informação é de confiança.
Ridículo. Como se as notícias não fossem na maior parte das vezes desinformação.
Essa é que que é a maior verdade, mas muita boa gente, está com palas (nos olhos) laterais.
Tenho falado com muito Povo (turistas Nacionais), que não acredita na vacina, mas optou pro vacinar só para poder viajar, ir ao restaurante, ir de ferias, etc…, e a 3º dose garantidamente não vão tomar(já têm o certificado para não serem incomodados).
Este tipo de imagem é que eu gostava de ver nas noticias. Isto não é fake-news, é a realidade.
Estás a falar de hipócritas. Aaaa eu só me vacinei para viajar porque só penso no meu umbigo. Hipócritas.
Concordo contigo “Victor M.”, mas poder estar dentro dum restaurante sem certificado durante os dias de semana, mas aos fins de semana não, também não será uma hipocrisia?
(7 dias da semana sempre cheios, jantar)
Foi o comentário que mais ouvi aqui no Sul de Portugal.
Ìsso é outra idiotice. Mas não vamos confundir o governo a usar a pandemia como manobra de diversão com a pandemia em si.
Já nem olho para um telejornal como desinformação, para mim é mais uma novela de mais de 1h de propaganda! Os 10-15min que ouves na rádio são o suficiente para te manteres a par dos acontecimentos.
Grupos de Facebook e Telegram.
Muita desinformação nessas plataformas.
Infelizmente há pessoas que comem toda a palha. Não vão verificar as fontes…