Eric Schmidt, ex-CEO da Google, diz que a Huawei encaminhou dados para Pequim
Os Estados Unidos, pela figura mais visível do poder, o presidente Donald Trump, têm acusado a Huawei de práticas de espionagem e o braço de ferro com a empresa já dura há muito tempo. Conforme temos visto, a marca chinesa tem sido alvo de várias restrições comerciais. Um dos exemplos foi a remoção dos serviços da Google dos smartphones da empresa. Contudo, a gigante das pesquisas nunca falou abertamente sobre este bloqueio à Huawei.
Agora, numa entrevista à BBC, Eric Schmidt, ex-Presidente da Google, diz que "não há dúvida" de que Huawei encaminhou dados para Pequim.
Eric Schmidt diz que Huawei é uma ameaça à segurança nacional
As comunicações são hoje um importante pilar da sociedade. Nesse sentido, o domínio e controlo das comunicações poderá ser importante no plano estratégico mundial. A Huawei é desde há uns anos um importante player nesta área. Está fortemente implantada quer no desenvolvimento de tecnologias, quer na aplicação das mesmas nas estruturas em cada país. O 5G tem sido uma das armas de arremesso neste braço de ferro entre o oriente e o ocidente.
Além de Trump, outras personalidades parecem aceitar a acusação de possível espionagem, como é agora o caso de Eric Schmidt, o ex-CEO da Google. Segundo o ex-homem forte da Google, a Huawei é um risco para a segurança nacional e tem praticado atos inaceitáveis, como o encaminhamento de informação da rede para o Governo chinês.
Não há dúvida de que a Huawei se envolveu em algumas práticas que não são aceitáveis na segurança nacional. Não há dúvida de que as informações dos routers Huawei acabaram por ficar em mãos que parecem ser do Estado. Seja como for que isso tenha acontecido, temos a certeza que aconteceu.
Disse Schmidt num documentário produzido pela rádio BBC.
Huawei, o 5G, a Google e os Estados Unidos
A gigante das telecomunicações tem sido frequentemente acusada de colocar em risco a segurança nacional. Vários organismos norte-americanos mostraram preocupação com a possibilidade de existir espionagem chinesa. Como resultado, Washington exerceu uma pressão significativa sobre os aliados para impedirem a Huawei de aceder às suas redes móveis 5G da próxima geração. O Reino Unido, por exemplo, está agora a rever uma decisão no sentido de permitir à empresa um papel restrito na sua implantação 5G.
A Huawei tem negado repetidamente as acusações de transmitir dados a Pequim e insiste em ser independente do governo. O Vice-Presidente Victor Zhang disse à BBC que a sugestão de Schmidt de que Huawei estava a entregar dados de clientes às autoridades chinesas "simplesmente não é verdade".
Schmidt, que liderou a Google de 2001 a 2011, é agora presidente do Conselho de Inovação da Defesa do Pentágono. Na sua entrevista com a BBC, afirmou ter tido anteriormente "preconceitos" sobre a China, como a convicção de que as empresas de tecnologia do país são "muito boas a copiar as coisas". Ele acrescentou que estes preconceitos agora "precisam de ser expulsos".
Os chineses são tão bons, e talvez melhores, em áreas-chave de investigação e inovação como o Ocidente.
Disse Schmidt à BBC.
Não é a primeira vez que Schmidt comenta algo sobre a China. Em 2018, o multimilionário alertou para uma "bifurcação" da Internet em dois modelos distintos - um liderado pelos EUA, e outro pela China. Admitiu também ter defendido o trabalho da Google na China, quando este inicialmente se retirou do país.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É preciso combater a China e o seu regime autoritário.
cuidado pois não faltam por aqui camaradas comunistas!
Stasi esta áctiva.
Que cada vez mais se infiltra um pouco por todo o mundo
Bom dia.
não digo que a china é santa mas parece que ja esqueceram quando o PRISMA foi conhecido e o estados unidos andava a espiar toda gente. Alem de mais a gajo que trabalhou na Google (que vende os teus dados sem sabermos) e agora trabalho no pentágono a dizer isso. infelizmente toda gente acredito no que o EUA diz e tudo que eles fazem os outros países vao trás. Ha varios exemplos pelo mundo. Se Huawei fosse outra empresa ja tinha entrado em falência.
Não sabia que os americanos deletavam mensagens dos americanos, sumiam com pessoas americanas ou mandavam matar cidadão americanos que discordem do regime totalitário capitalista malvadão.
Sim tens razao. nao estou a dizer quem é melhor ou pior mas sim a maneira que falam como se os amirecanos nao fizessem pior
Pois …..isso é um pequeno pormenor quando não é connosco .
Mas Joselito não sabias que obliteraram milhares de inocentes com bombas núcleares no japão? E Joselito as guerras absurdas que mataram milhares de americanos vietnamitas, etc.. E Joselito os negoçios sujos do petróleo…e o abuso de poder, e mania que são os donos do mundo, não sabias Joselito? Se calhar é um regime totalitário fofinho para bebés como tu!
Fazem muita porcaria, mas pelo menos são alvo de escrutinio e são obrigados, por força da má imagem que possa passar, a ser relativamente comedidos. Você tem a hipotese de falar sobre o assunto sem ficar, por exemplo, desempregado. Tem a hipotese de criticar e fazer exercer os seus direitos enquanto cidadão. Na China tem direito a ficar bem caladinho se sabe o que é bom para si e para a sua família.
Não defendo as politicas dos EUA, mas comparar com as atrocidades cometidas DIARIAMENTE e HOJE EM DIA pela China é comparar laranjas com cenouras.
E até fora da China. Qualquer cidadão chinês que se manifeste contra o PCC fora da China, se tiver familiares na China, a polícia vai lá e leva-os. É um pouco como na Coreia do Norte, quem fugir, matam a família toda para dissuadir fugas.
Escolha um lado……
A Huawei tem ajudas do governo chinês, e mesmo que não dê lucro, não importa. O que importa é que consigam instalar o máximo possível de equipamentos que enviem informações para o PCC. Os EUA espiam para sua própria defesa, para garantir a segurança do país e seus cidadãos. A China espia para controlar, para roubar propriedade intelectual, e a manter o cerco apertado a críticos do regime.
Novidade, ainda têm uns jênios (com j mesmo) por aqui, que defendem instalar em cada esquina uma antena do PCC.
A diferença é que uns são conhecidos por serem os maus, os outros os benfeitores, os salvadores da democracia.. de uns é inaceitável, dos outros.. arruma para o lado
se os americanos também espiam, certeza que não é para o bem de todos
Amigo, já enviaram aviões para colidirem com a tua casa? e matarem milhares?
Só na América Latina e médio oriente os americanos meteram a mão em tudo, nem vou aprofundar o Iraque..
Quanto aos aviões é preciso uma melhor história porque mesmo assim não convencem..
Outra coisa relativo aos aviões, se não estou em erro a maioria dos “terroristas” eram da Arábia Saudita, mas não convém fazer guerras com amigos pois não!?
Joselito, tu queres ver que os americanos liderados pelo trampa são uns santos
e tudo o que tem acontecido de mal ao mundo vem da china ou isto tudo será mais porque a china de facto começa a incomodar a serio a economia americana
Bom, a última que veio do PCC (não dos chineses, eles são incríveis, mas o partido é um câncer/lixo…) foi um tal de COVID-19, já ouviu falar?
Duvido. Nem ele nem ninguém. E a melhor parte é que vão sair disto a lucrar (já estão com a venda, entre outras coisas, de máscaras) e responsabilização por toda esta situação vai ser zero.
Acho curioso que muito pouca gente tenha parado para pensar: “mas de onde é que surgiu este COVID-19, e porquê?”. Se calhar pensavam diferente. Ou não, como já dizia o outro acerca da estupidez…
Nenhuma novidade, América sempre que pode faz o mesmo.
Ainda a pouco tempo foi noticia que a embaixada Americana na Alemanha tinha equipamentos de espionagem 24hr por dia nem o smartphone da Merkel escapou!
Vou passar a enviar SMS em mirandés. Quero ver se o Trump ou o chines consegue perceber alguma coisa.
Possivelmente não. Mas o facebook e o google já sabem tudo o que precisam de saber acerca de ti para lhes seres rentável.
A Google reecaminha dados para Washington. Qual é a diferença?
A diferença é que podes falar mal do Trump, fazer meme, e rir disso tudo. Vai fazer isso lá no puxadinho do PCC…
O problema é que trocamos poder dizer umas besteiras mas não conseguimos mudar nada, a única coisa boa é para os comediantes fazerem umas piadas
Compadre, você não troca nada. Você neste momento efetivamente “não consegue mudar nada”, mas “ainda consegue falar mal”. Se trocar vai ser para pior, portanto dê graças por ter nascido onde nasceu e faça por manter, ou melhor, melhorar aquilo que tem e toma por garantido.
Vão ver “o Mundo segundo xi jiping”, na Rtp Play!
E vão perceber tudo o que se pode conseguir com o vil metal, a tecnologia moderna e o lado ganâncioso do ser humano. E depois digam alguma coisa…
Bom, digo q o vil metal melhorou as condições de vida do mundo, mesmo com inúmeras desigualdades ainda presentes, muito mais crianças podem ter acesso a água potável, a educação, a saúde/vacinas, as pessoas podem protestar (ainda é difícil, mas hj vc pode subir uma hashtag, e as pessoas são engajadas na luta, as pessoas são ajudadas…) (https://www.bbc.com/future/article/20190111-seven-reasons-why-the-world-is-improving)
o vil metal permitiu q o ser-humano não dependesse mais da “benevolência” de um rei/ditador, quer um exemplo?
A China, antes da abertura econômica pelo vil metal, as pessoas viviam em miséria absoluta (https://www.everycrsreport.com/reports/RL33534.html), agora mesmo diante do mais genocida modelo político atual, as pessoas podem alimentar-se, mesmo que ainda seja sob um modelo de crédito social ridículo, mesmo assim, o vil metal deu poder de compra as pessoas, o vil metal é uma ferramenta de libertação!
Ponhamos a coisa em perspetiva.
Os EUA têm como Presidente a maior trampa que se possa imaginar. Mas nos EUA os contrapesos da democracia funcionam: os Democratas têm a maioria no Congresso (e os Republicanos no Senado); Trump teve que se conformar com duas sentenças do Supremo Tribunal de Justiça que abominou (uma que impede o despedimento de trabalhadores com base na sua orientação sexual e outra que impede o fim do programa de Obama que protege da deportação de pessoas em situação ilegal que vivem nos EUA desde crianças); ameaçou recentemente com a intervenção do Exército nas ruas e os militares negaram, disseram que não se metiam em política; grandes empresas criticamente as suas opções.
OS EUA pertencem ao “mundo ocidental”, apesar das relações da Europa com os EUA já terem conhecido melhores dias. Trump há de se ir embora em novembro (quanto mais tempo ficar, mais amigos e aliados ganha a China).
A China é muito diferente. Não é só a origem de produtos bons e baratos e, há que dizê-lo, dispondo de alta tecnologia própria. Está em causa a sua visão imperialista. Na questão dos EUA vs. Huawei o que está em causa é a tecnologia estratégica das redes de comunicação (alguns ainda acham que a proteção da Apple face à venda de smartphones da Huawei).
Acho que em vez de re-nhó-nhós, para um lado e para o outro, também recomendo, como já fiz antes, que se veja o documentário “O mundo segundo Xi Jiping” que já passou na RTP mais do que uma vez. Percebe-se melhor o que está em causa.
+1
Falta dizer que a Casa Branca nunca teve acesso a qualquer tipo de informação por parte das tecnológicas Americanas! Kkk
É o que mesmo que dizer:
“Eu peguei numa espingarda e matei todos os meus vizinhos, mas conheço alguém que disparou um tiro e matou uma pessoa. Por isso o que eu fiz está OK.”
A sério, homem!
A quem possa interessar no pplware
Isso está difícil de resolver:
– O comentário foi censurado
– Há bocado tinha deixado de ser censurado
– Voltou a ser censurado
Como me deu bastante trabalho a escrever (ler o que está no site da aplicação e outros, ver vídeos no YouTube), porque o post está longe de ser claro e as pessoas precisam de ser informadas, como já vos disse antes – censuram-no e é o último que escrevo.
Aqui vai outra vez:
Diz o post: “Uma vez aplicado o crack ao telefone vai ser possível utilizá-lo normalmente exceto para:”
– “Fazer chamadas telefónicas”,
– “Utilizá-lo com o telemóvel” – leia-se, usá-lo na rede de dados telefónica, só pode ser usada a rede Wi-Fi
– “Aceder à sua ID original da Apple” – do iCloud (ou seja os dados no iCloud continuam inacessíveis)
E:
– O jailbreak não é permanente, o reset de fábrica repõe as definições originais (e repõe o bloqueio).
– É instalado uma versão do iOS “jailbreak” com as apps stock, sem dados do iPhone e sem os dados que existiam no iPhone nas apps, stock ou outras.
– Diz que são suportadas as versões do iOS 12.3 e posteriores (“iOS 12.4.5,12.4.6 & 12.4.7 excluídas”). As versões do 12.4.5 a 12.4.7 foram as últimas do iOS 12. Se com o elas o jailbreak do post não funcionava custa-me a crer que funcione com o iOS 13, lançado em junho de 2019.
Se tudo funcionar, em vez de um tijolo, não se fica com um iPhone mas com um iPod Touch.
Não foi nada, tu é que colocaste 7 vezes o mesmo. Calma meu caro, ele pode ter demorado mas não estava perdido. Quando mais vezes colocares o mesmo, mais o sistema anti-spam atua.
Procurem saber como funciona o 5G, e o que é possível obter dessas antenas com uma simples alteração de software. Mas alguém acredita na inocência da Huawei? O que a China quer é implemenar uma arma no mundo inteiro acusto zero, e ainda ganhar dinheiro por isso.