Epic Games pagou 6 milhões de dólares à Apple, conforme exigido pelo juiz
A Epic Games tentou ludibriar as regras da App Store e foi expulsa da loja de apps pela Apple. Seguiu-se uma longa disputa em tribunal que teve a primeira decisão na passada sexta-feira, quando a juíza Yvonne Gonzalez Rogers condenou a editora do Fortnite a pagar 30% dos 12 milhões que arrecadou entre agosto e outubro de 2020. Além disso, terá também de pagar 30% da receita arrecadada pela empresa entre novembro do ano passado e a data do julgamento.
Hoje, o CEO da empresa fez questão de dizer que já pagou os 6 milhões de dólares. Para o pagamento, usou um método muito popular e brincou com a situação.
Após um julgamento que durou mais de um ano, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers finalmente emitiu a sua decisão permanente no caso Apple vs Epic Games. Então, a Apple terá de mudar algumas das diretrizes da App Store e a Epic Games foi condenada a pagar à Apple uma comissão de 30% de todas as vendas que a empresa registou, contornando o sistema de compras na aplicação da App Store com o Fortnite, no ano passado.
Assim, e para cumprir o estipulado pelo tribunal, a Epic pagou à Apple 6 milhões de dólares.
Epic has paid Apple $6,000,000 as ordered by the court. pic.twitter.com/trulCfjE9S
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) September 13, 2021
Apple Pay para pagar à Apple
O pagamento foi confirmado pelo próprio CEO da Epic Games, Tim Sweeney no Twitter, que também partilhou com humor a forma de pagamento: o Apple Pay.
Mesmo com esta "conquista" da Epic ao obrigar, judicialmente, a Apple a mudar algumas políticas da sua App Store, o Fortnite não poderá regressar à loja da Apple e ao iOS. Outras empresas que se colocaram ao lado da Epic também reagiram, mas foi uma vitória da Apple que se vê assim, para já, livre deste caso.
Será "para já", porque a Epic já fez saber que já recorreu da sentença. Espera-se contudo, que a decisão numa instância superior ainda demore.
Este artigo tem mais de um ano
“Então, a Apple terá de mudar algumas das diretrizes da App Store.” Essas diretrizes é que a Apple poderá perder o monopólio de pagamentos dentro da App Store e poderá até ser possível instalar aplicações no iPhone sem a App Store.
“poderá até ser possível instalar aplicações no iPhone sem a App Store.” em lado nenhum da setença está tal afirmaçao.
Não inventem.
Abc
Por isso é que eu disse “poderá” porque a Epic vai recorrer e esse é o objetivo deles, instalar uma loja diretamente nos iPhones.
Mesmo a decisão atual que é dos pagamento fora do controlo da Apple, nem dei como certo, porque a Apple tambem pode recorrer.
A verdade é que estava a ser irónico sobre esta “conquista” da Apple, num caso importante e possível perda de milhares de milhões em in-app purchases.. o caso dos 6 milhões de euros é irrelevante (Apple’s App Store grossed $64 billion or more in total sales in 2020)
Mas a apple não vai perder as in-app purchases, apenas tem de ter links para compras fora, se isso é facil num serviço de subscrição como netflix ou spotify, quero ver como vão fazer isso com jogos com in-app purchases, a bola fica sempre do lado dos devs, a apple só tem de mudar a policy deles para permitir links.
Tanta guerra por 6 milhoes? Metem as skins do fortlixo a 1€ e em 2h ganham 12milhoes 🙂
Ainda bem que pagaram os 6M, deve ser menos do que a apple vai gastar no evento de hoje.
O valor (6 milhões de dólares) é reduzido, mas é o que é (30% das vendas do Fortnite para iOS, vendido na loja da Epic, enquanto durou o sistema de pagamentos diretos).
Mas está associado a três pontos importantes da sentença:
– a Epic incumpriu o acordo celebrado com a Apple, ao instalar no Fortnite na App Store (e na Google Play) o sistema de pagamentos diretos, sem comissões;
– a Apple tem direito às comissões – e e daí o reembolso;
– a Apple não tem que permitir permitido sideload (instalação de apps de lojas alternativas).
E então o sistema de pagamentos externos, a apresentar pela Apple no prazo de 3 meses ao juiz para aprovação? Não se sabe como será em concreto. Mas sabe-se que a Apple tem direito a comissões e, por isso, o sistema de pagamento externo não pode ser igual ao que a Epic quis implementar no Fortnite , sem pagamento de comissões .
Ui, que notícia tão interessante. Pagou o que o juíz mandou. Vou já noticiar! Lol. fanatismos.