Elon Musk: Os Superchargers estão abertos a outras marcas de carros elétricos
Uma das grandes vantagens da Tesla é ter uma rede própria de carregadores, os Superchargers, espalhados pelo mundo. Estes são pontos preferenciais onde os carros elétricos da marca podem ser carregados, normalmente a velocidades mais elevadas que o normal.
Os Superchargers, presentes nestes postos de carregamento, estão por norma bloqueados aos carros da marca. Esta opção parece ir ser em breve mudada, segundo Elon Musk. O homem forte da Tesla revelou que os Superchargers estão abertos a outras marcas de carros elétricos.
Uma rede de Superchargers espalhada pelo planeta
Com mais de 20 mil Superchargers espalhados pelo planeta, a Tesla consegue garantir uma rede única de abastecimento para os seus carros. Esta está por norma vedada a veículos de outras marcas, que assim se vêm impedidos de ali carregar.
A Tesla já tinha aberto esta rede a outras marcas, mas sem que isso tivesse tido qualquer adesão ou sequer sucesso. As marcas preferem optar pelas restantes redes de abastecimento de energia, deixando a proposta da marca americana de forma.
They are, although it’s kind low-key. Tesla Superchargers are being made accessible to other electric cars.
— Elon Musk (@elonmusk) December 21, 2020
Tesla abre os carregadores a outras marcas
Segundo as palavras do próprio Elon Musk esse cenário parece estar a mudar muito em breve. Respondendo a uma questão focada nesse tema, o homem forte da Tesla revelou que os Superchargers da marca estão a ser tornados acessíveis a outras marcas.
Infelizmente Elon Musk não revelou quais as marcas que estão a trabalhar com a Tesla para que seja possível esta utilização. Não foram também apresentadas as condições para que esse acesso seja garantido a esses carros elétricos.
Elon Musk quer outros carros elétricos a usar
Já no passado Elon Musk tinha revelado que os Superchargers da Tesla poderiam ser abertos a outras marcas. No entanto, e na altura, exigia que estas tomassem parte nos investimentos que fossem feitos no alargamento, o que acabou por não ter qualquer adesão.
Será interessante ver como esta adaptação se irá concretizar. As marcas precisam de se adaptar aos conetores oferecidos pela Tesla para assim ser verdadeiramente compatível. Por outro lado, e em algumas regiões, esta abertura irá criar uma pressão ainda maior em carregadores que começam a ter taxas de ocupação muito elevada.
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser bom para outras marcas, mas para os donos dos Tesla… tenho dúvidas. A rede Tesla em PT é muito superior em velocidade de carregamento e fiabilidade, com a vantagem de ser exclusiva. Talvez comece a haver fila…
exclusiva mas ilegal em portugal, porque devem ser ligadas á mobi.e, porque usam os das outras redes e ninguém pode usar o deles.
Bem visto
Carregar sempre o carro nesses postos não vai fazer mal as baterias?
O que mais devia preocupar é que há muita marca com carro elétrico que só querem vender os carros, investir em rede de carregamento nada. Nem sequer uma rede da Ionity ainda há cá em Portugal. Vender carros é fácil ajudar na mobilidade nada.
Depende da zona, cá na madeira onde vivo ( são Martinho) tenho cerca de 5 postos para carregar o Zoe ( 22kw) num raio de 1km.
E ainda e de borla carregar nos postos mobi.e !
22kw pode funcionar na Madeira, onde se anda poucos km, mas para mim não dá. Eu faço sempre mais de 310km em autoestrada, se bem que faço bem esses 310km em autoestrada, ainda com autonomia bastante suficiente não queria estar tanto tempo para carregar a 22kW
A rede Ionity já há em portugal , no entanto nao esquecer que portugal é um caso único no mundo com a Mobie (há que arranjar uma fundação, entidade qualquer coisa que sirva para meter amigos) o que obriga a ser diferente. mas se cada marca fizer postos só para os seus carros acho uma estupidez
Vai instalar mas ainda não instalou nenhum.
https: //observador.pt/2020/11/15/ionity-atrasada-anuncia-300a-estacao-de-carga-e-nenhuma-em-portugal/
sim claro a marca faz o investimento e as outras carregam a mama, tem uma logica enorme
A Tesla nunca poderia abrir os carregadores em Portugal a outras marcas porque estava impedida de fornecer energia. Decidiu, mesmo assim, investir nos carregadores e oferecer a energia, enquanto não tinha licença, aos seus clientes (donos de Tesla). Por outro lado, a Tesla já tentou que outros fabricantes se juntassem à sua rede de carregamento e partilhassem essa rede, partilhando os custos de investimento obviamente, mas nenhum fabricante o quis fazer até hoje e alguns até decidiram criar uma rede alternativa a Ionity que tarda muito em chegar a Portugal e com poucos postos de carregamento ainda
A tesla consegue melhores preços na carga, por agora menos de metade do preço da ionity.
Ilegal porque? Em portugal nao se podem criar carregadores privados/exclusivos?
Claro que não é ilegal…
e ainda há postos exclusivos só para os TVDE 🙂 onde os outros não têm acesso
Gostaria de instalar um ponto de carregamento MOBI.E no meu hotel / restaurante / loja / garagem. Como devo fazê-lo?
Qualquer posto colocado em local de acesso público (em espaço público ou privado) terá de estar ligado à MOBI.E.
Os postos de carregamento da rede MOBI.E podem ser instalados tanto em espaços públicos como em espaços privados.
No caso de postos de carregamento em espaço privado de acesso público, os postos de carregamento são instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por operador licenciado, estando obrigatoriamente ligados à rede de mobilidade elétrica através da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica.
No caso de postos de carregamento em espaço privado de acesso privativo, a instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento para uso exclusivo ou partilhado, pode ficar a cargo de operadores devidamente licenciados ou dos próprios detentores, a qualquer título, do local de instalação do ponto de carregamento. No caso em que a instalação, disponibilização, operação e manutenção dos pontos de carregamento seja a cargo dos próprios detentores, estes poderão também optar por solicitar a integração destes pontos de carregamento na rede da mobilidade elétrica, de forma a futuramente poder usufruir da possibilidade de fornecimento de eletricidade para mobilidade elétrica ou de outros serviços associados à mobilidade elétrica e garantir os devidos acertos de energia com a instalação local.
Os detentores do local podem carregar os veículos elétricos sem recurso a pontos de carregamento, utilizando apenas a instalação elétrica doméstica, devendo observar as regras e condições técnicas e de segurança estabelecida nas disposições legais e regulamentares aplicáveis.
A licença de operador para a instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento é emitida pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Este novo regime aplica-se, igualmente, a postos instalados em espaços privados, de acesso privado, com instalações alimentados em Baixa Tensão Especial (BTE) ou Média Tensão (MT). Nestes casos (por exemplo, condomínios, edifícios de escritórios, …), cuja instalação foi da responsabilidade de Detentores de Postos de Carregamento (DPC), estes podem optar por ligar os postos à Rede Nacional de Mobilidade Elétrica e, assim, garantir que os consumos efetuados nesses postos são pagos pelos utilizadores de veículos elétricos (UVE) e não pelos detentores do espaço.
Os postos de carregamento a serem instalados em locais de acesso público devem estar obrigatoriamente ligados à rede MOBI.E e possuirem um operador de mobilidade registado. Neste caso a parte interessada pode contactar um dos operadores de mobilidade integrados na Rede (ver aqui), que tratarão de todo o processo de aquisição, instalação e operação dos postos, ou alternativamente tornar-se ela própria um operador de mobilidade na Rede MOBI.E (ver aqui).
No caso dos postos de carregamento em espaço de acesso privado, a integração na Rede MOBI.E é opcional, sendo que o detentor do local de instalação pode igualmente escolher um operador (ver aqui), que ficará responsável pela instalação e operação do posto, ou adquirir diretamente o equipamento com a vertente de ligação ao Sistema MOBI.E a um fabricante (ver aqui). A ligação ao sistema MOBI.E para este tipo de locais permite, além de traçar perfis de consumo e análise estatística de utilização, agilizar de forma automática o relacional de consumos posto de carregamento/condomínio. Os carregadores da Tesla estão em espaços privados, o privado é que permite o acesso sob determinadas condições, neste caso por haver acordo com a Tesla.
não é ilegal porque não vendem energia e não estão em espaço público que é o que obriga a ligar à mobie, ou é gratuito ou eventualmente será pago por tempo “venda de lugar de estacionamento” desta forma não tem de estar ligada à Mobie, semelhante ao que o Continente está a fazer, se bem que com a nova legislação o continente vai ter de colocar nos próximos anos 2 pontos ligados à mobie por ter mais de x lugares de estacionamento.
A medida de obrigar estar ligado à Mobie até era interessante o próprio conceito em si de 1 cartão dar para vários sítios, agora não dar para pagar por multibanco etc, fecha a rede mobie aos visitantes de outros países o que não faz sentido, pode ser que melhor mas os privados encontram estes subterfúgios, se bem que para o cliente final pode não ser pior, mais barato sem ter de pagar taxas à mobie e aos OPC para além dos CEME e sai normalmente mais barato ou até gratuito em alguns casos.
https://www.turbo.pt/tesla-fornecimento-energia/
A Tesla acaba de abrir outra frente de confronto, na luta contra os fabricantes europeus, pela liderança na Mobilidade Elétrica, após adquirir uma licença de fornecimento de energia, para os mercados da Europa Ocidental.
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, acrescentando que, com a entrada da marca norte-americana também no sector do fornecimento de energia, tal poderá permitir à Tesla fazer baixar consideravelmente o preço dos carros, numa altura em que rivais como as marcas do Volkswagen Group ou a Mercedes-Benz, começam a disponibilizar cada vez mais modelos elétricos.
Ao mesmo tempo, acrescenta a publicação, a Tesla poderá, ainda, avançar, sozinha ou em parceria, para a aquisição de instalações e serviços já estabelecidos, nomeadamente, na Alemanha. País que é, não apenas o maior mercado europeu de eletricidade, como também o principal produtor automóvel.
Por isso é que os carregadores Tesla deixaram de ser gratuitos em Portugal, porque antes a Tesla não podia cobrar em Portugal a energia
A Tesla não vende lugar de estacionamento, vende kwh, foi gratuito o carregamento em Portugal porque não tinha licença de fornecimento de energia. Os postos estao sim em espaço privado tb.
Ainda o é para os carros que tiverem carregamento gratuito.
Verdade RC, mas no meu caso não tenho carregamentos gratuitos vitalícios na Tesla e por isso tenho de pagar o kWh que carregar
Eu não tenho tesla, tenho uma carrinha elétrica, carregando em casa consigo fazer 100 kms a 1.18 €, até agora nunca usei a a rede pública, já tenho cartão mas nunca usei.
nao e nada ilegal os postos da tesla estao em propriedades privadas, é completamente diferente de estarem em espaços publicos onde tem de estar ligados a mobie, nao vivemos numa ditadura comunista onde tudo e do estado, quelquer pessoa caso quiera pode abrir um posto para carregamento de carros eletricos caso queira, nao estamos dependentes do estado … felizmente
Oh nao … vai ser a invasão dos TVDE
Acho que não há carregadores Tesla nos locais onde ha TVDE.
Fixe, quantos mais lá forem mais depressa rentabiliza o investimento, não vão ter o mesmo preço que os teslas de certeza.
nem mais, alem disso a tesla rapidamente aumenta a dimenção dos postos ou cria novos postos quando estes começam a estar sobrelotados …. quanto mais concorrencia melhor e melhores preços temos
Para já é o Polestar 2 que pode usar os carregadores da Tesla.